Conversando
Dias atrás enquanto eu retocava meu batom no banheiro de um bar, ouvi duas garotas conversando sobre seus relacionamentos. O que uma tinha de calma e descontraída, a outra tinha de ciumenta e descontrolada. A moça de óculos falava sobre como supostamente mandava em seu namorado, não deixando o rapaz respirar ar puro a 100 metros de distância dela; ao contrário da moça de sardas que aparentemente levava uma vida normal com ou sem seu namorado ao lado. A lista do que o namorado da moça de óculos não podia fazer era imensa. Não podia sair sozinho, não podia beber com os amigos, não podia ter amizade com outras mulheres, resumidamente não podia viver; e ao que parece o rapaz também a tratava do mesmo jeito. Fiquei pensando em quantos relacionamentos assim não existam por aí, ainda que definitivamente esse não seja o modelo de relacionamento saudável. Fiquei pensando como que alguém saudável mentalmente pode ser ou se submeter a um relacionamento assim cheio de privações e ordens. Por fim, eu que sempre corri atrás do amor dei graças a Deus de não ter me encantado por um homem que ao invés de voar junto comigo, corte minhas asas. Quero que saibam: vocês estão namorando do jeito errado e não percebem. Não sou ninguém pra dar pitaco no relacionamento das pessoas, mas não entendo como que alguém pode namorar uma pessoa se acha que na primeira oportunidade ela vai te trair. Vocês precisam rever o conceito de relacionamento, namoro não é prisão, não é ciúmes. Meu namorado vai poder ter amigas mulheres sim, inclusive, viro amiga delas também. Vai poder sair só com os amigos, jogar um futebol, conversar sobre sacanagem e o que mais ele quiser, porquê ele é livre e se eu escolhi estar ao lado dele é porque confio. Se lá na frente ele demonstrar não merecer minha confiança, é erro dele, sigo de consciência tranquila e em paz. A moça de sardas tão serena e madura, naquele dia me representou, espero um dia ter um relacionamento igual o dela: baseado no respeito consigo mesmo e com o próximo.
Vou caminhando
Conversando com Deus
Agradecendo por tudo
Pedindo um dia abençoado
Repleto de levezas!
A conexão foi imediata, passamos uma boa parte do tempo conversando sobre coisas fantásticas, pude saber que era ela a minha particular transcendental de outras vidas...
Eu acordei chateado, sem motivo. Conversando com o meu irmão, ele me perguntou:
— Ei, não fica assim, o que te faz feliz?
Eu dei um grande sorriso e disse seu nome.
Caminho...
Passos lentos, arrastando as horas, conversando com a lua.
Lua que me fala da saudade que passeia pela casa e permanece em todas as coisas que ficaram...
Na comida predileta, na roupa que ainda guarda o perfume...
“cheiros que me falam de você”
Me pego sorrindo para nossas memórias...
Ouço tua gargalhada fazendo barulho nas minhas lembranças...
E a saudade invadindo os cômodos da minha alma na procura infinda por você.
Pensamento do dia 25/01/2017
Ontem conversando com uma pessoa de extrema sabedoria, partilhamos sobre vazios, ao final chegamos a uma conclusão muito interessante que na verdade todos nós temos vazios a preencher, porém em nosso ego interior quem sabe por medo, insegurança até desleixo, lá no fundo não temos é coragem e determinação para aceita-los, e os preencher, então preferimos fugir e omiti-los e continuarmos com a sensação que sempre nos está faltando alguma coisa.
Conversando em outro dia com a minha querida amiga e Professora Karina Rocha e chegamos a uma seguinte conclusão, que você pode ter certeza que quando encontramos alguém que faz a gente feliz tudo fica fácil... Amar fica mais fácil. Não porque as coisas se tornam mais fáceis e sim porque nossos corações tornam-se mais fortes. Porque o ideal e encontrar alguém que goste de você no seu dia a dia e procurar ser você e isso se torna algo surpreendente é muito bom esporadicamente
Mas fique com alguém que goste de você na íntegra e não só nos goles de vinhos e jantar romântico, mas sim o que você e de verdade, sem usar mascaras para impresionar.
"Tem dias que a gente conversa até tarde,
faz aquela loucura de virar a noite conversando até o outro cochilar.
Tem dia que simplesmente você quer ver um filme ou ouvir uma boa musica.
Tem dias que a gente só quer ficar ali, deitado olhando para o lado, sem se importar com aqueles 5 minutos a mais que você nunca pode dormir, sem se preocupar com o chefe no trabalho ou com as comprar que tem que fazer depois de lá ,
tem dias que vc só quer ficar ali, deitado sem se preocupar com os 5 minutos a mais do qual você tanto sonha em aproveitar..
E eu aqui , querendo esses 5 minutinhos para te dar um "Oi" "como você está " " pow, escuta essa música" ou aquele simples.. "Vem aqui hoje ?!" . "
Pensamento do dia 06/07/2016
Ontem conversando com um sábio amigo, ele me disse se a morte sorri para você sorria para ela, se os problemas insistem em aparecer na sua frente os encare. Isso é viver se procurar atalhos no final do caminho vai se deparar com um emaranhado de problemas e ficará muito mais difícil de resolver.
Hoje conversando com um grande amigo, ele me solta a maior definição da vida dos últimos tempos.
Saudades de quando éramos jovens, sem dinheiro e com tempo
hoje somos velhos, sem tempo e sem dinheiro. Perfeito!
Orquídeas ou Lírios?
Esta semana que passou, eu estava conversando com alguns amigos, e, a esposa de um deles observou algumas flores de orquídeas que brotavam sob o caule que crescia no tronco de uma palmeira.
Então eu os chamei e disse: Vamos plantar do chão que assim ficará maior e melhor!
A esposa dele me disse: Não! Se tirar daí ela morre! Pois estas espécies só vivem sob o tronco de outra arvore.
Eu me assustei e perguntei: Como assim? Ela me disse bem naturalmente: Este tipo de planta só consegue viver sugando os nutrientes por meio da seiva da outra, se colocar direto no chão elas morrem.
Então eu respondi: Esta planta é um parasita! Ela respondeu positivamente.
Quantas vezes nos deparamos com pessoas lindas, mas, que na verdade toda esta beleza é em decorrência do sacrifício e de alguém.
Muitas vezes dentro de nossas igrejas ou em nosso âmbito familiar e/ou de amigos, as pessoas querem viver bem e ter excelente aparência, entretanto, querem viver desta forma, porém, através do sacrifício alheio.
Quantas orquídeas fazem parte de sua vida?
Muitas das vezes nos deparamos com situações em que as pessoas se recusam a criar suas raízes em terra firme e optam em viver a base de sinecura, sem querer enfrentar seus próprios obstáculos, sugando a seiva daqueles que os cercam.
Neste quesito eu prefiro imitar os lírios pois muitas as vezes nascem nos pântanos, em meio a lama, extrai os minerais do lamaçal, mas, permanecem brancos e cheirando bem, retirando seus nutrientes da terra por meio de suas raízes.
Orquídea vem do grego όρχις (órkhis) que significa testículo e ειδος (eidos) que significa: aspecto, forma.
Já Lírio vem do latim( LILIUM), do Grego (LEIRION) e significa apenas Lírio, ou seja, é apenas ela mesmo.
Eu poderia entrar na simbologia, mas, neste momento, este não é o projeto. Então, vença seus limites, mantenha suas raízes em terra firme e vença para a gloria de Deus!
Lírios ou orquídeas? A escolha é sua!
Deus vos abençoe rica e abundantemente.
Sonhei com vc essa noite, sonhei que estávamos conversando e vi seus olhos brilharem. Mas quando me levantei, me veio um pensamento de que nunca mais iria te ver e meu anjo da guarda apareceu…..
Foi um sonho tão bom, tão confortante, mas no final, foi um banho de água fria.
Ainda penso em você, sinto sua falta, sinto vontade de estar com vc, de sentir suas mãos e seus lábios…..mas acho que tenho que me conformar que não mais terei vc na minha vida, que não posso mais ter esperança, apesar de não conseguir matá-la dentro do meu peito.
Eu tento te esquecer há 20 longos anos, eu tento suprir sua falta com sonhos e esperanças, eu tento….. talvez não tenha tentado com força o suficiente, talvez eu não queira te esquecer, por que a esperança que alimento em meu coração me traz alegria. Preciso encontrar uma forma, uma maneira de tirar você do meu coração.
Conversando com um grande amigo este me indagou: Você deseja o mal aos seus inimigos? Eu respondi: Não, a eles eu apenas desejo um CASAMENTO longo e duradouro.
O QUE É FELICIDADE?
