Democracia Mário Quintana
Uma das maiores prioridades na política brasileira é fazer intercessão entre a ética política e a moral, aproximando-as ao máximo caminhando assim em direção a uma real e válida democracia.
"Como é sabido, o Brasil conheceu curtos períodos de liberdade separados por longos períodos de arbítrio. Entre 1930 e 1935, ocorreu um desses excepcionais períodos de liberdade. O pensamento retrógrado costuma batizar de agitação tudo o que acontece em tais períodos, porque neles tudo é posto em questão, debatido, controvertido, contestado. A fecundidade desses períodos provém justamente dessa fisionomia tormentosa, em que as contradições da sociedade afloram, tornam-se ajudas e manifestam-se de muitas maneiras, algumas assumindo mesmo forma ameaçadora e inquietante" (O populismo: a confusão conceitual)
"Para a conquista do poder, em 1930, a burguesia, seguindo a ordem natural da composição política, não só se voltou para a classe trabalhadora, particularmente o proletariado, como se comprometeu na concessão de espaço e de direitos àquela classe. O curto período de liberdade, até 1935, com o afloramento das contradições da sociedade brasileira, assiste justamente à luta de classes em torno desse espaço e desses direitos" (O populismo: a confusão conceitual)
A ampla opinião popular e a imprensa livre com responsabilidades mas sem cortes e censuras são os magnos pilares das garantias constitucionais da democracia e da verdadeira liberdade.
Quando a taxa de remuneração do capital ultrapassa a taxa de crescimento da produção e da renda, como ocorreu no século XIX e parece provável que volte a ocorrer no século XXI, o capitalismo produz automaticamente desigualdades insustentáveis, arbitrárias, que ameaçam de maneira radical os valores de meritocracia sobre os quais se fundam nossas sociedades democráticas.
O crescimento econômico é incapaz de satisfazer as esperanças democráticas e meritocráticas, que devem se apoiar na existência de instituições específicas, e não apenas nas forças do progresso tecnológico e do mercado.
Quando a ideologia coletiva se dissolve em ideologia particular, em face de benefício próprio, o poder da democracia fica frágil e a cidade fica vulnerável a todos os males sociais.
DÉCIMO QUINTO HEXÁSTICO
canalhas de plantão venceram!?
‒ virtude e ética não se fazem dos seus atos ‒
dignidade só restará
quando só consciência plena
no horizonte fixar a pena
de toda liberdade eterna
Eu acredito nas belas artes como plataformas e meio para a nova educação integral do ser cívico, cidadão e social comunitário desempenhando um papel cada vez mais consciente, criativo e emocional perante as competitivas exigências das novas sociedades contemporâneas. Para que isto aconteça as politicas publicas devem ser emergencialmente também modificadas, não mais atendendo assistencialmente de forma atrasada e deficitária a base da piramide social. Devem sim, ser um projeto permanente constitucional de governo com o objetivo de edificar uma população mais participativa e optativa, fortificar e fortalecer a capacidade de escolhas do cidadão. Descaracterizar de uma vez por todas a faculdade de beneficio e migalhas do que se pode oferecer. Legitimar a capacidade plena de direito pátrio adquirido, por que aqui escolheu viver. Afinal de contas é natural o dever de todo estado democrático, enquanto união, proporcionar o bem estar social e a longevidade sadia e pensante de toda população, que tenha nascida no local ou tenha optado por ali viver. As meras antiquadas questões de nacionalidade e de territorialidades não mais existem na universalidade moderna que vive em constante movimentos migratórios de refugiados das guerras, das religiões fundamentalistas, dos terrorismos e da fome.
Eu apóio as pombinhas!
Vocês já viram pombinhas dando pipoco? Imaginem se as pombinhas reivindicassem o direito de imagem (por não vivermos realmente na paz) cujas imagens delas nos apropriamos, eis que para as quais elas representam afinal? Para Paz? Certamente faltaria dinheiro pra indenização das Pombinhas. Pombinhas indignadas Mode ON. Pombinhas não são só o símbolo da paz. Pombinhas merecem respeito. Pombinhas são filhas da Criação. Libertem as "pombinhas da paz" se na guerra desejam viver. As pombinhas estão de olho. E de cara. Pombinhas indignadas. Porque elas sabem que a paz não se conquista com a guerra. A paz se conquista em alçar o vôo livre. Sem medo.
Se eu luto ou não luto? Mesmo de luto. Lutar não é em vão! Enlutados, enlatados, encurralados, não!
Para cego ver: Na imagem uma bandeira do brasil em preto e branco com uma inscrição no canto inferior centralizada dizendo: Luto pelo Brasil
O Povo Brasileiro, em uma quantidade significativa,
está com uma democrática opinião interessante sobre muitas coisas.
.
Primeiro, é mais fácil alguém entender de futebol do que dos próprios direitos. Também, nem sabe o real significado da palavra democracia (no dicionário).
.
Segundo, não avalia a vida pregressa dos candidatos, seja do executivo ou legislativo, vota por simpatia e não pelo caráter.
.
Terceiro, tem conhecimento raso da profunda verdade. No que diz respeito à política, a qual dá o rumo na própria vida, não se interessa ao saber, ao entender. Somente quer o resultado do momento, não pensa num futuro.
.
Por último, querem a paz, a mudança positiva, mas sempre elegem aqueles que causam o problema ou o qual indica o candidato problemático.
Me pediram pra votar consciente. Mas agora estou com a consciência pesada, pois acabei de dar uma carta em branco para alguém que não sei se terá consciência de escrever uma boa história para o nosso país...
Pesquisas contraditórias: não dá para confiar nelas. Ainda bem que erraram!!!
A vontade das urnas surgiu de eleitores mais conscientes — não seduzidos por pesquisas, não engabelados por promessas ilusórias, tampouco partidarismos — e as redes sociais foram a sua maior arma.
Os eleitores cresceram e amadureceram após um período tenebroso de ludibrio onde jaziam intenções ocultas, mas seus atores não se aperceberam da verdade bíblica de que não existe nada escondido que não venha a ser revelado, ou oculto que não venha a ser conhecido (Lc 12:2). E Deus entrou com providência em favor da nação brasileira a fim de libertá-lá, revelando verdades que o povo não conhecia (Jo 8:32).
A conscientização dos eleitores sobre a importância da sua participação política com “consciência” devolveu ao Brasil 🇧🇷 sua força democrática quase perdida por um poder aniquilador de direitos e de liberdade.
Estou muito feliz pelo meu povo, pela minha nação que graças a Deus 😅 despertou, não pelo poder de palavras jargonizadas como “o gigante despertou”, pois esta carregava consigo um ranso de orgulho e prepotência que escravizava a mente do povo em vez de libertá-la. O Brasil é, sim, um gigante que despertou, sim, mas pelo poder do sofrimento providenciado para a própria experiência transformadora, livre do orgulho e da prepotência de pretender alcançar uma vitória por meio de sentimentos facciosos.
Avante Brasil 🇧🇷 Sslve a democracia!!!
Monica Campello
Acho que os cidadãos de bem e bom senso, não coniventes, mancomunados ou beneficiados pelo beneplácito gerencial deste país, haverão de fazer jus à um movimento consciente e não posicionar-se com cumplicidade nos desmandos e falcatruas, os quais temos presenciado todos os dias..
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
