Contos de Drummond o Girassol e o Jardineiro
O estado de ser leal; o propósito ou devoção de fidelidade a alguma pessoa, a uma causa, esse é o significado da palavra lealdade. (dicionário virtual)
Quando essa atitude se manifesta, o sujeito alcança um plano superior em questão de moral, é quase uma confirmação de que a corrupção dos costumes não consegue contaminar a todos.
Não existe meio termo, na conduta da lealdade ou se é ou não se é. Quem é leal coloca seus interesses e vaidades em segundo plano, pensa sempre no bem comum, age com responsabilidade, diligencia e firmeza.
Lealdade não é uma figura alegórica, e sim um hábito de quem tem carater elevado, personalidade marcante sempre trancendendo o lugar comum daqueles que que giram em torno de si próprio.
Para um homem ou mulher leal, não cabe se amesquinhar, buscar se resguardar das contendas em detrimento dos seus companheiros. Quem sabe ser leal apoia os seus, do começo ao fim, aconteça o que acontecer.
Quem não é verdadeiramente leal, trai com facilidade, omite-se sem piedade e se esconde nas nevoas dos anseios menores.
Buscar para si uma posição comoda diante de uma situação de conflito ou perigo, é conpuscar um esteio vital da lealdade, ou seja, a confiança mutua.
Quem é leal não se acovarda, não espera “para ver como as coisas ficarão”, coloca-se de imediato ao lado do outro e da sua classe. Enfrenta com coragem os desafios que se apresentam, pois sabe que seu (s) companheiro (s) faria (m) o mesmo por ele.
Lealdade vem acompanhada de: confiança, desprendimento, fraternidade, grandeza, altivez, sacrificio, agape, bons costumes, principios morais, dignidade e renuncia.
Quem trai alguém, não o está somente traindo ao amigo, mas a si mesmo. O traidor violenta a sua própria excencia.
Ser leal então é revesti-se com a capa da honra, é beber do cálice da verdadeira amizade, quase um sinal da santificação do espirito é se colocar em degraus muito próximos do lar celestial. Se fores genuinamente bom, serás sempre leal.
Busco abrigo corro sem destino
Uma tempestade desaba repentina
Tanta sordidez humana mas que sina
Querem o mal por puro desatino
Extemporânea fustiga implacável
Vaidades glórias inservíveis
Pensam desvairados ser intangíveis
Mas como entender o inimaginável
Medo algum nos impõe
Retroagimos por pura cautela
Trovões estão a cair mas tudo se recompõe
Não há tempestade eterna
Poderosa contudo jamais vitoriosa
Vamos sair puros da baderna
Existem momentos em que você não gostaria de ser um animal irracional, a centésima parte da poeira cósmica que já somos ou até simplesmente não existir? Lealdade, coerência com os bons princípios que defendamos e amizade verdadeira, mais parecem com trechos extraídos de uma obra de ficção e quase irreais.
Não sou movido a rancores, não sou refratário de divergências do passado e muito menos banco o “santinho de pés de barro” enquanto a minha postura usual. Mas de uma coisa tenho certeza, não traio, não falseio a verdade e tenho lado e posições definidas
Prezo o companheirismo igualmente ao ar que respiro, fazendo do adágio popular que diz “amigo meu não tem defeito”, uma norma de conduta para com aqueles que abraço como amigos.
Sei também que não vivemos em um mundo ideal e sim no que é possível, até mesmo porque coabitamos entre iguais, ou seja, centenas de milhões de uma raça de fragilidades corpóreas e espirituais. Contudo, nem sempre o mal pode ser majoritário, nem sempre devemos fazer da dúvida sobre o caráter das pessoas na qual acreditamos um ato compulsivo e constante.
Essa seria a maneira adequada de se agir diante daqueles que compartilhamos ideias, labor e projetos. Todavia a todo instante como a uma “conspiração do além”, surgem aqui e ali, de onde menos esperamos atos cometidos por nossos “amigos”, que caíram até exageradamente para os que são declaradamente oponentes.
As alternativas apresentadas no inicio, são todas impossíveis, resta-nos mesmo enfrentar o dia-a-dia com aqueles que se escondem por de traz de um capuz de mesuras, sorriso largo e insistentes juras de afeto fraternal.
Triste não é? Sim e não... Por quê? Obviamente triste por nos trazer enormes decepções para com aqueles que devotamos os melhores dos nossos sentimentos por agirem traiçoeiramente e como chacais humanos. E não devido ao fato de que essas são atitudes altamente humanas...
Traição dói no inicio, afeta no meio e nos ensina ao final. No Brasil recentemente, na revolução de 1964, o então presidente João Goulart comunicava-se insistentemente com o seu chefe do estado maior das Forças Armadas, marechal Castelo Branco, indagando sobre a situação nos quartéis e este informava ao presidente “que reinava a mais absoluta tranquilidade em todo território nacional”, ele era na verdade o mentor intelectual do movimento militar e já estava preparado inclusive para pedir exílio a duas embaixadas em caso de fracasso da revolução...
Se na própria história e nas escrituras cristãs constatamos traições, pois o que dizer do mais celebre deles o Judas Eucariotes, de Joaquim Silvério dos Reis, do Cabo Anselmo, Brutus e tantos outros que vem desde a aurora dos tempos.
O que vale na verdade é seguir acreditando, contraditório isso? Talvez! Pois quando todos esquecerem que para ser acreditado é preciso acreditar, a verdade haverá sucumbido totalmente e com ela a verdadeira amizade.
Ágapes sem essências alimentam almas imundas
No descompasso cardeal surge a desunião
Vociferam calunias lançam-se maldições só ódio nos corações
Força aguda contra teu próprio irmão não há quem acuda
Fraternos ontem gladiadores na arena da bestialidade hoje
O manto rubro tonifica sua cor com sangue inocente
A coroa imberbe perde suas jóias como paga a guerra
Arautos do apocalipse espalham terror é o ébano
Gerações enganadas nascem do rancor
Contaminam suas almas com causas vazias
Profanação oh cidadão extraordinário do mundo
Legado ultrajado juramentos sem significado
As espadas sem mancha agora perfuram a esmo
Sina amaldiçoada a de quem acredita nos antigos ideais
Escuridão sem facho de luz ponte quebrada
Resplandece augusta ordem teus cavaleiros aqui estão
O estranho e complicado mundo dos adultos, envolve uma serie infindável de situações que se apresentam através do senso e contrassenso, do equilíbrio e da descompostura, da honradez e da ausência de caráter, da solidariedade e da indiferença e ainda pela fraternidade verdadeira e pela desavença mentirosa.
Temos a oportunidade de nos agarrarmos aos bons sentimentos e as iniquidades da alma, basta escolher um caminho.
Estamos a cada segundo em contato com o bem e o mal, não sendo muitas das vezes claro à primeira vista a distinção desses dois espectros da alma humana. A dualidade de forças é acompanhante para toda vida dos indivíduos que habitam o planeta e a escolha do caminho a ser seguido é enlaçada por dúvidas, questionamentos, ardis e expectativas.
Valho-me aqui de Carlos Drummond de Andrade, que disse "Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias. Difícil é encontrar e refletir sobre seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado. E é assim que perdemos pessoas especiais."
Como contextualizamos essas palavras com o que referenciamos no texto até então? Simples, no bojo do que foi destacado, nos vemos diante da necessidade de julgarmos pessoas, seus atos e posturas.
É aí que somos testados se a maturidade adquirida até então é a suficiente para discernir o bem do mal, ou se ainda falta-nos desbastar ainda mais, as nossas próprias imperfeições. Expurgar dos nossos convívios quem é tido como mal é o correto, não é? A princípio sim. Mas e a gradação da ação, como obtê-la sem cometer injustiças?
Quando se apresenta para nosso julgamento dois grupos oponentes, por mais que nos seja doloroso, é necessário à administração da justiça. "Para bem julgar não basta sempre ver, é necessário olhar; nem basta ouvir, é conveniente escutar." (Marquês de Maricá).
É execrável quem age de boa fé, contudo com excessos em nome de ideais consagrados? Ou quem, quão lobo seja se traveste de manso cordeirinho? Quem trama na surdina, insufla antagonismos, semeia a discórdia e envenena almas juvenis, poderá escapar imune a condenação? São perguntas e mais perguntas, as circunstancias serão determinantes e inércia fatal.
Decididamente o aqui colocado não é a mais das agradáveis situações, entrementes os conflitos são partículas da convivência humana. Ignorar somente, evadir-se do “palco” ou fazer de conta que não é conosco, são paliativos próprios dos covardes e despreparados.
Não obstante as nossas próprias convicções de certa “neutralidade”, frente à própria escolha da estrada a qual queremos percorrer, infelizmente a vida em sociedade, não nos proporcionou essa prerrogativa, pois até os anarquistas se tendenciam a uma das posturas.
Em suma, temos livres escolhas para o bem ou mal, primeiro na formatação do nosso caráter e depois aliado a maturidade, quando convocados para tal, devemos julgar buscando no discernimento o desvendamento, se estamos diante do bem, penetrado por setas maléficas ou do mal, totalmente envolto em manto impostor e com “cara” de ser bom.
Livres escolhas, essas de fato são as grandes responsáveis pelo que fomos, somos e seremos perante a vida. Atentai-vos, pois ao pouco que aqui foi escrito, tomando cuidado com os perigos que se colocam, sempre adiante para baixo da estrada da vida.
Eu Não Confio:
Em quem faz trejeitos de bom amigo em sua presença e apunha-la-te na ausência;
Naqueles que no momento para solidariedade, aproveitam-se de uma situação adversa para tripudiar;
Em quem se beneficia da colaboração de outro, mas faz pouco caso de sua presteza;
Naqueles que fazem jogo duplo, com uma opinião para cada ambiente em que esteja;
Nos que colocam seus interesses pessoais acima do da coletividade;
Em covardes dissimulados que não têm hombridade para dizer olho a olho suas opiniões sobre você;
Nos “profissionais” da incompetência, que não toleram o sucesso de outros;
Naqueles que a pretexto de uma tal de “amizade”, fortalecem as colunas de meliantes;
Em quem acha que pode ser “chancelador” da honestidade e dignidade alheia, as favas contigo fariseu;
Em quem se utiliza como escudo para suas armações, mal-amados complexados e teleguiados;
Dispenso também a necessidade de merecer a confiança de quem é abjeto por natureza e traidor por opção!
Dificuldades? Sim, elas existem. E para quê?
Para fazer-nos criar forças mesmo que não a tenhamos.
Na verdade sempre a temos, só nunca mostramos por não ser o momento. E quando chega a dificuldade, supera-la irá com suas forças trazendo-as ocultamente de seu espírito não deixando que qualquer dificuldade seja mais forte que sua força interior: a insistência e a confiança.
Posso não ser o herói dos seus sonhos...
Posso não ser o príncipe que tanto esperava...
Posso não ser um conto bem dito...
Posso não ser uma história sem fim...
Mas, acredite: por amor eu faço dessa história o melhor conto com o príncipe que sempre esteve a sua espera e que será sempre o seu herói nos momentos de vitória e derrota na sua vida.
Tem sempre alguém que goste. Ninguém no mundo veio a ele para estar sozinho: nem que seja um amigo, um amor, um companheiro de/para todos os dias.
Na vida, completamos o dia-a-dia com tarefas intermináveis e repetitivas que nos fazem ficar cada vez mais fortes e insuperáveis naquilo que estamos fazendo.
Esqueça o fato de que alguém não gosta de você. Certas pessoas, na verdade, tem inveja da sua grande capacidade de fazer o que faz e que tenta, mas não consegue com a mesma ênfase, perfeição e agilidade que consegue.
E não viemos ao mundo para agradar a todos, porque todos deveriam ser diferentes, mas uns insistem em copiar-se multiplicadamente como disse acima: para tentarem fazer e ser o que você é e faz enquanto deveriam ocupar o tempo deles pelo menos a descobrir pra que servem nesse mundo.
Os ventos do oriente quando batem no teu olhar
Me trazem esperanças de um passado que não pude apagar
e sempre que sinto aquele vento
eu só me faço magoar.
o Ruim de tudo isso.
é que com a brisa eu não posso voar
para cumprir-lhe a promessa que dizia
que para sempre vou-lhe amar
Más para que amar alguem
que nem se quer posso tocar
e muito menos posso falar
e que nem sei se vale mesmo a pena amar
Mas as vezes o conceito de amor eu mudo
pois quando bate aquela brisa
não faço nada
a não ser sentar e ficar mudo
Mas quando sinto o vento no meu cólo bater
Lembro-me daquela promessa que um dia fiz a você
e lembro-me que essa promessa o amor me fez conhecer
mais o problema de tudo isso
é que ainda tenho que lhe chamar de Usted
Direitos reservados
sem imitações!
Ataques que vão e vem
as nossas defesas não matam ninguem
O nosso ataque ja foi derrotado
e nós só sabemos ficar parados
temos o medo e a raiva de ver a tribo da quele jeito
a raiva pois vivemos para ela ser criada
e o medo é por que agora ela esta sendo destroçada
Angustia,magoa,raiva,ódio
medo,apreensão...
todos esses são os sentimentos
que vem na nossa cabeça
Agora escolher o certo...
Agora já sabemos que não podemos vencer
e a aflição ja chegou a nossa cabeça
mais sabemos é a hora de um contra-ataque
Então a formação ja esta no ataque.
Com o olhar de vitoria nos colocamos a frente
Mas apenas um arqueiro não foi com agente
Saber oque ele iria fazer relamente era uma questão
ele levantava o arco e arrumava a flecha com a palma da mão
pois seus dedos ja estavam todos machucados.
Logo sentimos o sabor da vitoria
a flecha que foi lançada com o ultimo esforço
conseguiu a eles o exercito derrotar
pois as vezes não é nescessario destruir o exercito
e sim o rei que a ele esta a comandar...
Por : JPLM
direitos reservados e
não aceito imitações
A amizade
Amizade palavra bonita de se pronunciar
que serve para todas as horas
para todas as ocasiõs
para todas as decisões
Amigo para min mais que um amigo Você é
Amigo camarada de fé
Companheiro,irmão mais que amigo
para min vc é.
Amigo para todas as horas
Sem restrições
E sempre que pesso
Nunca demora
Amigo que posso contar
sempre que preciso posso lhe chamar
e sempre que é possivel
você vem me ajudar
Amigo que sempre
tem um ombro a me ceder
que sempre esta a
me surpriender
Amigo que nas horas
de bagunça ou em horas
de confusões
nunca via me dedurar
Amigo que em horas vagas
sempre tem algo
novo a me mostrar
e sempre quer em contentar.
Amigo que nas decisões
sempre quer o meu melhor
Amigo que sempre em qualquer
hora ou lugar
Vou ajudar...
Saiba amigo que para min vc é tudo isso
e mais um pouco...
Por: JPLM
recuso imitações
e todos os direitos estão resevados
Oi amigo, como anda sua vida, com as pernas e força total, ou empurrando com a barriga nesse mundo velho e desigual?
Espero sim é que esteja distribuindo muita saúde e força pra lutar, pois nesse caso manda um pouco dela pra cá!
Não esqueça que eu existo em! E que comigo podes sempre contar!
