Como a Vida Imita o Xadrez de Gary Kasparov
A vida sempre nos traz surpresas e decepções. A vida algumas vezes anda torta, mostra atalhos, faz barulho, toca o terror. A vida, esta menina faceira e tão bonita, acredite, ela sabe brincar com a gente; faz cócegas até! Mas também faz chorar. Ela nos faz subir, subir e sem mais nem menos, pronto, o chão faz doer. E de repente, ela nos joga pro alto novamente, como se fôssemos um brinquedo, com todas as suas regras e poderes. Não há quem a domine, não há quem passe por ela sem experimentar do seu tempero. E quando tudo parece sem motivos, ela cria um. Têm uns - alguém -, que absorvem e têm outros que os ignoram, mas todos os motivos estão lá, prontos para serem usados, aproveitados. Quando tudo fica azul, ela vem e nos mostra o cinza. E quando o cinza chega, o verde volta a imperar. Isso é para nos dizer que, tanto as tristezas quanto as alegrias passam e a vida fica espojada nos seus mais diversificados modos, fazendo do mundo uma grande aquarela oscilante entre surpresas e decepções. Assim é a vida, assim é viver!
“Você já viu algum rio disciplinado? Rios alternam suas direções. O curso natural das águas seguem leste, seguem norte. Seu ciclo passeia sem tomar caminhos retos. Seu fluxo meneia nada parcimonioso. Não é um ente geométrico da menor distância entre dois pontos. Ele vai e não sabe para onde está largando. Tortuoso rio, vai porque vai. Vai com alento infinito rio alcança. Semelhante ao rio, a vida não é um canal arquitetado pelo homem. Rio planejado não é rio. Rio é liberdade última.”
“O rio não possuí livre-arbítrio. É uma falsa liberdade que supera obstáculos.”
“Tal qual a vida.”
“A vida é um rio subindo a montanha.”
“A vida não apresentam suficiência por si?”
“Óbvio. Validação é necessária. O ouro é ouro porque brilha?”
“Validar por fantasia? Cooptações sociais? Conceitos mutantes?”
“Quilates mudam conforme a sociedade? Penso que não. A Conferência Geral de Pesos e Medidas não é baseada em um padrão?”
“Não. É algo adotado. Passível de mutação porque a satisfação causada pela pureza do ouro pode ser mutável. “
"É presunçoso querer escolher meu caminho, porque não posso dizer qual caminho é melhor para mim. Devo deixar ao rio para que seja feita a vontade do acaso?"
“Você pode fazer o que bem entender, mas não pode determinar o que determinará fazer.”
Quando criança somos curiosos, quando jovens somos determinados a ir atrás do desconhecido, quando adulto ficamos preso ao passado, quando velho vivemos plenamente.
Assim digo quando criança somos cegos, quando jovem nossa visão é embaçada, quando adulto olhamos para trás, quando velhos aprendemos a enxergar propriamente.
Um dia, seremos capazes de enxergar tudo que os nossos olhos não conseguem ver. E quando este dia chegar, entenderemos, finalmente, o quão bela é a vida. Pois, é num canto inspirador do coração, que o oásis surge. É na delicadeza do sentir, que o encanto aparece, fazendo do amor o refúgio dos mais nobres dos quereres.
Na condição limitada de nossa existência, deixamos a vida frustrados, resignados em saber que conhecemos muito pouco, pois não há tempo hábil para tomarmos contato com todas maravilhas que a vida nos oferece numa passagem curta e cheia de obstáculos ou empecilhos criados muitas vezes pelo próprio homem
Sei que não vivi tudo estou predestinado a viver, mas já estou assustado com oque vivi.
E pensar no que a vida reserva me amedronta.
" A vida, todos sabem - além de curta - é uma sacanagem só, e o dinheiro não fica, não eleva , nem consola. "
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- Frases sobre a morte que ajudam a valorizar a vida ✨
