Culpar
Mordido
Me falta um pedaço que foi bem mordido por quem não posso culpar.
Lembro-me inteiro e como antes sentia ali onde não faltava.
Não fui surpreendido por aquela malícia.
Sabia dos dentes, do profundo olhar que traga.
Deixei sem interromper. Era vivo; era eu e meu.
Fui aquela parte levado como por alguém que espalhasse minhas palavras nos ouvidos de tantos, nos encontros e apresentações, nas ruas escurecidas que estão poucos a sorrir.
Deixei.
Sou resignificado.
A Parte que foi, deixa o espaço e todo seu passado inviolado.
As linhas preenchidas são mais soltas e vão mais facilmente por todas essas janelas abertas.
Delas não se vê o jardim; se vê lua. Ficou mais frio, mais denso e escuro.
A Parte que foi, deixa o espaço.
Lembro-me inteiro e como antes sentia ali onde estava.
Resignifico meus dedos nessas linhas preenchidas.
Receoso ainda. Mordido. Sem medo atravesso a noite.
Entroso movimentos nas voltas do que vejo e do que foi.
Tão vivo quanto são as charadas e as metáforas que se tornam uma na outra.
Ora com chances, ora sem apelos.
Podemos nos culpar por ter nascido do jeito que somos? Mas se ao invés de olharmos apenas para os nossos defeitos, olhássemos todas as nossas qualidades, acho que teríamos um ou vários motivos a mais para olhar a vida com outros olhos e sorrir.
... Eu costumava me culpar, e dizer: "Eu não aprendo!"
Mas hoje percebo que a culpa não é minha. As pessoas partem por que tudo na vida passa, tudo permanece em eterno e imutável movimento... Assim são as moléculas, as micro partículas, os pensamentos...
Ninguém entra em nossas vidas pra ficar. Um dia, de uma forma ou de outra elas partem. A Lembrança e a Saudade tomam seu lugar.
Não te culpo por estar assim, apesar de que é caracteristica do ser humano querer sempre culpar alguem por algo que passou ou esta passando. Mais é triste saber que você nao é quem pensei que fosse, é triste saber que me decpecionei por minha propria culpa, por acreditar em simples palavras e poucas atitudes. Só queria saber porque criamos tantas expectativas, se provavelmente o que virá mais a frente seja uma grande decepção.
Cada pessoa é responsável por aquilo que sente, naum se pode culpar ninguem pelos nossos sentimentos.
Tambem ja sofri por amar alguem ou alguma coisa, e a perder.
Hoje sei que ninguem possui ninguem, amar se resume a isso: Sentir que se tem a coisa mas importante do mundo sem a possuir.
O quanto alguém consegue suportar sem pestanejar, sem maldizer, sem culpar outros quando algum erro acontece diz tudo sobre a pessoa. Se ela está no centro qualquer tornado, por mais forte que seja, pode até deixá-la descabelada e desalinhada, mas não inconsciente.
Não adianta se culpar. Era para acontecer, desse jeito ou de outro. Calma. O que é verdadeiro volta.
De nada adianta culpar as pessoas por terem saido da sua vida, quem fará isto com maestria é o tempo que é bem amigo das voltas que a vida dá.
FACIL
É fácil culpar
Quem ficou na inércia.
É difícil assumir os erros
Quando eles condicionam a perda!
Sabe aquele lance de propaganda enganosa? Não foi no seu caso. Quem pode me culpar pelo que aconteceu? Você é irresistível demais meu amigo. Desculpa as certinhas de plantão... Mas só vive intensamente quem não tem medo, quem topa o errado, porque muitas vezes o errado nem é bom, o errado é OTIMO!
O quanto sedutor você pode ser? O quanto você pode me influenciar? Não quero saber, só quero culpar você por me fazer ceder os seus galanteios carnais.
O importante na vida é se permitir viver cada instante como se único fosse, sem culpar-se pelo que não foi feito ontem e tentar fazê-lo hoje com toda vontade que há em seu ser; é viver como se no seu mundo não tivesse o futuro, nem mesmo o passado e tão somente existisse em seus pensamentos instantâneos "o presente", pois esse sim se vivido com muita vontade, intensidade, desejo e confiança em si mesmo e em Deus fará com que seu futuro tenha grandes possibilidades de ser bem melhor do que você possa ter sonhado um dia na vida.
Se arrepender, não vai mudar nada. Se culpar, não ajuda muita coisa. Se castigar, dói. As pessoas tem mania de achar que se arrepender, se culpar, se castigar vai ajudar em alguma coisa. Isso é um grande equivoco. O que muda uma dor, o que muda uma pessoa, são as suas ATITUDES. Isso mesmo, se você só se lamentar, só chorar, você não vai mudar nada. Então vamos começar agora, que tal? Ta fazendo mal? Joga fora. Ta doendo? Toma um gole de realidade, e acorda. Ta incomodando? Mecha-se, vamos ter atitude de mudar isso. É o relacionamento que não ta bom. São os pais se separando. São "amigos" falsos. São vizinhos que não tomam conta da própria vida... Enfim, enumeras situações, da qual nos vemos de mãos atadas, sem coragem ou sem força pra mudarmos isso. Então caros amigos, experiência própria. Não fique parado esperando que as coisas aconteçam, que as coisas mudem sozinhas, porque não vão mudar. Aprenda que para ser feliz, é preciso passar pela dor, pela tristeza, pela decepção, e em vários momentos de nossas vidas, essas frustrações apareceram, mas cabe a nós, e somente nós, termos atitudes e mudarmos isso. Levanta essa cabeça, você é linda, mas só de cabeça erguida. Não chore atoa, seja forte, respire fundo, lembre do quão importante você é pra muitas pessoas. Vai passar, as coisas vão mudar, mas você tem que cooperar.
Pessoas furiosas que precisam de alguém para culpar sua dor
É mais comum do que se imagina culpar o outro, o bairro, o papa, o mundo pelo descontentamento de uma vida, por contrariações diárias ou por algo que tenha dado errado.
Não estou dizendo que injustiças não existam que terceiros não sejam responsáveis por seus fracassos através de puxada de tapetes, dissimuladores e pessoas ruins.
Mas fique atento se você não é a vítima de todas as catástrofes, se o mundo anda conspirando em seu desfavor, se tudo dá errado sempre!
Precisamos disciplinar atitudes visando reduzir às perdas, os lutos, as chateações, as arrogâncias e seguir em frente quando precisar e sempre que precisar.
Se os erros estão maiores que os acertos, se o ruim sobressai o bom, que tal mudar os rumos, às vezes o que recebemos do universo é apenas o eco das nossas ações.
Mesmo que você esteja no fundo do poço por vontade alheia, levante-se, limpe os joelhos, olhe para frente e siga.
Quero mais deuses no céu para culpar pelas coisas que dão errado...os gregos antigos é que eram espertos.
"Caramba, que mania de pedir desculpas,
se não há culpas, des-culpar é contradição,
tirar aquilo que não há...
Não peça desculpas,
des-ocupe-se do medo,
des-trave o riso,
des-cuide do ontem.
des-peça da tristeza,
e vá ser feliz pra valer..."
As pessoas preferem culpar as outras por suas fraquezas e falta de atitude, se ao invés disto agissem e buscassem o que querem haveria menos lamentos e muito mais definições.
Não é culpa do lugar,pare de culpar o planeta pelos seus atos ! Não haveria tanto calor se existissem mais árvores nas ruas !
- Relacionados
- É Fácil Culpar
- Culpar os outros e Não a Si
- Chega de me Culpar