Divisor de Águas

Cerca de 30 frases e pensamentos: Divisor de Águas

Casamento é um estado de espírito

Pra começar, casamento não deveria ser um divisor de águas na vida de uma pessoa, com uma data escolhida para separar definitivamente o antes do depois.
Em vez de decidir casar, deveríamos permitir que o casamento acontecesse espontaneamente, sem que a gente nem percebesse. Comigo, sortuda que sou, aconteceu assim. Estávamos juntos havia um tempão e cada um morava no seu apartamento. Aos poucos, a cumplicidade foi aumentando, nossas roupas e discos começaram a se misturar, já não queríamos dormir separados. Não fazíamos muitos planos para o futuro, curtíamos a companhia um do outro serenamente, sem pactos nem juras de amor eterno, até que um belo dia nos demos conta de que já estávamos casados, casadíssimos, a questão era oficializar ou não. Oficializamos, assinamos os papéis, e o que mudou a partir daí? Nada. Qual é a data do nosso casamento? 13 de janeiro, 30 de março, 23 de outubro, 8 de dezembro... escolha você. Em cada dia dos nossos quatro anos de namoro a gente casou um pouquinho. O que equivale a dizer que começamos a casar no dia em que nos conhecemos: não foi um crime premeditado.
Casamento é grude? Só se o casal ambiciona o ódio mútuo. Casamento é a união de duas pessoas que têm afinidades, que gostam muito de conversar uma com a outra, de transar uma com a outra e que resolvem morar juntas porque é mais econômico e porque facilita na hora de ter filhos, que é uma aventura deliciosa a ser compartilhada. Se ambos estiverem de acordo quanto a isso, aceitarão com naturalidade que cada um tenha os próprios amigos, os próprios passatempos, suas viagens, seu trabalho, enfim, que sejam donos de uma vida individualizada e inteira, e não mutilada. Leva-se um tempo até descobrir que esse é um arranjo que funciona. Pena que, antes que o casal amadureça e chegue a esse ponto, muitos desistem por puro apego às convenções.
Você deve estar pensando: muito bem, e agora? Ela vai continuar enrolando ou vai tocar naquele ponto nevrálgico que implode a maioria das relações?
Não, ela não vai continuar enrolando. É hora de falar na dolorosa. A questão da fidelidade.
Se Jennifer Aniston continuar casada com Brad Pitt por mais dez anos, até ela, com aquele monumento em casa, vai começar a bocejar e a olhar impaciente pela janela. Não porque Brad Pitt tenha dentes feios e espinhas no rosto (foi o Rubens Ewald que disse isso; pra mim Brad segue perfeito). A razão será outra: amor e sexo não são da mesma família. O amor é de família nobre e tradicional, enquanto o sexo vem da periferia e é chegado numa promiscuidade. Nem os sentimentos mais elevados por nosso parceiro conseguem evitar que tenhamos desejos secretos e fora de hora. Desejar é humano, meritíssimo, não nos condene. Estranho seria se a gente não tivesse nenhuma fantasia, nenhuma excitação pelo que acontece do lado de fora da cela.
Homens sentem vontade de transar com outras mulheres, e mulheres sentem vontade de transar com outros homens pelas mais diversas razões: para testar seu poder de sedução, para dar um up na auto-estima, para recuperar a adolescência perdida ou porque se apaixonaram por outra pessoa inadvertidamente - arrisco até a dizer: inocentemente. Ninguém tem controle absoluto sobre si mesmo, pode acontecer com qualquer um. E aí, como se resolve?
Quem é temente a Deus reprime. Quem é temente aos olhos dos vizinhos reprime. Quem é temente a si mesmo reprime. Mas quem não quer passar o resto da vida privando-se de sonhar, de se encantar, de namorar outra vez encara e assume os riscos, que não são poucos. Muitos acabam se separando, mesmo tendo um casamento que era satisfatório. No entanto, a tal "pulada de cerca" às vezes não gera maiores conflitos internos, é apenas uma necessidade paralela.
Não é assunto fácil, tampouco é novo. É um problema antigo e cabeludo. Envolve religião e seu subproduto: culpa. Sentimos culpa por tudo. Culpa por sermos avançadas demais, medrosas demais, galinhas demais, santinhas demais. Culpa pela nossa libido, pelas nossas fraquezas, pela nossa coragem. Culpa por estarmos mentindo, omitindo, enganando. Por ter permitido que o casamento chegasse a esse ponto de fragilidade - ou de segurança extrema, acreditando que tudo será perdoado e compreendido.
Casamento é um compromisso sério, mas não deveria significar prisão, submissão, anulação, obediência e tudo mais que caracteriza uma relação tirânica. Casamento deve significar amizade, sexo, respeito, diversão e companhia. Casamento tem que ser alegre, tem que ter sintonia, liberdade e muito jogo de cintura. Casamento não é brincadeira de criança, mas tem que ser leve, e é imprescindível que haja maturidade e - atenção - inteligência! A burrice é inimiga das relações, ela é que permite o surgimento de mesquinharias, preconceitos, implicâncias e ciúmes doentios. Casamento tem que ser aberto, não necessariamente no sentido sexual - isso é negociado caso a caso -, mas aberto para a renovação, para a conversa franca, para as necessidades de cada um, para a intimidade que vai além dos corpos, intimidade de almas, intimidade que permite a gente enxergar o outro, aceitar o outro e viver de maneira menos repetitiva e convencional. Cada casamento exige uma fórmula própria, cada casal inventa a sua, mas de uma coisa não se pode prescindir: da flexibilidade.
Parece facílimo, mas é um deus-nos-acuda. De tudo o que foi dito, a única conclusão a que chego é que os casamentos seguirão desmoronando se não houver uma compreensão do assunto que ultrapasse o romantismo. Amor é fundamental, mas não basta. É preciso um não-sei-quê que a gente não explica, mas sente. Algo que está no ar, no olhar, e que dispensa racionalizações.