Outro dia estava eu conversando com um amigo e ele fez uma simples pergunta, facílima de ser respondida: "O que você entende por felicidade?" Eu expliquei a ele o que pensava sobre o assunto, mas há de se concordar que questões como essas requerem uma certa reflexão e organização das ideias. Pois bem, eu respondi que interpretava a felicidade como o resultado da união de duas teorias: a primeira refere-se ao fato de concordar com Espinoza, ele compreendia a felicidade como "O estado mais potente do próprio ser".Ou seja, a hora em que nos sentimos mais ativos, com maior poder de ação, ou como o próprio filósofo denominava, com uma alta potência de agir. A segunda teoria refere-se a compreensão dos gregos antigos que interpretavam a felicidade como: "o momento em que nos sentimos tão bem, que desejamos que dure para sempre". O mais interessante nesses dois pontos é que em ambas as ocasiões não satisfazemos a nossa vontade inteiramente. E é aí que entra a observação que não tinha sido exposta ao meu amigo a respeito deste assunto, pois a pergunta que permanece é: por que o ser humano continua a buscar e desejar a plena e eterna felicidade? Nessa hora faço minhas as palavras do grande pensador cristão C.S Lewis: "Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta Terra pode satisfazer. A única explicação lógica é que eu fui feito para outro mundo".
Conversando com as pessoas, percebemos que cada um tem suas verdades ,cada um esta fechado consigo mesmo, diante disto ocorre-nos uma pergunta : onde fica a verdade de Deus, e se alguém esta preocupado com ela.
Quando você estiver conversando com alguém e perceber que o perfil dela é totalmente diferente do seu, tenha paciência para se relacionar e calma para abordar e não se abra demais a essa pessoa a ponto de sua vitrine se tornar vidraça.
2- ESCOLHA ENTRE “VOCÊ” E VOCÊ MESMO.
Já se pegou conversando consigo mesmo? Debatendo ideias, se condenando ou justificando?
Isso acontece porque temos 2 níveis de consciência. O primeiro nível é consciente e o outro subconsciente.
O nível consciente é nosso racional, é exatamente ele que esta lendo esse texto, analisando as informações, ponderando. Imagine-o como uma pessoa experiente, que analisa as situações, da bons conselhos e quer o seu bem.
Já o nível subconsciente, exerce uma grande influência em nosso ser, ele esta nesse momento descontrolado. É um nível muito profundo da nossa mente. Ele pode ser comparado a um jovem, aventureiro, sem experiência e que esta pronto a te fazer errar e te condenar brutalmente.
Não raro escutamos jargões dizendo que nosso maior carrasco, somos nós mesmos.
Ou que nosso maior obstáculo, esta dentro de nós mesmo.
É muito difícil lidar com esse segundo nível, pois ele esta a todo momento nos bombardeando com informações, imagens mentais, fazendo ligação com nossos piores sentimentos.
Não raro ele faz uma leitura do que esta a nossa volta, e faz uma ligação com nosso banco de dados mental (tudo que vivenciamos e sentimos em nossa vida toda), o que desencadeia sentimentos de angustia, desespero, solidão e inferioridade.
Acredito que uma das piores batalhas que podemos travar na vida, é com esse segundo estágio de nossa mente.
O poder de associação negativa desse nível subconsciente é assustador.
A notícia boa é que, a partir do momento que você consegue enxergar esse nível de função cerebral, você começa a entender o que esta acontecendo dentro de você e aos poucos o racional passa a assumir o controle sobre o “irracional”, o consciente passa a dominar o subconsciente.
Isso pode ser desgastante no início, exige muito esforço e determinação, mas é uma luta que precisa ser vencida para se conseguir paz interior e felicidade.
Vamos entender como podemos domestica-lo.
Inicialmente temos que aceitar que o problema existe, seja lá qual seja.
Após isso analise a situação, tente entender o que de fato aconteceu, os fatores ou atitudes que conduziram a situação ao seu clímax. Isso é muito importante em muitos aspectos, podemos destacar a lição que tiramos ao analisar nossos erros e como isso ajudará a não repetir os mesmos erros.
Se analise, honestamente, racionalmente. Não se justifique, lembre-se que você esta se entendendo e a veracidade é vital para um resultado positivo.
Após analisar friamente a situação, entende-la, passe para o segundo estágio.
Quais as atitudes necessárias para conserta-la? O que eu posso fazer, o que esta ao meu alcance?
Por exemplo, você magoou profundamente alguém que confiava em você e ficou claro nessa auto análise que sua atitudes voluntárias ou não culminaram para o resultado.
Você, exclusivamente você, sabe o que de fato aconteceu. Será que não seria o momento para conversar com a outra pessoa? Falar abertamente que você entende que seus erros a magoaram e que gostaria de, por atitudes, tentar reverter os resultados.
Esse agir é muito relativo ao caso concreto, assim vamos nos concentrar apenas na ideia de: Agir, tomar atitudes concretas para lidar com o problema ocasionado.
Infelizmente em alguns casos, não temos mais o que fazer.
Talvez a solução já não dependa mais de suas atitudes.
Nesse momento é vital a aceitação da situação como ela é!
Entenda que você não esta se acovardando da situação e sim sendo inteligente o suficiente para controlar a situação e não piora-la.
Imagina um cômoda com três gavetas. Dentro da primeira gaveta temos nossas atitudes diárias, que temos que lidar no dia a dia. Na segunda gaveta temos as situações a médio prazo, que exige de nós atitudes não imediatas. Na última gaveta temos os problemas que independem de nossas atitudes ou vontade. De que adiantaria, abrir a terceira gaveta a todo momento? Não seria desgastante ou mesmo atormentador?
Entendendo bem isso, voltamos aos nossos dois níveis de consciência.
Lembra que falamos que nosso subconsciente, insiste em trazer nossos problemas? Insiste em fazer associações que nos causam aflição e dor?
Executando o plano a cima, após reflexão, após analisar a situação, após ter agido ou mesmo a aceitação do não agir, temos que jogar fortemente essa postura para nosso segundo nível de consciência.
Por exemplo, nosso cérebro traz a informação involuntariamente, quando essa informação chega ao seu consciente primário, você impõe fortemente sua recusa, embasada em fortes argumentos já assimilados.
Você irá combater esse gatinho, a cada vez que ele trouxer o mesmo problema, o mesmo assunto, a mesma imagem. Lembre a essa criança mimada interna que os fatos são incontestáveis, irrefutáveis e que você não retroagirá. Se imponha.
Num primeiro momento, seu sub consciente, esse segundo estágio de consciência, vai insistir, vai lutar, como uma criança que quer um brinquedo dentro de um mercado, vai espernear, gritar, se jogar no chão.
Mas gradativamente ele observará que você esta assumindo o controle de você mesmo e essa voz, hoje latente e estridente, aos poucos se silenciará.
Dia a dia, a calmaria irá se instaurar. Esse é o caminho para a paz interior.
Nessa segunda parada, a lição aprendida é que, você tem duas vozes dentro de você. Uma quer o seu bem e a outra esta lutando contra você.
Se observe, entenda o que esta acontecendo, se enfrente, tome uma atitude se for possível ou aceite a situação como ela é, e SE IMPONHA!
"QUANDO NÃO SE SABE PARA ONDE IR, O MELHOR É FICAR ONDE SE ESTÁ"
CONVERSANDO COM GENI(https://paradamentalzheimer.blogspot.com.br/)
Dona Geni fala para mim:
- Eu achei que ia vir para esta casa para ficar aqui, só hoje! Mas vi que toda minha roupa está num guarda roupa lá no quartinho, então acho que não vou poder ir embora daqui.
Eu pergunto a ela:
- Se a senhora pudesse ir embora, para onde a senhora iria Dona Geni?
Ela responde-me com um profundo ar de tristeza:
- Não sei!
Eu então pontuo para ela:
- Então Dona Geni, se não sabemos para onde ir, o melhor é ficarmos onde estamos, não é mesmo?
Ela se coloca em intima reflexão por alguns segundos, e conclui:
- É melhor sim!
Relato CCF
PG-22/09/2016
Nós continuamos conversando,
Mas sinceramente,
Eu não tenho ideia do que está acontecendo,
Ainda somos amigos?
Existe uma magóa que você não admite,
E isso me incomoda bastante,
Como um colibri,
Pairando no ar.
Percebo que você está me evitando,
Mas sinceramente,
Não é de hoje que isso vem acontecendo,
Faz tempo que você não é mais a mesma comigo,
E nosso sorriso, você não mais permite,
Como se o que a gente já teve fosse irrelevante,
Algo que eu fechei assim que abri,
Que você nunca deixou respirar.
O problema é que sempre lhe vejo,
Sou fisgado pelo encanto do seu olhar,
Me pego saudoso do seu beijo...
Não sei mais o que esperar.
Só me resta esperar que esse desejo,
De alguma forma consiga me deixar,
Que o gosto voraz do seu beijo,
Minha memória consiga apagar.
- Relacionados
- Conversando com Deus
