Deficiência
Podemos observar que o ensino do sistema educacional atual tem se mostrado insuficiente, direcionando-se principalmente para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, o que os deixa vulneráveis à ideologia competitiva. Um sistema que promove a competição predatória!
A inclusão é um dos grandes desafios da educação no Brasil. Desafio é uma palavra que engloba superação, conquistas, embates e combates. No contexto educacional, podemos dizer que a inclusão social nas escolas é um grande desafio que precisa ser enfrentado pelos educadores em suas diversas áreas. Se realmente enfrentado, esse desafio resultará em melhorias educacionais e combaterá a exclusão de nossos alunos com necessidades especiais, como deficiências auditivas, visuais, físicas, entre outras.
O objetivo da educação inclusiva não é tornar todas as crianças iguais, e sim valorizar e respeitar as diferenças que existem em todos nós.
Decisões acertívas, não trazem
deficiências para o outro lado .
O resultado de acertos é
melhoria e não o contrário.
São cinco portas abertas
só numa delas tem rampa
não há erradas, nem certas
há mentes, várias, desertas
nas quais o dislate acampa...
Pouco antes de completar 43 anos, trinquei um osso do tornozelo esquerdo e não consegui andar por 60 dias. Durante esse tempo, pude compreender os desafios da mobilidade.
Pouco antes de completar 53 anos, fui diagnosticada como duplamente excepcional, autista nível 1 e superdotada. Durante esse tempo, pude compreender os desafios da saúde mental.
Faço esta introdução para enfatizar que só compreendemos algumas dificuldades quando as vivenciamos. Também vale a pena mencionar que algumas pessoas, por diversos motivos, ficarão incapacitadas ao longo de suas vidas.
Tendo dito isto, afirmo que a visão acolhedora, compassiva e não crítica da sociedade em relação às pessoas deficientes é essencial. Assim como criar um ambiente acessível para que as pessoas deficientes possam atuar e viver de maneira mais adequada.
Oferecer acessibilidade e oportunidades para pessoas deficientes significa fazer justiça social. Significa ajudar o mundo a ser um lugar mais decente para se viver!
Oferecer acessibilidade e oportunidades para pessoas deficientes significa fazer justiça social. Significa ajudar o mundo a ser um lugar mais decente para se viver!
A visão acolhedora, compassiva e não crítica da sociedade em relação às pessoas deficientes é essencial. Assim como criar um ambiente acessível para que as pessoas deficientes possam atuar e viver de maneira mais adequada.
"Por que os pais não dão liberdade aos surdos? É como uma ave que não é livre, presa. Vocês não conseguem ver que os surdos também precisam de liberdade para voar e se abrir para o mundo."
INCLUSÃOé outra palavra para EMPATIA.
Se você precisa de lei para se importar com o outro, sua deficiência é muito mais grave.
Seremos uma sociedade cada vez mais ignorantes se ignoramos o nosso próximo e, no entanto, se continuarmos a ter uma percepção negativa deste segmento da população, quanto o preconceito as pessoas com deficiência física nunca iremos evoluir como seres humanos.
Nós podemos ser os instrumentos facilitadores e permissores de realizações para quem tem alguma deficiência, basta não ignorarmos uma possibilidade tão sublime.
A verdadeira equidade só pode ser alcançada quando a inclusão se tornar o alicerce de nossa jornada rumo a um mundo mais justo.
Eu sei que sou surda. Mas continuo sendo uma pessoa normal. A meu ver, ser deficiente não é um defeito. As pessoas dizem que eu não posso fazer nada. Eu digo às pessoas que posso fazer o que quiser.
se a pessoas deixassem de enxergar por um momento, entenderiam que o valor das coisas não se dá pelo que elas veem. se perdessem a fala, entenderiam que as coisas mais importantes, não precisam ser ditas, e se perdessem o tato, que o essencial, ser tocado para ser sentido.
HONESTIDAE INTELECTUAL.
Essa é maior consciência que um pai deverá desenvolver pelo resto da vida, a partir do momento em que nasce um filho com deficiência. Não poderá mais regatear com a Vida.
