Cronicas de Marta Medeiros Felicidade
Caixa de pó
Seguro a caixa de pó de arroz
Como se guardasse prata, ouro e só.
Na falta do cheiro que inexiste
Ficou triste o tempo agora.
Apesar de as nuvens fazerem
No céu os mesmos desenhos
Tingem em nossas mentes
Momentos felizes de outrora
Em que os rostos pintávamos
De juventude
Mas o tempo e sua amplitude
Vai apagando nossas glórias
Fazendo da memória uma caixa
Vazia de pó e só.
Fotografia no túmulo
Oh, quanto eras bela!
Chegaste à formosura
da juventude
E em uma aquerela
pousaste,
feito asas de borboletas
resequidas aos ventos!
Os olhos ainda é da juventude.
Paraste o tempo em plenitude
e recortaste o olhos de sua mãe
a pele do teu pai sobre as narinas!
E então pousou-se sobre um sepulcro
onde as aves revoam em vultos
cantoralando, quase um cordel
de rimas que se alcançam o céu.
Eras, pois a formosura da irmã
que antes de envelhecer
te oferecias o afã. da música sepulcral
a oferecer-te sob o véu.
E foi assim o tempo
com teu lamento de pássaros
em arrulhos, diferente do teu barulho
que agora deixa-te no silêncio.
Sono
Não perturbe o sonos dos que dormem
Porque talvez amanha mesmo há de acordar.
Nina-os com uma flor e um pequeno sussurro
Do teu falar.
Não derrame sobre a tumba a lágrima
Quente dos teus olhos
Em que faz nascer abrolhos
No recôndito berço a descansar.
As sombras! Bastam-lhes as sombras
De arvores antigas e as raízes das urtigas
Tateando-lhes o rosto!
Nada é preciso senão a entrada triunfal
Do paraíso.
Deixem-nos dormir em paz.
Eu sou a louca.
A que coleciona borboletas
transparentes e pretas na gaiola mágica
Sou a ninfeta que cortou
os cabelos de Maria Antonieta,
para ouvir de mansinho o tic tic da tesoura trágica.
Sou a desgraçada
Que veio ao mundo sem nada,
assim como Jó que veio do pó e,
ao mesmo pó hei de regressar,
sem tempo para re-pensar.
Eu sou a ostra da sereia
que hospedou areias e devolveu-lhe pérolas belas!
Eu sou a descomedida, a vida, ou a morte
que leva quem está desprovido de sorte.
Eu sou!
O que voou nas asas do serafim
ao encontro do seu próprio fim.
Mas também o que pousou nas entranhas
e de uma forma estranha decolou.
Eu sou a sina que assina tal sorte!
A vida vivida... A morte!
DEVOLVA-ME
(E foi assim que um poeta virou livro. Inspirou outro poeta)
__Devolva-me as palavras doces
e as mais puras gargalhadas...
que te tocaram-lhe os ouvidos!
__Devolva-me !
__Devolvam-me os beijos que com sofreguidão te dei.
__Devolva-me!
As carícias que só eu soube (ou não soube),
mas que desenhei em seu corpo
as marcas da felicidade efêmera.
__Devolva-me!
E se quiseres, te devolverei também os beijos e os abraços.
__Conceda-me uma noite apenas!
E daquela estrada, peço que me retornes de onde parti contigo,
Pois não sei mais voltar, estou perdida.
__Devolva-me!
__Devolva-me a direção do caminho!
Não sabes quem sou e eu não sei quem és.
Talvez nunca saberemos, e fica a ruminação
do quem será, como seria?
E isso remete a nós mesmos,
do quanto não sabemos que somos,
cada qual perguntando de si próprio,
se deslocando ao outro.
Seria uma forma de projeção
em busca da nossa real essência,
da qual nem sobre ela temos o poder
do verdadeiro encontro?
Que o homem mau, afaste-se do mal, e pratique o que é bom e agradável aos olhos de Deus, que o homem de bem e justo, nunca se desvie do bom caminho, vindo a juntar-se com o homem que andando no mau caminho, pratica o que é mal. Porque tanto o homem bom, quanto o mau, ambos receberão das mãos do Senhor a sua justa recompensa.
Ser gentil traz forças dentro de mim
E traria para a população também
Se tivessem coragem pra abraçar
Pra elogiar
Pra sorrir
Ser idiota
Eajudar
Coisas assim mudam muita coisa
E pro bem
Pena, que por ser simples
Não ligam
O simples é lindo!
Não é só porque não atende a sua expectativa
Que seja realmente uma porcaria
Se olhar com carinho
Verás como todo o mundo é maravilhoso
Como um sorriso
Uma poesia inspira outra poesia, e assim vamos vivendo e perfumando de amor e de sorrisos os caminhos por onde nós andarmos, que os nossosdias, sejam sempre adornados das mais belas flores, de sorrisos largos, de esperança e de paz, e que nunca perdamos o maravilhoso encanto pelo dom da vida.
TODA AULA É UM ASSÉDIO ("À beira da estrada Com o pelo tão sedoso O cachorro morto". — Paulo Franchetti)
Quando os políticos decidirem acabar com a pandemia, eu continuarei sonhando com as boas relações. Então, abriram as escolas. Oba! Tenho a oportunidade de conhecer novas pessoas. Por serem a maioria delas crianças e adolescentes, nem por isso, vou achar inexpressivas e de pouca colaboração para meu desenvolvimento. Elas podem ser úteis e levar-me ao merecido lugar através das diversas opiniões a meu respeito, que com certeza, chegarão a ouvidos importantes. Essa é minha intuição e com determinação serei poderoso, pois saber o que quero e o que tenho de fazer para chegar lá é o segredo. Esperei só o cair da tarde, e o amanhã do outro dia veio. As surpresas desagradáveis começaram: Era uma atividade simples, porém reveladora, para dar visto no caderno. Esbocei as exigências do poema que queria valorizar. Era um soneto clássico com o esquema de rima: ABBA/CDC/DCD. À mesa, fui ameaçado de processo por assédio moral porque não aceitei outro tipo. Quando a aluna disse que fez assim porque era o ponto de vista dela, e era assim que sabia fazer. Por isso, eu era obrigado a aceitar. Assim, assinei meu visto antes de não poder contar com mais ninguém. O cachorro voltou ao vômito.
Bem
O que seria "estar bem"?
Para o tímido é apenas uma forma de fugir da atenção,
desses olhares, julgamentos, que mesmo empáticos...
São sempre recheados de preocupação.
Tirando-o do conforto. Conforto esse, lúdico, fantasioso, ...cruel.
Mas que ele só consegue na mais pura e singela solidão.
Um pouco de poesia...
O encontro...
Penetro no oceano intempestuoso de te tua alma
Naufrago nos profundos sonhos do teu ser
Estendo as mãos à menina de teus olhos
E me resgato em você...
Vejo e sinto o universo da vida
Envolto na inconstância do querer
Espero as ondas me conduzirem
Ao terreno sólido da praia...
Penetro na areia de que foi feito
Sinto que o barro perfeito
Hoje feito e modelado segue em sopro e vida...
Espero como barco não naufragado
Feito ancorado
No mais profundo do teu barro
Ser teu porto a luz do sol e na obscuridade da tempestade...
DORMINDO COM O INIMIGO, ACORDANDO AMARRADO ("O amigo é-me querido, o inimigo é-me necessário. O amigo mostra-me o que posso fazer, o inimigo, o que tenho de fazer". — Friedrich Schiller)
Na escola, sou professor de tantos anos sob o comando de muitos coordenadores, que já não ensinam mais, só organizam, à altura de um conhecimento experiencial. Posso avaliar, com categoria, quem me julga constantemente: Coordenador pedagógico ruim é aquele que defende o aluno do professor, fingindo apoio ao professor, quem dera fosse defender o professor do aluno, fingindo ensiná-lo lições de um bom funcionário, ainda sonha com corporativismo da categoria. Mas, o sistema quer os dois tipos, segundo a conveniência, para mascarar o caos.
ANIMALIZADOS COMEM HUMANIZADOS ("O bem e o mal não é nada mais que estado de consciência do ser humano animalizado"! — Glycon)
Eu disse aos meus alunos, em uma aula de reflexão, que não gostava dos animais. Aliás, gosto mesmo deles só no prato! Brincadeiras à parte; porém, não entendo os ativistas hipócritas que ganham a vida "protegendo" os animais e não são vegetarianos; amam tanto os animais que os comem também. Eu era assim, até o câncer me achar... Então repensei no que disse o Dr. Lair Ribeiro: "se pescarmos um peixe no rio Tietê, operar eu tumor maligno, depois soltá-lo no mesmo rio, que progresso fizemos?" Devido a isso, adotei o regime ovolactovegetariano. Alguma coisa tinha de mudar...! As recomendações são muitas, pois somos formados do que ingerimos. Agora gasto mais com minha alimentação já que não bebo, nem fumo, nem como carne. Não me presto mais nem para matar os bichos para comer. Esclarecendo que não é por fanatismo religioso ou exagero ideológico, é mera necessidade, e consciência lógica. Todavia, chegará o tempo em que os animalizados serão comidos pelos humanizados.
Não se preocupe com as críticas!...
Lembre-se: aqueles que te criticaram no passado hoje, não fazem mais a mesma coisa, com tanta intensidade; já estão mais cautelosos quanto a isso. No futuro possivelmente darão tudo para retirarem uma critica que fizeram à tua pessoa.
Porque você não desistiu do seu propósito de caminhar, focado no que fazia.
Rib. Neves -MG, (24.09.17).
P.S. D.
Nós vamos envelhecer, querendo ou não. Só resta saber se vamos seguir com a vida ou vamos nos agarrar desesperadamente ao passado.
Porque às vezes mesmo sabendo como uma coisa vai terminar, não quer dizer que você não possa curtir o caminho.
Mesmo sabendo disso, você não pode se agarrar ao passado.
Porque não importa o quanto você segure...
Ele já foi.
Em meu ofício de colher palavras,
agucei paladares...
E como o garçom que serve às mesas,
servi palatáveis desejos...
Quando me fiz amigo das letras e dos versos,
achei-me livre,leve e solto, no universo da leitura.
Amadureci bastante em ideais de completude.E não parei mais de compartilhar com os diletos leitores meus doces sabores.
Rib. das Neves-MG,(21.09.16).
Caneta e revólver vs revólver
A caneta escreve a ideia
a mão segura a caneta
o braço é perfurado pela bala
o peito também
o pescoço segura a cabeça
a cabeça pensa a ideia
o pescoço continua segurando a cabeça
o peito é perfurado de novo
o outro braço idem
a outra mão segura um revólver
o revólver atira
SENTINDO A FALTA DE SILMAR! (II)
Um amigo de verdade é tudo de bom que Deus deixou na Terra para nós.
Amigo assim é necessário: sermos,termos e conservarmos. Bem que poderia ser para sempre, mas, por um pouco de tempo somente. Porque na vida tudo é transitório.
Nunca deveríamos perder um verdadeiro amigo por uma incompreensão qualquer. Quando isso acontece aborrecemos o Criador que vive nos aconselhando quanto a isso: “quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”.
Então, “Quem têm muitos amigos pode congratular-se...” Já li isso também num texto Santo.
Os amigos são como aves que migram. Vem no tempo certo e vão-se repentinamente. Deixando para trás rastros de boas lembranças e muita saudade nos que ficam!
Creio que a ausência física de Silmar entre nós não deva ser motivo de extrema tristeza. Precisamos entender os desígnios do Pai – que um dia alegrou tanta gente ao presenteá-lo à sua família. N’outro o recolheu, não para entristecer alguém; mas, porque precisava dele num outro plano Divino.Muito mais importante do que este que vivemos.
Fora tão pouco tempo de conhecimento e de convivência com o colega acadêmico, que não chegou a ser para mim, um “amigo mais chegado do que um irmão”. Mas, posso afirmar com convicção que éramos bons amigos. E isso já é o suficiente para ser agradável aos olhos do Pai e dos homens.
Valeu muito Silmar, sua companhia conosco pelo caminho das letras e da cultura! Isso nos fez pessoas melhores.
Os amigos de verdade, são tão bons que, mesmo indo para um lugar muito além do céu, não sai da gente. Fica conosco em lugar seguro: do lado esquerdo do peito e em nossas memórias.
Assim fora Silmar: transpôs os umbrais eternos e hoje vive numa outra dimensão junto ao Pai; como também faremos nós um dia.
Seu correto proceder ou, suas boas ações praticadas por onde passou, falarão por ele na eternidade.
Queira ou não, no lugar que o Senhor lhe concedeu para viver e constituir uma família e os amigos de verdade; que a vida lhe deu. Ainda existe uma lacuna profunda provocada pela sua ausência!
Rib. das Neves-MG,(24.09.17).
O fato de você dizer que sabe o que quer para sua vida não quer dizer que você realmente saiba onde você quer chegar com seus sonhos e objetivos. Grande parte das pessoas que dizem que sabem o que querem para o seu futuro não saíram do lugar por causa do medo e da insegurança que os assombram. Para que você alcance seus objetivos será necessário renunciar coisas e sair de sua zona de conforto.
Meus pensamentos. Resende, 27 de setembro de 2017.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp