Coleção pessoal de ricardovbarradas
A polarização politica criminosa é burra e retrógada, só deveríamos ter polarização politica partidária para as coisas boas, uma disputa saudável de grandes obras e de projetos de governo mais abrangentes, mais justos e eficazes para uma mesma nação no rumo da vitória igualitária.
Na atmosfera virtual a palavra é bem mais ágil que a frase. Um pouco mais a frente, com a inteligência artificial, o ideograma substituirá a palavra sem interpretação. Velho e o Novo, os Hieróglifos do Antigo Egito é a forma mais moderna de escrita. Ledo engano, muita coisa que veio do passado, na verdade vem do futuro.
No passado politico brasileiro, a esquerda era comunista ou socialista. Hoje é ilegal, ladra, corrupta e abusiva em nome de uma boa democracia. A falta de instrução, de valores morais e de básicos princípios humanitários distorcem o pluripartidarismo de outrora em justificativa arbitraria para atos criminosos e vergonhosos sem autoria, responsabilidades e punição. E o pior que a justiça, a igreja e a população acovardada se calam. A justiça, por que tínhamos constituição, códigos e judiciário. A Igreja por que ainda somos a maior nação católica do mundo. A população que tinha por porta-voz legitimo da verdade a imprensa falada, escrita e televisiva, amordaçadas por anúncios governamentais ou empréstimos vencidos, não possuem mais liberdade.
Por mais estranho que parece, a construção da arte contemporânea brasileira se inspira em formas e cores na arte primitiva e na arte naïf brasileira em uma instancia mais erudita retorna a visão do grafismo da arte negra e indígena, negra afro-religiosa e indígena minimalista-naturalista.
No avesso da mídia dos poderosos manipulada O Orfeu Negro, em 1959 foi o nosso primeiro Oscar da Academia. Logo o atual filme Ainda Estou Aqui, de 2025 é nosso segundo Oscar da Academia para um filme brasileiro. O nosso primeiro filme a ganhar o Oscar advém de uma historia brasileira da cultura negra, com elenco de artistas negros, filmado no Brasil ressaltando a festa negra do samba, escrito por Vinicius de Moraes, muito mais um espelho de nossa realidade nacional. Já o segundo, traz uma historia de uma elite politica no submundo dos anos de chumbo, um período de muitas historias controversas dos dois lados.
Salve dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Parabéns a Vida que é generosamente feminina em todos os sentidos pois Deus que se julga masculino, é um mero participante alegórico do grande mistério da verdadeira criação.
Por mais que fomos educados por valores, éticas e trocas afetuosas e amorosas com todos indiscriminadamente pelos caminhos. Os novos tempos das informalidades nas relações interpessoais e egoísmos latentes individuais da geração celular, tudo mudou. E isto envolve uma migração necessária sobrevivente, para um comportamento menos dolorido e não revoltante, diante os novos valores que só persistem de forma abstrata por conveniência. Hoje independente dos lugares e das pessoas, amigos, parentes e conhecidos, só devemos ser amorosos fortuitamente com os poucos que nos tem generosamente por prioridades e com os outros que ainda conhecemos, vida que segue, devemos ser indiferentes como dita a nova lei...e que sejamos felizes novamente com todos que se sentem felizes com nossa convivência. Obrigado vida, por me mostrar claramente está nova lição.
A luta das escolhas é diária, entre o finito de nós e a imensidão abrangente de todos...a chama da luz não tem sombra mas ilumina por onde passa, assim devem ser nossa bondade e generosidade anônima sem alarde, o bem verdadeiro é sempre silencioso. A única gloria de tudo que acontece é e sempre será da vida que prodigiosamente nos convida a existir.
A aquisição de uma excepcional obra de arte leva ao adquirente, seu filhos e sua família a uma destacada posição de status social, cultural e politico dentro da sociedade a qual pertence. Lugares estes inimagináveis, que nem a posse, os investimentos financeiros e o grande patrimônio imóvel, de muito dinheiro jamais os levariam a serem convidados, prestigiados e a freqüentar.
Existem muitas civilizações intra terrenas e outras civilizações extra terrestres e todo planeta terra que não é propriamente esférico, funciona como um grande oceano elétrico magnético vibracional divisor dos extremos.
Algum dia a humanidade vai saber que certos cavalos voam e mesmo sem asas...que a figura mítica do "pegasus" negros tem um fundo de verdade.
A arte e a cultura como manifestação publica politica e social do povo é justo mas quando passa a ser ferramenta politica de um só partido é um desastre.
Alguns entre nos são mestres "acensionados", vem para este plano pela ultima vez, espalham ensinamentos e conhecimentos místicos e espirituais, podem ter a vida terrena por um minuto ou por cem anos mas a mensagem divina é irrefutável. Estão sob as esferas sublimes das freqüências, por onde passam exalam monotonamente amor, compaixão, simplicidade e perdão.
A receita certa para felicidade nos tempos atuais, é simples e só depende de nos mesmo. Devemos amarmos mais o pouco que temos, só ouvirmos e vermos o que nos interessa, acreditar mais em nossa intuição e se todo mundo corre para uma direção sempre ande ao seu tempo no sentido contrario.
Por falta de uma fiscalização especializada o trafico e o contrabando da biodiversidade amazônica, a vários governos, ainda é um crime bem mais rendoso e dificilmente seus responsáveis na lei, tipificados.
O eterno conflito entre o agro e a pecuária em terras preservadas aos indígenas é uma agenda politica interminável. Seria de bom senso uma ínfima porcentagem de contribuição compulsória de grãos nas super safras para serem distribuídas pelas forças armadas, a todas comunidades, cooperativas indígenas e dos mais necessitados. Isto sim é fome zero.
Nas maiorias das comunidades indígenas brasileiras, não possuem relógios e o dia é dividido em dois tempos, dia e noite. Da mesma forma, que noticias pela radiodifusão são quase inexistentes. Seria importante que o governo federal, implantasse uma radio indígena, ao cair da tarde, diariamente com vários idiomas indígenas e da mesma forma que produzissem rádios de uma faixa só, alimentados por energia solar e uma manivela por dínamo. Em pouco tempo, mesmo não se comunicando pelo menos receberiam informações.
Acredito bem mais em um Conselho Brasileiro Indígena, com representantes de todas etnias indígenas sobreviventes, do que a falsa e corrompida politização partidária populista de alguns indígenas, que em geral perdem o foco, suas lutas, identidades e passam ocupar um lugar marginal, entre o original e o politico. Pois não são mais nem indígenas e nem homem branco.
Cada grupo indígena brasileiro, tem mesmo que remanescente sua própria região, agricultura, alimentação, cultura, linguagem, mitologia e espiritualidade. Contudo todo o processo civilizatório até hoje ora governo e religioso, destruiu as suas verdadeiras identidades. Sendo assim, hoje cabe ao governo federal resgatar antigas praticas ancestrais, profissionalizar os mais novos cidadãos indígenas para que o jovens possam retornar aos seus locais de origens, mais preparados e resgatando suas verdadeiras e originais identidades.
Creio em uma energia maior que tem por objetivo harmonizar toda a vida e em todos os lugares. De vez em quando, aleatoriamente ele escolhe cada um de nos para intermediarmos humildemente a fazer o bem, de forma mais urgente e eficaz. E em um instante magico, somos investidos com as armas da milícia celeste, as portas se abrem, os sim aparecem e o que era impossível e improvável, acontece. Não para nossa gloria mas para única gloria do bem.