Divórcio
Mulher finge bem, casar é negócio
Você vê quem é quem, só depois do divórcio
Ei, ei neném de amor eu não morro
Vocês consagraram o estilo cachorro
A diferença entre o casamento e o divórcio é que o casamento é a crucificação e o divórcio a ressurreição.
Vazio
Nas noites eu insisto em chamar o seu nome
Um dia você se senta silenciosamente
Como uma ilha deserta
E uma quietude de celofane fica presa na boca
O lamento da noite anterior
enterrado
sob os beirais baixos
Pela manhã quando as folhas verdes levantam suas cabeças
Vazio
Você vem correndo direto para mim
Na forma de luz solar recém limpa
A janela entediada
Puxa e empurra as nuvens o dia inteiro
E eu, que estou ainda mais entediado,
Puxo e solto as nuvens pelos chifres
E pelas entrelinhas do meu poema
Espalhando como tinta,
Você vem
Vazio.
Para todos que se separaram
A separação é algo muito triste, quando dizemos que a sua dor se compara ao luto não exageramos. Ela não separa só o casal, os filhos, a família em si, mas parte o indivíduo em muitos pedaços e passamos a sentir as dores dessa divisão física, psicológica e espiritual.
Separar é desistir de coisas, de planos, de sonhos. É abrir mão daquilo que lutamos por tantos anos para conseguir, é descobrir que os nossos alicerces estavam fundamentados em algo artificial, quase inexistentes. Na verdade as coisas não são bem assim, mas o olhar de quem se separa é assim.
O ex nos soa tão estranho, ele já não é mais aquela pessoa que dormia ao nosso lado ou é e só percebemos agora com a distância.
Somos violentados todos os dias pela pessoa que deveria nos amar mais que tudo, nós mesmos. Nos cobramos a todo momento coisas absurdas: sorria mais, seja mais cortês, seja gentil e delicada, quando o nosso desejo sincero é matar ou morrer.
Tudo dói, acordar dói, olhar para os filhos dói, pensar no ex dói, os finais de semana dói...
Separar é um recomeço e recomeçar dói muito. É como um salto para o inexistente, o vazio. Achar o chão da nossa vida individual é complicado e quando o achamos inicia-se um novo processo: o de se buscar.
Quem sou eu? Antes esposa, mãe, amante, amiga, companheira, doméstica, babá, secretária, protetora... E agora? Nos sentimos um nada e por incrível que pareça, sentimos muito, e nos perdemos nesse mar de sentimentos confusos.
Aquele diploma na parede de que tanto nos orgulhávamos não tem valor algum, aquele trabalho incrível que passamos anos galgando já não vale nada, aquela viagem para o exterior que passamos noites em claro planejando o roteiro perdeu a graça, aquele sofá caríssimo que ocupa nossa sala de estar é apenas um sofá.
A separação não faz distinção de pessoas, ela dói em todos os corações, desde o barraco até as mansões, ela é fiel e democrática quando o assunto é dividir as dores.
Minha mãe sempre me dizia: - Tempo.
E eu enlouquecia pois esse tempo nunca chegava, mas ele chegou.
Eu encontrei o fim dessa queda, sinto que cheguei aqui me arrastando, toda quebrada, mas com um desejo enorme de recomeçar.
Demorei a entender que o fim de um ciclo não é o fim de uma vida, mas precisei desse tempo. Não adiantavam minhas amigas ficarem me dizendo como eu deveria me portar ou sentir, a dor foi necessária, o sentir foi fundamental para alcançar a linha de chegada ou seria a linha de partida?
Realmente, separação é um momento de grande transição. É onde todos os problemas vêm a tona e temos por obrigação olhá-los de frente e resolvê-los. É um momento de refino, onde separamos o pior e o melhor de nós mesmos, é o instante de nos encarar com seriedade e pensar sinceramente se gostamos daquilo que vemos.
Mas já aviso, cuidado!
