Costumes e Cultura

Cerca de 4365 frases e pensamentos: Costumes e Cultura

Em pleno seculo XXI no Brasil ainda não existe um verdadeiro, realista e livre estudo, pesquisa e investigação real da verdadeira historia, da arte e da cultura negra. O pouco que existe, é um material distorcido por alguns pesquisadores dependentes de verbas politicas e ainda esta muito distante da verdade e da realidade da época, é sim um pseudo-conhecimento romantizado e aprimorado doutrinado a partir de fontes não verídicas, e camuflado de fontes não documentais e muito menos verdadeiras advindos dos próprios interesses retroativos imorais e desumanos das perversas e muito rentáveis politicas escravagistas no período do império brasileiro. Falar em escravidão no Brasil, para um pesquisador de cultura é quase que uma anedota, sem graça. Pois se para a igreja na época, o ser negro não tinha alma, e se na economia rural cafeeira era inventariado e patrimoniado junto com as galinhas e o gado, tratado pelo veterinário, por que falar hoje em escravidão humana. E os absurdos históricos vão alem, como a não historia oficial de Dom Obá no império brasileiro e a escultura em homenagem ao Zumbi dos Palmares, na Praça 11 no RJ, edificado na gestão do meu velho amigo, o renomado intelectual Dr. Darci Ribeiro, que não é. Eu particularmente avisei-o em Copacabana na época, que aquele não era o Zumbi, o herói Zumbi era de etnia Banto de nariz achatado aquele que lá está é um príncipe argelino, com nariz fino e penacho na cabeça, que me parece que tem uma escultura original bem semelhante, que serviu de base para a confecção da escultura que la se encontra e a original em um museu em Londres. Alem da verdadeira historia não ser contada, misturada, romantizada a maioria das parcas fontes de pesquisa que existem não são fidedignas. Infelizmente é um Brasil que não conhece o verdadeiro Brasil ou pelo que me parece, não tem muito interesse em saber.

Inserida por RicardoBarradas

A arte contemporânea, principalmente nos países emergentes do grupo dos BRICS, que o Brasil faz parte, deve e tem que sair das esferas tradicionais dos museus, das coleções privadas, do mercado e das galerias. A arte deve vir pra rua não só como o grafite e a Street Arte mas bem mais amplo que este sentido. A arte tem hoje um importante papel e uma função ativa publica sócio-cultural politico-educativa. O artista só é pleno se assume o seu papel de ativista cidadão cultural de seu tempo e lugar. Já alguns anos como presidente da AFBA, Associação e Escola Fluminense de Belas Artes, antiga e tradicional entidade, hoje bem abandonada e esquecida, venho tentando semear, frutificar e expandir está visão e fomentar o pensamento e a indagação da arte nos grupos de artistas nas esferas das politicas publicas e privadas de arte, cidadania e cultura que ainda muito acimentadas encontram se disonantes da verdadeira possível resposta para a realidade. Acredito na arte e na cultura como metalinguagem atualíssima e forte dentro de um quadro educacional nacional caótico, sucateado e quase inoperante. Creio em projetos vitoriosos como o da Escola da Ponte de Jose Pacheco em Portugal, creio na educação artístico-cultural que promove a individualidade no exercício da autonomia e da liberdade. Creio em Paulo Freire, tão bom para outros países e tão pouco bom para os brasileiros. O Brasil deve extinguir de vez está errônea ideia que o que é oferecido e disponibilizado pelos sem fins lucrativos, o que é publico e governamental oferecido por cidadania e politicas publicas não partidárias seja fraco, obsoleto, ineficaz, ruim ou tenha menor valor. Ao contrario mas também o estado sócio-cultural brasileiro deve se libertar e se afastar dos bipolares projetos bissextos partidários e mergulhar de maneira séria e profunda nos programas de governo e de estado mais efetivos e duradouros. A frequente critica quanto aos altos valores abusivos da arte contemporânea existe sim por que a grande parte da arte produzida pelos artistas desta corrente,não participam de forma cidadã-sócio cultural educativa locais e nem nacionais das correntes produtivas das cadeias criativas.Em suma a arte de hoje não pode estar longe das perguntas e das respostas livres do pensamento moderno.

Inserida por RicardoBarradas

Quem canta seus males espanta, dependendo do que canta,os males atrai.

Inserida por Luizrochavanderson

Há provérbios, que duraram para sempre, mas há outros que terão que mudar com o tempo, por causa do ano, do local, e da cultura!

Inserida por ClaudioMaestro

Herdeiro de Roma
De sangue latino
Ouça o clamor da carne
Antepassados gritam
Em pesar pela cultura
Que agoniza deprimente
Sempre que se manifesta
Herdeiro de Roma.

Inserida por Rafael_wanistin

Mesmo depois do Brasil chegar ao triste patamar de primeiro lugar de maior consumo de crack do mundo, as politicas publicas de educação, segurança e saúde publicas não avançaram por falta de especializações e vontade politica. Inquestionável, o que venho proclamando a vários anos, e é vergonhosa a falta de iniciativa das governanças para a fundação estaduais e nacional de um Centro Nacional de Referencia de Tóxicos, um local especial de estudo, catalogação, mapeamento, pesquisa e gerencia para o combate ao uso das drogas, e das substancias químicas, como também um centro de informações tecno-cientificas medico-farmacológico para guiar o pronto atediamento na rede publica e privada nacional nos vários setores da saúde. Assim como a criação de programas para diminuição e combate do uso, consumo em ações sócio-educativas de saúde e segurança para o setor. Um inimigo social que se agiganta rapidamente em tristes e alarmantes patamares. E o Brasil ensurdecido todos este anos, sem querer ver e saber, não entendendo que a pior da luta é quando se combate um inimigo que não se conhece.

Inserida por RicardoBarradas

Não adianta devaneios politiqueiros, só é possível pensar em movimentos para uma inclusão social nacional quando já se tem uma forte identidade dentro da pluralidade.

Inserida por RicardoBarradas

Toda arte no Brasil infelizmente só é uma solista plataforma de expressão artística no triste isolamento dentro de si mas a cultura é tudo que compõe nossa gigantesca diversidade, daquilo que sentimos, sonhamos, fizemos, fazemos e continuaremos a fazer.

Inserida por RicardoBarradas

Existo, vivo, caminho e penso a respeito de tudo e com a aberta possibilidade para o novo.

Inserida por RicardoBarradas

Eternamente nas artes, desde sempre todos nos somos verdadeiramente livres e iguais.

Inserida por RicardoBarradas

O que seria da História sem o processo da produção humana? O que seria do homem sem o conhecimento da sua origem nos mais diversos aspectos do seu passado, criações e transformações no decorrer desse movimento histórico? Essa relação mútua será sempre necessária, enquanto o homem produz, os registros marcam efetivamente os acontecimentos, fazendo-nos entender o presente e criar alicerces para ampliarmos nossa visão sobre o futuro. A Antrolopologia por sua vez, é uma das ciências auxiliar da História e tem como objetivo estudar as relações humanas em seus costumes, crenças, hábitos, obras, pensar e agir , conservando e trasmitindo as diversidades culturais dos povos. Esses saberes populares, devem ser respeitadas e transmitidas em todo momento existencial da História...

Inserida por vilgete

As hagiografias e os clássicos da literatura nos informam sobre distintas dimensões da existência. A leitura das vidas dos santos enfatiza a dimensão vertical da existência humana, ou seja, o homem existe para Deus, e amá-Lo, aproximar-se Dele é todo o sentido da existência. Essa dimensão vertical é o centro da existência humana. Já os clássicos da literatura tratam da dimensão horizontal, isto é, da diversidade da condição humana. Eles informam ao leitor sobre inúmeros tipos e circunstâncias humanas, oferecendo, assim, uma ideia do quanto a alma humana pode variar segundo as mais diversas circunstâncias. Ter uma ideia razoável da amplitude da condição humana é muito importante, mas essa amplitude torna-se, por vezes, um pouco virtualizada nas vidas dos santos, porque elas enfatizam não a diversidade da condição humana, mas o seu sentido essencial. As vidas dos santos dizem que a vida humana tem um centro e este centro deve voltar-se para cima para encontrar-se com o centro da realidade total, que é Deus. Então ambos os tipos de literatura são indispensáveis para que possamos tirar o máximo proveito de nossa inteligência; para sabermos que não basta sermos inteligentes, mas é preciso que estejamos informados acerca da nossa situação, de quem nós somos, do que é um ser humano, do que é a vida humana.

Inserida por Fsantos11

As atitudes tomadas por uma sociedade, são desencadeadas por reflexos determinados e alencados a postura das ações de formação predefinidas pela cultura em que se esta inserido.

Inserida por TLPB

Pelo menos, artístico-culturalmente o Brasil do século XXI deveria se sentir e se ver mais pobre e negro do que se sente.

Inserida por ricardovbarradas

Atenção para as minhas 10 (dez) dicas de moda, que na verdade, se resume em apenas 01(uma).
Dica: Vista-se do jeito que bem entender, respeitando as "limitações" de cada ambiente e/ou ocasião. Só não ande nu por ai, pois é crime.

Inserida por RosanRangel

O CORPO: O cárcere mais poderoso e a única ferramenta capaz de construir a liberdade.

Inserida por nihilista

E o fizemos em nome de uma tolerância sem virtude, de uma liberdade sem rumo e de um progresso falido.

Inserida por antomora

Temos pelo menos dois tipos básicos de interpretação e aprendizado da arte em nossa vida.A primeira como um opção de ocupação, que demanda conhecimento de uma técnica e um controle de administração do tempo.E a segunda como a opção de expressão que demanda a sem fim pesquisa incessante de todas às técnicas e uma total liberdade inovadora criativa sem fim e sem começo, uma inquietação muito além de qualquer tempo.

Inserida por ricardovbarradas

Um logotipo criado com apenas traços simples e danificados, mostra a simplicidade e alto valor cultural da Periferia.

Inserida por obulgen

Nossa Decadência : a mesa familiar dominical está vazia .
Sei que sou tachado como um louco e herege (pela maioria),contudo, o que importa para mim é dar a minha opinião - que procede do meu ser verdadeiro, não daquilo que agrada o ego dos ouvintes . Dessa forma, acredito que perdemos valores que,outrora, corroboravam para nossa felicidade,por exemplo, o respeito que tínhamos por nossos pais,parentes,amigos, e pelos mais velhos. Quem não cedia o seu assento no transporte coletivo a um idoso,deficiente ou grávida ? Quem nunca celebrou festas em família? Quem lembra das visitas frequentes à casa dos parentes e amigos nos finais de semana ? Ou seja, a família brasileira morreu ao adotar princípios da chamada "Nova Era" tão propagada por americanos e europeus. Acho que podemos ser modernos,mas não podemos é aceitar uma cultura estrangeira que nos leva à morte social através do consumismo,egoísmo,individualismo e competição exacerbada.
Portanto, o princípio para vencermos essa guerra é , primeiramente, vencermos o nosso ego (que foi adestrado por influências exteriores que nos mostraram o caminho do capital em detrimento do amor).

Inserida por NiltonSantana

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp