Comerciante
Meu nome é Marcos, sou comerciante e gostaria de uma oportunidade para desabafar o meu sofrimento com relação à lei trabalhista no Brasil.
Sou uma pessoa que procura o melhor para o bem estar de todos e o mais correto possível.
Atualmente, tenho dois comércios e em ambos trabalho com funcionários devidamente registrados.
Não faço nada que prejudique meus colaboradores, tudo que eles têm de direito, é tudo devidamente pago.
Trato-os com respeito e incentivos, mas quando comentem infrações, são devidamente punidos.
O meu desabafo é o seguinte: apesar de estar tudo correto perante a lei trabalhista, enfrento diversos problemas com relação aos colaboradores, eles sempre estão me testando. Mesmo sempre estando sob consulta da lei, eles sempre arranjam algo pra se beneficiar e se escorar nos braços do FGTS e Seguro-Desemprego.
Na maioria dos casos, após 6 meses de registro, o colaborador se acomoda na esperança de se beneficiar dos recursos que o governo oferece.
Concordo que a parte mais fraca deve ser protegida pela lei, mas nos tempos atuais, estes benefícios emperram a evolução do brasileiro. O colaborador se acomoda por estar amparado pelo benefício.
Acho que o governo deveria se atentar para a formação de profissionais e não sustentar gente que se acomoda nas custas do FGTS e Seguro-Desemprego.
Concordo que o FGTS e o Seguro-Desemprego ajudam os mais desfavorecidos, mas este sistema está levando nosso povo a acomodação.
Do meu ponto de vista, o povo carente precisa de ajuda para a sobrevivência, mas também precisa de uma certa pressão pra levá-lo para o progresso próprio.
Espero que este desabafo seja analisado e publicado por um especialista, para que o futuro do nosso povo seja mais produtivo e competitivo diante o mundo que não pára de evoluir.
No meu rumo de descobrir mais a “Latina”, encontrei com o Sr. Hugo, um simpático comerciante de queijos e carros, que me olhou profundamente nos olhos ao dizer que passei a viver cada dia como se fosse o último depois de perder pessoas amadas, principalmente meu pai. Alguns segundos após me expor, este Sr, até então desconhecido, segurou em minhas mãos e, com lágrimas nos olhos ,confidenciou-me que perdera dois de seus filhos, um aos 24 anos e outro aos 42, inverso kármico numerológico...
Não desmerecendo minha tristeza, nem enaltecendo a dele, ninguém merece viver menos que sessenta anos!
O que era pra ser apenas a compra de um queijo, virou um encontro de emoções e isso é muito bom de se viver...A tristeza foi responsável por este encontro especial , encerrado por um abraço verdadeiro , gostoso de receber e ser relembrado.
Prazer, Sr.Hugo, aproveite a saúde que tens para garantir mais uns instantes de boas recordações, já fazes partes das minhas!
O terreno de Tonico
Tonico, um homem simples que venceu na vida como comerciante, após trabalhar 18 anos a um senhor judeu que havia fugido da Polônia pela perseguição nazista. Com esse polonês aprendeu a lidar com o público, tornando-se um filósofo da vida. Após esse período pediu demissão de suas funções no comércio moveleiro de Isaac e abriu o seu próprio negócio, sendo bem-sucedido ao longo de alguns anos.
Tendo comprado um terreno de 1000m2 para fazer uma pequena chácara para seus fins de semanas, posto morar no próprio prédio de sua loja de móveis no centro de uma cidade do interior paulista. Sua família era formada pela esposa e mais 3 filhos.
Num certo dia um vizinho do seu terreno, dá-lhe uma notícia de que alguém está mudando a cerca de seu terreno.
Sábia atitude
Tonico, muito sutil passa a mão numa enxada e vai capinar o terreno, era hora do almoço. Chegando ao local, realmente notou que alguém havia mexido nos palanques e nos arames farpados.
Tonico, como se nada tivesse acontecido, começa a sua capina.
Após o horário do almoço, encosta uma camioneta importada e desce um cidadão com seus dois companheiros e ao verificar que Tonico está distraidamente carpindo o seu terreno chama-lhe a atenção:
— Boa tarde, Senhor!
— Boa tarde, Tonico ao seu dispor.
— Eu me chamo Bosch, muito prazer…
— O prazer é todo meu…
Aquele magnata, empresário todo poderoso, o qual Tonico já deduziu quem era, pois, estava montando uma de suas fábricas na região.
— Meu senhor estou mudando a divisa de nossas terras e o senhor não se manifesta?
— Notei realmente que a cerca está caída e os seus companheiros estão a mudá-la, portanto, invadindo o nosso lado de cá.
Continua Tonico:
— Peço ao cavalheiro que atente aos meus cabelos brancos e, que a mim me resta muito pouco tempo nesta existência, e não vou-me indispor com o nobre vizinho por alguns metros tirados dos meus 1000m2 para incorporar à sua fazenda, doutor. Nesta altura do campeonato, logo necessitarei apenas de alguns centímetros de terra por pouco tempo, pois, me tornarei apenas pó.
Imediatamente, Dr. Bosch, pede aos seus dois funcionários que retornem aquela cerca ao seu antigo lugar.
Humildemente agradece a Tonico pela sua lição de vida, retirando-se do local.
Dr. Bosch vai comentar o acontecido com um de seus diretores de sua nova fábrica e ao relatar o acontecido, tem uma enorme surpresa.
— Caro Bosch, aquele seu vizinho de cabelos brancos é o meu amado pai.
Jbcampos
Todo aquele que avalia uma obra de arte, pelo metro quadrado da obra, na verdade não passa de um vendedor de tecido. Da mesma forma que quem avalia uma arte jóia pelo peso, não passa de um comerciante de metais.
Quem só sabe ler a assinatura usual de cada artista sobre uma plataforma, é alfabetizado, parabéns, mas não entende nada, de historia da arte.
Black Friday é um artifício que alguns estabelecimentos comerciais usam para enganar o cliente sem que ele se dê conta disso.
30 DE OUTUBRO DIA DO COMERCIÁRIO:
Não importa as emoções que trazemos de casa, na hora do trabalho temos que sorrir, temos que passar o que existe de melhor, sem poder transparecer os problemas diários que carregamos... Temos que engolir sapo, aguentar o mau humor do Gerente, a cobrança do Patrão com as cotas e metas e até a colega chata e briguenta rsrs....
Todo dia saímos de casa com um leão pra matar, no dia que vendemos a sensação de dever cumprido é estampada no rosto, já em dias difíceis é a cabeça volta baixa e o olhar vago....
Falam que é fácil vender. pois não é preciso nada além de sorrir e gostar de conversar, mas não é assim... Somos uma espécie em extinção, pois somos dotados de um sentimento que transforma a vida das pessoas e mesmo nossos clientes lá em suas casas abrem um sorriso quando olham no espelho usando algo que os fez se sentirem melhor...
A humanidade cada vez mais escondida em maquinas e redes virtuais, somos reais, apertamos sua mão, falamos com vc e resolvemos seu problema... E até viramos seu amigo... Somos Comerciários.... Ficar num balcão é para quem tem talento e competência de enfrentar tudo isso e muito mais, não existem faculdades que ensinem nossa profissão, pois ela vem no sangue... Através desse pessoal que trabalha comigo a anos eu transmito a todos os comerciários os mais sinceros parabéns, pois somos a categoria que põem movimento a tudo aquilo que a industria fabrica, fomentamos a economia e somos ainda uma uma das ultimas profissões humanizadas e cheia de sentimentos! Sorria sempre...
Muito cuidado é pouco para aquele que sempre diz que toda azeitona da empada do outro está com caroço ou está azeda.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp