Cultura
NORDESTE.
Do sertão ao litoral
do agricultor ao vaqueiro
da cultura regional
da pesca e do fazendeiro
fale bem ou fale mal
o nordeste é essencial
na vida do brasileiro.
Seja na escola ou entre os colegas de trabalho é preciso abandonar a cultura antilúdica que nos faz pensar e acreditar que temos que escolher entre brincar e aprender.
A maturidade de uma cultura é a tranquilidade de ser o que se é – de não se submeter a métricas de sucesso que não são as nossas.
Ao Mestre.
Falar da literatura
Tem que ter sabedoria
O cordel é uma cultura
Que é feita com maestria
Você tem a desenvoltura
Que parece partitura
dos versos da poesia.
A melhor politica publica brasileira de cultura e educação ainda é o incentivo a leitura e a proliferação de novas bibliotecas.
A alienação é inseparável da cultura, da civilização e da vida em sociedade. (...) A alienação é completa quando me identifico completamente com minha máscara, totalmente satisfeito com meu papel e convencido de que qualquer outra identidade ou papel é inconcebível.
O oposto da arte...
O oposto da cultura...
O oposto do orgulho...
O oposto do amor...
... é a indiferença"
Toda nação que não investe em conhecimento, em cultura e artes; terá a violência, a alienação e a degradação moral como base da sociedade.
“Se for pra ser viciado, que seja em esportes, música, cultura pop e estudos — e não em álcool, drogas ou cigarro.”
"A cultura ou saber não se apresenta a nós como uma chave que nos permite dominar o caos e a confusão da vida, mas, ao contrário, devido a seu próprio crescimento fabuloso, converteu-se, por sua vez, na selva onde o homem se perde."
A cultura se molda a recursos:
A facilidade para acesso a recursos gerem alteração no comportamento da massa, pois a cultura se originou da necessidade de recursos.
A disponibilidade de recursos geram espaço para reflexão e desenvolvimento de porções cognitivas, tanto que sociedades com maior IDH tendem a ter uma cultura comportamental similar, o mesmo ocorre com grupos que vivem em países de baixo IDH, mas possuem acesso a recursos de países mais desenvolvidos.
Já fui contestado muitas vezes, por ligar a literatura ao artesanato, a arte e a cultura. Mas, o que será mesmo a literatura, senão a história do seu povo, e de tudo que circula por sua volta?
Cor é somente cor? Ou tem algo a mais?
A cor nos diferencia, a cor nos molda.
A cor é cultura? Ou a cor é prisão?
A cor pode ser única.
Ou seja: aproveite a sua cor.
Porque é mistura de tudo — e tudo é cor, hoje em dia.
O mundo... melhor... será que vamos conseguir?
Ou a cor ainda continuará a nos diferenciar negativamente?