Que é isso papai?
A garotinha de dois aninhos é quem pega a cueca do pai todo dia na hora do banho...
Uma bela tarde o pai foi tomar banho e ela vendo seus desenhos preferidos.
Banho terminado chega a hora, o pai entre abre a porta e pede :
___Bebe, traz a cueca do papai.
Ela pega a cueca na gaveta como faz sempre e passa pela fresta da porta, mas resolve ficar no quarto pois a tv estava ligada...
O pai achando que estava sozinho, sai do banheiro vestindo a cueca e depara com ela pasma olhando para ele, perguntando:
__Papai, que é isso na sua prexeca????
Cale-se seu hipócrita recheado de informações inúteis.
De suas informações eu faço um bom adubo e cultivo a minha planta.
Enquanto na escuridão, de olhos bem abertos, você acha que aprende, vou seguindo a minha vida, viajando, sob toda esta luz. E mesmo estando de olhos fechados, continuo a enxergar.
Se sou o que sou, apenas dedico a você que me libertou
Quem antes achava que estrelas eram fixas
Pelos céus elas viajam a procura de um recanto
Para ficarem aconchegadas em seu solitário pranto
Estrelas cadentes que pelo céus acendem esperanças
De olhos que latejam e vibram, com lágrimas escorregantes
Seu brilho que tanto quanto nunca se vê
Pelos céus de minha vida, eis que um dia irá de aparecer
Quando se ouve vozes, o eco de seus sonhos
São os que movem as esperanças de um futuro brilhante
Se disseres a si mesmo, acreditar naquela estrela que ninguém vê
Acredite: estrelas são vida e se você as vê, sua vida irá de ser feliz a cada amanhecer.
Nossa Senhora Aparecida...
Veste o manto azul,
Procuro uma senhora,
De norte ao nosso sul,
Ela foi-se pelo agora.
Dizer para este filho:
Deus te abençoe pela lua nova,
Seja o teu próprio trilho,
O coração que se renova.
A chama entendeu a compaixão,
Nossa Senhora Aparecida,
Minha mãe tão querida.
Com seu manto do coração,
Deu-me aconchego e guarida,
Minha proteção de amor e vida.
Nada no final valerá a pena se você decidiu que era mesmo o fim.
Não haverá fim se houver felicidade...
Não haverá limites se houver confiança...
Não haverá tristeza se houver esperança...
E se você decidir: segure! Não enfraqueça!
A força vem de dentro o que vem de dentro, nunca terá fim se os limites da felicidades forem alcançados.
Acredito que ninguém deve procurar entender ninguém! É até bom, pois se soubéssemos o que se passam nas cabeças das outras pessoas, se entendêssemos p que cada uma pensa, seríamos como cada uma ou definitivamente, seríamos iguais. Cada ser humano pensa de um jeito, de uma forma e faz dessa mesma forma.
Já pensou se, por exemplo, vamos pegar um espelho: evidentemente, ele reflete sua imagem projetando um corpo idêntico ao seu. E, normalmente, as coisas totalmente idênticas, se fundem. Mas, sabe porque você não se funde à sua imagem nele? Porque ela reflete de modo inverso/contrário. E se fossem idênticos os corpos, você poderia passar a mão sobre o espelho e iria sentir-se fluir uma nova fusão. É algo assim.
Pensa, pensando e pensar...
Pensando em uma vida bela,
Atingiu o púlpito do trilho,
Pelo domínio da eletricidade-vela,
Foi-se o caminho comendo milho.
O mendigo sulcava a fronte,
Queria um pouco de comida,
Ninguém nada lhe deu. Assim conte,
Pensando na própria partida.
Num mundo queimado de astúcia,
Sua falta de fé saiu da revolta,
Apenas a vida plena argúcia.
Um abraço amigo querendo a vida,
Será ele ter volta ou reposta a resposta?
Hoje um indigente na partida.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp