Coleção pessoal de JorgeGuerraPires

1 - 20 do total de 333 pensamentos na coleção de JorgeGuerraPires

Se houvesse um Deus, acho muito improvável que Ele teria uma vaidade tão inquieta a ponto de se ofender com aqueles que duvidam de Sua existência.

⁠"Destacar um grupo específico e dizer que não podemos fazer piadas sobre eles é quase uma forma de preconceito, e é meio condescendente."

⁠Sou ateu, mas não estou desinteressado de Deus. Os crentes pensam que os ateus são insensíveis ao problema de Deus. Pelo contrário. Deus é o meu maior problema.

⁠Se você disser às pessoas que elas não podem ter a ressurreição e a cosmologia ao mesmo tempo, uma parte significativa dos americanos vai dizer: "OK, dane-se a cosmologia, eu fico com Jesus."

Não consigo conceber um deus que recompensa e pune suas criaturas ou que tem uma vontade como a nossa própria.

⁠"Se alguém que sempre rejeitou a oração começa a orar em seu leito de morte, é mais provável que seja uma manifestação do medo ou da dor do que uma súbita mudança de crença." ​

⁠Diz-se que a natureza do homem deve necessariamente se corromper. Deus não poderia dotá-lo de impecabilidade, que é uma parte inalienável da perfeição divina. Mas se Deus não poderia torná-lo impecável, por que se deu ao trabalho de criar o homem, cuja natureza iria se corromper e, consequentemente, ofender a Deus? Por outro lado, se o próprio Deus não foi capaz de tornar a natureza humana impecável, que direito Ele tem de punir os homens por não serem impecáveis?

⁠O que significa ser um ‘cristão fiel’ sem uma ‘crença real’ não é explicado, mas poucos não crentes ficarão surpresos ao ver que o ceticismo científico de nosso herói não é páreo para seu condicionamento religioso. A maioria de nós já passou por essa experiência muitas vezes para saber que muitos ‘ex-ateus’, como Francis Collins, passaram tanto tempo à beira da fé e ansiavam por suas consolações emocionais com tal intensidade vampírica que a menor brisa os lançaria no abismo.

A religião ensina as pessoas a serem extremamente egocêntricas e vaidosas. Ela as garante que Deus se importa com elas individualmente e afirma que o cosmos foi criado com elas especificamente em mente. Isso explica a expressão arrogante no rosto daqueles que praticam a religião de forma ostensiva: perdoe minha modéstia e humildade, mas estou ocupado em uma missão para Deus.

⁠O cristianismo criou mais lunáticos do que jamais forneceu asilos para abrigar.

O cristianismo irá embora. Vai desaparecer e encolher. Eu não preciso discutir sobre isso; eu estou certo e ficará provado que estou certo. Somos mais populares que Jesus agora. Eu não sei quem vai acabar primeiro, o rock'n'roll ou o cristianismo. Jesus era legal, mas seus discípulos são grossos e medíocres. São eles distorcendo isso o que estraga, pra mim

⁠"A teoria de que a religião é uma força para a paz, frequentemente ouvida entre a direita religiosa e seus aliados hoje, não condiz com os fatos da história."

⁠A criação espontânea é a razão pela qual há algo em vez de nada, por que o universo existe, por que nós existimos. Não é necessário invocar Deus para acender o pavio e pôr o universo em movimento.

⁠Muitas pessoas foram convencidas de que elas precisam da instituição para ter fé, isso é falso. O dízimo funciona como um aluguel para ter fé. Qualquer pessoa pode ter fé, se a necessidade de pagar o aluguel.

⁠O lema muitas vezes repetido “Somos um país cristão” parece encontrar respaldo na realidade prática, apesar de, em teoria, o Estado brasileiro ser laico. Criaram até um termo que não existe na constituição brasileira para lubrificar isso: um pais laicista. Muitos falam de país laicista como se o Brasil fosse um: o Brasil é laico. Laicismo é eufemismo para promiscuidade.

⁠Em vez de aceitar a realidade, as pessoas preferem acreditar que estão influenciando um ser divino. Curiosamente, esse ser é onipotente, onisciente e onibenevolente. Ele sabe de tudo, mas permitiu a doença, ele é onipotente, então poderia evitar o sofrimento. Onibenevolente então deveria de forma voluntário ter evitado o sofrimento. Nada disse se confirma ao vermos pessoas sofrendo, e outras rezando.

⁠Entre o que nunca dizer a uma pessoa sofrendo, como no caso do câncer terminal, é: “reza que ajuda”. Nunca use sua fé em pessoas morrendo. O fato de Deus permitir é uma mensagem clara: ele não dá a mínima.

⁠Esse é um ponto muito importante: a crítica de que ateus que lutam por respeito e direitos estariam “formando uma igrejinha” é completamente falaciosa. Essa comparação ignora uma distinção fundamental entre crença e descrença, e revela uma tentativa de deslegitimar movimentos que buscam visibilidade e reconhecimento.

⁠A escola deveria ensinar como pensar, não o quê pensar. A religião que dizer o quê pensar, não como pensar.

⁠"Filosofia são perguntas que talvez nunca sejam respondidas. Religião são respostas que talvez nunca possam ser questionadas."