Culpa
"" Se um dia eu for cobrado pelo amor que perdi, direi que tenho somente metade da culpa, a outra metade não entendeu ou não acreditou que era amor...
" Não,não é minha culpa
são seus olhos, lindos olhos
e se por acaso me culpar
Peço-lhe para olhar no espelho
Dessa forma, você vai entender minhas razões
não foi minha culpa
e se você ainda não me perdoar
saiba amor,
você foi meu maior sonho
minha miragem, quando estava morrendo e precisando do seu amor
mas eu não quero que você fique por ficar
estarei sozinho, talvez até um pouco feliz
Você pode ir, eu não vou morrer sem você.
até porque a dor já me faz companhia por tanto tempo
vá e seja feliz, pelo menos um de nós não irá chorar
Desejo-lhe a plenitude da felicidade
que eu sempre sonhei viver
a lado seu ...
" Pratique o bem, independente do que lhe fizerem, você não tem culpa da maldade que existe no mundo, nem da infelicidade que há em certos corações...
Que não seja culpa tua
nem minha
que simbolize
o que der
e derrame o perfume sagrado da saudade
porque assim
na ausência
ouviras falar
e quando nada puderes fazer
saberás o que não morre
no coração
"O inconseqüênte, na sua corrida pra fugir da culpa dos seus atos, destrói todas a pontes para não ser perseguido, mas se esquece que logo na frente a estrada termina e ele precisará retornar para matar sua fome."
Bebe do meu cântaro se tens sede...
Que eu sem culpa já bebi...
Todos os venenos foram contatos...
Não fizeram-me mal...
Apenas me fortaleci...
Pus-me a escutar as vozes do silêncio...
Tanto sonho...
Tanta mágoa…
Se tens fome...
Come do meu pão...
Se eu tenho...
Da-me sua mão...
Que importa!
Ninguém sabe...
Daquele amor perdido...
Por dentro das escura noite...
Confundindo os sentidos...
Quantos, que marcham pela vida...
No intenso tráfego dos rotineiros dias...
Expõe suas tolas vontades...
Diante emoções tão frias...
Cavalheiro da triste figura...
Moinho a braços com o vento...
Nenhuma alegria ouvistes...
Só tristezas...
Desalentos...
Quando saíres, não me esqueças...
E não me cortes com a navalha...
Como dizer a um coração fora do peito...
Que para o vinho não há taça?
Por detrás de cada esquina...
A ver no mundo seco a seca realidade...
Erguendo os densos véus ...
Há de livrar-nos Deus...
Da dor indiferente da maldade...
Dos pares meus...
Sandro Paschoal Nogueira
A culpa não é de Deus.
Lamentamos muito quando algo dá errado, muitos ficam se perguntando: Por que isso aconteceu comigo? Sou bom, minhas atitudes são boas, será que mereço esse castigo? Deus, por que está sendo cruel comigo?
Ora, Deus por ser a essência e origem de tudo, é extremamente perfeito, e se olharmos com calma vamos entender que Ele, não pode intervir nessas nossas questões. Se refletirmos começamos a talvez, compreender sua infinita sabedoria.
Em que pese os defensores do ateísmo e aos exegetas bíblicos, de uma forma resumida posso citar que: Somos criaturas, logo, temos um criador.
Dentro desse pensamento, quem nos criou, deu-nos a faculdade de fazermos nossas próprias escolhas e, consequentemente colhermos o nosso plantio.
Então por que coisas ruins, acontecem com boas pessoas? Simples, as coisas simplesmente acontecem. Não é porque você está sendo castigado ou abençoado, elas acontecem, somente isso. Alguém ganha na loteria, enquanto milhares não, mas, todos jogaram.
Querer pedir a Deus que lhe privilegie, seria admitir que Deus está a seu serviço. Será que isso não deveria ser o contrário?
Há um dito que diz: "O cemitério está cheio de boas pessoas e intenções."
Isso é verdadeiro e serve de alerta, será que estamos vivendo pensando somente em crime e castigo? Em recompensas e bênçãos?
Se assim estiver agindo, repense, não crie seu paraíso ou inferno particular antes da hora. Saboreie a vida, independente de suas agruras, abrace e aceite as coisas como ela são.
Se você for acometido por uma doença grave, isso não será castigo, você adoeceu, só isso.
Aceite, entenda o problema, use o dom que recebeu, levante-se.
Nesta pequena e insignificante passagem por esse planeta, pouco fazemos, pouco vivemos, e muito desperdiçamos.
A culpa não é de Deus. Se ele interferisse em todas as questões, como disse, ele seria o servo, e não o servido.
Deus não está a serviço, Ele, não é um prestador de favores.
Qualificá-lo assim, mostra nossa pequenez, mostra nossa estultícia, e mostra nossa arrogância.
Deus lhe deu a vida. Respeite isso, VIVA.
Pense nisso.
Paz e bem.
Ilumine seu dia.
A culpa é da palavra.
Não há nada mais apocalíptico do que o nascimento de uma palavra, para determinar possíveis males.
Me recordo quando na infância, carinhosamente era chamado aos berros pelos meus amigos por alguma alcunha ( Japão, japonês preto, índio) e, da mesma forma, retribuía aos apelidos, distribuindo outros.
Era comum, piadas sobre os diversos gêneros, raças, credos, nacionalidades, enfim.
Qual brasileiro nunca ouviu uma piada de português? Como também era comum, entre os meninos, a guerra de mamonas, o troca-tapas em algumas brincadeiras infantis como um tal de "garrafão". Era tapa para todo lado.
Mas, em determinado momento desta maravilhosa modernidade e evolução social, pessoas se sentindo ofendidas e, achando que esse comportamento era inadequado, fez gestar as palavras: bullying, estresse, depressão.
A partir daí, tudo ficou ofensivo e todos ficaram horrorizados com essas práticas. Destaca-se a hipocrisia do comportamento humano em detrimento a esses temas, como a mais pura qualidade do ser humano. Jornais, revistas, meios de comunicação. Denúncias das mais diversas saltaram ao alvorecer.
Bullyinólogos, estressólogos, depressólogos, mimissólogos. Todos empunhando uma bandeira contra essas ações, agora horrendas. Doentes gerando doença.
Que depressão, estresse, bullying podem levar a uma doença, tendo como resultado a morte, isso pode ocorrer. A exemplo, descobri a pouco tempo que o ovo, que também é um uma pequena parte, produto de amor dos galináceos, faz mal a saúde, parei de comer ovo, depois vi uma pesquisa na qual afirmava que o ovo faz bem, fiquei em dúvida, a dúvida gerou estresse, com medo de comer ou não, o ovo, se necessário ou não à minha saúde, fui parar no psicólogo, e após várias sessões, me encaminhou ao psiquiatra, que disse que eu estava depressivo, e me deu remédios. Graças a Deus, descobriram minha doença.
Falando em doença, que saudade de ouvir a simples palavra: "Virose, é só uma virose". Ou seja, toca o carro, se estragar a gente tenta consertar.
Hoje queremos ter um diagnóstico, um nome. Saímos felizes quando temos um nome de qualquer enfermidade. Eureka, #seiminhadoença.
E falando em eureka, descobriram a pouco que tem um vírus no Brasil desde novembro do ano passado. E que talvez, ele esteja há mais tempo aqui é há mais tempo ainda em outros países. Mas, aí veio alguém, o batizou e disse, você se chamará CORONA VIRUS, ou COVID-19, pronto, armou-se o caos.
Embora Deus no Velho Testamento condene a estultícia, a ignorância as vezes pode ser uma benção.
Pense e reflita.
Paz e bem.
Ilumine seu dia.
"Luz no Abismo"
Às vezes, você sente o peso de tudo: o medo que paralisa, a culpa que corrói, a vergonha que se esconde no peito, o vazio que ecoa no silêncio. Cada passo parece arrastá-lo para um fundo escuro, onde a ansiedade sussurra que você não é suficiente, que tudo é tarde demais, que não há saída. A raiva e o ressentimento queimam como correntes invisíveis, e a solidão parece uma cela sem porta.
Mas, mesmo nesse abismo, existe uma luz que você ainda pode alcançar. Ela começa com um gesto simples: olhar para fora de si mesmo. Um ato de bondade, uma mão estendida, um sorriso oferecido sem esperar nada em troca. A cada pequeno ato de altruísmo, a cada instante de empatia, você sente o coração se expandir, a esperança brotar, a coragem crescer.
O caminho para fora do fundo não é ignorar a dor, mas transformá-la. Use a tristeza para compreender, a raiva para se proteger sem ferir, a culpa para reparar e aprender. E, acima de tudo, escolha mover-se pelo outro: a alegria de ajudar alguém, a gratidão compartilhada, a conexão verdadeira — esses sentimentos não apenas elevam quem você toca, mas também erguem você.
Mesmo quando o mundo parece pesado, você pode escolher ser luz. Cada gesto de generosidade é uma escada para subir, cada ato de compaixão é um passo em direção à liberdade emocional. O fundo não é eterno, mas a bondade e o altruísmo podem ser.
E ali, no topo, você percebe: o que antes o aprisionava agora serve de ponte. E a vida, finalmente, se abre para você.
Depois de toda essa culpa e angústia que senti, finalmente consegui me libertar do peso de passar a vida esperando por você.
E sim, dessa vez é diferente, porque agora, eu tenho certeza que não quero mais você na minha vida.
Consigo perceber que você não faz mais parte do meu presente e muito menos do meu futuro.
Tenho que te agradecer por um passado cheio de história e bons momentos. De certa forma, tenho um carinho por você. Mas eu sei que para o meu bem, e para o seu também, nossos caminhos não devem se cruzar mais.
Agora sou eu que não te quero mais.
É difícil conviver com a culpa. A dor de saber que eu poderia ter feito muito mais do que fiz.
Agora já é tarde. Não posso mudar a situação.
Eu não sei se um dia eu vou conseguir me livrar dessa dor, que pelo menos por enquanto, dominou minha vida.
Quem sabe um dia eu possa me perdoar...
Faça por você, pra não fingir
Desculpa, sem culpa
É um adeus, não posso mais
Desculpa, sem culpa
Se terminou, não era pra ser
Sem culpa, nunca
Sigo meus instintos, não me procure mais
Chega de estratégias, comigo não dá
Não quero ser um capricho a mais
O certo é que não deve esperar
Porque a vida em um segundo se vai
Não posso te mudar, nem te fazer amadurecer
“Não coloque a culpa no Presidente por você ser estúpido, o governo não é responsável pelos fracassos de suas ideias brilhantes.”
As pessoas jogam a culpa no Diabo, ele não te obriga a pecar e nem fazer maldade, apenas seduz para isso, você tem a livre escolha de dizer não e recusar o prato.