“Dias difíceis são divisores de águas, com os familiares e os supostos amigos.⁠”

Inserida por juniormartins

Nessa vida passageira, eu sou eu, vç é vç ... apareça e faça tudo acontencerrrrrr...DNA vão fazer flores aparecer...

Inserida por ADREAL

O tempo é a moderação entre o certo e o errado, divisor de águas entre a verdade e a mentira.

"Amar incondicionalmente", o divisor de águas entre as variantes de sua personalidade e a consistência de seu caráter!

"Cansei de ser o divisor de águas... quero ser o destino final... quero ser a 'terra à vista'...".

Inserida por lavinialins

Na vida, como em qualquer nova jornada, o primeiro passo,
é um divisor de águas, sempre decisivo...
A inocência roubada precocemente, pode antecipar muitas frustrações nos sonhos reais, também até se contrapor a qualquer tipo de crença, mesmo que esta, seja em favor da verdade. Nas melhores amizades, a presenças não deve ser necessariamente uma constante, mas na ausência, sempre há uma pausa, que enche o coração de saudades.

Inserida por IsaqueRamos

Tu és meu divisor de águas
A resposta de minhas orações
A separação do antes e depois
A união de todas as conclusões

Inserida por wagner_nascimento_1

Vamos fazer um Ano Novo?

A passagem de ano não é um divisor de águas, uma mudança forçada e muito menos remissão e perdão instantâneo, é apenas uma regra cronológica e padrão. Por que esperar trinta e um de dezembro à meia noite para ligar a entes queridos afastados e que por algum motivo deixaram de se falar, para dizer que ama aquele alguém que tanto lhe estimava e você o feriu com o silêncio e a dúvida, para dar um abraço apertado em um grande amigo e dizer o quanto ele é importante, para vestir aquela roupa nova e desejar com fé que seus sonhos irão se realizar, para começar a fazer uma academia e levar a sério aquele regime que tanto precisa, para se desfazer de coisas que não lhe servem mais e não são úteis, para praticar o desapego material, para dar presentes e escrever um cartão com sentimentos, para reunir toda a família e se sentarem juntos à mesa e se olharem com ternura, para pedir paz e menos violência, para refletir sobre seus erros e perdir perdão, para conversar com seu filho e ouvir o que ele tem para te dizer, para sair mais cedo do trabalho e passar em uma floricultura e surpreender alguém e recuperar algo considerado irrecuperável, para acordar mais cedo e ver o sol nascer, para começar um curso novo que acrescente no seu crescimento profissional e pessoal, para aprender a se motivar com algo sólido e possível, para viajar e conhecer pessoas e lugares diferentes e ter do que se lembrar, para acreditar que sonhos são reais independentes do tempo que possa levar para se concretizarem e para se encontrar com Deus e agradecer por todas as bençãos e conquistas diárias. Façamos tudo o que há para ser feito durante o decorrer do ano e da vida, não esperemos até a explosão dos fogos de artifício, pois, talvez não estejamos lá para dedicar todos esses projetos e remissões, ou então, as pessoas que amamos já podem ter partido e desperdiçamos a grande oportunidade de sermos mais humanos. Este é o momento e pode parecer clichê o que irei dizer, mas, o amanhã é incerto e improvável. Feliz 2011 e entre sutis sons emanados das taças de champagne e da energia renascentista que exala de nossas almas, acredite que a grande virada pode ser dada hoje, basta empenharmos o mesmo sentimento contagiante do Ano Novo no simples agora que nos pertence.

Inserida por PietroKallef

2016, o ano divisor de águas, e águas passadas não movem moinho...
Do deserto nem lembro, só consigo enxergar o manancial de hoje.
( Sandra Lima)

Inserida por sl44

Seja divisor de águas em meio às trevas desse mundo, Cristo é a luz, você é a luz, permita-se ser usado.

Inserida por WillyBrandtLeao

tua presença a mim foi assim um divisor de águas ... aonde só ouvia os ecos ..
do vazio que avia em mim ... gritando repetidamente ''AAhhiiiiiii''.que doía mais que a ausência do tudo e do nada .sua presença foi o divisor de águas agora ah silencio , muito silencio, acho que eh paz e aconchego esse silencio, ainda não o decifrei ..porem gosto muito desse silencio .

Inserida por keyllamaxwelle

o tempo e o divisor de aguas de sua tristeza, com passar do tempo feridas se fecham mas uma coisa e certa cicratrizes continuam,levante a cabeça e pense positivo que nada e eterno e nem sua tristeza será

Inserida por mauriciocavalcante19

O tempo é mesmo um divisor de águas, ele te faz perceber a diferença entre amizade e coleguismo!

Inserida por Arianasdj

Mudança de paradigma é um divisor de águas na sua vida onde o impossível se torna óbvio de ser realizado.

Inserida por JackOlvTopSecret

"Como um divisor de águas, a simples leitura de um livro pode transformar e definir uma vida".

Inserida por Santos21

⁠Simbolicamente deixamos morrer parte de nós para promovermos um divisor de águas e nos darmos novas chances para nos renovarmos mais uma vez. Porém, na maioria das vezes nos esquecemos de nos conectarmos conosco para
promovermos uma escuta sincera, profunda e catalisadora de transformações das nossas reais necessidades em nosso projeto de vida neste mundo.
Quantas vezes temos reverberado no
autoengano, sendo portanto necessário abandonar o campo de batalha infrutífero que somente nos causam dor, confronto, desconforto, desgaste e derrotas, sendo materializado por pessoas que queremos ao nosso lado, lugares desabitados de sentimentos, circunstâncias em que não há reciprocidade e propostas decadentes que gritam em seu último suspiro por serem abandonadas. Isto porque de algumas
experiencias praticamente restou
somente a nós mesmos e a nostalgia de vivências que não poderão mais retornar,
somente ressignificar.
Quando abandonamos o confronto com batalhas infundadas, nos desarmamos com a vida para podermos então voltar o nosso olhar para o autocuidado e para outras perspectivas de tudo o que nos acontece.
Infelizmente decidimos muitas vezes por não desapegarmo- nos, negando-nos que a vida nos presenteie novas chances para nos sentirmos integrados e vivos mais uma vez.

Soraya Rodrigues de Aragao

Inserida por AlquimiaPsi

⁠Vários momentos na vida são um "divisor de águas". E esse foi um deles, obrigado, meus irmãozinhos.

Inserida por danmelga

⁠A fé...

A fé é um divisor de águas para a humanidade. Uns creem em Deus; mas, outros além de crerem, confiam em Deus. A fé teórica nunca produzirá resultados satisfatórios. Mas, a fé prática que opera milagres. É aquela que além de crença; é acompanhada de confiança em Deus. Estes, com certeza veem à glória de Deus. Amém?

Pense nisso...
O amigo Valdemar Fontoura

Inserida por ValdemarFontoura

O DIVISOR DE ÁGUAS

Decidiu fugir da dúvida,
Pois vivia uma vida dividida e seu coração não era todo do amor.
A partir de agora o amor tem com ele uma dívida.

( Autor: Poeta Alexsandre Soares de Lima)

Inserida por alexsandre_soares