Democracia Mário Quintana
Estou cansado em viver no país que tem uma falsa democracia, onde o estado deveria ter a mesma medida do que o particular, onde os loucos por enfermidade são considerados criminosos e os loucos que detém poder econômicos são considerados heróis, estou cansado de viver no país onde ainda as pessoas acreditam que os politico possam mudar nossa realidade, porém, a mudança tem que começar a partir de cada pessoa, não existe mudança que começa do topo, a mudança tem que começar de baixo.
Essa nossa falsa democracia escraviza sem dificuldade a consciência do nosso povo desprovido de uma educação esclarecedora e cidadã. Esse "faz de conta" político que ilude a massa desorganizada, apática e cega, alimenta a corrupção, a impunidade e a violência brutal disseminada nas ruas e lares em suas infinitas formas. A perversa e infindável oligarquia brasileira enriquece com a ignorância de seus vassalos atordoados e iludidos. Uma ótima maneira de impedir que um povo historicamente alijado do seu sagrado direito à educação e ao autoconhecimento, é enfraquecendo-o a partir dos bancos escolares, minando suas possibilidades de abrir suas mentes e questionar o porquê de tanta injustiça contra a maioria, e de tanta riqueza para a minoria. Um povo mal educado não consegue enxergar o verdadeiro caráter de seus governantes, assim como não consegue reconhecer o oportunismo cruel e permissivo de seus asseclas e lacaios do poder. Tudo que um senhor feudal não quer é ver seus escravos questionando direitos e liberdades.
A democracia foi inventada numa sociedade escravocrata, e ainda, sobrevive graças ao voto de gente que pensa e é explorada como escravo
Democracia é um regime onde o povo fala o que pensa sobre o governo e não sofre nenhuma punição por isso e o governo pratica o que quer contra o povo e goza das mesmas regalias.
‘DEMOCRACIA?
¬Historicamente, a democracia tem suas raízes na antiga Grécia;
definida como o governo do povo, para o povo e pelo povo!
Na verdade, impraticável nos dias atuais, até pela imensa quantidade de cidadãos. No Brasil em 1980 erámos 80.000.000 hoje estamos perto de 200.000.000 de brasileiros!
Como filosofia política, poderia ainda ter sua aplicabilidade, não fosse o descaso dos governantes sobre os governados. O que se percebe, em todos os escalões do governo, é o jogo continuado de interesses pessoais, sem nenhum interesse no bem comum.
Existem exceções, porém são pouquíssimas e não justificam mais a continuidade da democracia, seja direta, semidireta ou representativa, como sistema de governo.
Democracia representativa hoje; em realista análise, é uma fábrica de corruptos e corruptores. O povo já não agüenta mais tanta roubalheira de dinheiro público, essa é a verdade.
Na democracia direta o povo se reunia nas praças e ali tomava decisões políticas.
No mundo atual o sistema é impraticável.
No Brasil, a democracia representativa, não esta funcionando. Resta então a esperança de se criar um novo sistema, antes que o caos social atinja seu ponto máximo, aí já era!
Partido político é quando um grupo de pessoas se unem para promover os interesses da Nação, mediante o emprego de um processo específico, com o qual todos se achem de acordo!
No Brasil é uma baderna, com políticos sem definição ideológica, partidos sem programas, plataforma ou propostas, tudo isso junto com regras eleitorais que são inaceitáveis para a escolha do síndico de um condôminio!
Algum inocente aí; ainda acha que o desastre da administração pública no Brasil não tem nada a ver com a democracia representativa que acaba gerando a corrupção?
Aristóteles já dizia, há mais de 2000 anos: A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si!
É preciso mudar o sistema; com regras, que possam ser praticadas, justas e confiáveis e executar...
Assim é que não pode ficar!
Democracia
Quando ouvi os gritos,
Tampei meus ouvidos.
Quando senti a fumaça,
Cobri meus olhos e nariz.
Quando o sangue respingou em mim,
Apenas lavei minhas mãos.
Quando a minoria estava nas ruas,
Tranquei-me na sala e liguei a tv.
Enquanto o governo coagia,
E a policia batia, minha omissão falava.
Com a coleira de ajuda e salários mínimos,
A sociedade me oprimia.
Só percebi que o caminho não tinha mais volta,
Quando amanhecia o dia.
Manchetes de jornal em sua maioria,
São sempre as mesmas e vazias.
Eu morria sem envelhecer,
Escravo de um sistema brutal,
Disfarçado de democracia.
A ilusão vendida à conta gotas,
Esmola para mentes vazias,
E isto sem perceber, havia me custado uma vida.
Se atribuirmos às leis a vontade da maioria popular, aniquilaríamos a democracia. Embora pressuponha-se que ela seja a vontade da maioria, na realidade ela tem como função elementar defender também a minoria, já que esta última é um dos pilares que sustentam o processo democrático.
O gigante tá acordando! É a geração de 88 pra cá entendendo que agora vivemos numa democracia e temos outros motivos pra protestar que não sejam aqueles dos nossos pais e avós no tempo da ditadura!
Democracia...
Com um sentimento de indignação me curvo à vontade popular contaminada pela crise ética que assola esse povo inculto.
A democracia no papel nos dá direitos de ir e vir,pensar e expressar o que sentimos.Porém ainda vivenciamos parcelas do imperialismo e da ditadura militar, quando nos empurram coisas indigestas goela abaixo.
“Nossa democracia é encenação nacional de hipocrisia refinada, repleta de leis “bonitas”, mas feitas sempre, em última instância, pela elite dominante para que sirva a ela do começo até o fim. Político é gente que se caracteriza por ganhar bem, trabalhar pouco, fazer negociatas, empregar parentes e apaniguados, enriquecer-se às custas dos cofres públicos e entrar no mercado por cima… Se ligássemos democracia com justiça social, nossa democracia seria sua própria negação”
Dos Deveres
Uma democracia que o voto é obrigatório, isto é um sinal que o povo, a maioria, não sabe votar.