Coleção pessoal de JorgeGuerraPires

121 - 140 do total de 223 pensamentos na coleção de JorgeGuerraPires

⁠Não se sinta culpado caso não conseguiu entrar em uma universidade de elite: aceites nessas universidades é recente, baseado em mérito. Trabalho em progresso. "O lobo perde o pelo mas não perde o vício". A não ser que fizeram uma doação de milhões no seu nome, chances são altas de que não vai entrar.

⁠Coloca-se tanta fé na métrica que cometem o maior erro de investidores amadores: colocar todos os ovos na mesma cesta. Qualquer investidor minimamente educado sabe que devemos diversificar. Diz um dos maiores presidentes dos Estados Unidos "An Investment in knowledge pays the best dividends'' Benjamin

⁠O trabalho de um físico é achar equações para fenômenos que já existem, a equação não torna o fenômeno existente, somente a equação passa a existe, e a possibilidade de controle/estudo eficientemente do sistema.

⁠“Conselho para postdoc:
não trabalhe com alunos de graduação,
não vai gerar publicação”

⁠A pior coisa que pode fazer é a amarrar sua inteligência a uma pessoa, digamos orientador. Sua inteligência é como um pássaro: tem asas, é somente abrir e voar. Vai cair no início, mas você consegue aprender a usar suas asas. Voe como um pássaro, olhe como uma águia, seja paciente como uma coruja. Se quiser, cante como um beija-flor.

⁠Talvez um dos motivos do ambiente acadêmico ser um dos ambientes mais tóxicos (80% dos bolsistas concordam) seja o excesso de métricas. Já conhecido da psicologia que comparação pode levar à depressão e mais. Sejamos menos comparativos, e valorizemos a beleza de cada jovem pesquisador.

⁠“O fato de entendermos a mecânica de algo
não significa que consigamos achar a solução para os problemas que nos aflige,
mas já é um bom começo!”

⁠Eu não acredito que Harvard necessariamente seleciona os melhores, mas sair da Harvard te coloca com maiores chances de conseguir ser considerado um. Eu chamo isso de “inteligência por osmose”

⁠Estudos apontam que podemos concentrar em torno de 4 horas no máximo por dia, com trabalhos altamente demandantes intelectualmente. Mas…alguém decidiu que a carga de trabalho de trabalhos tradicionais pode ser usada para profissionais do conhecimento, genial, merece o prêmio Nobel da estupidez.

⁠“a diferença entre o que eu faço e você é que o seu é bem pago”

⁠Se dinheiro atraísse os melhores, a política seria o lugar de gênios.

⁠Apesar das necessidades serem universais, eu acredito que as necessidades ativadas dependem do ambiente e momento das nossas vidas. Isso inclui nossa rede de pessoas e ambientes

⁠Ao estudar o assunto para esse livro, notei que as pessoas em grupos de Facebook™ repetem a parte utópica e idealizada do processo, como se nunca tivessem participado realmente de um processo de revisão, ou se participaram, estavam tão alienadas que não refletiram sobre as rachaduras nas paredes

⁠Doutoramento é um processo, não algo enlatado. Tirando o diploma como resultado final, tudo pode acontecer como resultado final. Errar, adaptar, mudar, tudo isso faz parte do processo, acima de tudo: aprender com os erros, ganhar resiliência. Ganhar musculatura em enfrentar adversidades em pesquisas de longo prazo.

⁠Passamos metade das nossas vidas atrás de títulos, a outra metade lutando para esses títulos ter validade.

⁠Depois de um certo ponto na sua carreira científica, as coisas deixam de ser uma questão de inteligência, e se torna uma questão de escolhas

⁠Não confunda inteligência com poder: poder é dado, passado; inteligência é conquista, trabalhada. Uma é meritocracia, outra é aristocracia, uma é não-violenta, a outra é violenta. Sempre use inteligência, nunca use poder.

⁠Lugar de pobre é nas universidades

⁠Eu gosto de ver a CNV como uma ferramenta de reflexão, do que um manual de como viver sua vida. Alguns criaram o conceito de "naturalização da CNV": que seria adaptar a CNV à sua realidade.

O que uma pessoa pensa é opinião, duas é padrão, três ou mais é a verdade