Conto Amor de Clarice Lispector
Hoje eu queria falar sobre amor... o que é amor? Já amou alguém? Sabe que amor não é necessariamente uma pessoa que você quer ter relações... eu demorei muito tempo pra saber o que era amor de verdade. Até então pra mim amar, era querer estar com a pessoa que você quer que esteja contigo... não! Amar não é isso... amar é você olhar nos olhos e o sorriso abrir de ver a pessoa bem, amor é você querer protejer, cuidar, motivar, enaltecer. Amar não é beijar, ou dormir grudado. Amar é fechar os olhos e pedir proteção pra que ele não vá pra más companhias, amar não é sofrer, amar é amar... não tem como explicar. Você sempre foi presente, mesmo distante, sempre foi comigo aqui dentro, porque sempre foi assim, a cada encontro o sorriso se abria espontâneo, nunca precisou forçar nada, é energia cruzada, que puxa pra perto de nós mesmo. Amar é respeito. Te agradeço por me mostrar o que é amor.
A primeira vez que vi o amor ele andava de trem, tinha lindos olhos castanhos e seus cabelos negros balançavam ao vento emoldurando aquele rostinho alvo e bonito, e aquele vento aventureiro me deixou saudades, porque ao brincar em meu rosto não me deixou esquecer tão doces beijinhos, outrora jogados ao vento e apanhados e guardados pra sempre em mim...
A realidade que ninguém gosta de encarar: há pessoas que só terão condições de atrair um novo amor até a idade X. Isso é cabalístico. Há contratos reencarnatorios com esse tipo de limitação sim. Aí a pessoa passa a vida pulando de relação em relação sem buscar algo consistente, mas querendo algo consistente, só que esperando que surja alguém que não exija dela nenhum tipo de adaptação ou mudança. E de descarte em descarte, vai envelhecendo. Aí, quando chega aos 40, 50, 60 (cada caso é um caso) acha que ‘agora eu mereço ser feliz’ e se torna uma pessoa obssecada por um relacionamento. Como? Passou a vida plantando o efêmero, como colher agora o sólido? E aí gastam tufos de dinheiro em consultas esotéricas com o maior número de Tarólogos possível, para saber ‘o que o destino tem para minha vida afetiva’. Acredite: pode ser que não tenha mais nada, e pode ser que só aconteça se você lutar como nunca para ter, e mesmo assim que te desafie a se adaptar. ‘Ah mas assim eu não quero’. Então já temos a resposta do que vai acontecer. E essa realidade não objetiva ferir as pessoas, apenas não deve ser ignorada e encarada com maturidade. Há sim pessoas cujo tempo de construir relações é finito e se a pessoa não aproveitar as oportunidades até o ciclo Y da vida, não terá outras nesta existência, ficando o sonho do ‘amor perfeito’ só para a próxima vida. Portanto, leve em conta o alerta deste ilustre desconhecido: se você quer um amor construtivo, edificante e verdadeiramente sólido, não perca seu tempo plantando efemeridades. E se as plantar, entenda: você precisará colhê-las compulsoriamente.
Amo o amor, mas a ele não pertenço. Deixei vários me tocarem com seus amores carnais, mas jamais ousei doar o meu e, quando ousei a decepção me veio,e se eu ousasse mais vezes... Talvez, perderia o amor que sinto pelo próprio. Não quero que me compreendam,pois gosto que me mantenham na incompreensão gosto de ser amada para não me odiar mais que já me odeio! Eu e somente eu, nessa vida cheia de amores e nunca compreendida.
Eu aprendo com ele, ele comigo. Tem dias que o amor vence, noutros, o compromisso nos mantém. Não existe maturidade sem aprovação e normalmente somos provados após correção. Como uma pedra afia outra pedra, juntos somos necessários um ao outro. Quer separar? Olhe os defeitos do seu par. Quer se manter apaixonado, valorizes as qualidades. Quando eu olho para o alvo não perco tempo com as distrações. É um dia de cada vez chegamos juntos, mais perto da vitória!
Não existe problema algum em se apaixonar por outra pessoa e escolher viver uma história de amor com ela. Você tem esse direito. Você não ‘pertence’ a ninguém como propriedade inalienável. O problema está é na lesão afetiva que pode decorrer de sua decisão. Portanto, avalie a questão com calma. Talvez a outra pessoa tenha surgido para te tirar de uma escolha errada do passado, mas igualmente pode ter surgido para te induzir a uma escolha errada no presente. Seja como for, se a decisão for inevitável, evite a lesão afetiva no máximo das possibilidades, pois ela contamina de sangue todo e qualquer novo plano futuro.
Cuide de seus filhos com o mesmo amor que aquela pessoa referencia cuidou de você em sua vida. E se você não tem essa pessoa referencial, busque-a como inspiração em outros seios familiares como modelo a ser seguido, obviamente com os devidos ajustes caso a caso. Não se trata de permissividade e nem de atender aos caprichos, mas de amar com justa medida, assumindo o papel que qualquer pai ou mãe deveria assumir: o de amigos, orientadores e professores de vida.
Viveu o maior amor do mundo: paixão intensa, amor pleno, compatibilidade elevadíssima, códigos cabalísticos altamente harmoniosos, mesmos planos, mesmos sonhos, projetos pessoais que se encaixavam, olhares que jamais se perdiam. Mas as contingências da vida os separaram, num daqueles contextos em que as forças externas vem com força irrefreável e contra a vontade de ambos, impuseram uma realidade em que precisariam viver separados pela força irreversível da morte. Passou o tempo. Nova reencarnação surgiu. Mas ainda não era o tempo de continuarem o que foi interrompido antes. Primeiro, precisariam amadurecer com outros amores antes de conseguirem terminar o que começaram. Estavam então casados com outras pessoas. Só que em função de um daqueles reencontros inesperados, trocaram olhares e sem entender por que se sentiram tão impactados - não lembravam da vida anterior, mas a alma ressoava a saudade - passaram a sentir um desejo inexplicável de estar um com o outro. Porém, fazia parte dos desafios daquela vida, se encontrarem e se conterem, evitando a precipitação de se desconectarem da responsabilidade assumida com outras pessoas. E sem conseguirem evitar - sem quererem evitar - se entregaram à continuação desejada, mas extremamente danosa para aquela encarnação. Se conseguissem esperar e honrar os compromissos já assumidos com aquelas outras pessoas chave, poderiam, no futuro da próxima existência, viver um relacionamento que naquela altura sim, seria a manifestação da perfeição. Mas ao não conseguirem vencer a paixão descontrolada, acabaram por criar mais necessidades de reajuste do que precisavam. E embora não possamos julga-los, é imperioso que priorizemos nossas responsabilidades, sempre. E acredite: esse tipo de história real se repete todos os dias no mundo.
Tinha certeza até antes do meu aniversário deste ano que tudo que eu precisava era de amor a preencher esse vazio que tanto sinto, só que eu tinha essa pessoa que não estava ao meu lado, falou que não queria melhorar e estava a inventar fatos acontecidos cheguei a uma conclusão,Todas as pessoas que vem e vai na sua vida são necessários até um pessoas que você conversa na fila de um banco ou mercado pode melhorar seu dia seu estado de espírito, temos sim que aprender estar só mas, entender que temos que aprender a pedir ajuda todos são necessários em sua vida basta, cada um entender isso, é muito difícil entender que você tem depressão, é muito pouco explicado e mal visto pela própria sociedade, hoje em dia eu evito fazer certa coisa até mesmo ouvir música por eu vou me sentir mal por muito barulho me incomoda por conta de trabalho Basta, cada um entender isso, é muito difícil entender que você tem depressão, é muito pouco explicado e mal visto pela própria sociedade, hoje em dia eu evito fazer certa coisa até mesmo ouvir música por eu vou me sentir mal por muito barulho me incomoda por conta de trabalho A sociedade enxergar como preguiça, ou que quer chamar atenção, o engraçado que eu menos fazia era chamar atenções, e sempre no serviço com cara fechada, momentos com pessoas legais mas nada pra levar pra vida inteira somente quem ficou foi minha família e cuidou de mim No momentos de crise bem forte minha mãe ficava ao meu lado, falava algumas coisas minha irmã, eu sei que a família e tudo. E o pior de tudo tem pais que mal fala com filhos a porque ele é mais é velho antigo, eles sao fechado, esses pais não sabem o quanto precisamos deles
"As chaves que abrem os portais da felicidade, fraternidade e paz não estão em viver de amor, mas sim viver "com", "pelo", "por" e "para" o Amor, e à luz da espiritualidade quanto mais amamos mais os mistérios e encantamentos da vida irão graciosamente sendo revelados para nós."
Têm pessoas que fazem a gente se sentir tão dependentes de amor, carinho e atenção que às vezes parece quase impossível desapegar-se. Por outro lado, tem gente que nos dá tudo isso de forma tão natural que nos leva a perceber a grandiosidade dos sentimentos e de como eles realmente devem se desenvolver em nosso coração.
Lute sim por aquela pessoa especial, para viver o amor que acalenta a alma. Mas o faça apenas se houver de fato campo favorável à felicidade naquele contexto com aquela pessoa. Nem tudo o que achamos que seja, de fato é. Portanto, ocupe-se mais em descobrir se é um caso de real potencial de satisfação do que em empreender esforços cegos para viver a relação.
Ao passar dos dias, a saudade só aumenta e desperta misteriosas gotas de amor, mas conforme a distância que ficaremos um do outro, dois corações longe e distante faz esse meu coração palpitar ao lembrar da intensidade por não contemplar o sol se pôr, na varanda que marcou todas as tardes de um fim de um dia. A palpitação do meu coração em direção de encontra a solução de uma recordação, que depois que te conheci eu hoje desconheço a palavra solidão sua companhia nas tardes de contemplações. E o sol se põe para contemplar o nascer da lua para iluminar a nossa noite, o que me faz pensar que as mudanças de constelações é as modificações do universo. E na linha do tempo as lembranças vão vaguear e um dia vai ser estrelas apagadas, que a noite mais estrelada não me trouxe a recordação, de sentir que o nosso amor vai ser além da plêiades mais iluminada.
Não faz o menor sentido alegarmos amor a Cristo acima de tudo e não desejarmos nos encontrar com Ele. A figura que Jesus usa para ilustrar nossa relação com ele é a de um noivo e sua noiva. Se uma moça diz amar o noivo profundamente, mas se recusa a se encontrar com ele face a face, posso afirmar que ela, na realidade, não o ama. Alguém que se diz cristão mas tem medo da morte na verdade ainda duvida da eternidade e, provavelmente, não teve um encontro genuíno com o Cristo vivo – pois ver Jesus muda tudo!
Eu sei menina, sei bem como é amar alguém que faz pouco do amor da gente. É a maior barra você martelar, martelar e a pessoa nem te olhar e isso machuca e dói muito. Mas tem uma coisinha que cura a gente rapidinho, sabe o que é? O Quê? Amor próprio. Te desejo uma dose de amor próprio bem doce para passar os dias. Passe bem.
Não adiante ser uma alma gemeá de amor ou um ser fantástico como um leprechau ou um mago que tudo transforma ou talvez um Nero um Hitler que destroem e transformaram a mudança vem de si mesmo não são os anjos ou as mortes de criancinhas um guerreiro que fez filho em sua própria mãe ou animais fantásticos como um minotauro a mudança e um unica coisa e procede de nos mesmos.
Viver é ser livre do cotidiano e amar sem limites e mergulhar no infinito chamado amor e saber que tudo na vida tem essência do criador afinal estamos só de passageiros pois um dia chegaremos ao ponto final por isso não perca tempo pois num supro viemos e nele também poderemos ir embora dê valor a cada milésimos de segundos para quem vc ama pois um dia vai querer tempo e já não vai mais existir que Deus abençoe vc é toda sua família fiquem com Deus
Na sua varanda admirando os seus olhos enquanto fazíamos juras de amor, e faltava poucos minutos para o sol se pôr, estou apreciando aquele momento, para eu perceber que a cada segundo ao seu lado fico mais apaixonado, todo o azul no céu que me deixa sem palavras, para descrever esse sentimento que sinto por essa obra esculpida que perfeitamente a cada traço me faz lembrar de uma pérola do mar nas profundezas encontradas as misteriosas pedras escondidas. O destino de uma ponte construída para alcançar a sua alma me leva até o lugar que onde encontrei o verdadeiro brilho que ofusca todas as esmeraldas, que me faz a todos os instantes pensar em escrever e dizer para você a mais profunda declaração, que talvez as únicas comparações de algumas declarações de Chico Buarque sobrepondo os verdadeiros sentimentos se ele te conhece se certamente ele fazereia muito mais que cem declarações mas não foi ele sou eu então faço esse. O pôr do sol tá lindo as águas são as mesmas os pássaros ainda voam com a mesma leveza pode parecer estranho mais eu sinto sua presença eu te amo onde quer que você esteja.
o que te dizer sobre amor? Palavras não bastam. Teus sorrisos são como borbolestas em meu estômago. Tua respiração é como o ar quente de uma casa beira'mar. Teu olhar faz sentir-me a pessoa mais linda e admirada do mundo, pois você concetra seus olhos a mim por completo. E que honra eu tenho de te ter na minha vida?! Ainda não sei o que eu fiz para merecer-te, mas com toda certeza, eu sou o ser humano mais feliz do universo!
Se você ama alguém e esse amor não foi vivido como vc gostaria, certamente vc sofreu, sofreu muito, ficou noites sem dormir, perdeu o apetite, perdeu a vontade de ir a lugares por um tempo, sua autoestima certmamente foi pro ralo, o desejo de seu coração era apenas ficar num cantinho. Sei que vc se arrependeu de ter se permitido viver isso e que por vezes se culpou, mas olhe só, se vc ama de verdade independente de como foi o final de sua história coisas boas ficaram, lições, mudanças ocorreram, talvez vc tenha amadurecido, desenvolvido a habilidade de lidar com frustrações, aprendido ter paciência, talvez tenha se tornado alguém melhor, mais sensível a dor alheia, aprendido a dar valor ao outro, tenha aprendido a ser mais empática, desenvolvido o dom de julgar menos e amar mais, quem sabe aprendeu fazer algo que somente os amantes conseguem PERDOAR, enfim talvez de tudo isso que aparentemente foi ruim e te causou dor, tenha te proporcionado um crescimento enorme. Eu amei, ou melhor eu amo e em mim só um desejo permanece, é de todo dia ser alguém melhor pra mim mesmo e para o próximo. No fim das contas o amante ganha mais do que o ser amado.
