Despedida de professor: mensagens e textos para emocionar

Greve de Professores é para todos os professores? Quantas classes de professores existem? Encontramos: Efetivo, substituto, da empresa privada, universitários, dentre outros. Estão todos unidos pela mesma causa?

Inserida por RicardoMoura

Quando um professor se forma? Nunca! Ele está sempre em formação.

Inserida por cafecomfilosofos

"IFP-CHIBATA"

Lugar de transformação do homem
Os futuros professores da nação
Formam-se nesta magna casa
Os guerreiros que lutam com giz nas mãos

Às mil maravilhas e orgulhosamente
A tua venustidade, à todos fascina
Bem-haja IFP-Chibata eternas vezes!
E bem-haja senhora Directora Celestina
Pelo seu contributo para IFP-Chibata ser mais brilhante

25 de Maio de 2007
É o dia e o ano da tua fundação
Hoje passam 12 anos reluzindo para o povo
Transformando os filhos do povo para povo
Em verdadeiros espelhos da sociedade, oh professores!

Oh, IFP-Chibata
Você é uma árvore frondosa e frutífera
Que dá os frutos mais doces do mundo
São professores os frutos que você dá
Homens e mulheres que erguem Moçambique a cada segundo

Oh! IFP-Chibata
Você é digno de merecimento e reconhecimento
A cada professor formado, você merece agradecimento
Bem-haja glorioso IFP-Chibata para sempre.



Xadreque Pedro Janasse
25 de Maio de 2019

Inserida por Chady70

A única profissão que jamais se restituirá é a de professor...
Pois ela depende do afeto pra ensinar...
Afinal na tecnologia não existe afeto...

Inserida por Danicarvalho4015

Um professor motivado e uma criança inspirada podem mudar o mundo

Inserida por irineu12

Bom professor não merece cobrança externa sobre seu trabalho, pois já basta a que ele faz a si mesmo mediante a frustração que é não conseguir desempenhar seu papel como gostaria, inclusive devido a fatores externos.

Inserida por carlos_alberto_hang

Os professores querem substituir a educação dos pais, mas quando levam cadeirada de aluno culpam os pais e dizem que educação vem de casa.

Inserida por alephkwagner

Fala Professora

A crônica da bronca


Um aluno em sala de aula ao portar - se indisciplinado foi levado a diretora que aplicava - lhe um sermão:
- Por que você age assim? Não respeita a professora, não faz a lição, importuna a aula ...o que adianta por fora bela viola e por dentro pão borolento!
O sermão soou tão alto que ecoava pelos corredores. O aluno permaneceu em silêncio e assim foi levado de volta pra sala de aula. Mas, como há alguns dias atrás a própria diretora, em uma Reunião Pedagógica, onde convocaram todos: professores e funcionários, disseram sob a importância da postura do professor em sala de aula. Todos deveriam tomar cuidado com o que diziam aos alunos em sala de aula, visto que havia um pai que estava insatisfeito com a forma que uma determinada professora tratava seus alunos em sala de aula, pois o mesmo ouvira brados da professora humilhando o aluno com seus "sermões". Fizera uma reclamação formal e queria uma resposta por escrito, pois caso não fosse tomado as devidas providências, iria acionar a ouvidoria e processar a escola.
Ao eco conciliei o fato e fiz alguns questionamentos sobre a bronca ao aluno o qual estrondou em altos brados:
- De que adianta por fora bela viola e por dentro pão borolento!
Parecia que havia raiva na voz da diretora, mas pareceu - me contraditório num dia cobrar postura e no outri agir sem compostura. O aluno merece respeito até mesmo dentro da sala da diretora. Com está bronca o aluno foi humilhado, escurraçado verbalmente e emocionalmente.
O que se quer dizer na força de uma voz?
De onde vinha a raiva da diretora?
Ela queria dar bronca no menino ou em todos que pudessem ouvir? Será que estaria querendo atingir - me? Até isso pensei e busquei razões ou motivos que se ela estivesse com raiva de mim, daí que encontrei:
- Assim que começou este ano letivo houve o seguinte episódio: - Estava eu em minha sala e por várias vezes ao consultar a pasta contendo os conceito e notas finais do aluno, não encontrava determinados ano/série e fui a sala da diretora e informei. Ele disse que pediria para a vice diretora da tarde ver isso. Ela resolveu em partes, pois dois anos/séries não foram encontrados, motivo pelo qual os históricos das referidas salas ao serem consultados seus registros, iam para a caixa com nota:
- Mapão não encontrado na pasta!
E assim insatisfeita fui levando meu trabalho em frente, mas o computador voltou a dar problemas igual ao ano passado, então comuniquei a secretaria e fiquei no aguardo da providência e assim se passaram três ou quatro dias. Até a diretora chegou a questionar - me por duas vezes:
- Você não vai fazer os históricos?
- Vou. Respondi-lhe secamente, certa de que ela sabia que se estou parada é porque alguma coisa aconteceu e que já comuniquei e estou no aguardo da providência. ( Até durmo, se quiser, pois quem avisa, amigo é!).
A questão é que se usavam a máquina de xerox o computador desligava, sem contar que não havia sinal de internet. (Eu já tinha avisado e não sou papagaio pra ficar repetindo.).
Até que enfim chamaram os responsáveis técnicos da Secretaria de Educação e lá vieram. Trocaram o transformador do computador porque não estava segurando a carga elétrica, resolvendo o problema, mas aproveitando da situação eu disse aos técnicos:
- Toda vez que ligo o computador ou quando cai a força ou ainda quando ele simplesmente não liga, tenho que ajustar o relógio, não haveria possibilidade de colocarem uma bateria para girar isso?
- Nós não temos a bateria. Respondeu um deles.
- Mas, está bateria é muito cara? Perguntei.
- Não. É baratinho. Disse ele.
- Quanto? Perguntei.
- Três reais. Falou.
- E qual é o modelo para este computador e onde pode ser comprado? Perguntei.
O técnico disse o modelo, anotei em um papel e seria possível comprar em qualquer banca de eletro- eletrônico e que se a escola comprasse eles viriam instalar. Então levei isso à diretora que disse - me com ares de boa "amiga":
- Você não pode comprar? Depois te dou o dinheiro...
- Eu não! ( Pois, pensei: - Oxe! Dê - me o dinheiro, que eu compro!).
Ela, ainda insistiu:
- Ah! Compra vai...( Com voz de quem quisesse - me contornar).
- Por que que você não pode fazer isso?
Mas, eu que do verde, colho maduro; Do grão já faço o pão, respondi - lhe espontâneamente...
- Oras, porque você tá me devendo o seis reais da cópia da chave e não me pagou até hoje...(Ops! Pensei, mas já foi). Sai, mais que de imediato e ouvi o eco:
- Que chave? (Fulana: Vice diretora: Vamos nomeá-la: Bete), dá pra ela seis reais! Disse nervosa, pude ouvir da minha sala.
Sentei - me um pouco e testei o computador, estava tudo ok, mas como já era por volta das onze horas estava a abrir o armário para colocar a comida para aquecer em um suporte em banho Maria, já não disponha nesta sala de espaço e tomadas para frigobar e microondas. (Risos) Pois, tenho a autorização assinada por está diretora para os dois aparelhos meus serem colocados e usados por mim na escola, mas vamos - se dizer que estou evitando fadiga...( Mas...). De repente a diretora adentra a minha sala e deposita seis reais sobre, este armário dizendo:
- Tô pagando uma dívida que nem eu sabia que tinha! E saiu. ( Pareceu - me que bufava...).
Eu, simplesmente não iria fazê - la lembrar, mesmo porque sei que cada um sabe exatamente o que faz e fez, mas muitas vezes preferem apagar detalhes que parecem - lhes insignificante, contudo eu não sei porque raios, me apego exatamente a estes por menores que os outros fazem questão de não guardar em suas memórias.
Então haveria a possibilidade de a diretora estar com raiva de mim por ter - lhe dito uma verdade e na verdade quis chamar a mim de pão borolento. A questão é que de fato fui ruim ao dizer - lhe, mas também não consigo fingir e muito menos que me façam de trouxa, pois prefiro ser o pão que ninguém come, do que pão fresco de fácil consumo, pois gosto da verdade, da honestidade e da razão.

Moral da história: É melhor ser fingido e ser querido do que ser verdadeiro e ser odiado.

Inserida por marialu_t_snishimura

Professar a profissão de professor pressupõe principalmente pregar, pautado em premissas positivas. Pois, permanentemente o poder das palavras pode potencializar a perseverança. Portanto, persisto plenamente na práxis, publicando projetos, planos e pautas, no propósito pacífico de prestigiar pessoas plenas, pelas perícias peculiares e pertinentes ao processo profissional.

Inserida por josue_bertolino

O que a criança vivencia é o que ela mais capta. Não é somente o que o professor diz a ela, mas o que ela ver principalmente pai e mãe fazendo. A educação pelo exemplo é a mais importante de todas. A criança vai captar muito bem o comportamento dos pais e há uma grande possibilidade de reproduzi-lo. A educação é feita a todo o tempo, não somente quando se fala, mas principalmente por suas ações. Uma criança deve aprender essencialmente que o mundo é feito de diversidades e que o respeito pelo outro é essencial para uma vida harmônica.

Inserida por JaneSilvva

O professor do século XXI é um pesquisador em constante construção.

Inserida por RicardoMoura

Quando eu disse pra minha professora da sétima série que não ia voltar pra escola porque precisava ajudar a minha mãe, dona Ross quase chorou. “Você é a mais esperta da turma, Aibileen”, disse ela. “E o único jeito de você continuar esperta é ler e escrever todos os dias.” Então, comecei a anotar as minhas orações, em vez de dizer elas em voz alta. Mas ninguém mais me chamou de esperta.

Inserida por pensador

Na vida, podemos ser professores e ensinarmos os nossos maiores aprendizados.
Mas, nunca deixaremos de ser eternos alunos,
porque, todos os dias é algo novo que aprendemos.

14/01/ 2015

Inserida por AnnaLRamos

VERIFIQUE SUA ATITUDE

Convém que ele cresça e que eu diminua.
—João 3:30

Um professor de música com uma voz bem treinada, geralmente, cantava a parte principal dos solos masculinos no coral de uma grande igreja. Um jovem chamado Roberto sem nenhum treinamento vocal às vezes cantava alguns solos menores. Quando a dirigente do coro preparava a cantata de Natal, sentiu que a voz e o estilo de Roberto o tornavam a pessoa ideal para o papel principal. Entretanto, ela não sabia como poderia dar o papel a Roberto sem ofender o professor de música.

A ansiedade dela era desnecessária. O professor teve a mesma idéia que ela e disse-lhe que Roberto deveria receber o papel principal da cantata. Ele continuou a cantar fielmente no coral e foi uma fonte de grande encorajamento para Roberto. 

As pessoas que conseguem deixar de lado as ambições egoístas e, genuinamente buscar o bem de outros têm uma atitude que agrada a Deus.

Você se lembra da reação de João Batista quando as multidões o deixaram e começaram a seguir Jesus? Ele declarou, “Convém que ele cresça e que eu diminua” (João 3:30).

O que João Batista e o professor de música tinham em comum? Eles foram capazes de superar a “ambição egoísta”. Sentiram-se felizes por outras pessoas serem reconhecidas, quando este reconhecimento era para o bem de todos. Será que o mesmo pode ser dito a nosso respeito? —HVL

Quando nos esquecemos de nós mesmos, 
fazemos coisas que outros lembrarão. Herbert Vander Lugt

Inserida por pao_diario

Os problemas são professores que ensinam o caminho da superação.

Inserida por EscritorErickpereira

O melhor professor é o exemplo de nossas ações e atitudes.

O melhor professor é o exemplo e o exercício das VIRTUDES de nossas ações e atitudes e não de palavra futil e inertes.

Jardim do Aprendizado

A jardim lindo que me inspira a ser melhor , assim como um professor ensina seus alunos a ser um profissional , assim e Deus preparando as plantas para deixa nossa vida mais doce e linda. Jardim do aprendizado assim como a agua pode cura , o calcário melhora o solo pra uma boa plantação e os grande poetas se inspiram nas estrelas e no cheiro de uma boa rosa são os alunos inspirado pra fazer uma boa aula, mais so tenho a dizer que pra um belo jardim do aprendizado temos que ter bons Professores e alunos.

Inserida por angelo21neto

Educação
Sem educação não se encontra libertação.
Sem escola não se abre horizontes
Professor com formação retrata sim,
busca a antemão novos saberes
Sem escola sem sonhos o Brasil tão varonil,
não retrata aos brasileiros
Com sonhos inovadores e ideais sem devaneios.

Inserida por elenice_manfroi

Perguntei a ele: O que pretende ser quando crescer? Ele disse: Professor! E continuou: Mas dizem que ganha pouco! Então disse a ele: A vida me ensinou que o conceito de "ganho" é relativo. Faça aquilo que vale a pena e lhe deixa feliz, mas com excelência! Ele disse: Sou feliz por te ter ao meu lado.

Inserida por andrelina_lima

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp