Coleção pessoal de JorgeGuerraPires

181 - 200 do total de 223 pensamentos na coleção de JorgeGuerraPires

⁠Desde que comecei a usar redes sociais, em especial Facebook, a parte mais difícil tem sido a toxicidade de alguns; mas encontra-se também pessoas super-legais, talvez precisamos focar no copo meio-cheio!🤗🤣

O mais legal da realidade é que ela não dá a mínima para nossas opiniões. O Brasil é o único país do mundo que acabou com a corrupção, segundo o governo atual, e o único que não tem violência passiva nas universidades, segundo sondagem entre bolsistas (11%).

⁠Algumas gangues se nomeiam gangues (...). Outras se nomeiam corporações multinacionais. Outras se nomeiam governos.

⁠A posição de crítico talvez seja uma das posições mais confortáveis da mente humana. Isso te torna "pensador", "inteligente", mas sem arriscar.

⁠Acredito que a CAPES, como exemplo, deveria fazer esse tipo de pesquisa [interação bolsista-sistema]: onde se aprende o que funciona e o que não funciona, com dados; não opiniões de burocratas ou pesquisadores experientes.

Quando um jovem vier até você entusiasmado com uma nova técnica, mesmo que você seja calejado e tenha certeza que não vai funcionar, deixe-o voar, deixe-o cair. Já pensou que talvez você possa estar errado? Toda grande descoberta passa pelo ridículo, pelo "isso não faz sentido". Precisamos cair para aprender, para lembrar, para sermos adultos.

⁠Uma das minhas maiores críticas aos orientadores/supervisores brasileiros nas universidades é o senso, diria comum, de que somente os professores podem pensar grande. Estatisticamente, as grandes descobertas foram feitas por jovens. Eu sempre brinquei: “quando é jovem é jovem demais para pensar; quando fica velho, é velho demais para pensar”.

Uma língua afiada é a única ferramenta que se afia ainda mais pelo uso constante.

⁠A essência da CNV está em nossa consciência daqueles quatro componentes, não nas palavras que efetivamente são trocadas.

Reduzir uma pessoa a um conceito já é uma forma de violência.

⁠Nossas palavras, em vez de serem reações repetitivas e automáticas, tornam-se respostas conscientes, firmemente baseadas na consciência do que estamos percebendo, sentindo e desejando.

⁠Se minhas palavras não forem claras,
Você me ajudará a me libertar?
Se pareci menosprezar você,
Se você sentiu que não me importei,
Tente escutar por entre as minhas palavras
Os sentimentos que compartilhamos.

Sinto-me tão condenada por suas palavras,
Tão julgada e dispensada.
Antes de ir, preciso saber: Foi isso que você quis dizer?
Antes que eu me levante em minha defesa,
Antes que eu fale com mágoa ou medo,
Antes que eu erga aquela muralha de palavras,
Responda: eu realmente ouvi isso?
Palavras são janelas ou são paredes.

⁠Em outras palavras, é a violência passiva que alimenta a fornalha da violência física.

⁠Todo homem é livre, inclusive para fracassar!

⁠“Toda relação tem o potencial de seguir a direção de resolução de problemas, ou polarização : quando seguimos a direção de polarização, mesmo pesquisadores podem se tornar extremistas, emotivos, e apegados aos seus pontos de vista” Manual de bolso do jovem pesquisador

⁠“As ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos, mas nem todos os ramos de estudo que empregam esses métodos são ciências.”

Palavras são janelas (ou são paredes)"
"

Foi o que você realmente queria dizer?
Antes que eu levante para minha defesa,
Antes que eu fale em dor e medo
Antes que eu construa uma parede de palavras
Diga-me, foi o que realmente ouvi?


Words are Windows (or They’re Walls) [tradução livre]

⁠“o método científico consiste na escolha de problemas interessantes e na crítica de nossas permanentes tentativas experimentais e provisórias de solucioná-los”

⁠“a observação não é o ponto de partida da pesquisa, mas um problema.”