Coleção pessoal de polianapb

81 - 100 do total de 224 pensamentos na coleção de polianapb

Quando o viram semear dinheiro, disseram: "É um comerciante; Quando o viram ganhar dinheiro, disseram: "É um ambicioso"; Quando o viram recusar honrarias, disseram: "É um aventureiro"; Quando o viram recusar a sociedade, disseram: "É um bruto".

Victor Hugo

De tudo o que a catedral possuía, o que mais o tornava feliz eram os sinos. Acariciava-os, amava-os, falava-lhes e compreendia-os. Tinha ternura por todos eles, embora tivessem tirado sua audição.

Victor Hugo

Existia entre os personagens grotescos esculpidos na parede um de quem Quasímodo gostava mais e com quem às vezes conversava. Uma ocasião a cigana ouviu-o a dizer: - Oh! Porque não sou de pedra como você!

Victor Hugo

A catedral era tão familiar ao corcunda que este se encontrava em todas as partes. Em tudo se via o homem que amava. Ele era a alma do monumento.

Victor Hugo

Parece-me que sempre estaria bem lá onde não estou, e essa questão de mudança é uma das que não cesso de discutir com minha alma.

Charles Baudelaire
48 compartilhamentos

Sou apaixonado pelo mistério, porque sempre tenho a esperança de desvendá-lo.

Charles Baudelaire
101 compartilhamentos

Quero representar uma diversão inocente. Há poucos divertimentos que não sejam culpáveis!

Charles Baudelaire
13 compartilhamentos

Esses tesouros, esses móveis, esse luxo, essa ordem, esses perfumes, essas flores miraculosas - és tu. Ainda és tu, esses grandes rios e canais tranquilos. Os enormes navios que eles levam, todos carregados de riquezas e de onde sobem os cantos monótonos da manobra, são meus pensamentos que dormem ou resolvem-se no teu peito. Suavemente, tu os conduzes para o mar que é o infinito, espelhando as profundezas do céu na limpidez da tua bela alma; e quando, cansados do marulho e abarrotados de produtos do Oriente, eles regressam ao porto natal, são de novo meus pensamentos enriquecidos que voltam do infinito a ti.

Charles Baudelaire

Toda pessoa traz em si uma dose de ópio natural incessantemente secretada e renovada...

Charles Baudelaire
25 compartilhamentos

Há uma terra que se parece contigo, onde tudo é belo, rico, tranquilo e honesto, onde a fantasia ergueu e decorou uma China ocidental, onde a vida é doce de respirar, onde a felicidade se une ao silêncio. É lá que devemos ir viver, é lá que devemos ir morrer! - L'horloge

Charles Baudelaire
3 compartilhamentos

...Minha alma me parecia tão vasta e pura quanto a cúpula do céu que me envolvia.

Charles Baudelaire
15 compartilhamentos

Sim o tempo reina; ele retomou sua brutal ditadura. E está-me empurrando, como se eu fosse um boi, com seu duplo aguilhão: "Vai, anda, burrico! Vai, sua, escravo! Vai, vive, maldito!"

Charles Baudelaire
38 compartilhamentos

Que demônio benévolo é esse que me deixou assim envolto em mistério, em silêncio, em paz e perfumes?

Charles Baudelaire
57 compartilhamentos

Na cama está deitada a deusa, a soberana dos sonhos. Mas como é que ela veio aqui? Quem a trouxe, que poder mágico a instalou neste trono de fantasia e de volúpia?

Charles Baudelaire
34 compartilhamentos

A alma toma cá um banho de preguiça aromatizado pela saudade e pelo desejo. - É algo crepuscular, azulado e rosado; um sonho voluptuoso durante um eclipse.

Charles Baudelaire
38 compartilhamentos

Como os finais de tarde outoniços são penetrantes! Ah! Penetrantes até a dor!

Charles Baudelaire
22 compartilhamentos

- Maldição! - Dizia ele. - Eis como é preciso ser! Basta ser belo e nada mais!

Victor Hugo

É que o amor é como árvore. Rebenta por si próprio, penetra profundamente em todo o nosso ser e continua muitas vezes, a verdejar sobre um coração em ruínas.

Victor Hugo
76 compartilhamentos

A noite veio. Ela achou-a tão bela, o luar tão doce, que fez um giro pela galeria que circundava a igreja. Sentiu com isso um grande alívio porque a terra lhe pareceu calma, vista lá de cima da catedral.

Victor Hugo
10 compartilhamentos

- Oh! Bom e honrado solo de Paris! Maldita essa escada que cansaria até os anjos!

Victor Hugo