Conto Amor de Clarice Lispector
Compreender e domar o ego é um dos nossos desafios diários. Transformar a raiva, ressentimento, desprezo e arrogância em puro e desvinculado Amor. O Amor que tudo aceita, admira, enaltece. Lições árduas a serem experimentadas... Certamente não será de um dia para o outro, talvez nem mesmo de uma vida para outra, mas é o que Deus, Universo, Todo, Tudo, como quisermos chamar a Força Primordial, espera de cada um de nós. Que despertemos, íntegros e luminosos, plenos de Sabedoria e Amor.
Quem dera se o agora fosse para sempre, e que todas as lembranças boas que nos mantem conectados nesse momento jamais fossem sucumbidas pelo tempo. Hoje percebo a importância do abraço demorado. Da conversa prolongada. Da gargalhada sem fundamento. Da presença indispensável... De você por um dia inteiro, por mais que o dia acabasse a seis horas da tarde a cada pôr do sol.
A volta de Cristo representa a chegada de uma nova consciência, a consciência crística, que nos conduz de volta para casa, para nossa essência divina. Na separação do joio e do trigo, alguns serão levados para a quinta dimensão, despertando sua consciência cristica, enquanto outros permanecerão na terceira dimensão, continuando suas provas e expiações. É hora de despertar para essa nova consciência e seguir em direção à nossa verdadeira casa.
a gente se esgota numa segunda-feira em plena manhã, quando levantamos para nos aprontar pro trabalho e o primeiro pensamento do dia não é mais de alguém, mas sobre não se atrasar. após um pedido de desculpa que não houve, numa palavra mal dita que não coube e numa mensagem que não houve. a gente se esgota quando o silêncio já não mais incomoda e a nossa música toca sem nos arrancar mais nenhuma emoção. quando o querer não faz mais abrigo e o bem-querer a nós mesmos é tido como prioridade. a gente se esgota quando passamos a ficar cansados do tanto faz e o que não fez. de tanto descaso e tantos "mas". quando estamos inteiros, sem ego, e a outra parte desfaz. quando percebemos que não estão fazendo o mínimo esforço para manter uma conversa, andam armados até os dentes de joguinhos e indiferença, e nosso pensamento já não faz mais visita e o coração presença. quando enfim recebemos um sinal de fumaça, uma ligação remota e inesperada que não consegue nos arrancar mais nenhum sentimento e percebemos que não há mais nada.
A ciência existe para ajudar a humanidade a solucionar problemas, ela não da ordens; político existe para servir a população e não ser servido por ela; juízes existem para julgar e manter a integridade de Leis e não aproveitar-se de suas falhas; Já AS FORÇAS ARMADAS, para o caso dos grupos citados acreditarem ser uma trindade "DIVINA"; acima de todos está O CRIADOR!
Reciprocidade é um idioma universal. Você sabe quando ele está sendo servido, quando seus gestos são correspondidos, e principalmente; quando o ambiente não lhe é favorecido. Não gaste energia dobrada com pessoas que desconhecem o valor do que você oferece. O mundo está abarrotado de energias compatíveis com a sua: vá de encontro onde ela é apreciada.Sabermos identificar o descaso é tão importante quanto reconhecer a grandeza de quem nos corresponde.É preciso aprender a não se perder tão facilmente no universo alheio, deixando-se levar por uma mera fagulha brilhante no céu,quando se tem galáxias inteiras cintilando dentro de si. É preciso aprender a sair de ambientes tóxicosque nos aprisionam apenas com intuito de sugar o que há de melhor em nós, sem a mínima intenção de acrescentar.Dê prioridade a sua saúde mental; não aceite menos do que você merece. Aprenda a ir embora da vida das pessoas para não correr o risco de ir embora de si mesmo.
As pessoas precisam de coisas e motivos para serem felizes. Já a frustração, a angústia e insatisfação só precisam de alguém que tenha medo de perder as razões da sua felicidade. Entendeu a diferença? Esse desespero que as pessoas sentem acerca da felicidade é porque elas não conseguem se desprender de suas posses, sendo então elas felizes apenas pelo que possuem e não pelo que são. O que leva os seres humanos a serem tão falhos nessa busca, pois para se sentirem suficientes e excepcionais, necessitam estar sempre preenchendo suas vidas com coisas e circunstâncias que não dependam delas, e que possam perder a qualquer momento. E quanto mais eles têm, mais vazios se sentem. Mais lacunas se abrem e a necessidade de preencher com uma nova busca. Está no trabalho que nunca satisfaz, no bem material que em pouco tempo é substituído em busca de outro, ou em um novo parceiro. E isso os leva também sempre a insatisfação: quando seus objetivos não são atingidos, ou mesmo quando atingidos, ao descobrir que não era aquilo que precisavam, ou simplesmente quando perdem. Já enquanto se é verdadeiramente feliz, não há medos constantes, tampouco expectativas e desejos que, por conseguinte, levam à tristeza. O ideal é não se prender a nada que te faça esperar demais. Espere apenas por hoje, pelo que está por vir. O agora. Pergunte-se: você esperaria a chuva passar para correr em busca de seus sonhos nesse exato momento? Ou se molharia, enfrentando-a, assim como qualquer outro obstáculo? Não tenha medo de ser feliz. Tenha muita pressa, sim, para se desprender de tudo aquilo que não te pertence. Ame sem esperar nada em troca. Aja como se não houvesse mais nada.
Eu queria que entendesse que me faço de pedaços de outros, e de mim. Não que eu tenha buscado me despedaçar, ou as artes estranhas de se reconstruir em fraturas. O mundo faz ser assim, te ofereci esse "Eu", cultivado e colhido dos tantos Yuukis que não vingaram. E te ofereci minha essência, que foi por tantas vezes atirada a mãos alheias e a paixões tão distintas da sua. Eu aprendi com essas mãos alheias, e me fiz isso, que diz amar. É... nauseante? Imaginar que já fui de outras pessoas? Que já foi deles, e que vivi vidas inteiras, vidas curtas.... É nauseante saber que no prato que agora comes... foi prato já servido? Limpo... e utilizado tantas vezes quando um faminto humano tenha vindo ao meu encontro? Pois tudo nessa casa, tudo nessa alma, já foi para o lixo, e retornou dele, já foi mais bonito e também mais triste do que essa figura que se reforma e se ergue por você. Tens medo de serdes mais uma fratura? Mais um enfeite de tragédias do meu passado? De se tornar mais uma mobília de um lar para ontem? De me fazer mais útil, apenas depois do trágico fim? Mas que fim? Tens medo, ou Tens gosto pela posse? Querias voltar no tempo? Que eu fosse teu, ainda antes de saber que existias? Querias um Yuuki imaculado? Mesmo que custasse tudo que ergui, que salvei, que destrui? Tudo aquilo que tu contemplava até um segundo atrás? Queres que eu me desculpe por tantos reveses apenas para que tenhas uma figura ao chão, para dar aquilo que tão bem aprendestes a dar: Misericórdia. Para ver sinceridade nesse ato triste eu precisaria sentir vergonha de ter sobrevivido a tudo, vergonha de não ter me tornado uma derrota viva, reclusa em tormentos inválidos, afogado em possas rasos, enforcado em fios frágeis, das frágeis aranhas de banheiro. Pois abro meus braços duros a ti, e sorrio com meus dentes gastos. Você fica? Você aceita? Não precisas responder agora, sei que meus olhos te intimidam. Te fazem menina vulnerável. Vou me deitar, pois a noite a muito me tomou a disposição, deixarei a porta aberta e... caso decidas partir, faça em silêncio. Deixe as lacunas, eu as preencherei. Farei honras ao que vivemos, você dera uma bela cerâmica, com um contorno vivo aos meus olhos. Tudo que foi bonito, tudo que foi feio, se encaixará em num mosaico de mim.
Atitude e disposição, também para uma queda. Um nobre também golpeia e sabe se despir da coroa para resolver nos punhos, quem sabe até precise degolar impondo seu trono. O bom Rei não se acovarda atrás de seu exército, mas vai à frente das suas guerras, ainda que seu sangue se derrame antes do que valoriza, defendendo.
Talvez possas conhecer meu olhar,mas tão pouco acredito que conheças meu coração. Minha alma clama no universo pelo seu amor; compreender minhas palavras é o egnima a ser desvendado. Você por vez não compreende! mas julgas?. Você tem medo de sentir?tem medo de amar? Tem medo de sofrer por amor. Mas não entende que o tempo se passou, o amor no seu esplendor sua porta bateu; para que compreedas que eu sou!. e viva sem medo do amanhã,porquê o amanhã ainda não nos pertence,nem mesmo o amanhecer. Quero ao seu lado apenas viver cada minuto, como se último fosse o dia de vida em meu ser. Talvez eu possa seu coração compreender.
Você é como o cheiro das rosas em uma manhã calma de orvalho, teu abraço me trás calmaria e faz eu me sentir leve e sereno como nunca pude sentir, teu beijo faz com que eu me sinta como uma criança novamente, paro no tempo e parece que não tenho nada com que se preocupar, em cada detalhe seu a algo a se descobrir e a medida que isso acontece eu me sinto especial por você dividir isso comigo, é cheia de encanto e eu cada vez mais me surpreendo com você, meu coração se agita quando você olha pra mim e te vejo sorrir, isso é mais do que suficiente para mim, não há nada melhor do que passar meu tempo com você, quero que saiba que faço qualquer coisa pra te ver bem... se para isso eu tiver que gastar meu tempo ou usar minha criatividade ou me dispor para fazer alguma coisa tudo isso eu faço com muito amor e carinho porque é pra você... Menina Preciosa...
Não da para manter o lixo, no mesmo local de comidas boas, você acabará estragando-as, mesmo assim é com o coração, não da para manter sentimentos bons, junto a sentimentos ruins, o único prejudicado será você, preserve no seu coração aquilo que lhe traga esperança, se livre das coisas ruins.
se almas gêmeas existem ou não, eu diria que é alguém que não nos julga por nossas falhas. alguém que vê nossas bordas irregulares, crateras e partes que foram atingidas pela vida e, mesmo assim, escolhe ficar. alguém que te acolhe enquanto você enfrenta suas cicatrizes, te encorajando sempre a curar no seu próprio tempo. que te desafia a se desafiar: vê o potencial que percorre em suas veias e permite que você saiba exatamente do que é capaz. alguém que acredita em você e te ajuda a abir os olhos, quando o mundo inteiro ao seu redor te faz fechar. que te enxerga de maneiras que você jamais foi capaz de se enxergar, e não teme inspirá-lo para que enxergue também.
Buscamos no outro o que falta em nós. A nossa característica mais deficiente, encontramos no outro. A tímida quer ser popular e o nerd quer ser descolado. A metáfora da tímida e do nerd se coloca em nossas vidas. Se não somos tão responsáveis, procuramos subconscientemente alguém que seja. E assim sucessivamente. Todos procuram no outro a deficiência que possui, para preencher o vazio dessa deficiência. Somos seres humanos incompletos, mas vai de cada um perceber se sua metade da laranja é o oposto a você ou semelhante.
Pensei que nāo sabia, e descobri que realmente não sabia, aprendi ter a consciência de não saber, e passar a saber, sabendo que sou grão de areia em sabedoria, as vezes aprender e relembrar o que já sabe, e aprimorar nossa evolução, não me canso de olhar algo e ver arte, poesia e um conhecer surpreendende de experiencias necessária a minha evolução.
Se não fosse tão orgulhoso para admitir que te perder afetou todos os aspectos da minha vida, eu te diria que sinto muito a sua falta e que penso em você todos os dias. Que fico me perguntando onde você está e o que deve estar fazendo... e que torço para que também esteja pensando em mim. Tento não me arrepender das escolhas que fiz, mas sempre me pego imaginando como teria sido a minha vida se nunca tivesse te deixado. Ao contrário do que pensa, não coleciono amores e corações partidos... Você era o meu mundo!
Ela o amava como a maré ama a areia - estavam juntos, um perdido sem o outro... Ela o amava de uma maneira profunda e singular, quase como se Deus tivesse criado um coração no céu e depois dividido entre o corpo de Holden e o dela, destinando-a a um desejo sem fim de estar com ele, ou a uma vida fragmentada sem ele.
Uma criança não aprende a caminhar se não levar vários tombos, assim é a vida. Não forcemos a chegada, façamos com que cada tombo seja um aprendizado para o perfeito caminhar. Não forcemos o amor antes de quebrarmos todas as amarras que nos impedem de conquistá-lo. Só seremos puros de coração quando compreendermos que para isso é necessário viver e destruir o negativo que existe em nós, que nos acompanha desde o momento que nos foi concedido o poder da inteligência.
Eu me arrependo de muitas coisas que não fiz, não aprendi a nadar, não saltei de paraquedas, não desci uma montanha congelada sobre esquis, não beijei a sua boca, não alisei os seus cabelos, não te possui, não fui teus sonhos, não fui a sua vida, não fui a sua morte e nem vou viver na sua eternidade.
Eu nem lembro de como era o meu "eu" antes de você. Só queria voltar ao normal, sabe? É pedir demais ser o que eu era antes dessa bagunça que você deixou? E não estou falando só da minha casa mas aqui dentro. Ta difícil até pra eu me encontrar depois de tudo isso, parece que tem mais "você" do que "eu" aqui dentro.
