Cora Coralina Poema do Futuro
Uma mensagem bom dia
Traz paz para o meu dia
E uma expectativa de futuro
A qual eu vou tentar trilhar
Palavras que nunca foram ditas,
nem ao menos escritas.
Perdidas... bloqueando um futuro próspero,
e esquecido sem quaisquer remorso.
Vida...
Ah! a vida, ah sim, a vida.
A vida é um desvaneio sem fim, sem passado,
sem futuro, só mesmo o presente.
Sonhos que se foram. Sonhos que se vem.
A vida, ah, a vida é uma ilusão, sonhos que
nunca virão.
Quem me dera ser a vida e morrer de paixão.
Mas, prefiro ser maluca e viver no hospicio da
imaginação, só pra poder viver essa ilusão.
A vida, ah a vida é pura solidão de quem se
atreve a viver.
(Kare Santana)
O futuro pertence aqueles que acreditam em seus sonhos, por isso corra atrás dos seus e lembre-se sempre que quando se trata de um sonho pessoal não existe “nosso sonho”. Se o sonho te pertence é você que deve ir à busca de realizá-lo e não o outro.
Não alimente dependências de outras pessoas. Ver-se como vítima da própria história, das pessoas e do mundo não ajuda em nada. Como se permitir ser feliz alimentando um pensamento assim?
Transforme-os em metas e estabeleça atitudes diárias que te aproximem da sua realização.
Sem esforço, sem suor, sem ação, nada acontece. Seu sonho não vai bater na sua porta e dizer: realizado!
Diante de um problema, crie possibilidades em vez de ficar se justificando, superar desafios nos leva a grandes realizações.
Futuro
Sabe ás vezes fico pensando, pensando porque, mais porque penso tanto?
Forma de se entender, forma de querer entender, mais sempre acaba na mesma história de não saber nada, nada que se passa em minha vida, vida que é tipo um vento soprando e elevando os pensamentos, as respostas que tanto quero saber para o futuro.
Futuro que agente tanto espera, mais que é a coisa mais incerta que fazemos durante nossa vida, esperar por algo que não sabemos se vamos alcançar. Na verdade futuro não existe, o que existe são seres humanos querendo fugir do hoje, do agora, do momento. O que existe é um bando de covardes que querem acreditar que o futuro vai ser próspero, que no futuro tudo é perfeito, mais na verdade sempre estaremos num presente esperando pelo futuro, só que lá nunca estaremos, podemos estar com 15, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90, 100 anos que estaremos à espera do tal futuro maravilhoso, perfeito.
Morreremos sonhando, pensando em como seria o futuro, mais como o futuro é um sonho, nele tudo é perfeito, tudo é excitante, tudo é rico.
Não quero ser apenas mais uma
pessoa no mundo...Sou AQUELA
pessoa no mundo.. o futuro a Deus
pode pertencer,mas o presente é você
quem faz..
Quando você pergunta a um medíocre o que ele espera do futuro, ele nem pensa antes de repetir todas as coisas que ensinaram a ele como “felicidade”: Carro, casa, casamento, filhos, estabilidade, deus...
E essa mesma pessoa passa a vida inteira reclamando do trânsito, dos vizinhos, do fracasso do casamento, do comportamento dos filhos e do mundo.
Ela se preocupa em dar explicações o tempo inteiro e, embora acredite na vida após a morte, tem muito medo de morrer. E repete: “Eu acredito nisso... Eu acredito naquilo” pra se convencer de que realmente acredita nisso e naquilo. E jura amor aos seus devaneios, mas deveria jurar sinceramente o medo das superstições.
O homem medíocre é antipático e egocêntrico. É capaz de jurar que o universo inteiro existe em função de um planeta minúsculo e é pouco curioso por que tem muitas certezas.
É conformado, conservador e por esperar que alguma força sobrenatural faça justiça um dia, é quem menos contribui para que o mundo melhore.
Detesta críticas, se ofende muito facilmente e faz as mesmas coisas sempre. Sonha muito, vive pouco. É viciado em acreditar e tem uma preguiça enorme de pensar.
(...) Sem descrições, somente vivendo o momento sem preocupar com que me espera no futuro... Me dedicando a mim mesma, valorizando o que há de melhor no meu eu, e colocando em prática aquilo que me faz ser diferencial dentre os outros seres existentes...
O resplandecer do sol a cada manhã só me faz ter a certeza do quão especial somos, e é tão pouco o que fazemos para agradecer pela beleza de viver...
Quero poder buscar mais verdades, ir muito além do que meus olhos podem ver... o meu corpo possa sentir... e o meu olfato possa inalar... Quero sempre poder estar exalando alegria aonde quer que eu vá, para poder demonstrar a cada ser o quão és precioso diante da vida, e que a vida de nada vale se não souber aproveitá-la da forma que Deus lhe permite... Quero poder mostrar ao mundo, que os sonhos podem se tornar reais, e que todos podemos tocar nas estrelas basta acreditarmos que somos capazes de alcançá-las... Quero poder continuar viajando em meus pensamentos e caminhando sem medo de errar, afinal a vida não é feita somente de acertos... Quero um dia poder contar aos meus filhos, histórias de uma vencedora, que enfrentou barreiras sim, mas que conquistou o teu alvo final e um dia pode tocar as estrelas, pois não desistiu de alcança-las...
Ela age como uma mulher que tem todo futuro traçado mas seu coração guarda uma insegurança de menina. Ele é um eterno menino com alma de artista tentando se adequar a vida de adulto.
Ela acorda todos os dias tentando definir se agradece ou tem raiva do destino por esse carma que é o responsável por todos os sentimentos mais extremos que possui. É ele que a magoa, tira seu chão e faz ser descrente da sinceridade e pureza das pessoas. É ela que o faz se sentir o cara mais babaca do mundo e age de forma contrária a todas as outras com ele já havia se relacionado. Entretanto, sem a existência dele, ela não teria enxergado em um olhar o que palavras jamais conseguirão expressar, não saberia o quanto é difícil se manter longe de quem se ama e não teria aprendido a aproveitar cada instante ao invés de fazer planos. Sem ela, o menino não teria percebido que para cada escolha há uma renúncia, não teria vivenciado cada encontro como se fosse o último e que mesmo com todos os erros, teimosias e manias, querendo ele ou não, ela seria a única a completá-lo.
Se comparado aos filmes e poesias a única diferença desse romance é que o mocinho também faz papel de vilão e a mocinha se faz de bruxa quando acha pertinente. Por quê? Adorariam saber essa resposta, eles e todos que os rodeiam.
Ela não tem coragem de pedir a Deus o fim daquele sentimento que tanto sofrimento trás porque na verdade gostaria que um dia tudo desse certo e que aquele “menino grande” se tornasse seu homem. Ele continua relutando e vivendo com infinitas garotinhas enquanto lá no fundo sabe que por ironia do destino sua mulher é a que menos fica em seus braços.
E diante de tantos encontros e desencontros, promessas desfeitas e juras de amor, términos sem despedidas o que fica é a percepção de que tentar colocar ponto final é inútil porque por mais decididos que estejam há uma força que faz com que cada fim seja um novo começo.
O amor faz você romper com o passado e vislumbrar o futuro.
Te faz quebrar promessas, e querer tudo novo e de novo...
Ele acontece de improviso. Quando menos se quer e mais precisa...
As coisas vão melhorar...
A idéia do futuro melhor acaba iludindo a maioria das pessoas, que acabam por ficar presas num eterno presente medíocre. Só existe uma forma das coisas melhorarem, em primeiro lugar definindo com exatidão aonde quero estar no futuro (objetivo), em segundo quais as ações que devo fazer agora pra chegar neste objetivo futuro.
Lembre-se que tudo deve ser planejado para o futuro, no entanto o futuro só se realizará positivo a partir dos atos do hoje...
O futuro depende do presente e do passado,
como as árvores dependem da água do céu
e dos nutrientes da terra.
