Críticas
A função da situação é fazer, certo ou errado.
A função da oposição é criticar para tentar ser situação.
Aprendeu a amar errado achando que era o jeito certo. Agora tá lá, criticando quem ama certo por achar que tá amando errado.
QUANDO CRITICAMOS ALGUÉM...
Por Fernando Vieira Filho¹
• O QUE PASSA EM NOSSO PENSAMENTO:
A crítica é fácil, é justificada, é apropriada, é verdadeira, é inteligente, é a expressão do bom-senso, é politicamente correta, é fluída, é suave e, finalmente, é construtiva.
• O QUE NÃO PASSA EM NOSSO PENSAMENTO:
Empatia, compaixão, caridade, checar se é verdade, perdão, gratidão, humildade e a Regra de Ouro (Fazer ao próximo o que gostaríamos que fizesse a nós).
• O QUE POSSIVELMENTE ACONTECE:
Pré-julgamento, maledicência, calúnia, ingratidão, egoísmo, orgulho, vaidade, inveja, desonestidade e politicagem.
Portanto, tenhamos em mente que a vida é um eco - tudo o que vai volta. E toda causa gera uma consequência, um resultado ou efeito.
Precisamos ter cuidado com o que sai de nossa boca ou com o que escrevemos.
Neste momento de exceção que estamos vivendo no mundo, com a pandemia do novo corona vírus, é de bom-senso seguirmos a recomendação do filósofo Sócrates (470–399 a.C.): Todo comentário, antes de ser pronunciado, deve passar por três crivos: o crivo da Verdade, o da Bondade e o da Utilidade. Pelo crivo da Verdade, podemos ter absoluta certeza do que vamos falar; pelo da Bondade podemos avaliar se o que for comentado irá beneficiar alguém; e pelo da Utilidade podemos saber se o que será dito terá utilidade, sob todos os aspectos.
¹ Fernando Vieira Filho – Psicoterapeuta Clínico, palestrante e escritor.
Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012.
E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.
É autor dos E-Books: PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz. PSICOPATOLOGIA - Apresentada de forma simples e objetiva - Incluindo psicopatologias infantis. SISTEMA DE TERAPIA FLORAL do Doutor Edward Bach (Portuguese Edition) – Amazon – 2013. E-book.
Hoje vou falar de autoestima; em particular a minha.
Tudo começa com as críticas(desde a infância), com as brincadeiras sem graça, com a zoação, os comentários maldosos e sempre os guardei pra mim. Quem sofre não sabe que desencadeia uma doença, a baixa autoestima, UMA DOENÇA SIM! Seguida disso, tornei-me as pessoas que me machucaram. Passei a humilhar-me, desfazer-me, não confiar-me, sequer acha-me capaz de conseguir/conquistar algo. Vocês conseguem ler isso e sentir a barra que é uma pessoa que sofre com baixa autoestima?
Mas pq você está falando disso, se é algo que você tem que mudar?
Para alertar a vocês que isso se torna uma doença de autoestima, que quem sofre não quer sair, quer se isolar, culpa-se constantemente, não tem paz com seu próprio pensamento, e quando saí quer se disfarçar para que as pessoas não as enxerguem, sejam algo invisível, e o quão grande a sociedade tem papel ativo nisso?
Independente de você conhecer ou não a pessoa tem o dever de respeitá-la, e entender que autoestima mata. Já se perguntou porque para o ser humano é tão mais fácil identificar os defeitos e não apontar uma qualidade? Porque geralmente é o que fazem com você, dentro de casa, no seu grupinho social, as pessoas que você chama de amigos/amigas. Mas isso não quer dizer que a mudança não possa partir de você! Seja diferente, os iguais não são atraentes.
Sempre pensei dessa forma, sempre me posicionei com visão no diferente para enxergar os outros e nunca a mim.
Você pai, mãe, irmã/irmão, parentes, amigos/amigas, desconhecidos, enxerguem além do que vocês conseguem ver, acostumamos a maquiar nossas dores, nossas frustrações, nossos medos e não falamos sobre, não apontem os defeitos alheios pois grama de vizinho nenhum é tão verde assim. Todos carregam grandes traumas, enfrentam grandes batalhas diárias. É tempo de ajudar! É tempo de viver coisas boas, de ajudar aquele que tem dificuldade a entender o X da questão, é tempo de amar e demostrar que precisamos sentir o que o outro vem dando sinais.
Cessem as brincadeiras de mal gosto, o tempo voa, quantas vezes nos seus momentos de dores você deseja que alguém pergunte se você está bem, se realmente está bem? Você quer alguém que te dê apoio, troque um papo, ou só te ouça. Você sente falta dá empatia nos momentos de angústia? E quantas vezes tem praticado ela? Por que não fez/faz isso com quem passou/passa por momentos difíceis também?
Hoje é difícil você conhecer alguém que saiba receber um elogio, resultado de muita frustração. Eu particularmente não sabia tratar isso de uma forma natural, não acreditava por não me conhecer, por não achar que eu era aquilo que diziam... Mas devemos enxergar além, beleza é relativo, é muito mais que aparência física, as pessoas empregam-as de formas diferentes. Em questão de segundos podemos julgar alguém com base na aparência e isso é o pior erro. Permitam-se enxergar além! Existem diversas qualidades que transcendem os defeitos, existentes em um ser; honestidade, lealdade, simplicidade, caráter, bondade, solidariedade, generosidade, coragem, garra, empatia...
As pessoas precisam se autoconhecer.
Nós gostamos e temos o direito de criticar ou apoiar certas condutas conforme nossos costumes, cultura, religião, política ou pela própria experiência empírica. Porém quando nos vemos encurralados não temos outra opção senão aceitar a ajuda, por mais duvidosa que seja.
Meus projetos
Ainda que sejam a cara da loucura, seja desprezado e criticado, ignorado por todos, permita senhor que eminentemente eu possa sonhar, o que parece devaneio configura se a inserção na real sensatez, confesso de forma que eu não seja hipócrita, em minha mente viaja a grandeza e a bonança material, porém tenho alimentado de ti, experimentado de ti, tenho amado e reitero que de fato tudo é honra e glória do teu poder, na magnifica manifestação de sabedoria, amor e vida, pela condição de nos perdoar de todos os males, eu digo também com humildade, que ainda que me torne um vendedor de picolé, um vendedor de bananas, ou venha a sentar em um trono real, pouco importa, pois minha sede é beber do brilho do teu espírito, então oh altíssimo, oh poderoso do universo, oh infinito, pela graça de Jesus, abençoe os projetos dessa nação, desse povo que planta um sonho, torne devidamente pela manifestação do teu espírito de poder transbordante o regozijo na vida dos teus filhos, para que seja a terra e o povo agraciado em formas de realização de projetos, pela tua digníssima honra, que é mais que dupla, é eterna.
Giovane Silva Santos
Fácil dizer, difícil é fazer
Fácil criticar, difícil é ser
Fácil idealizar, difícil é concretizar
Fácil comparar, difícil é aceitar e mudar
Encontrar pronto e estar na platéia, fica fácil aplaudir, aos artistas restam as lágrimas.
Os caminhos mais fáceis
são os mais atraentes, pois não exigem esforços.
Críticas desconstrutivas sobre minhas atitudes soam-me como latidos de cães na madrugada de uma rua escura e deserta.
Enquanto se tem a gente despreza, crítica, desfaz e até então, não há problemas, o problema surge quando não temos mais e tudo se transforma em apenas lembranças e saudades.
CRITICAS.
O mundo é movido de críticas.
Tudo q você faz,tudo que você deixa de fazer
Alguém esta criticando.
Qual a finalidade,,como gostaria de saber
Poder entrar na mente dessas pessoas,
que nada fazem além de ver o mal.
Só desejam q o outro se de mal,
que o outro irá pagar
Sinceramente,esse não é meu mundo.
criticas,,
Saia desse mundo de críticas,,
de razão,para não se estressar,,
as críticas são exatamente pra isso..
Pessoas,q se sentem pra baixo,,,
Desejam q os outros sejam iguais,
fique na sua,,e diga amém,,
A escolha do curso de Letras
Escolher o curso de Letras é ser criticado pela maioria das pessoas em um primeiro momento. É preciso ser firme e seguir a sua escolha. Qual é a certeza de que você vai dar certo profissional e financeiramente? Nenhuma.
Somos meros aprendizes e devemos estar dispostos a vencer e perder. Se der certo, ótimo! Se não, tente um novo caminho. Quantos engenheiros, médicos, advogados, administradores e contadores terminaram suas faculdades e optaram por outra área de trabalho? Muitos.
Acredito que, se fizermos com dedicação aquilo a que nos propusermos, é muito mais difícil dar errado. É aquele velho dilema: escolher fazer um curso universitário de que você goste ou que dê dinheiro? Cabe a cada um a escolha, como caberão as consequências dela. É uma questão realmente muito difícil e complexa.
Com relação às áreas de trabalho, você tem duas opções: Letras (licenciatura) ou Letras (bacharelado). Optando pela primeira, você poderá dar aulas no ensino fundamental e médio. Se fizer uma pós-graduação, poderá também dar aulas em faculdades. Escolhendo a segunda opção (bacharelado), você poderá trabalhar como revisor de textos em editoras, assessor em agências publicitárias e tradutor (se for capacitado em outra língua).
Sinto-me até insegura de influenciar de alguma maneira, mas, como sou apaixonada pela língua portuguesa, tenho a obrigação de dizer que o curso de Letras é maravilhoso. Não me arrependo de tê-lo feito. Nunca ganhei muito dinheiro, mas faço o que realmente gosto e faço com carinho.
A vida é inconstante, intensa e dura... Eu prefiro ser questionado, julgado e criticado do que como Pilatos ser execrado por lavar as mãos... O mundo quer que você o escute ...para depois te condenar por não ter tido atitude.
É no campo da oração que as batalhas críticas da vida são perdidas ou vencidas... Na oração, trazemos nossos inimigos espirituais à presença de Deus e lutamos contra eles lá.