Contexto da Poesia Tecendo a Manha
Sabe a sensação que um toque provoca ? O toque de uma pessoa qualquer não é capaz de provocar alguma sensação se quer. Já o toque dele causa arrepios, calafrios, borboletas no estomago, vermelhidão excessiva nas maçãs do rosto, e um sorriso gigantesco que ninguém é capaz de tirar do rosto.
"Você nasceu para brilhar... Descubra e desenvolva seus talentos... Transforme cada um dos seus dons numa magnífica oportunidade de realização pessoal". (Mauricio A. Costa, em 'O Mentor Virtual' - Seja o Autor de Sua Própria História - Pág. 183 - Ed. Komedi - Campinas-SP - 2008).
*Quando nos tornamos conscientes da nossa transitoriedade neste planeta, nos damos conta de que atuamos a vida inteira como figurantes de uma incrível peça. Uma história sem fim, na qual somos ao mesmo tempo autores, atores e platéia, com o poder de definir o próprio enredo e decidir entre ser o ator principal ou apenas mero coadjuvante.*
Os cristãos não se distinguem dos demais homens, nem pela terra, nem pela língua, nem pelos costumes. Nem, em parte alguma, habitam cidades peculiares, nem usam alguma língua distinta, nem vivem uma vida de natureza singular. Nem uma doutrina desta natureza deve a sua descoberta à invenção ou conjectura de homens de espírito irrequieto, nem defendem, como alguns, uma doutrina humana. Habitando cidades Gregas e Bárbaras, conforme coube em sorte a cada um, e seguindo os usos e costumes das regiões, no vestuário, no regime alimentar e no resto da vida, revelam unanimemente uma maravilhosa e paradoxal constituição no seu regime de vida político-social. Habitam pátrias próprias, mas como peregrinos. Participam de tudo, como cidadãos, e tudo sofrem como estrangeiros. Toda a terra estrangeira é para eles uma pátria e toda a pátria uma terra estrangeira. Casam como todos e geram filhos, mas não abandonam à violência os recém-nascidos. Servem-se da mesma mesa, mas não do mesmo leito. Encontram-se na carne, mas não vivem segundo a carne. Moram na terra e são regidos pelo céu. Obedecem às leis estabelecidas e superam as leis com as próprias vidas. Amam todos e por todos são perseguidos. Não são reconhecidos, mas são condenados à morte; são condenados à morte e ganham a vida. São pobres, mas enriquecem muita gente; de tudo carecem, mas em tudo abundam. São desonrados, e nas desonras são glorificados; injuriados, são também justificados. Insultados, bendizem; ultrajados, prestam as devidas honras. Fazendo o bem, são punidos como maus; fustigados, alegram-se, como se recebessem a vida. São hostilizados pelos Judeus como estrangeiros; são perseguidos pelos Gregos, e os que os odeiam não sabem dizer a causa do ódio. Numa palavra, o que a alma é no corpo, isso são os cristãos no mundo. A alma está em todos os membros do corpo e os cristãos em todas as cidades do mundo. A alma habita no corpo, não é, contudo, do corpo; também os cristãos, se habitam no mundo, não são do mundo.
"Independente do que você venha a fazer, saiba que será sempre alvo da crítica contundente. Não se perturbe quanto a isso; crítico é aquele que nada faz além da própria crítica. Quem faz acontecer se realiza no que faz, e sabe do risco de se expor diante do convencional e da mediocridade". (Fragmentos do Mentor Virtual - Campinas-SP - Jan/2012).
"Parte do destino resulta de nossa ancestralidade; outra parte, de nossas decisões, representadas por pensamentos, palavras e atos, conscientes ou não. O que torna o futuro mais imprevisível, porém, é ambiente que nos cerca, a produzir circunstâncias fora do nosso controle. Resta-nos tão somente um acreditar ferrenho que nos permita construir alternativas possíveis em meio ao caos". (Fragmentos do Mentor Virtual - Campinas-SP - Jan/2012).
"Como nômades, vagamos por infindáveis desertos, flutuando como folhas, ao sabor de ventos aleatórios, num balé intempestivo, imprevisível, e caótico. Enquanto o tolo se ocupa em construir castelos sobre a areia, o sábio se extasia com a beleza do caminho" ('Fragmentos do Mentor Virtual' - Campinas-SP - 2012).
"Que as nossas palavras sejam sempre de encorajamento. Nossos gestos, poderosas alavancas de apoio. Nosso abraço uma imensurável fonte de energia para cada ser humano ao nosso redor. Coisas simples que podem modificar o mundo a partir de nós mesmos" ('O Mentor Virtual II' - O Elo Invisível - Campinas-SP)
"Como silenciosas águas que deslizam entre escuras cavernas, eu te penetro. Nas tuas entranhas fluirei sereno e por instantes serei parte de ti. Algo de mim restará contigo para sempre e com ela construirás as mais belas fantasias. Sou a palavra que acolhes e o sentido que queiras me dar". (O Mentor Virtual, em "O Mentor Virtual II - O Elo Invisível - Campinas-SP)
"A sabedoria não é algo que serve para um e não serve para outro. Tampouco é uma colcha de retalhos que cresce à medida que qualquer um de nós vá inventando ou acrescentando algo de novo. Ela é universal. Poderosa e única. Pode ser acessada por qualquer um em qualquer lugar do planeta, a qualquer momento. Simultaneamente! Ela não depende de você; é você quem depende dela. Não é você que a completa, porque ela já é completa em si mesma. Você apenas a detecta e aos poucos vai descobrindo como ela se encaixa na sua vida e no seu limitado conhecimento. E, a partir dessa fusão, a sua vida e todos os seus parâmetros mudam completamente, de maneira surpreendente."
"Mostra-me como seguir-te, filha da ansiedade. Ensina-me o caminho em meio às intermináveis brumas dos teus instintos e guia-me pelas escuras veredas por onde navegas. Logo serei apenas uma lembrança entre os personagens da tua história e já não mais poderei sentir toda essa inquietude". ('Fragmentos do Mentor Virtual' - Campinas-SP).
"As vezes me pergunto , se meus princípios conspiram contra a ideia de várias pessoas , ou talvez de algumas . Não me alegro em saber que essas pessoas pensam dessa forma tão imatura . Porém , me orgulho em saber que minha índole me permita pensar de tal forma que possibilita caminhar talvez com mais firmeza e convicção . Estou dizendo de um modo geral . A personalidade de uma pessoa conta muito ...
"As vezes me pergunto , se meus princípios conspiram contra a ideia de várias pessoas , ou talvez de algumas . Não me alegro em saber que essas pessoas pensam dessa forma tão imatura . Porém , me orgulho em saber que minha índole me permita pensar de tal forma que possibilita caminhar talvez com mais firmeza e convicção . Estou dizendo de um modo geral . A personalidade de uma pessoa conta muito para os passos que damos em nossas vidas . Algumas atitudes , decisões difíceis nos exigem firmeza e muita força , para poder suportar tais Circunstancias . Mas isso não me dá o direito de critica-las , apenas uma observação para que eu não cometa os mesmos erros . É assim que devemos ser . Observar mais , e errar menos ! "
“Os homens que vinculam prazer à liberdade se tornam na verdade, escravos daquilo que julgam lhes dar prazer. Iludem-se ao acreditar que podem ter controle sobre suas vidas” (O Mentor Virtual – Pág. 37 – Ed. Komedi – Campinas-SP – 2008). - Fragmento publicado no artigo 'Disciplina. A Estratégia de Uma Marca Forte - no blog MARCAS FORTES - Dez,01/2011).
"Estranho coração; porque te perdes em viagens solitárias apaixonado pelo que te fascina, sem ao menos saber onde vás? Como mísero vagabundo vagueias entre olhares anônimos de um labirinto virtual cercado de fantasias... Não vês que já anoitece nas paragens dos teus sonhos?" (Maurício A Costa, em 'O Elo Invisível' - O Mentor Virtual II)
"Não creias na ilusão que te causo só porque confundo tua mente, agito teus sonhos ou estimulo teus desejos. Sou ardente como uma lareira em chamas, intenso como um cortante frio de inverno, e fugaz como a cinza que desaparece diante da mais leve brisa". (Mauricio A Costa, falando do amor em 'O Elo Invisível' - O Mentor Virtual II)
"Nossas almas vagueiam solitárias entre milhões de alternativas, à procura de algo que as complete. Entre rápidos pousos e turbulentas decolagens seguimos ao encontro daquilo que apenas ela sabe distinguir". (Mauricio A Costa, em 'O Elo Invisível' - O Mentor Virtual II - Campinas-SP) - Lançamento em breve.
Mostra-me como seguir-te, filha da ansiedade. Ensina-me o caminho em meio às intermináveis brumas dos teus instintos e guia-me pelas escuras veredas por onde navegas. Logo serei apenas uma lembrança entre os personagens da tua história e já não mais poderei sentir toda essa inquietude. (Trecho de 'O Elo Invisível - O Mentor Virtual II - Lançamento em breve).
"Destacar-se em meio à multidão não é tarefa das mais fáceis. Exige algumas vezes ir além dos próprios limites. Implicar criar diferenciais que tornem você ou sua marca reconhecida pelos demais. O extraordinário consiste em construir algo que atravesse o tempo e o espaço convencionais". (O Mentor Virtual - Editora Komedi - Campinas-SP - 2008)
"Palavras fluem tal minúsculas partículas de um rio que desliza por percursos imprevisíveis, carregando energia capaz de gerar surpreendentes transformações. Ignorar seu poder é tornar-se refém da própria correnteza." (Mauricio A Costa, em 'O Elo Invisível' - O Mentor Virtual II – Campinas-SP).
- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Poesia de Namorados Apaixonados
