Coleção pessoal de ricardovbarradas

141 - 160 do total de 1244 pensamentos na coleção de ricardovbarradas

Aprendo mil vezes mais com os humildes, simples e ignorantes do que com os falsos eruditos de internet, dissimulados e arrogantes.

Ricardo Vianna Barradas

Diante da manipulação em massa global, que tenta pasteurizar tudo em uma só coisa, tem se o único caminho de resistência para a soberania e a liberdade de cada povo, que só pode ser obtido com o fortalecimento da identidade artística, educacional e cultural local. Ser diferente confere a quem é um alto valor na posteridade.

Ricardo Vianna Barradas
Tags: império globalização

A internet pode ser uma poderosa e ágil plataforma para melhor inclusão social e cidadania a ser dinamizadas nas politicas publicas mais urgentes e necessárias, desde que o governo federal habilite se e gere leis e protocolos para o uso geral em nosso território nacional. A internet brasileira como é distorcendo e mascarando a ideia e o conceito de ampla liberdade, de forma falsa e equivocada tem sido imoralmente utilizada mais como uma arma de comunicação global cada vez mais manipulada, escravizante e doutrinaria a uso viciosos e nocivos que só atendem os interesses de alguns grupos poderosos estrangeiros.

Ricardo Vianna Barradas
Tags: império interesses

A operatividade livre e a fraternidade igualitária, humilde e operaria fundacionais originarias das antigas guildas medievais na Maçonaria Universal contemporânea do seculo XXI, se perdeu, assim como toda a doutrina secreta, esotérica, energética, espiritualista, humanista e progressista se perderam, também nos últimos anos. A soberba e as vaidades paulatinamente invadiram os corpos e orientes, a ignorância, a pouca bagagem educacional, os favoritismos e o despotismo sociais injustos e aparentes se tornaram cada vez mais frequentes diante de vários pesos e varias medidas. A antiga e tradicional ordem filosófica na modernidade distancia se do seu mais nobre objetivo e sentido universalista da boa formação do ser cidadão maçom planetário, enquanto ser boa ferramenta e fiel operário para maior justiça social em seu tempo. Felizmente os antigos conceitos nunca morrem, a tradicional maçonaria de verdade e seus originais preceitos sobrevivem mesmo que tristemente isolados, por uma gigantesca energia luminosa de justiça divina, que por meio de bibliografia, entre fatos e escritos, heroicas e honradas caminhadas nas biografias históricas de grandes vultos da humanidade que foram e permanecem dignos irmãos do passado, sobrevive, razão pela qual que deve ser a melhor fonte fidedigna do que é e sempre será em essência a sublime ordem maçônica por verdade, que todo este ensinamento seja fonte inspiradora maior para todo aquele simples de coração de hoje puros que não foram contaminados e não fazem parte das atuais pequenas e temporais vaidades e em verdade busca em seu espirito livre a verdade, a verdadeira luz justa e perfeita a caminho do oriente universal e trabalha prodigioso todas as horas como um honrado e fiel operário na reconstrução diária de seu templo maior interior em nome da verdadeira maçonaria. FIAT LUX.

Ricardo Vianna Barradas

A verdadeira historia da amazônia brasileira e internacional sócio-cultural geo-politica dos últimos 150 anos se entrelaça por diversas vezes com a própria luta, garra, saga e sonhos da historia da família Barradas, que no exercício do amor incondicional pela Grande Floresta realçaram suas qualidades universalistas e suas honrosas patentes da mais forte brasilidade.

Ricardo Vianna Barradas
Tags: amazônia nacional

Seria mais justo e inovador se cada politico brasileiro eleito por voto, diminui se o particular interesse em arranjos politiqueiros e se concentra se por moral e ética em politicas publicas que congraçassem em vida melhor e mais digna para seus fieis eleitores, que por direito representa.

Ricardo Vianna Barradas

A boa arte é atemporal, comunica se em um dialogo mudo com o espectador infinitamente e de uma forma diferente, toda vez que ele com novos olhos, a vê.

Ricardo Vianna Barradas
Tags: arte contemporânea

As artes plasticas e visuais preenchem por si em linguagem simples criativa de formas, movimentos e cores, inúmeras emoções que silenciosamente sempre sentimos em nossa alma e nunca encontrávamos palavras certas e exatas, para tão bem dizer.

Ricardo Vianna Barradas
Tags: arte contemporânea

A arte alimenta a alma e provoca em si novas criativas possibilidades de prazer.

Ricardo Vianna Barradas
Tags: arte contemporânea

OH! QUÃO BOM E SUAVE É QUE OS IRMÃOS VIVAM EM UNIÃO. É COMO O ÓLEO PRECIOSO SOBRE A CABEÇA. QUE DESCE SOBRE A BARBA, A BARBA DE AARÃO, E QUE DESCE À ORLA DOS SEUS VESTIDOS. É COMO O ORVALHO DE HERMÔN QUE DESCE SOBRE SIÃO; PORQUE ALI O SENHOR ORDENOU A BENÇÃO E A VIDA PARA SEMPRE.

Atribui-se a David a autoria do Salmo 133, exalta a vida em harmonia na convivência dos irmãos. Particularmente acredito que tenha sido cantado, ao som de um saltério, por ocasião da Festa do Tabernáculo quando os israelitas subiam até Sião, Jerusalém para orarem no templo. O Salmo 133 é uma eloquente saudação da beleza do puro e sublime amor fraternal. Segundo alguns autores, a leitura do salmo 133 , foi usada pela primeira vez, na metade do século XVIII, por algumas Lojas do Antigo Rito Yorkshire, na Inglaterra, quando ainda nem havia um rito totalmente organizado e utilizado entre as lojas de um mesmo oriente. Sendo assim esse hábito foi abandonado e, já a partir da adoção do Rito Inglês de Emulation, abria-se a Bíblia Sagrada em qualquer pagina. sem leitura de capitulo e versículos algum, só pelo gesto ritual simbólico de abrir o Livro da Lei e exaltar assim a presença do do Grande Arquiteto do Universo, que é o Deus Cósmico Universal de todas as religiões do mundo. Este antigo hábito foi retomado por algumas Grandes Lojas norte-americanas, principalmente as da cidade de Nova York. Atualmente segundo alguns escritores e pesquisadores da ritualística maçônica, dizem que nos Estados Unidos da America, quanto ao simbolismo, só é praticado nas lojas de Rito de York, pois o Rito Escocês Antigo e Aceito, tão predominante nas lojas simbólicas no Brasil, lá só é praticado nos Altos Graus do Filosofismo. Da pratica da Grande Loja de Nova York, que o salmo 133 foi introduzido no Brasil e na América do Sul, que seguem o atual Rito Escocês Antigo e Aceito. O Salmo 133 é conhecido como o Salmo do Aprendiz, o Salmo da Fraternidade.
A vivência desta bela exaltação deve ser a base da conduta de uma fraterna, justa e perfeita oficina, o base de uma comunidade dentro da sociedade que existe e vive em prol de um trabalho e objetivo maior, não só dentro da convivência maçônica, mas da sociedade contemporânea global universalista do bem.
Particularmente associo esta fraterna e intercultural saudação a uma indiana muito conhecida - Namastê. Que é um cumprimento ou saudação com origem no sânscrito. Namaskara é considerado uma forma ligeiramente mais formal, mas ambas as expressões revelam um grande sentimento de respeito.

É utilizada principalmente na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação verbal ou escrita. Contudo, o gesto feito com as mãos dobradas é feito sem ser acompanhado de palavras quando se despede. Durante os vários anos que segui tradicionalmente o Yoga, em um ashram, o uso diário do Namastê era como se disse se ao Mestre Instrutor e que, nessa situação, significava “sou o seu humilde criado”.

Por vários estudos meus anteriores acredito que não exista literalmente um significa absoluto traduzido para a cultura ocidental , ate por que não é uma só palavra como muitos pensam e erroneamente imaginam, é a união de duas que seria "curvo-me diante de ti"; a palavra provém do sânscrito "namas", que pode significar "curvar-se", "fazer uma saudação reverencial", e (te), "te", "tê". A palavra "Namas" antes do som "t" não precisa da aplicação do ajuste eufônico (Sandhi) e, portanto, não se transforma em "Namaḥ".

Quando dito a outra pessoa, é normalmente acompanhado de um gesto feito com as duas mãos pressionadas juntas, as palmas tocando-se e os dedos apontando para cima, no centro do peito. O gesto também pode ser realizado em silêncio, contendo o mesmo significado.

No geral nas diversas escolas filosóficas orientais significa:

"Minha atenção e respeito a você; o divino em mim, reconhece o divino em você." - diante do profundo respeito a divindade do outro, mesmo sem conhecermos.

Diante desta semelhante interpretação pessoal que encontra se o G.A.D.U., o Grande Arquiteto do Universo, que é o Cristo, Deus feito Homem para os cristãos. Javé para os Judeus, Aláh para os muçulmanos ou Olorum, Mawu, ou Nzambi,no Candomblé afro-brasileiros, na crença em um Ser Supremo.

Em todas as culturas do planeta, em unidade mantêm uma só mensagem primal que pode ser resumida praticamente entre os dez mandamentos da Lei Mosaica:

”Amai-vos Deus sobre todas as coisas e amai vos uns aos outros como Deus vos ama”.


MM Ricardo V. Barradas.
Grande Oriente do Brasil - RJ - Brasil.

Ricardo Vianna Barradas

Deus e Amor são forças energéticas fluídicas nucleares do Universo Humano que transpõem por fé todas as leis logicas naturais e os prováveis movimentos.

Ricardo Vianna Barradas

A falacia nasce da cativa intransigência e a cumplicidade da eterna liberdade.

Ricardo Vianna Barradas
Tags: amor incondicional

A conquista e a descoberta de um verdadeiro conhecimento só tem valor algum, quando vem acompanhado da generosidade de espalhar atalhos e soluções a todos os outros que buscam.

Ricardo Vianna Barradas
Tags: invenções caminhos

A complexidade e a simplicidade são formas idênticas geniais de ver o universo.

Ricardo Vianna Barradas

A depressão é um hiato da incapacidade de perdão.

Ricardo Vianna Barradas

Deus Altíssimo misericordioso infalível e a Vida por natureza perfeita agem exatamente sem logica alguma, de formas inquestionáveis sobre suas vontades.

Ricardo Vianna Barradas

Odeio, quase sem perdão, quem me tira da solidão, promete ilusão e fica com joguinhos infantis dizendo não.

Ricardo Vianna Barradas

O amor é um sublime sentimento no caminho mas o falso amor um instrumento de conquista, agonia e queda. A vida é bela quando não queremos mentir pra ela.

Ricardo Vianna Barradas
Tags: amor companheiro

Quão bom quando o irmão maçom descobre que bem melhor do que ser maçom é viver maçom pela vida em todos os lugares, sem avental algum.

Ricardo Vianna Barradas
Tags: maçonaria universal

Hoje a contemporaneidade propõe um viver inesperado, como isto cada vez mais me torna e me sinto como um ser inacabado. Nunca imobilizado pelo novo, diante disto vivencio e experiencio novas ações, pensamentos e reformulações inusitadas bem longe do que sempre acreditei viver mas vida que segue, e não nos atropele pois só ela que oferece a verdadeira direção e movimentação.

Ricardo Vianna Barradas
Tags: amor incondicional