As linhas do tempo
vão tecendo o futuro
Deixando para trás
o passado, e
até mesmo o presente,
que rápido se transforma
em ontem...
Vem trazendo
um dia após o outro
Deixando tudo...
o que se viu
o que se viveu,
numa inexorável
marca do tempo
e onde tudo ou nada,
ocorre por acaso...
“Como eu vou saber, pobre arqueólogo do futuro, o que inquietamente procuro em minhas escavações do ar?”
(trecho do poema O descobridor do livro em PDF: Baú de Espantos)
Eu vejo a vida melhor no futuro, eu vejo isso numa perspectiva bem longe.
Mas com a coragem e certeza de que ainda vou alcançar.
Ao meu redor o tempo voa, parece escapar pelos vãos dos dedos.
Mesmo sentindo que todo o tempo que passou não volta mais.
E o melhor é vi viver o que há pra viver permitindo aquilo que de bom tem a vida
Passado, presente e futuro
O passado é o conjunto de folhas, as quais escrevi minha história, algumas até já me esqueci, outras, grifei, não quero perdê-las, preciso lembrá-las, elas contam a estória que escolhi lembrar. Algumas folhas arranquei, melhor esquecê-las, outras escolhi não escrever nada.
O presente é o que escrevo, o que vivo, o que sinto e o que penso, com certeza sofre influência das folhas passadas, mas mudei, me reinventei e talvez nem escreva mais como nas primeiras páginas, o importante é que continuo escrevendo.
O futuro me espera como folhas brancas, aguardando o que ei de me tornar, o que ei de escrever, ou talvez nem escreva tanto, o ritmo diminuirá com certeza, ninguém deseja viver tudo o que tem de viver, pois se as páginas se esgotam, a história termina, o livro é esquecido....
Mas que "futuro da nação"?
O mundo todo é minha pátria
Cansei de separação!
Que história é essa de patriotismo?
A Terra inteira é uma família
Isto não é radicalismo!
Moralidade e legislação?
Seres conscientes não precisam de leis
Isto sim, é revolução!
E este ideal de liberdade?
Independência é questão de consciência
Só o amor liberta a humanidade!
Valéria Centenaro ©
Arrependimento
Sozinha.Pensando no futuro,decidi então voltar a ser quem eu era,a escritora de mão e coração cheio.Eu tenho sentimentos,isso você sabe.
Tenho angústias,medos,traumas,infantilidade de vez em quando,assim como momentos de mulher,mas também tenho arrependimentos.Sei que se arrependimentos matasse,estaria a sete palmos da terra,onde a tristeza da solidão permanece fria e calada.
Existe momentos que não nos demos conta de que estamos nos afundamos,achamos que deveríamos continuar por que somos os bons e os espertos.
Até que um dia nossa máscara cai,a vergonha aperta e reconhecemos quem era nossos amigos e que só em Deus precisamos confiar.
Eu sei que fiz uma tremenda burrada,confesso que achei que seria uma "confiança",mas não foi.Também confesso que achei que seria legal,não pensei nas consequências de uma atitude como essa.
Não vim te falar essas palavras para você se emocionar e olhar nos meus olhos e ver que o arrependimento bateu no seu peito dizendo
"Me aceita eu sou verdadeiro,apesar de toda a confiança perdida ter te abalado um pouco"
ETERNIZE-SE
Viva o presente
Com um pé atrás do futuro.
Até o passarinho
Que me visita
À janela amiúde
Sabe disso.
A escolha tem resultante.
Não se detenha, não tema!
Apenas tome nota disso
E faça jus a sua existência.
Destarte,
Perdoe-se!
Ame-se!
Permita-se!
Queira, tente e faça!
Eternize-se graciosamente
Nesse vasto horizonte
Intitulado vida.
- Relacionados
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poema de Amor Verdadeiro
- Cora Coralina: frases e versos que inspiram e encantam
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
- Poema para Irmã
- Poema Amor Incondicional
- Poemas de carinho e amizade para demonstrar afeto
