Da Solidao Cecilia Meirele
Me sinto agraciada por Deus , porque
mesmo com todas as minhas falhas,
Ele me permitiu recomeçar, Ele me
concedeu o privilégio de mais um dia, Ele
me presenteou com a vida me dando
mais uma chance de fazer diferente , e
o mesmo Ele fez com você. Que
sejamos gratos , que saibamos
abraçar mais esta oportunidade , e que
Ele tome a direção do que é pra ser
em nossa vida, hoje , amanhã e
todos os dias
Eu sempre tive a impressão de ouvir
Deus me acordando e me convidando
para um novo dia, eu sempre consegui sentir
algo novo em mim, acredito que quando a
gente tem fé , quando a gente espera ,
quando a gente deseja de verdade que algo
de bom nos aconteça , o coração da gente
acorda esperançoso e grato. Foi assim que
acordei hoje , crendo no melhor de Deus
pra mim e pra você
Pode acontecer sim, de você
tropeçar e cair em algum momento da
sua vida, das suas pernas se cansarem e
você querer parar , da sua alma
se entristecer e você querer desistir , do
seu coração se desfalecer pelas dores
que surgirem e você não querer mais
prosseguir. Pode acontecer tudo isto sim,
mas lembre-se : Deus jamais deixará o mal te destruir.
Ando numa turbulência que parece não ter fim.
Coisas do coração.
Felicidade, infelicidade...
Os sentimentos se alteram quando o amor chega avassalador e se inclina sobre mim.
Faço poemas que se perdem na gaveta.
Arquivo sentimentos que flutuam e me transformam.
Os momentos felizes reavivam o coração e o corpo.
Mas os infelizes,me conduzem à essa audaciosa saudade.
Sou assim. Sou diferente.
Sou poeta.
E poeta vacila, umedece os olhos,fala sozinha, escolhe certo, escolhe errado, age como anjo, se comporta como bruxa.
Engorda, emagrece, cresce e decresce, num estalo.
Mas sempre folheia seus tédios.
Sempre se restabelece.
Quando...
Quando te vejo
sinto uma excitação especial.
Quando te vejo,
entro em estado de torpor profundo.
Quando te vejo
sonho acordada.
Quando te vejo,
sinto sua mão
em meu coração,
fazendo carícias.
Quando te vejo,
sinto você em minh'alma.
Quando te vejo
meus desejos disparam
em velocidade surpreendente.
Quando te deixo...
acentua a saudade.
Quando te deixo,
vivencio a falta do meu ar.
Não concordo que a gente possa escolher o que sentir como se escolhe uma roupa para se ter um BOM DIA , embora seja uma das frases mais lindas que já ouvi , nem sempre da certo , mas podemos escolher como agir mediante ao que estamos sentindo , mediante aos medos e apertos que vez ou outra nos consome por dentro que muitos não sabem , mediante as pessoas que nem sempre são delicadas e sinceras com a gente , mediante a vida e ao que nos cerca através dela. Se os nossos olhos forem bons todo o nosso corpo terá luz assim diz a palavra de Deus ( Mt. 6:22) , e se os nossos pensamentos forem de paz , se eles forem positivos e tiverem firmados na fé a tendência é fazermos com o que era mal se tornar proveitoso, abençoado , diferente e gratificante , não pelo que sentimos , mas pela nossa decisão de reagirmos , mesmo com tudo bagunçado por dentro.. falo de cansaços diários, falo de mau humor, falo de lutas , falo de dores invisíveis, falo de coração...
A arte incomoda. Principalmente quando vem de pessoas cheias de personalidade, errantes e imperfeitas. Ter a arte na sua alma, quer dizer ter a fome que provoca a paciência, ter arma que desarma e pesa sobre guerras internas e externas.
Ter arte é calar sem sequer ouvir a si próprio. É gemer calado, é exprimir o inesperado.
A Arte incomoda a mim e a tantos.
"(...)O vento vem vindo de longe,/a noite se curva de frio;/debaixo da água vai morrendo/meu sonho, dentro de um navio... (...)".
(do poema "canção", do livro 'Obra poética' - Pág 18, - J. Aguilar, 1958.)
"Homem vulgar! Homem de coração mesquinho! Eu te quero ensinar a arte sublime de rir. Dobra essa orelha grosseira, e escuta o ritmo e o som da minha gargalhada: Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!”.
( do poema "Gargalhada.)
“Não sejas o de hoje. Não suspires por ontens...
não queiras ser o de amanhã”...
(do livro "Cânticos", 1982.)
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa rimada.
E um dia sei que estarei muda:
- mais nada.
(do livro "Viagem", 1939.)
Passamos na vida pelo que escolhemos passar. E essa é a melhor forma de aprendermos o que precisamos aprender.
(Uma homenagem aos perseguidores entre nós.)
LUA FALSA
Como é duro o cansaço das máscaras.
Na beleza do olhar, do sorriso, no som da palavra, na criatividade.
Que Arte é essa?
Facetas e suas especiarias.
É só pegar um pedaço da lua e tomar como crua na pele real, mas sintética?
Como é duro o cansaço das máscaras.
Estes senhores que arrancam a lágrima de quem não teme a tristeza, mas que mancam na primeira leveza do amor que carrega o poeta.
Como é duro o cansaço das máscaras.
Pois as pessoas sintéticas, sabem toda teoria de eternidade e perfeição, na prática não passam de uma gaveta.
A Arte está em ser plano e não em ser cobaia.
Como é lindo o cair das facetas.
A gente não pode fugir. Ou nos tornamos amantes do que nos mantém vivos, ou a covardia calará a nossa voz, a nossa alma e por último o espírito.
Aprendendo a doutrinar minha ótica imperfeita, porém, não deficiente. Aprendendo também, a filtrar o eco que silencia gestos violentos refletidos no cotidiano.
Admito claramente, sou um ser comum e encantador, enquanto os "rotulados" seres únicos, são indispensáveis.
Sou tão doce e feroz, quanto o tédio dos agressores intelectuais.
De instinto efêmero e capaz.
Talvez, de sabedoria que em um instante faz-se atual e em outro momento, já ultrapassada.
Sou de voz pequena e pouco aplaudida, mas minha rouquidão alcança a surdez dos que amam.
Sou bem mais feliz com as minhas tristezas, que muitas alegrias desfilando façanhas.
Nasci a pouco tempo na cultura, e já penso em nascer de novo amanhã. Pois é lindo a luz que arte me obriga.
tenho minha própria sombra e altura, não preciso de figurações.
Tenho aqueles dias do querer ficar na minha e eu acho que todo mundo tem. Ninguém é tão super pra se manter forte e de pé o tempo todo, e vez em quando a alma da gente pede pra se aquietar e o caração pede descanso, é normal de quem é humano, de quem tem sentimentos, de quem vive e respira. Nestes dias sou meio chata mesmo, e se ja sou de pouco conversa a coisa piora, porque não consigo ter que tolerar gente me questionando o tempo todo, ou me alfinetando ao invés de se sentar ao meu lado e dizer "tô aqui", porque tem dias que é apenas isto que a gente espera de quem nos ama, colo, abrigo, compreensão e silêncio também, principalmente quando precisamos tomar certas decisões que ficam martelando na mente da gente. Há coisas em nossa vida que não contamos, há sonhos nossos grandes e especiais que ainda não realizamos, há tantas coisas que a gente ainda não conseguiu que as vezes temos aquela parada obrigatória exigida pelos cansaços diários que vez ou outra faz doer o que ainda não alcançamos. Quando a gente era criança tinhamos sempre alguém do lado pra nos ajudar a atravessar a rua, ou para satisfazer algum capricho nosso, mas crescemos, o atravessar a rua se tornou perigoso e se não formos cautelosos corremos o risco de sermos atropelados pela maldade que não tem freio, nem direção. Não, nada é fácil pra ninguém, nada se conquista de mão beijada e o que quero te dizer é que estes momentos ruins todos nós temos, mas tanto nos bons quanto nos maus dias Deus sempre esta do nosso lado, Ele sempre esta nos acalmando de alguma forma e nos fortalecendo também, pode até parecer que não, mas o amanhã sempre chega diferente, e as tempestades internas e doídas em nós acaba passando quando decidimos nos vencer ao invés de retroceder.
Não, nesta vida não basta bater no peito e dizer "eu sou do bem", não basta abrir a boca de canto a canto e dizer "não me alinho a maldade", não basta baixar a cabeça e mostrar uma humildade que não tem, não basta fazer de tudo para aparecer e no fundo se passar por ninguém. Nesta vida "meu bem", o que vale a pena é o que você faz, são as suas atitudes que revelam quem você é, são as suas palavras proferidas aos ventos que vão tirando a sua maquiagem, são os seus mal feitos que vão decorando a sua personalidade. Ja vi muita gente grande de alma pequena, ja vi muita gente se esquivando do amor pra causar dor, já vi muita gente com a língua ferina espalhando o seu rancor. O que vale é a transparência, é o que você deixa transparecer do outro lado do seu olhar, é o que você carrega no coração, é o que você espalha através de suas ações.
Seu passado pode sim, servir de experiências para o seu amanhã, suas dores, perdas e fracassos podem sim serem lembrados como fatos de superação, mas nada do que não deu certo ontem pode desenhar o seu futuro, nada do que você foi ou fez de errado pode definir a história de Deus pra sua vida, nada e nem ninguém pode te impedir de se continuar. Sofrer pelos seus erros não é tão vantajoso como querer recomeçar, ficar se martirizando pelo relacionamento que acabou, pela pessoa que te machucou, pelas feridas que a vida te causou não trará de volta as possibilidade que Deus te da de fazer de novo ou de pelo menos tentar se reconstruir. Há coisas do passado que não podemos carregar por uma vida toda, há mágoas que não podemos deixar com que criem raízes em nós ao ponto de nos encarcerar na derrota e nos algemar no medo de amar de novo, de confiar de novo, de viver de novo. O que quero dizer a você que anda reclamando de tudo e não se permite ser feliz é que tudo neste mundo depende do nosso primeiro passo, que ninguém pode te ajudar se você não quiser, e que certas lembranças ruins só te distanciará do que é pra ser bonito e inacreditável em sua vida. Arrume as gavetas da sua alma, jogue fora o que não vale a pena guardar, tire da estante do seu coração o que só te traz dor e sofrimento, abra os espaços precisos em seu coração para que o amor se abrigue, e se dê uma nova chance. Há sempre um caminho novo pra quem se permite recomeçar. Chega de se lamentar.....
''esse sentimento me consome
me destrói e dói
tenho o sabor mais amargo na boca, o frio domina meu coração.''
Leva o arco-íris em cada fio do cabelo.
Em sua pele, madrepérolas hesitantes
pintam leves alvoradas de neblina.
Evaporam-se-lhe os vestidos, na paisagem.
É apenas o vento que vai levando o seu corpo pelas alamedas.
A cada passo, uma flor, a cada movimento, um pássaro.