Depois de tantos atropelos, de tanto choro, de tantas dores, de perguntas sem respostas você não morre, só corre o sério risco de sair dessa situação outra pessoa, mais forte, mais plena, mais corajosa e mais feliz. Portanto, se respeite.
Sem divórcio sem culpa
O que Deus uniu, não separe o homem. -
Mateus 19: 6
Escritura de hoje : Mateus 19: 1-9
Quando a cantora evangélica Larnelle Harris e sua esposa Mitzy tiveram sua primeira grande discussão, começaram a orar para que Deus os ensinasse a “lutar de maneira justa”. Larnelle escreveu: “Por que oramos assim? Porque para nós o divórcio não é uma opção. Sabemos que, como Jesus Cristo é o nosso ponto focal, seremos capazes de permanecer fiéis ao nosso compromisso um com o outro. ”
Muitos casais concordam mutuamente em dissolver o casamento porque não conseguem se dar bem, ou acham que são incompatíveis, ou que não se sentem mais apaixonados. É chamado de "divórcio sem culpa".
Segundo Jesus, não existe o divórcio sem culpa, apenas o divórcio com dureza de coração. O coração de pedra atormenta todos nós às vezes, e isso torna todos os casais em potencial divorciados. Mas mesmo quando a Bíblia permite o divórcio em certas situações (ver Mt. 19: 9; 1 Cor. 7:15), ela sempre deve ser entendida no contexto das palavras de Jesus: “O que Deus uniu, não permita que o homem separado ”(Mt 19: 6).
Um casamento conturbado pode se transformar em um relacionamento amoroso e duradouro se marido e mulher reconhecerem alguma dureza em seus corações que possa destruir seu casamento. Ao pedirem a Deus para amolecê-los e preenchê-los com o amor de Cristo, Ele os ensinará não apenas a “lutarem justamente”, mas também a amarem livremente.
Refletir e orar
O vínculo matrimonial que une dois corações
Nenhum poder na terra pode se romper,
se esses dois corações se renderem a Deus
e por Seu amor participar. —DJD
Muitas pessoas se casam para melhor ou para pior - mas não para sempre. Dennis J. DeHaan
Calor eu decididamente não te suporto mais...' Estou me divorciando...' Pegue suas coisas e vá embora da minha vida.
"O poder só é efetivado enquanto a palavra e o ato não se divorciam, quando as palavras não são vazias e os atos não são brutais, quando as palavras não são empregadas para velar intenções, mas para revelar realidades e os atos não são usados para violar e destruir, mas para criar relações e novas realidades."
Meu Divórcio
Devia ter uns oito anos quando minha vida se transformou, era uma novidade sair do interior pra morar na cidade. Antes disso eu era apenas uma criança com várias certezas da vida, nada era melhor que tudo o que eu já sabia. Até que surgiram outras alternativas, que, logo me causaram curiosidades, dúvidas, e novos desejos. Além disso tinha meus sentimentos, confusos e divididos, entre o novo e o velho, ninguém me dizia o que acontecia, e o porquê, se eu deveria continuar sendo criança ou começar a crescer, e como fazer.
Então resolvi ser adulta, ninguém me impediu, e aos poucos fui aprendendo que, o que os olhos não veem o coração não sente, que a vida segue em frente, e que a vida tem pressa, que é preciso ter consciência, responsabilidade. Errei muito para aprender, eu não tinha ainda toda consciência e responsabilidade, mas agia como tal, com pressa de viver, vontade de ver e sentir tudo.
E o maior erro é ter me divorciado da minha infância, deixei com ela a capacidade de se importar com o que é importante, para agora me importar apenas comigo, com ela ficou a humanidade, o prazer com o suficiente, humildade, entre outras características tão admiráveis em alguém que consegue ter na fase adulta!
Também foi dito: ‘Quem se divorciar de sua mulher, lhe dê uma certidão de divórcio’. / Eu, porém, lhes digo: todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada, comete adultério.
Casam, para se divorciar, descasam para se recasar, sem que o homem tenha o ciúme do passado, sem que a mulher lhe sinta dor e pudor.
Divórcio de poeira
Poeira pairava nos céus em harmonia com o vento ,
ele se sentia tão vivo voando naquelas correntes de ar .
Conhecia “tudo” graças à seu amado .
Um casal perfeito , até um lindo dia ensolarado , o dia da separação ,
poeira pensava em silêncio ; Eu acho que o vento é muito autoritário ,
está sempre me mandando , vá para aqui agora vá para ali ,
e eu cego de paixão obedeço mas pra mim chega ,
então poeira expôs seus pensamentos para o vento que odiou a conversa ,
e disse eu sou autoritário mesmo e não vou mudar .
Foi uma discursão violenta , então acaba aqui o casamento adeus disse poeira .
A nuvem amiga íntima do casal presenciou a cena e chorou , chorou muito ,
o tempo estava fechado , milhares de gotas caíram .
Uma dessas gotas atingiu e envolveu poeira
ele caiu em alta velocidade e teve medo de morrer ,
derrepente um impacto , a gota explode na superfície de um oceano sereno
e poeira conhece um novo mundo , aprende a nadar e criar o seu próprio caminho .
AS DIVORCIADAS SÃO AS MELHORES?
Não sei, mas eu adoro elas!
A experiência do casamento anterior lhes dá mais experiência,
elas se tornam mais donas de si,
em boa parte das vezes já vêm com filhos grandinhos
(quem já teve bebês chorando nas madrugadas sabe do que estou falando).
Sendo mais seguras e mais bem resolvidas,
elas não ficarão encanadas se você, porventura, estiver com dificuldade para tirar um tempo pra ela. Na verdade, é mais provável que ela esteja ocupada demais pra você. São mais livres, independentes, e não se perdem com paixonites.
E o melhor de tudo: a renovação dos ares pós-separação
lhes deixa, simplesmente, espetaculares!
= Como diria Chico, vão até remoçando,
se pegam cantando sem mais nem porquê.
Por estas e por outras, para mim, as divorciadas são as melhores amigas e as melhores namoradas. Acho até - veja a ironia - que são melhores para casar também.
Cuidado: Divorciada
Não adianta você me dizer que é coisa da minha cabeça, que não existe preconceitos e blá blá blá. Existe sim e muito. Algumas amigas deixam de confiar em você, outras acham que podem perder o maridex por sua causa. Outras ainda acham impossível mulher divorciada ser amiga de homem casado, alguma coisa tem. Se eu estiver rindo e feliz, pronto: estou dando em cima. Infelizmente quem pensa assim não me conhece, conhece a carcaça, o riso, a alegria e o jeito despojado de ser, mas não conhece meu caráter, meu respeito por família, meu altruísmo em se colocar no lugar do outro. Tenho um temperamento bem radical em relação a amores da minha vida. Você é minha conhecida, amiga da amiga e você me apresenta o seu namorado, basta isso para que eu nunca namore aquele carinha espetacular ou não. Com tanto homem no mundo eu vou namorar alguém que já foi apresentado para mim como namorado de outra, isso por mais natural que possa parece num mundinho que está cada dia menor, isso não é natural para mim. Portanto, se eu sou amiga do seu amor e se você não confia nele e muito menos em mim, basta me dizer, eu abro caminho de boa, sei que amizades valem ouro, sei que bons amigos estão difíceis de achar por aí, mas abro mão sim de amizade em troca de um bem-estar familiar, afinal se você esta insegura é porque sua relação não tá tão boa, ou você não gosta de mim, ou não vai com a minha cara, ou você é neurótica, ou ele já deu motivos e quem sou eu para ser obstáculo na vida amorosa de alguém. O que eu não gosto é de indiretas, não as entendo, não as curto e sempre acho que não são para mim. Eu não me oponho a ser sua amiga, desde que você quebre as paredes e barreiras que existem entre nós.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp