Confessar que Errou
Um pichador vai ao confessionário ser confessar que é pichador e pergunta ao padre:
- Padre, eu não consigo parar de pichar e só tenho essa vontade quando estou no alto de um prédio. -Você tem algum conselho pra me dar sobre isso?
- Tenho. Antes de cair pra perdão pelos seus pecados.
21 (ou memórias limitadas)
Hoje eu completo 21 anos. Que maravilha. Vou confessar que nunca me imaginei com 21 antes. Já me imaginei com 70, aposentado, deitado numa cadeira de praia em Bahamas. E também com 30, estabelecido, quem sabe formando família e financiando um apartamento. Mas jamais pensei que chegaria aos 21. Que idade! Não sou tão jovem como quando tinha 20, nem mesmo um brotinho de adulto aprendendo a pagar contas. De repente pulei um degrau e caí no mundo real. Bum. Estou aqui. Tenho 21 anos e sou um adulto. Cem por cento consciente e responsável pela minha própria vida.
Com 17 eu olhava os de 21 e achava-os velhos demais. Pensava: “falta um cem anos até eu chegar aí”. Mas o século passou como um piscar de olhos. Olho ao redor e noto que o imaginar virou realidade. O tempo passou. A criança cresceu. Já não dá pra fingir que sou adolescente. Pela primeira vez eu percebo que cada uma das minhas idades, aniversários, velinhas sopradas e presentes abertos jamais voltarão. São só memórias limitadas (que com o correr dos anos vão se esticando, se rasgando e se perdendo no esquecimento).
Percebo que talvez eu não crie uma memória aos 22. São 365 dias que me separam do meu próximo aniversário. Nesse meio tempo eu posso ser atropelado, esquartejado, me afogar, levar uma bala perdida, ou ser vítima de um desastre natural. Até se o meu corpo falhar, o diagnóstico: “no máximo 3 meses” pode ser dito por um médico. Isso existe, não? Ou as doenças terminais afetam só os idosos? Não sejamos hipócritas.
Fazer 21 significa estar atento às mudanças do mundo. A própria idade é um alerta. É como se o calendário dissesse: “Agora perceba o quanto mudou. Nada jamais se repete” . E assim me dou conta que nenhum apego valeu a pena. Nem as aversões tiveram sentido algum. Pra quê me apeguei tanto a uma ideia, um sonho, ou um relacionamento se tudo acaba um dia? Pra quê me ceguei de ódio por aquela pessoa? Também de nada adiantou eu me frustrar demais pelas derrotas, ou estacionar nas minhas vitórias. As coisas mudaram. E a tal “estabilidade”, na realidade, nunca existiu. É um mito. Tudo nesta vida está em constante transformação.
Percebo agora que não existe um Gean criança, um Gean adulto e um Gean idoso. Somos vários tempos numa só pessoa. Sou o mesmo adolescente envergonhado por cantar em público. Sou a criança sensível que um dia observava as abelhas no jardim. A sensibilidade é a criança que já fui e ainda vive no meu interior. Reconheço outras idades em determinados medos, traumas, sensações, arrependimentos e aprendizados. O antigos eus continuam aqui. Alguns deles até estão mais presentes que outros – esses pode ser que me acompanhem até o definitivo fim.
Só me resta agora sorrir e agradecer. Que bom estar vivo. Que maravilha poder celebrar mais um ano de amizades, descobertas, tristezas, erros, lições, amores e temores. Que alegria entender que não pulamos de fases como num jogo. Mas deslizamos pelas idades feito o correr das águas de um rio. Por vezes mansa, por outras transbordando pelas margens. Enquanto houver água, que haja vida. Já se foram 21 anos da minha. Tempos que desaguaram em belos lagos cintilantes, oceanos profundos e em cachoeiras paradisíacas.
Nosso Salvador e Rei
. . . toda língua deve confessar que Jesus Cristo é o Senhor. - Filipenses 2:11
Escritura de hoje : Apocalipse 11: 15-18
Quando a rainha Elizabeth da Inglaterra era criança, seus pais fizeram uma festa no jardim no Palácio de Buckingham, mas uma tempestade obrigou a festa a se mudar para dentro de casa. Elizabeth e sua irmã mais nova entraram na sala onde os convidados se reuniram e foram educadamente bombardeados por perguntas. Durante uma pausa nas conversas, Isabel apontou para uma parede próxima e uma pintura de Jesus na cruz. Ela comentou: "Esse é o homem que meu pai diz que é realmente rei".
Quão certa ela estava ao reconhecer que o Salvador que morreu por nós agora reina sobre nós como “o rei dos reis e o senhor dos senhores” (1 Timóteo 6:15). Tendo ressuscitado dentre os mortos, Seu reinado será um dia reconhecido universalmente como todos os joelhos se dobram a Ele, seja por gratidão por escolha ou por força irresistível (Filipenses 2: 9-11). É possível, no entanto, confiar em Cristo para perdoar nossos pecados, mas às vezes falha em ceder ao Seu senhorio por tudo o que somos, temos e fazemos.
Você já reconheceu Jesus Cristo como seu rei? Você aceitou a Cristo como seu Salvador e Senhor? Você está disposto a permitir que Ele não apenas o salve do pecado, mas também governe sua vida? Hoje, escolha curvar-se diante dEle como seu soberano Senhor e ser Seu servo disposto e agradecido. Então você pode adorá-Lo como seu Salvador e seu Rei!
Refletir e orar
Deus cumpriu Sua promessa do nascimento do Salvador
Naquela noite maravilhosa quando Jesus veio à terra;
E ainda hoje a mensagem dos profetas soa:
Ele voltará a reinar como Rei dos reis. —Hess
Se você adora a Cristo como seu Salvador, não o ignora como seu Senhor. Vernon Grounds
Seja fiel aos seus sentimentos. Nunca tenha medo, nem vergonha de confessar o que se passa em seu coração, As vezes tenho vergonha, e com essa minha insegurança,
meu medo,minha timidez, eu faço a minha pessoa sofrer.
“Ele sempre me olhava com cara de quem quer confessar alguma coisa, eu retribuía com cara de _Agora?
No fundo já sabia o que ele queria dizer, as palavras estampadas em seus olhos confusos...
_Agora não é hora
Memórias de um cara que se perdeu
Confissões
Senhor hoje venho te confessar e abrir meu coração, que não estar em paz pois a dona dele levou uma parte embora e estar sendo difícil conviver sem o seu amor, por todos este anos, já não aguento mais sofrer de tanto amor, livra o sentimento amor do meu peito eu coloquei toda minha fé no tempo, mais o tempo é imutável sempre renovando a transformação da essência preciosa do amor ,que ardentemente queima minha alma atormentando o meu juízo imperfeito o fantasma da sua sombra que eu guardei dentro do meu peito foi o que restou, quando ela me abandonou, senhor confesso que eu entrei em desespero fiquei sem rumo e sem direção não conseguia achar o caminho da felicidade, só o caminho da desilusão ,que por todo este tempo percorri na esperança de reencontrar ela novamente ,senhor livra me deste mau que ela causou ao meu coração um amor sincero e puro .... peço para continuar minha vida adiante livra-me das pequenas lembranças que restou ,por que já estar na hora de afastar de uma vez este fantasma que não vale mais ficar remoendo o passado tenho que viver meu presente com a vida que o senhor me proporcionou e abrir meus sentimentos direcionado para um novo horizonte que a vida me deu amém....
(Farley solitário)
“Os que agem com timidez, ao confessar uma verdade, se tornam loquaz ao disseminar a mentira, quando atrás de um muro, tem em sua posse um megafone!”
O único Deus verdadeiro
Toda língua deve confessar que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. - Filipenses 2:11
O Panteão de Roma é uma magnífica estrutura circular que foi construída em 27 aC e completamente reconstruída pelo imperador Adriano por volta do ano 120. Seu objetivo era unir os povos conquistados do império, proporcionando um lugar central para seus deuses. Quando foi oferecido aos cristãos um nicho para uma estátua de Jesus, eles responderam: “Nunca! Ele não pode ficar ao lado de deuses que não são verdadeiros ”.
Em 609 dC, o Panteão se tornou uma igreja cristã. Séculos depois, um conferencista britânico visitou Roma e descobriu que todos os nichos ao redor da parede estavam vazios, exceto um. Continha uma estátua de Jesus.
Isso me lembra que Jesus Cristo não tem igual no mundo. Ele se destaca de todos os outros. Por essa razão, o cristianismo é a religião mais exclusiva e inclusiva de todas. Cristo disse que Ele mesmo é a verdade e o único caminho para Deus (João 14: 6). Mas o perdão do pecado e o conhecimento do verdadeiro Deus estão à disposição de todos os que depositam sua fé em Cristo e em Sua morte expiatória. Não é de admirar que Paulo não pudesse permanecer em silêncio quando viu um altar em Atenas endereçado "ao deus desconhecido".
Pai, acreditamos que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ajude-nos pelo Seu poder de permitir que Ele tenha o Seu caminho em nossas vidas, para que os outros possam conhecê-lo, o único Deus verdadeiro.
Ele é o caminho, a verdade, a vida
Aquele cujo nome é Jesus;
Não há outro nome na terra
que tenha o poder de nos salvar. —Sesper
Você pode ter toneladas de religião sem uma onça de salvação. Dennis J. DeHaan
Cobrir
Quem cobre seus pecados não prosperará, mas quem os confessar e abandonar terá misericórdia. - Provérbios 28:13
Depois de carregar o fardo de uma consciência culpada por mais de quatro décadas, um homem idoso decidiu que não poderia mais continuar sem confessar seu crime.
Quando ele foi levado a julgamento, ele disse ao juiz: "Depois de viver com essa coisa pendurada na minha cabeça por 40 anos, ficou mais e mais pesado até que eu não aguentava mais." Que ilustração clara de culpa é inevitável!
O juiz decidiu mostrar misericórdia. "As acusações criminais não são garantidas neste caso", disse ele, enquanto o velho, agora com deficiência auditiva, se esforçava para entender suas palavras.
Confissão é a chave para o problema da culpa. O Senhor pediu ao Seu povo através do profeta Jeremias, tentando levá-los a ver onde haviam sido infiéis. Repetidas vezes, Ele advertia que os julgaria por negar que haviam cometido algo errado e por se recusarem a voltar a Ele por misericórdia (2:35). Ele pediu que parassem de fugir do que haviam feito e admitissem seu pecado (3:13).
E você hoje? Existe algo em sua vida que você está encobrindo? Isso não vai funcionar. Você não pode enganar a Deus. Confesse ao Senhor e experimente Sua misericórdia, amor e graça.
Jesus morreu para pagar a dívida do pecado,
para perdoar;
Mas todos os que tentam encobrir o pecado,
Sua graça nunca saberão. —DJD
Confissão é a chave que abre a porta para o perdão. Mart DeHaan
Ocultar ou procurar?
Quem cobre seus pecados não prosperará, mas quem os confessar e abandonar terá misericórdia. - Provérbios 28:13
Um patrulheiro de Indianápolis teve problemas enquanto investigava um acidente de trânsito de rotina. Ele entrevistou testemunhas, prendeu um dos motoristas e escreveu o relatório do acidente. Então ele percebeu que o motorista ofensor estava mastigando algo que não era chiclete. Ele estava comendo o relatório! Apesar dos esforços do policial para recuperar o relatório, ele foi destruído. Mas o atraso foi apenas temporário. O patrulheiro localizou as testemunhas novamente e recompilou as evidências.
A resistência e encobrimento que esse oficial de Indiana encontrou é semelhante ao que Isaías viu no povo de Israel séculos atrás. O profeta ficou triste ao ver seus compatriotas tentarem ignorar e ocultar a evidência de seus pecados. Com efeito, enfiaram os dedos nos ouvidos enquanto o Senhor falava (Isaías 30: 9), e incentivavam seus profetas a dizer-lhes apenas o que queriam ouvir (v.10). Eles preferem se esconder do que buscar a misericórdia de Deus. Conseqüentemente, o Senhor enviou julgamento sobre eles (vv.12-17).
Podemos aprender com os erros de Israel que uma tentativa de encobrimento não fará nenhum bem. É apenas temporário. Devemos confessar nossos pecados a Deus e abandoná-los. Então conheceremos a alegria do perdão de Deus.
Os pecados que nos envolveriam
Nunca devem ser ignorados;
Pois se tentarmos cobri-los,
eles nos perfuram como uma espada. —Sper
O pecado que tentamos encobrir acabará nos derrubando. Mart DeHaan
Não sou o melhor homem do mundo, mas na terra há poucos semelhantes a mim. Porém, devo confessar que, dessa minoria existem homens extraordinários melhores que eu.
Devo confessar que chega a ser entediante, pessoas falando sobre amor próprio, amar a quem te ama, valorizar quem te valoriza, ser prioridade em vez de opção... quando elas próprias não reconhecem nada disso quando encontra. Acredito que a graça nisso é viver a vida dando voltas, cometendo os mesmo erros esperando por resultados diferentes.
China linda que mui longe MORA,...
Vou te confessar ENTÃO,...
Sou um vivente que te ADORA,...
E que distância e trincheira não existe NÃO,..
E não sou de muita DEMORA,....
Vou encilhar o meu pingo ALAZÃO,...
E me atirar pago a FORA,...
E te arrastar pro meu RINCÃO,...
Pois eu já decidi desde AGORA,...
Que tu xirua, é a dona do meu CORAÇÃO.
Somente agora a saudade me faz confessar
Que no mar de emoções que vivi
Não foi difícil te compreender e te amar
Mas agora que foste embora
É que posso refletir,
É uma coisa que me faz procurar por ti
O carinho que tiveste por mim,
Não vais encontrar por aí,
Tudo que fiz e disse a ti
Foi tentando demonstrar o quanto te amo
Mas não compreendeste o meu amor...
PRECONCEITOS
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Tenho meus preconceitos. Devo confessar que, se todo preconceito fosse passível de ação judicial, os covardes, hipócritas e fofoqueiros me processariam com grande facilidade.
Preciso confessar que sem você os meus dias são sem graça, as horas se arrastam e a saudade só aumenta, saudade que me consome horas a fio, saudade que tem um sorriso lindo, um perfume gostoso e um abraço que arrebata a alma de qualquer pobre mortal apaixonado... Saudade que não passa nem quando estou com você...
“Só a Deus, temos a obrigação de confessar nossas faltas, falhas e pecados, porque também somente a ele cabe o direito de nos conceder o perdão, se assim ele julgar que merecemos!”
Gutemberg Landi
09.01.2016
A maior virtude de um pecador é confessar o seu pecado e o maior erro querer justifica-lo em seguida.
