Contexto da Poesia Tecendo a Manha
"A pressuposição dos meus devaneios, dissertam no abadá sorriso de mariposa, estampada no rosto amargo de um âmbito antagônico, o qual me lanço no imperativo desfilar das suas asas,
sobrevoando o arranha-céu do desconhecido em meio ao caos, e com o seu toque púrpura, me faz prisioneiro de uma esfera armilar, em redundância ao arco de uma criança, que chora por ver a realidade do seu castelo de areia, se desmanchando na espuma do mar."
"Evite ser persuadido pelos pseudointelectuais, eles são estorvos ignorantes, que vivem numa profunda fantasia, distorcida da percepção alucinógena, aderidos de uma ambiência classe psicodélica como mariposas, atraídas pelo brilho artificial em tessitura dos seus óbices sapientes, que adredemente coadunam, despoticamente
em nada."
Não sou professor de português, mas essa eu preciso compartilhar: o plural de "caráter" é "caracteres".
Exemplo:
Este indivíduo tem caráter duvidoso.
Estes indivíduos têm caracteres duvidosos.
Diogo pode ser um bom-caráter, mas os dois irmãos dele são dois maus-caracteres.
"Desculpe as minhas sinapses, por elas me conduzirem contra o tabuleiro da vida, e me fazerem ter uma visão de mundo diferente da sua.
Desculpe-me por tentar traduzir parte de minha essência nas obras dos meus versos.
Desculpe-me por ser um simples resquício vivo de uma geração de pensadores, fiel remanescente que ainda ecoa nas asas do vento, a alma de um mero poeta audaz de escritor.
Desculpe-me por eu ser apenas eu."
"No palco da vida, somos a vítima, o mocinho e o bandido. Simplesmente
porque desde os primórdios, nós, a sociedade, damos audiência a um constitutivo personagem travestido de bom samaritano, sobretudo, marasmo de uma intolerância autocrática a despeito do público que o assiste."
"Alguns dizem que eu escrevo uma miscelânea de textos que são interligados a uma falta de maturação na aquisição da linguagem, por delinear modelos de frases mixórdias. Outros ainda tipificam meus textos sem concisão ou sem objetividade por serem prolixos.
Dito isto, peço indulgência por apresentar de maneira tão imprópria, os tecidos de minha identidade no recôndito da minh'alma."
“Ao negar Jesus por três vezes no ápice da angústia, Pedro provou ser humano, falível e passível de erros. Mesmo assim, Jesus, em sua infinita misericórdia, confiou-lhe a missão de continuar a sua obra.
E você? Confiaria novamente em alguém que o traiu?”
(ver Mateus 26:34 e Mateus 16:18-19)
"A santificação é um processo tridimensional que envolve nossa posição legal diante de Deus (justificação e regeneração), nossa batalha contra o pecado neste mundo(santificação progressiva) e nossa futura perfeição eterna (santificação perfectiva)."
(Ef 2:8-9; I Co 6:19-20; Tg 1:21; II Co 4:16;
I Ts 5:9; Rm 8:23)
"Assim como Deus foi com Raabe, a cananeia, que poupou sua vida e a de sua família da morte, ele fará com você. Essa prova não vai matar seus sonhos; pelo contrário, ela escreverá seu nome no livro dos heróis da fé."
(Salmos 34:19; Romanos 5:3-5; 8:28;
1 Pedro 5:10; 2 Coríntios 4:16-18)
Texto: Gn 1:26 parte A
(...) "imagem" refere-se à representação ou reflexo peculiar de algo, enquanto "semelhança" diz respeito à congruência ou afinidade em essência e caráter. Em contextos bíblicos, ambos os termos indicam como o ser humano retrata atributos de Deus; no entanto, "imagem" tende a se referir mais à forma ou estrutura, isto é, à destreza humana de raciocinar, criar e ter domínio sobre a natureza. Já "semelhança" é a condição de santidade, que pode ser vista na prática de virtudes como a benevolência, a equidade e a misericórdia (...).
"Não paralise a sua fé por descrença de alguns, não perca a esperança por falta de apoio. Não espere ser amado para saber o que é amar, não deixe de acreditar nas pessoas por ser traído.
Seja feliz com o que tem, e mesmo que todos esqueçam de você, o mais importante, é saber que Deus jamais se esquecerá."
Aluno: Mestre, sinto-me perdido. Minha mente está repleta de pensamentos confusos, e meu coração anseia por clareza. Como posso encontrar equilíbrio entre o que penso e o que sinto?
Mestre: Meu caro, lembre-se: "A mente é um labirinto, o coração, um oásis. Pensar é navegar, sentir é mergulhar."
Aluno: Então, devo confiar mais em meus sentimentos do que em meus pensamentos?
Mestre: Não se trata de escolher entre um ou outro, mas de harmonizá-los. Navegue pelos pensamentos para compreender o mundo, mas mergulhe nos sentimentos para verdadeiramente vivenciá-lo.
Aluno: Mestre, por que tantos correm… e parecem não chegar?
Mestre: Porque correm atrás do vento.
Aluno: Mas e se o alcançarem?
Mestre: "O homem que corre atrás do vento se esquece: o vento não se alcança — sopra do alto, passa por cima, e vai."
Aluno: Então o que nos resta?
Mestre: Parar. Ouvir. Sentir. E lembrar que o que vem do alto, não se persegue… se recebe.
A graça não é licença para viver de qualquer maneira. Pelo contrário — é poder para viver de forma santa. A graça nos alcança como estamos, mas não nos deixa como estamos. Ela educa, corrige, fortalece e nos responsabiliza.
Responsabilidade não anula a graça — é seu fruto. O cristão que entendeu a graça não relaxa, mas se dedica mais — não para merecer salvação, mas porque foi alcançado por ela.
(Tito 2:11-12)
Santidade não é um conceito místico reservado para os que vivem em status religioso.
É um chamado constante, prático, real.
É sobre como tratamos os outros, como lidamos com nossos pensamentos, o que fazemos com nosso tempo, com nossos olhos, nossas palavras.
Ser santo é ser separado — não isolado, mas consagrado.
É viver no mundo sem adotar sua forma de viver.
Santidade não é ausência de falhas, mas decisão contínua de andar com Deus, ser moldado por Ele e viver de forma diferente por causa d’Ele.
(1 Pedro 1:16)
Discípulo: Mestre, às vezes me sinto desanimado. Me esforço tanto, dou o meu melhor, mas parece que ninguém enxerga… ninguém valoriza o que eu faço.
Mestre: (olha com serenidade e responde)
Ninguém é obrigado a valorizar o que você faz, meu jovem.
Por isso, faça o que ama — e faça bem — mesmo que não venha aplauso algum.
As pessoas podem enxergar o seu diferencial, mas isso não significa que vão reconhecê-lo.
Nem mesmo se você projetar uma nova maravilha ao redor do mundo.
Discípulo: Então… eu continuo, mesmo em silêncio?
Mestre: Sim. Porque o valor do que você faz não está na reação dos outros, mas na verdade com que você o faz.
Quando alguém inteligente não pode usar a palavra "burro", mas encontra alternativas criativas.
Sala de aula (ensino médio)
[Cena: Depois de um aluno responder algo completamente errado com toda convicção.]
André:
Fácil demais. A capital da América do Sul é Buenos Aires, óbvio.
Peter: (segurando o riso, com ar teatral):
André... o que dizer?
A sua inteligência é utópica — existe apenas na teoria.
O seu conhecimento tem dimensão quântica — aparece e desaparece ao mesmo tempo.
A sabedoria e você caminham juntos, mas em linhas paralelas — nunca se encontram.
E o seu conhecimento... ah, ele se aproxima da sabedoria de maneira assintótica — parece que chega lá, mas nunca toca.
Foi realmente... impressionante.
Você é uma aula à parte, meu amigo.
Uma mente dessas deveria estar protegida... num museu.
Obrigado por compartilhar... mais uma pérola.
Andre: Valeu... acho?
Peter (virando de costas):
De nada.
Como chamar uma pessoa de 'burra' em 7 maneiras acadêmicas:
... O que dizer? A sua inteligência é utópica. O seu conhecimento tem dimensão quântica. A sabedoria e você caminham juntos paralelamente. E o seu conhecimento se aproxima da sabedoria de maneira assintótica. Você é uma aula à parte.
Uma mente dessas deveria estar protegida... num museu. É realmente... impressionante.
Como chamar uma pessoa de 'burra' em 8 maneiras acadêmicas:
1. "O que dizer? A sua inteligência é utópica."
2. "O seu conhecimento tem dimensão quântica."
3. "A sabedoria e você caminham juntos paralelamente."
4. "O seu conhecimento se aproxima da sabedoria de maneira assintótica."
5. "Você é uma aula à parte."
6. "Uma mente dessas deveria estar protegida... num museu."
7. "É realmente... impressionante."
8. "Obrigado por compartilhar... mais uma pérola."
"Foi no seu olhar que encontrei o propósito que eu nunca teria escolhido — mas que sempre precisei.
Naquele instante, não houve discurso.
Só um olhar — firme, cheio de graça.
E, com ele, um convite silencioso:
'Segue-me.'
Tudo mudou ali.
O chamado não foi merecido,
mas foi impossível de ignorar."
💡 Mudanças reais começam com uma boa ideia — repetida com consistência.
No canal do Pensador no WhatsApp, você recebe diariamente um lembrete de que é possível evoluir, um hábito por vez.
Quero receber- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Poesia de Namorados Apaixonados
- Primavera: poemas e poesias que florescem no coração