Discursos
Fazer diferente na educação, não é uma questão de "se reinventar" como faz parte do modismo quando se fala em educação significativa, mas de buscar um alinhamento entre o discurso e suas ações como educador.
A sensação de desamparo do ser humano é, para mim, uma discussão muito ampla e fundamental em nosso tempo. Acredito que por trás de discursos e comportamentos violentos há um grande medo da vida, uma profunda insegurança existencial.
Temos construído esta Nação com êxitos e dificuldades, mas não há dúvida, para quem saiba examinar a História com isenção, de que o nosso progresso político deveu-se mais à força reivindicadora dos homens do povo do que à consciência das elites.
As palavras não são neutras. Nunca foram. Por mais simples que pareçam, elas carregam camadas de história, afetos e intenções. Cada palavra dita é um gesto simbólico. Pode abrir mundos, mas também pode fechá-los.
INTENÇÃO
Palavras nada mais são
do que mera intenção,
em nada alteram a vida,
não trazem transformação.
Um belo e rico discurso
é como um rio sem curso,
o mundo quer mais ação.
Silencie-se
Entre tantos e tantas, entre o ego dos abutres.
Silencie-se;
Há quem diga, não.
Digam suas manchas pintadas no discurso;
A história não parece ser daqueles que pintam, mas sim daquela audição que só projeta seu próprio discurso.
Manchas, são tantas manchas e manchetes por aí. E o editor é você.
Silencie-se;
Antes de ouvir, eles já haviam feito as manchas de seus problemas.
Por ela, Silencie-se.
Quando ouço certas autoridades falarem, percebo que cada vez mais se aprofunda a vala que separa a "perfeição dos seus discursos" das suas ações reais. Tal realidade produz tristeza nos que a percebe e engano nos que por ela se deixam levar. Se queremos saber a verdade sobre alguém, olhemos mais para as suas ações e menos para as suas "pregações".
Relativizar os pecados, os erros intencionais e a incoerência causada pelo mau exemplo, produz um descrédito do discurso persuasivo, é como afirmar: “ Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço ! "
O homem utiliza de sua razão, demonstrando a sua irracionalidade: Se forma sem se educar, fala em paz, mas promove discurso com palavras ameaçadoras de guerra, tem como ação a sua plena contradição.
Já dizia Charlie Chaplin: "A multidão é um monstro sem cabeça". Mas vou além, a multidão pra mim, é como um monstro que necessita ser estudado e dominado, mas sempre com um bom discurso.
Quem muito justifica a sua versão da história, auto se intitula o Autor ignorante dela... História raiz não explica nada a ninguém, nem cria justificativas, a fim de alimentar rodas de prosas vazias.
Silenciar e transformar.
Nós nunca entenderemos o outro lado, enquanto não estivermos do outro lado. Um exemplo seria discutir sobre fome, sem nunca ter passado fome. É o famoso discurso filosófico de merda
Embora as palavras possam demonstrar o nível de inteligência e sabedoria de uma pessoa, muitas vezes a resposta pode estar em um gesto, em um olhar ou simplesmente no silêncio.
Nunca subestime o poder do silêncio, pois em certos momentos o seu poder de persuasão pode ser mais eficaz que mil palavras eloquentes.
"A guerra é o fim do diálogo. Quando for envolver-se nela, atente aos conselheiros: os que ficam calados, aguardam apenas sua ordem, mas os que se amontoam em discursos alternantes, já agem como o inimigo infiltrado. Devem ser retirados da sala."
O gênio político de Barack Obama é sua capacidade de dizer coisas que soam bem para as pessoas que não acompanharam as questões em detalhes - independentemente de quão obviamente fraudulento o que ele diz possa ser para aqueles que o fizeram.
- Relacionados
- Frases para discurso de formatura que inspiram as palavras certas
- Discurso de Orador
- Discursos de agradecimento prontos: exemplos para inspirar você!
- Discurso Fim de Curso Enfermagem
- Discurso de despedida com palavras que tocam o coração
- Discurso de formatura (textos prontos e inspirações)
- Discurso Político
