Companhia
O mar com todo o seu vigor necessita da companhia do rio, o lago com a sua serenidade, e cada vez mais só, inventa a sua própria felicidade.
"" O importante é a travessia
O dia
E a companhia
Enquanto isso
Não me mantenho omisso
Rabisco as folhas do tempo
Num poema rude e lento
Pois se a viagem acabar
Amigos irão me levar
Mas lá, onde ninguém sabe
Que tudo acabe Muito simples
Pois complicado foi o ponto de partida
Que nessa lida é difícil de explicar
Outros irão chegar
Que tenham na vida A sorte
De não serem aliados da morte
Pra travessia
Demorar...""
"" Eu não ligaria
em ter o mar como companhia
morar, navegar
sou mesmo oceano
sempre tive o plano
de me aventurar a ser do mar
sei mergulhar
e com você tudo fluiria
sempre mais profundo
Ah!! mar
se não fossemos
tão devagar...
Que a poesia nos faça companhia
em lindos dias, ou em noites de solidão
que a beleza contida nos versos
nos façam rir com a alma
e viver numa alquimia de amor e felicidade
que a certeza de um mundo melhor esteja presente em nossas verdades e orações
que nossas mãos estejam sempre prontas para ajudar
que os sonhos não acabem ao amanhecer
mas sigam vivos em nossos desejos
que haja muito riso de criança e isso nos alegre
pois o incomodo causado por eles é sinal de intolerância e velhice
que tenhamos tempo para amar
e ele passe devagar
que haja mesmo perto do anoitecer de nossas vidas
esperança em algo maior
a vida eterna talvez
ou a eternidade de termos vivido a plenitude
aqui e agora,
com ou sem poesia...
#RAZÕES
Tenho razão em sentir saudades...
Do tempo da melhor idade...
Da fantasia em companhia...
De correr em ruas vazias...
De rir cheio de alegria...
De brincar até tarde...
Tenho razão em sentir saudades...
Das flores colher...
Do céu muito estrelado...
Sonhando em voar...
E minhas mãos estender...
Tenho razão em sentir saudades...
Dos sonhos que agora jazem...
Em um limbo distante...
Quando tive a felicidade...
Tenho razão em sentir saudades...
Daqueles a quem muito amei...
Daqueles a quem muito me amou...
E que agora nada sei...
Tenho razão em sentir saudades...
Até do que desconheço...
E por mais que eu faça e me meço...
Das pequenas coisas que dou apreço...
Essa saudade me dói...
Tenho razão em sentir saudades...
De um olhar...
Um toque de mão...
Tamanha é a saudade...
De ouvir um coração...
Do colo em que me aninhei...
Do afago que ganhei...
De conselhos que em muitas horas foram ditos...
Uns ouvidos, outros não...
Tenho razão em sentir saudades...
Do que já não tenho mais...
E aqui me pego eu...
Sentindo saudades em meus ais...
Mas tudo só fica na vontade...
E vivendo sigo minha sina...
De saudades do que acabou...
Do pó que tudo se transformou...
Me deixando um vazio...
Só saudades e uma grande dor...
Tenho razão em sentir saudades...
Mas agora é só a vontade...
De voltar a um tempo...
Que sem eu me dar conta...
Mansamente escoou...
Terminou...
Eu tenho razão em sentir saudades.
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poemas
Caminhei pelas ruas e calçadas...
Entre dias e madrugadas...
Lua em companhia...
Noites quentes...
Noites enluaradas...
Estradas prateadas...
Conheci salões cinzentos...
De muitos risos...
Poucos alentos...
Muitas loucuras...
Tantas tolas fantasias...
E no espanto do menino...
Em que tudo descortinava ...
Pude ver algumas monstruosidades...
De mentes inacabadas...
Almas vazias...
Grandes gargalhadas...
Bocas úmidas...
Que taças e copos tudo absorvia...
Perdi querendo encontrar...
O que nunca esteve por lá...
Nada contava nem tinha nome...
Eras de breu...
E o réu era eu...
Era tão fácil ser feliz ...
Mentirosas propostas ouvi...
E no sabor do vinho me corrompi ...
Hoje ainda não sei como caminhar nas ruas...
Sem estar...
Em ruas que ficaram para trás no tempo...
Sem estar ...
Esperança que aprendi com as ruínas...
Triste e lamentável fado...
Hoje...
Paz cultuo...
Na lembrança desse banco...
Aqui sentado...
Sandro Paschoal Nogueira
Ao meu lado tem um anjo que se chama solidão que me faz companhia numa multidão sem asas que caminha na contra mão num planeta chamado Terra.
E PASSA...
Olho para trás e não vejo ninguém…
como companhia minha própria sombra
que fica nesse impasse entre o vai e o vem…
enquanto isso o tempo vai passando
e eu também…
A solidão às vezes é a companhia que precisamos, porque não precisamos dizer nada, ela entende como ninguém nossos ruídos internos e externos também.
A viagem mais longa é a companhia de corpos lado a lado e a distância das almas que se perdem e ficam tentando se encontrar nesse percurso.
A coragem não é a ausência do medo, mas a escolha de avançar, mesmo quando a única companhia é a incerteza e o desconhecido sussurra perigos no escuro.
- Relacionados
- Frases de companhia e amor para reforçar que juntos é sempre melhor
- Frases de companheirismo para valorizar quem está do seu lado
- Frases sobre solidão para refletir acerca de estar só
- Frases de calor para status para rir enquanto derrete
- Seja sua melhor companhia: frases para fortalecer a sua autoestima
- Frases sobre ser sozinha para encontrar beleza na sua própria companhia
- Frases curtas sobre boa companhia para valorizar quem está do seu lado
