Coleção pessoal de diedukaoficial

121 - 140 do total de 485 pensamentos na coleção de diedukaoficial

⁠Como um terapeuta que não viveu meus traumas pode me indicar uma solução?

Na próxima vez que você for a um cardiologista, pergunte-lhe se ele teve um infarto do miocárdio. Afinal, se ele não teve, como ele pode saber sobre isso?

Também não confie em neurologistas que nunca tiveram um derrame cerebral. Não confie em oncologistas que nunca tiveram câncer. Não confie em nutricionistas que nunca foram obesos. Não confie em fisioterapeutas que nunca tiveram uma lesão...

Percebe como seu raciocínio não faz sentido? Psicoterapeutas competentes possuem grande conhecimento sobre as relações entre mente, cérebro e comportamentoncia em conduzir processos terapêuticos que visam à saúde mental do paciente.

E pare de presumir que só porque uma pessoa faz/viveu algo ela entende disso. Não é porque você é pai ou mãe que você entende de psicologia do desenvolvimento. Não é porque você come diariamente que você entende de nutrição. Não é porque você sente coisas que você entende de emoções... e por aí vai.

Ter vivido uma situação não significa que você entende sobre ela. Vivência não é sinônimo de conhecimento

⁠Você não precisa correr contra o tempo e buscar fórmula mágica para resolver tudo simultaneamente.
Não existe fórmula mágica para resolver problemas complexos. Quem te prometer isso estará mentindo.
Tudo que tem valor na vida envolverá enfrentar obstáculos difíceis e desconfortáveis. Não há mudança sem desconforto.
Até mesmo aquilo que é simples, raramente será fácil. Veja como é simples aprender que "se você dormir bem, se alimentar bem e praticar atividade física regularmente, sua vida mudará para melhor". Mas sabemos que, apesar de simples, não é nada fácil.
Pare de procurar fórmulas mágicas. Busque autoconhecimento e ferramentas validadas, eficientes, para enfrentar os problemas complexos da sua vida.

⁠Todos os dias, o encanto de uma nova vida. A mania de carregar o passado, principalmente as dores, segue sendo inteiramente nossa.

⁠Uma maneira diferente de viver as pequenas horas de um grande dia é o replantio do novo jardim da vida.

⁠A vida não desassossega, mas nossa alma, quando passa a aceitar a evolução dos acontecimentos, encontra certa serenidade nos passos.

⁠De uma maneira que desconhecemos, o que somos e produzimos percorrem o caminho semelhante ao da água: vai se unir e chegar além dos nossos sonhos.

O que não falta é oportunidade. Mesmo que não exista a ideal para o seu sonho, ainda assim há uma maneira de começar a caminhada para o seu sonho.

⁠Nossa vida não apenas transforma inúmeras. É o transporte, o meio, o portal de outras, entrelaçando caminhos do passado e do futuro na esquina do presente.

⁠O amor pode cegar. Não enxergue mais com os olhos do coração.
A decepção me educou a enxergar as pessoas precisamente como são e não mais com os olhos do coração. Nunca desconsidere a habilidade das pessoas de te decepcionar.

⁠Nunca perdemos o que realmente é nosso.
É uma ação do universo, de energia e não de posse. Isso não quer dizer deixarmos de amar, cuidar e proteger quem passa pelo nosso dia a dia.
Muito pelo contrário, o desejo de alguém em permanecer em nossa vida é interessante do outro, mas o sentimento da posse, do apego apenas nos deixa mais distante de viver a essência que é compartilhar.
Quando alcançamos essa sabedoria de que a felicidade real é nada possuirmos ou carregarmos, passamos a conviver com a consciência divina mesmo ainda na Terra.

⁠Eu tenho medo de ser julgado. Por isso, acabado não fazendo as coisas.
Vou te propor um exercício para pensar no seguinte:
Daqui a 150 anos, todos os seres humanos que hoje estão vivos... não estarão mais. Todos nós retornaremos ao mesmo pó do qual viemos. É como se a natureza virasse a página. Adeus a todos nós.
Como disse Fernando Pessoa, o ser humano é um "cadáver adiado".
Consciente disso, eu te pergunto: quem é tão importante assim para que seu julgamento afete tua vida? Por que o julgamento desse cadáver adiado importa tanto para a tua breve existência?
"Quando o jogo termina, o rei e os peões voltam para a mesma caixa", diz o ditado.
Lembre-se disso.

Como encontrar o sentido da vida?
O problema começa na própria pergunta. Você não encontra o sentido da vida. Você não o descobre.

Por quê? Porque o sentido da vida não é algo que se encontra. É algo que se constrói. É algo que você criará. Refletindo sobre si mesmo, claro, mas sobretudo agindo com base nessa reflexão. Tentando. Errando. Tentando de novo, agora melhor. Desistindo (com inteligência) ou insistindo (com sabedoria). Carregando algumas coisas, deixando outras para trás.

É encarar a vida como obra de arte. Autoconhecimento é fundamental. Afinal, você é, ao mesmo tempo, o artista e a obra. O máximo que eu posso fazer é te ajudar a escolher os melhores instrumentos, as melhores estradas. Mas a jornada é sua. Não é uma busca passiva. É fruto de uma postura ativa perante a vida.

⁠A dor, embora muitas vezes visceral para o corpo, é ferramenta de transformação única para a alma. O que nos cabe é não julgar a do outro, aprendendo unicamente com a nossa.

⁠Mesmo estando sozinho, você sempre terá a si mesmo. Essa é a primeira e principal relação que devemos nutrir. Se você não estiver confortável e seguro ao lado de si mesmo, dificilmente outras pessoas desejarão a sua companhia.

⁠As coisas terminam. Projetos, relações, momentos... O que hoje faz sentido, amanhã pode não mais fazer. Nada disso significa que não deu certo, ou que foi um erro.
Nem tudo que terminou fracassou. Enxergar fracasso em toda despedida nos torna incapazes de apreciar o valor da nossa própria história.
Aceitar a impermanência é um gesto de autocuidado e maturidade

⁠Talvez - quem sabe, imagine só – eu — me permita, só um instante, em acreditar, por um breve momento, que sou um espírito, e imortal.

⁠Quando eu pensei em desistir?
Não só na vida acadêmica. Minha vida foi repleta de momentos de muita dor e difíceis rupturas. Já pensei em desistir várias vezes.
Mas aprendi, desde muito cedo, a canalizar meu foco. Transformar a dor em energia para me tornar alguém melhor.
Quando você estiver sofrendo, responder essa simples pergunta muda tudo:
"O que esse sofrimento pode me ensinar para eu ser um ser humano melhor amanhã? O que eu posso fazer, a partir daqui, para me tornar esse ser humano?"
Se a vida te derrubar, levante dando uma voadora..

⁠"Antes de curar alguém, pergunte se ele está disposto a desistir das coisas que o deixam doente", disse Hipócrates.
Lamentavelmente, é comum encontrar pessoas que vivem vinculadas às prisões que elas mesmas desenharam.
Essa é uma emboscada da mente que pode obscurecer — ou até mesmo impossibilitar — a tua vida de evoluir.

⁠Um sorriso, um abraço, um sincero bom dia... Uma pequena cordialidade consegue iluminar nossas vidas por horas, às vezes semanas.
Uma notícia triste, uma grosseria ou um pequeno desdém, por outro lado, geram tristezas que nos seguem como sombras, fazendo-nos respirar e projetar negatividade por onde quer que passemos.
É esplêndido o que um instante aparentemente irrelevante pode produzir em nossas vidas.
Saboreie, então, seus instantes. Encare-os como investimentos que têm como retorno, no fim das contas, o seu próprio bem-estar.

⁠Eu não sou uma pessoa competitiva.
Até que ponto isso é bom ou ruim?
A competitividade pode ser algo extremamente positivo e saudável.
Mas essa ideia muda completamente de figura quando a pessoa se torna altamente competitiva, ultrapassando os limites da ética e do respeito mútuo, transformando o que seria algo construtivo em uma competição desnecessária e, muitas vezes, podendo chegar a ser aniquiladora.
Você precisa ser competitiva com uma pessoa: você mesma.
Lute hoje para ser melhor, mais saudável, mais competente, mais realizada e emocionalmente madura do que ontem. Repita amanhã, depois de amanhã, depois e depois...