Coleção pessoal de JorgeGuerraPires

101 - 120 do total de 223 pensamentos na coleção de JorgeGuerraPires

⁠Muitos religiosos parecem nos separar do resto do mundo, das espécies. Uma vez tentava defender os cachorros com um religioso, estudado formalmente, sem sucesso. Os cachorros que criem seu próprio Deus, seu próprio céu! No céu não tem cachorros nem gatos!

⁠"Foi alvo de todos os males que corroem a política [...] A generosidade com que ela passou por cima dessas desavenças em nome da democracia servem de exemplo." Vera Magalhães chora no ‘Roda viva’ ao falar sobre Marina Silva [Eu também choro, e muito!]

⁠Eu sou um revisor "frouxo", somente rejeitei um artigo até hoje.

⁠A galinha que bota mais, bota mais enchendo o sai das outras: isso foi observado cientificamente. Alguma similaridade com humanos? O problema do medíocre é que tenta fazer os outros serem igualmente medíocres, como regra de aceitação e colaboração.

⁠A ciência se baseia em confiança. Todo pesquisador confia que seu contemporâneo e predecessor fez seu trabalho. Einstein levou +30 anos para defender a relatividade, eu confio que ele foi competente, e posso seguir em frente usando suas ideias. Imagine uma sociedade onde ninguém confia em minguem. Com um presidente paranoico, é isso que vamos construir. O Brasileiro já é um dos povos mais desconfiados do mundo!

⁠Quando é uma revista brasileira com processo rápido de revisão e taxa na publicação, chamam de predatória; quando é uma revista britânica, chamam de inovadora, moderna. Cobrar 10.000 por uma publicação, somente jornais americanos e britânicos. Jogam uma migalha chamada "waiver", para “calar a boca” dos que percebem a palhaçada.

⁠Foi assim que a Google cresceu: coletando dados quando ninguém dava nada por essa mina de ouro, que eles talvez por acidente conseguiram ver.

⁠Seus olhos verdes no espelho brilham para mim
Seu corpo inteiro é um prazer do princípio ao sim
Sozinho no meu quarto eu acordo sem você
Fico falando pras paredes até anoitecer

⁠Concentração não é algo que liga e desliga, é algo que se pratica, e leva tempo.

A luta é o quarto poder no Brasil! Isso vai além de bala de borracha e spray de pimenta.

⁠Você se senti humilhado se um cavalo é mais forte do que você? Por que se sentir humilhado se uma máquina te derrota no Xadrez?

⁠Algumas empresas de tech já propuseram “mesadas” para o futuro: não haverá trabalhos, as máquinas vão basicamente substituir a mão-de-obra humana.

⁠Uma pane da Google colocaria o mundo ainda mais de joelhos do que a Facebook, eu especulo.

⁠PhD -> doutor de filosofia ; MD -> doutor de medicina.
A diferença é que o PhD cuida da ciência. Quando algo está errado, fazemos pesquisas (diagnósticos), e apresentamos remédios/tratamentos (metodologias). Nosso paciente se chama ciência!

⁠"Ciência é quando resolvemos problemas para ganhar tempo, política é quando ganhamos tempo para resolver problemas"

Os jovens pesquisadores somente funcionam como caixa de ressonância dos sêniores; toda narrativa vem de cima, somente se replicam como fake news, mesmo quando a narrativa o prejudica. Isso seria a armadilha da meritocracia no meio acadêmico. Um loop que poucos conseguem escapar, mesmo os mais geniais caem nesse loop, virando tão incapazes de pensar quanto alguém acéfalo.

⁠Infelizmente, a diferença entre a sentença de uma pessoa que sabe o que está falando e de um idiota não é o número de caracteres.

⁠Eu acho que uma das cláusulas mais agressivas contra o jovem pesquisador das bolsas é que o orientador pode pedir o cancelamento a qualquer momento: isso, geralmente, aparece sem critérios. Isso para mim é triste, isso coloca as costas do jovem pesquisador contra a parede, o impede de lutar, tira sua força real, poder de barganha e resposta a abusos. Isso seria uma fornalha de humilhação e degradação do intelecto do jovem pesquisador.

Se quiserem dar sua opinião sem qualquer oportunidade para reação, discussão, objeção ou evolução, criem um blog.

⁠Se você pelo menos tenta ativamente e honestamente falar com pessoas que pensa diferente, você já está mil anos luz da manada!⁠