Crônicas de Romances

Cerca de 79 crônicas de Romances

E você acha mesmo que só porque teve alguns "romances" na vida já sabe tudo sobre o amor?

Acha que mesmo que usar uma aliança ira lhe privar de conhecer alguém bacana? A quem você quer enganar?

Se isolando um mundinho tão particular onde até mesmo lhe falta oxigênio.

A vida é muito mais dolorosa do que sentir que "perdeu" alguém.

A verdade é que você nunca vai sentir verdadeiramente as coisas, enquanto se preocupar apenas com seu ego.

Então pare com essa auto-piedade... Esse tipo de comportamento não combina com você, nunca combinou.

Inserida por lusandro

ALMA DA ÁFRICA,ALMA DO BRASIL

A narrativa de Antonio Olinto em seus romances africanos começa, em A casa da água, como uma enxurrada. Não há introdução, preparativos, prolegômenos. O leitor literalmente mergulha, já na primeira frase, em uma enchente. É a metáfora que conduz o discurso, uma recuperação moderna da narrativa sinfônica. Olinto escreve como quem conta uma história ao pé da fogueira na noite da África ancestral. Enumera os usos e costumes, o sincretismo religioso, os procedimentos curativos, o folclore, o cotidiano das casas e das ruas, mas principalmente localiza o leitor, pondo e transpondo pessoas, com enorme habilidade, em lugares de aqui e de acolá, do Piau a Juiz de Fora, do Rio à Bahia, do Brasil à África. Mas, se o espaço tem destaque na linguagem, o tempo é etéreo. Tempus fugit. A primeira referência temporal só se dá por volta da página 200, quando se menciona a guerra. "Mariana achava ingleses, franceses e alemães tão parecidos, por que haveriam de brigar, mas deviam ter lá suas razões." Somente ao final do livro uma tabela de datas vai esclarecer de que tempo histórico se está falando. E aí está: o tempo cronológico não tem importância.

Os achados de linguagem são tocantes. Logo à página 20, damos com esta preciosidade: "As mulheres ficaram com receio de olhar para fora e puseram os olhos no chão, Mariana, não, Mariana comeu o prazer de cada imagem." À página 58, outra: "Maria Gorda pegou-a no colo, começou a falar, tinha uma voz boa e gorda também." E à página 64: "A alegria dominou durante outra semana ainda o navio, mas foi-se diluindo em pedaços cada vez maiores de silêncio." É a voz soberana do narrador, simples, despida e precisa, fazendo um registro. Sem avaliações morais ou moralistas. O padre José que bebe cachaça, a matança cerimonial, a fornicação sem vergonhas. O livro é a pauta da vida. Desenvolve-se. Evolui, como um navio que avança pelas ondas franjadas. O livro é a vida, em seu processo, sujeitando as pessoas pela tradição, cultura, pela dinâmica própria. Um relicário da prodigiosa observação desse autor que funde ficção e memória em uma liga só, emocionante
A Casa da água foi lançado em 1969 e serviu de esteio para os outros dois livros da trilogia (O Rei de Keto e o Trono de Vidro). A análise da alma africana, e por extensão da alma humana, é preciosa, no texto de Antonio Olinto. Mas não está em fatos pitorescos ou nas anedotas. Está nos refrões, pregões, imprecações. Vejam esta frase: "Ele tinha boa cara, os lábios, grossos e fortes, formavam um sorriso lento, que demorava a se formar e demorava a se desfazer." Outra: "O pai revelou-se um homem baixo e muito gordo, a boca se esparramava como a de um sapo, ria uma risada enorme e demorada."
A trilogia do acadêmico Antonio Olinto é um compêndio sobre costumes de um povo que passou muitos anos lutando para manter a sua identidade. Assim, a pretexto de falar da alma da África, o autor fala da alma do Brasil. O fio condutor é Mariana, errante e errática, miscigenada e híbrida, suspensa entre dois mundos, como a água do mar, a água da enchente, nessa torrente de vida. Mas uma mulher firme, empreendedora, justa. Uma brasileira. A frase de Mariana, ao batizar a sua loja, comprada com o trabalho de uma vida, de Casa da água, foi esta: "É que eu comecei a ser eu depois que fiz um poço." Anos mais tarde, ela diria (página 59 de O Rei de Keto): "A coisa mais importante que fiz foi abrir um poço em Lagos quando era moça." Quanta densidade em duas frases!
Aqui e ali, a voz do autor se deixa evidenciar, numa cuidada intervenção da primeira pessoa. São apenas dois ou três verbos em cada volume, com desinência voltada para o eu. Artifícios de um habilidoso processo de construção da narrativa.

A um homem que viveu a África, como adido cultural na Nigéria, escolho a boa tradição iorubá, e termino este artigo com um oriki, como faz o autor no seu romance: ó Antonio Olinto, tu que ensinas a ver e a julgar, que estás no teu merecido lugar no cenáculo da Academia Brasileira de Letras, que escrevas muito e que teus escritos sejam recebidos com alegria pelos nossos corações, para sempre. Porque tua obra, nobre escritor, é como tu: tem a energia do trovão, a sabedoria dos nossos ancestrais e a serenidade do mar calmo.



Jornal da Letras, edição de setembro de 2007

Inserida por fraseschalita

Sobre amor não correspondido ou romances que cessaram com o tempo...
"Seguir em frente, além de ser uma decisão, é também uma busca incessante, a fim de não olhar para trás.
É ter no peito um coração vazio e carregar no semblante a esperança que ainda resta.
É saber que a vida continua, mesmo faltando aquele pedaço de você.
É continuar escrever a história, reinventar, renascer.
Até o dia que acordar e perceber que está inteiro, reconstruído e restaurado.
Não há vergonha alguma em carregar cicatrizes".

Inserida por EliCristina

Romances improváveis acontecem em horas que a gente nunca espera... Talvez essa seja a graça da vida... Coisas improváveis, coisas que não têm hora, e nem lugar para acontecer...

Comigo foi assim. Criei muita expectativa em coisas que hoje vejo que não valeram a pena... Não digo que me arrependo das coisas em que eu acreditei que poderiam dar certo. Mas acho, que insiste demais em coisas fúteis... Mas os caminhos e as escolhas que eu decide seguir, me trouxeram para um lugar que não me arrependo de ter chegado... Talvez hoje eu esteja aqui, pela experiência vivida, pelas coisas ruins que passei, pelas lágrimas derramadas ao longo das noites solitárias que vivi... Mas acho que acima de tudo, a culpa por estar aqui, vivendo esse momento incrível em minha vida, seja pelo fato deu nunca ter deixado de acreditar que vale apenas seguir em frente, e sempre acreditar que momentos incríveis vão acontecer... "Coisas boas sempre chegam"!

Sempre tive em meu coração, o desejo de nunca mudar minha essência, e meu caráter. Sempre pensei que esse jeito meigo, bobo e louco de ser, seria perfeito para alguém... E vejo que estava certo, não precisei mudar meu jeito de ser, para ser feliz com alguém...

OBS: A vida é curta demais, para perder tempo achando que o "Amor Verdadeiro" se encontra... Construa o, dia após dia, sempre intensamente... Se não a única coisa que terá é a ilusão dele. E ilusões sempre acabam com o tempo!

Inserida por Espafaroti

Ultimamente, os romances estão muito convenientes. Com apenas alguns movimentos para a esquerda ou direita encontramos uma pessoa que julgamos ser “boa o suficiente” para merecer um pouco de nossa atenção e marcamos encontros, mesmo sem o mínimo de desejo verdadeiro.

Nosso critério para julgar uma pessoa é o quão bem ela aparenta ser dentro da tela de nossos celulares, e não o que realmente pode agregar em nossas vidas.
Não valorizamos mais a conexão, apenas aceitamos a realidade de que “as pessoas só nos querem por nossos corpos”, então é isso que devemos valorizar para conseguirmos ter alguém ao nosso lado. Dessa maneira, tornamo-nos cada vez mais vazios e solitários.

Sinto que nós desaprendemos a amar, esquecemos o verdadeiro significado do amor. Valorizamos mais uma resposta rápida nas redes sociais do que o tempo juntos, o carinho, o esforço para estar presente ao nosso lado.

Situações especiais como as borboletas no estômago e ansiedade pelo primeiro beijo parecem estar aos poucos indo embora, porque tudo está se tornando efêmero, com a mesma intensidade com que somos desejados, somos substituídos. Não temos tempo para realmente conhecer as pessoas que estão ao nosso lado, é tudo muito rápido, muito superficial.

O amor tornou-se uma dificuldade, um caminho cheio de obstáculos. Devemos viver alertas vinte e quatro horas por dia, preparados para afastar qualquer pessoa que não tenha os mesmos objetivos do nosso caminho, e no meio de toda essa confusão e vai e vem, devemos encontrar a “pessoa certa”, a pessoa que será o encaixe perfeito, que nos trará apenas alegrias e sucessos.

No entanto, no mundo real, as coisas não são assim. Não existe uma pessoa perfeita que resolverá todos os nossos problemas, dar-nos todo o amor que nos foi negado, sarar nossas feridas e criar um relacionamento perfeito, sem diferenças, decepções, lutas e problemas. Abandone essas expectativas.

As pessoas têm muitos defeitos e estão constantemente errando. Até mesmo aqueles que consideramos “perfeitos” têm falhas e valores que não correspondem aos nossos em algum momento. Nossos relacionamentos serão desafiadores e difíceis em muitos momentos, e tudo bem, a vida é assim, se criarmos ideais perfeitos de relacionamentos, estaremos buscando algo que nunca encontraremos, porque não existe.

Não existe alguém perfeito esperando por nós, devemos deixar de lado expectativas irrealistas e aceitar que as pessoas são como são, imperfeitas e falhas.
Aceitando essa realidade, podemos buscar relacionamentos reais, face a face, e abandonar essa história de celular e virtualidade. O amor não é encontrado na informalidade, na efemeridade, na perfeição.

De fato, amor e perfeição não existem no mesmo contexto. O amor é real, a perfeição não passa de uma ilusão. Amor é encontrar alguém que nos irrita, mas que nos faz felizes. É desenvolver o desejo de ser melhor por alguém e se esforçar para trazer alegria em sua vida, é celebrar uma conexão imperfeita, mas única.

O amor não precisa ser perfeito, mas tem que ser verdadeiro.

Inserida por RivaAlmeida

" Inteligência

O saber tem diversas nuances
Em sua dança cria romances
Completo harmônico Shiva
Com cada movimento um viva

Em diversos tons te faz colorir
Petálas de flores em nossos jardins
Tuas belas notas musicais criam rimas
Levantam almas e as animam

Mitos nos afastam da realidade
Do eterno agora que faço parte
Abençoados ancestrais da verdade

Incansáveis ministram justiça
Julgando com pesos e medidas
Seu reflexo que também cria"

Jonathan Oliveira

Inserida por Jonathanmmoliveira

Conquistar

Quero conquista você,como um livro em sua estante, repleto de aventuras, romances e mistérios.
Como o primeiro raio de sol á entra em sua janela,como a primeira estrela á surgi no céu,quero ser eterna e única em sua vida.
Toca-te como ninguém ousou toca, acaricia teus cabelos enquanto dorme , zelar teu sono como um anjo,amanhecer o dia ao teu lado, sorri e dize Bom dia amor!..

Inserida por Taysilva10

Romance

Bom... nesta noite vou escrever
Depois de alguns romances ver
Não é que eu esteja inspirado
Mas quero ao menos dizer algo
Para no dia seguinte sentir

É realmente complicado
Mas não é nenhum pouco chato
Talvez um dia , possivelmente
Eu viva algo semelhante
Pois acho isto interessante

Mas o amor romântico não é fácil
Simplesmente é raro de se ter
Mesmo que muitas vezes se deseje
Dificilmente , algum dia...
Se tornaria a realidade minha

Mas nada impede
Que eu viva , mesmo ilusoriamente
Todo o amor que já sonhei
Apenas dentro do meu ser
Imaginando o que pudesse acontecer

Mas não importa o tempo
Quer dizer... posso esperar
Até que um dia eu conheça
Um alguém que me entenda
Mas... quero isso com toda a certeza

Inserida por CastelhanoWolf

Dilemas
A vida poderia ser um pouco mais amena , deveria ser como os romances dos cinema , poderíamos paralisar a cena , sempre que acharmos que valeria a pena.
tomar o controle da vida e acelerar aquelas cenas que causam ferida
Tenho mesmo que escolher? Ainda que isso me fará sofrer,
Possibilidades diante de mim , sinto-me preso em uma esquina sem fim
Dilemas meus, que acabam se tornando seus, pelo fato de insistir em fazer parte do meu existir .
Precisamos decidir antes que os castelos de sonhos venha ruir e o tempo roube a chance de uma nova historia construir
Quão doloroso é sonhar com algo maravilhoso em tempo conflituoso e viver a dura realidade do pesadelo assombroso.
Iludidos acreditamos na revogação da escravidão, se de fato meus pecados fossem perdoados, a força da lei tinha revogado, nunca que pelos meus iguais seria julgado e consequentemente condenado. Somos humanos acuados , machucados e dilacerados ,lutando diariamente com lembranças tristes do passado
nas esquinas da vida e se quer somos notados pelos que transitam ao nosso lado.
Dilema é confusão, pois veemente não lhe da terceira opção, machuca o coração dos que romperam com a grande ilusão fomentada pela religião.
Deixamos de ser Otários e Pensar de modo binário fazendo de um mundo milionário, um pobre salafrário.

Inserida por adelmo_almeida


Epístola para o futuro

ele acabou com todos
os meus romances
com todos os meus sorrisos
com toda minha fé
com toda minha empatia
com tudo que amava
destruiu tudo que acreditava
ele acabou com todos
deixando sobreviver apenas
suas memórias
ele anda entre nós
e está dentro de nós
ele não tem forma
nem tempo para nós
porque ele é o próprio tempo
e não tem sentimentos.

Inserida por Abel-Goncalves

⁠Quando falamos em romances muitos associam a filmes ou séries e criam uma noção utópica de ideal mesmo sem antes praticarem para ver se aquilo realmente daria certo e acabam por se decepcionar quando voltam ao mundo real tentando exercer de forma equivocada o que viram ou ouviram, pensando que talvez tudo ocorresse nos conformes sem riscos de erros.

Para pessoas que possuem certa experiência sabem que antes de tentar entrar em um romance com tons hollywoodianos estes devem saber qual seu conteúdo principal, não me refiro apenas em saber e falar que possui caráter o suficiente para não magoar alguém ou quanta lábia possa possuir para "fisgar" a atenção da pessoa desejada.

Me refiro a saber qual o seu conteúdo, o que tem a oferecer a alguém que seria o seu diferencial entre tantas outras pessoas em meio a multidão? Em particular prefiro pessoas intelectuais o suficiente para entender a profundidade de certos escritos autorais que para certos leigos não passam de mais alguns textos clichê em meio a tantos outros espalhados por aí, mas existe algo a mais quando lidos atenciosamente.

Diria que o meu diferencial são minhas escritas, a forma profunda a qual as escrevo, além de minha inteligência que me capacita a escrever coisas que me agradam.

Poderia adicionar também algo que agrega, seria esta minha habilidade de ouvir e prestar bastante atenção ao que certas pessoas tem a falar, me tornando assim um bom ouvinte e consideravelmente bom conselheiro aos que me procuram, esta é uma parte essencial, tendo em vista os tempos em que vivemos onde as coisas estão tão deprimentes a ponto de todos precisarem ser ouvidos.

Voltando aos alicerces do texto seria proveitoso adicionar que ser sincero consigo mesmo é algo completamente relevante. Se faça os seguintes questionamentos: "Quem sou eu?", "Qual o meu objetivo em um relacionamento e quais os planos para o futuro?", "Quais os meu ideais?" e "Qual seria o tipo de pessoa mais específica possível que seria agradável o suficiente para somar em minha caminhada?".

Conhecer a si mesmo é um grande passo de maturidade e responsabilidade, ademais quando se deseja encontrar alguém para se caminhar ao seu lado deve saber também qual o seu público alvo, não como clientes de uma empresa, mas similar a uma busca de um sonho possível, para após esses passos ter ao menos uma noção de satisfação pessoal se referindo a uma companheira, e assim após engajar nesta trilha persistir até não haver mais para onde ir, pois o ser humano tende a falhar antes de tentar e desiste sem chegar ao fim.

Não ser apenas mais um dentre tantos outros é a sacada da vida, seja diferente o suficiente para ser reconhecido por atitudes honrosas em meio a multidões, principalmente quando está só.

Em virtude dos fatos mencionados posso concluir que após esta breve leitura a qual exige certa reflexão e compreensão todos os que se proporem a ao menos tentar seguir parte da minha linha de raciocínio viram a ser pessoas melhores, não por seguirem algo que falo, mas por pensarem e se questionarem sobre certas coisas jamais imaginadas antes, coisas estas que nos diferem da multidão que é o autoconhecimento!

Inserida por rabiscos_de_vitrine

⁠Brincando com minhas letrinhas invento romances, saudades, amores e dores.....
Brincando com minhas letrinhas faço castelos, estórias e histórias. Também faço rainhas, príncipes, idas e vindas, amores secretos. Brincando de letrinhas vou ao céu, desço ao inferno. Brinco com anjos e brigo com demônios....Assim, brincando, brincando, transformo meu mundo, e escolho sempre brincar de ser feliz, seduzindo a vida, seduzindo quem me lê!
G.M.

Inserida por g_n_rose_magalhaes

Muitos escritores fazer ‘’ romances, dramas…’’ por experiências vividas, eu não, escrevo o que não vejo, não vi, não vivo nem vive, apenas escrevo.
Podem pensar que sou lunático, não, não sou. Sou apenas mais que quer sentir o Amor como o Ar, não é preciso ver ele apenas deixa ele passar, e sentiras que para falar sobre ele não precisa do passado, mas sim do presente porque é esse que nos leva ao futuro.
Escrevo ‘’ cartas, poemas, prosas…’’ sobre Amor, Dor, Desejo e mais, mas vos garanto que não os tenho em minha mente, para mim eles são apenas ‘’um texto’’ não importa qual a sua Natureza, levo a vida para onde eu quero, tenho controlo sobre ela e não ela sobre mim.
Vendo o Por do Sol, sentir a Brisa do Mar, e respirar o Ar na Floresta, sinto palavras a fluir do meu Coração para minha mente, e isso faz de mim um homem Feliz, e com todos os sentimentos disposto a partilhar.
~~ANJO ARREBATADOR~~

Inserida por ribasjose

nevermore

fizemos piqueniques em Pasárgada
tramamos romances rocambolescos
nas praias mais improváveis.
cifras grifos dragões dalém mar
cuspiam fogo em nossa eros-dicção
você era mais luz: eu era mais treva
fomos quase felizes para sempre
antes que você escolhesse o dia
a hora o grand-finale do espetáculo
(ou não escolhesse: a morte é sempre
um pas-de-deux com o deus do acaso)

Geraldo Carneiro
Balada do impostor
Inserida por pensador

⁠Tenho lido alguns romances ultimamente e cada vez mais percebo que nunca chegarei lá.
Vejo isso ao ler as entrelinhas dessa tragédia romântica e me dói por saber que apenas que a reciprocidade não existe.
Assim como nos livros certos momentos ficaram marcados...

Mas feridas são só feridas, uma marca a mais não doi tanto.
Pelo menos não deveria...

Inserida por jpsmmr

Um Brinde ao AMOR
Mas não aquele amor idealizado em romances Hollywoodiano, mas um brinde aquele amor simples... mas intenso
surtado... mas carinhoso
inocente... mas quente
inconsequente... mas eterno
inseguro... mas coerente
inquieto... mas para sempre.
Um brinde a você, a nós e a esse amor que é só nosso.😍❤

Inserida por doutorenques

⁠Eu não nasci pra viver romances de estações e sim para viver amores de época, daqueles que assumir estar apaixonado é a coisa mais bonita do mundo, e não nasci pra esconder amor de ninguém.
E por isso eu não aceito menos que amores sinceros. Que toques da alma e de paixões avassaladoras. Eu não aceito o que não me preenche. Eu não estou aqui para aceitar migalhas que não me convém.

Inserida por Thjapsen

Paixão pouco correspondida;

Romances imparciais são tão
pouco sentimentais.
Passo horas sem te ver isso
me faz enlouquecer.

Consigo demonstrar mais que meros
sentimentos, porque sou pouco
correspondido.
Isso realmente jamais consigo compreender.

Sentimento que machuca, perturba o inconsciente
algo que permanece por vários minutos este amor
oculto, ontem foi mais um dia na sua companhia.

Espero que com o tempo sejam mais que meros momentos.
E a chama que continua pequena, se estenda e vire uma
linda e harmoniosa chama, e este amor que agora clama
novos e deliciosos momentos apareçam com envolvimento...

Inserida por Boysdontcry

Olhando bem a vida, eu vejo sabores, cores, lampejos, romances.
Um acorde por exemplo, feito a esmo é uma exaltação.
Viver é ser gentil consigo mesmo e com os outros.
É olhar viril para o horizonte e nunca perder a esperança.
O Deus do homem não dança. Diferente do meu, que dança, conta piada e é feliz.

Inserida por Jeno

“Na vida da gente, há romances que começaram cheios de flores e outros que terminam cheios de espinhos. Mas não deixe que isso o impeça de encontrar o grande amor da sua vida. Não deu certo com essa pessoa, paciência e bola para frente. A sua vida não gira em torno do umbigo dessa pessoa. Se não deu certo, era porque não era para ser seu. Por aí há diversos olhares que olham em várias direções. Mas quem sabe um desses olhares não te encontre, e faça do seu olhar, o único olhar que ele desejará ter para o resto da vida. ”

Todo dia Deus nos dá uma nova chance de recomeçar.

Inserida por lexgrafia

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp