Coleção pessoal de diedukaoficial

181 - 200 do total de 485 pensamentos na coleção de diedukaoficial

⁠Nem sempre usamos a sabedoria quando mais precisamos, quando estamos mais feridos e que só existe um tipo de cura para não voltar a acontecer: a cura que vem de dentro para fora.

⁠Chorar é um sinal de força ou de fraqueza?

Quem nunca foi chamado de imaturo porque não segurou as lágrimas no trabalho ou na vida pessoal? Chorar faz parte, mas ainda é visto como um sinal de fraqueza.

Chorar (de tristeza) é um sinal de vulnerabilidade, e somos todos vulneráveis.
Fraco é quem finge ser invulnerável. Essas são as pessoas que mais sofrem (só que esse sofrimento costuma ser escondido).

Se não incomodar, pode chorar à vontade. Precisamos conseguir comunicar de forma mais completa e complexa as emoções, seja com palavras ou choro.

E um choro não precisa vir desacompanhado dessa revelação verbal, e sim como um complemento emocional.

⁠A criatividade está na origem das inovações. Experimentar novos caminhos, questionar, fazer relações inesperadas com fatos conhecidos, até então, estranhos entre si; crescer, correr riscos, quebrar paradigmas, se equivocar, se divertir e se relacionar com o mundo com maior intensidade!Todo trabalho de criação é uma arte. Todo relacionamento é uma arte.

⁠Às vezes, almejo ser emocionalmente frio com as pessoas.

Muita gente me diz isso. Então deixa eu te contar uma coisa importante.

Quando pessoas calorosas se tornam frias, isso costuma ocorrer devido a grandes dores, traumas emocionais e/ou longos períodos de sofrimento.

Quando isso acontece, o maior anseio dessas pessoas é conseguir voltar a sentir o calor emocional que elas perderam. Voltar a confiar, a amar, a ter carinho para oferecer, em vez dessa frieza que se instalou na vida.

Nesse sentido, você provavelmente NÃO quer tornar frio. Não é um processo gostoso, e revertê-lo é difícil e complicado.

O que você quer é oferecer seu calor a pessoas que merecem e retribuem, e parar de oferecê-lo a quem não merece e/ou retribui com descaso/desrespeito.

⁠Seja firme. Saiba dizer não. Impor limites àqueles que lidam conosco não é somente um ato de afirmação.

Impor limites em nossa vida é o maior ato de autocuidado. É um poder que cabe somente a nós mesmos, e mais ninguém. Saiba distinguir até onde as pessoas entram em sua vida.

Aja com firmeza, ande de cabeça erguida e não aceite que ultrapassem os limites que você estabelece.

Com isso, você conquistará o respeito não somente de terceiros, mas principalmente de si próprio.

Se você não respeitar a si mesmo ninguém mais respeitará.

⁠A ansiedade é uma consequência milenar dos meus desejos. Até que eu possa aceitar que a conquista está somente em plantar, com a sabedoria que a entrega do universo nunca se atrasa.

⁠Nem sempre aprenderemos de uma vez por todas. Mas sempre a cada erro há mais conhecimento para decidir errar menos. Essa é uma consciência fundamental para a maturidade do ser.

⁠Seja qual for nossa missão, o nosso desejo que perdura pelos anos, a vida - e a Espiritualidade - nos pede pelo menos uma coisa: nos posicionar, estar firme e consciente no caminho.

Esgotamento, cansaço... Como lidar com a vida pesada?

Quando a vida pesa sobre os ombros, é comum desejar fugir.

Em meio ao sofrimento, é fácil acreditar que a grama mais verde é aquela que está longe, bem distante de nós.

Nessas horas, a vontade de largar tudo e renunciar toma conta. É justamente aí que esquecemos de regar o jardim sob os nossos pés.

Não deixe que a angústia te impeça de enxergar o valor daquilo que você já plantou.

⁠Os sonhos mais belos são os que acontecem sem que existam condições. São os que recebem a nossa atenção diária, como se eles já estivessem vivos em nossa alma.

⁠Eu sinto saudades de uma pessoa que me fez muito mal… como lidar com esse sentimento?

Cuidado: nem tudo que você deseja te faz bem. Carência cria afetos imaginários.

É perfeitamente possível amar algo (ou alguém) que nos faz mal. Mas nem tudo que desperta nossa saudade merece atenção.

Autocuidado significa aprender a dizer adeus, mesmo quando isso é a última coisa que nossas emoções desejam.

Cada passo que você dá, correndo atrás daquilo que te faz mal, destrói um pedaço da sua autoconfiança.

A vida é curta demais para derramarmos nossa dedicação em busca daquilo que nos fez mal. Nem todo desejo é merecedor da nossa energia.

⁠Acelerar a resolução das questões que nos cercam apenas deixa nossa alma mais aflita. Fazer com consciência o que nos cabe, por ora, é o que deseja nosso espírito.

⁠Triste ironia. Grande parte das pessoas não costuma investir muito tempo em refletir e buscar autoconhecimento. Apesar disso, essas mesmas pessoas ficam de prontidão para julgar a vida alheia.

Tenha consciência disso. Preocupar-se com o que os outros pensam significa, quase sempre, colocar o valor da sua vida nas mãos de cérebros inaptos.

Qual é o sentido de ser julgado por alguém que mal consegue compreender a si mesmo? Que valor tem esse julgamento?

⁠Se você está vivendo uma situação difícil, persistir é um ato de coragem — mas desistir também pode ser. Como saber, então, qual é o melhor caminho?

Não há fórmula mágica ou resposta pronta. É preciso inteligência e maturidade emocional para saber qual desses dois caminhos é o mais adequado para a situação que você está vivendo agora. Se a situação mudar, a resposta também mudará.

Cuidado para não insistir naquilo que já não faz mais sentido. Mas lembre-se: é igualmente perigoso desistir daquilo que engrandece a sua existência e merece a sua energia

⁠Há tempo de perturbação e há tempo de aceitação. Um ciclo natural dos sentimentos que são mais professores do que punitivos. Aprender é a lição básica para um coração sábio.

⁠Sobrecarga de opções: por que é difícil fazer escolhas, decidir?

A dificuldade de decidir pode ser tanta que alguém pode concluir: "não consigo tomar decisões!"

Indecisão é uma dificuldade de reduzir incertezas e escolher um caminho.

O mundo nos dá muitos possíveis caminhos para escolher. Esse grande número de opções aumenta significamente o grau de incertezas das indecisões, tornando-as muito mais difíceis.

Isso, no que lhe concerne, eleva o stress e produz ansiedade. Stress e ansiedade exacerbam as incertezas, em um ciclo vicioso.

Essa é a principal razão, atualmente, para Indecisão.

⁠As próximas palavras podem ser duras, para quem não acredita na imortalidade.

Você não é vítima. Todas as situações dolorosas, fazem parte da construção de quem você deseja ser.

Todos que nos fizeram mal vão arcar com as consequências, mas quem sofreu passará por uma transformação interior.

Viver dói. Não há dúvida. Mas a dor é a maior prova de que estamos vivos e nos curando.

⁠Pedras parecem leves quando estamos atirando em outras pessoas. Mas aqueles que habituam jogar pedras certificam facilmente o doloroso impacto quando são atingidos por elas.

É a hipocrisia dos que odeiam ser julgados, mas atiram pedras sempre que surge uma oportunidade.

Julgar menos e entender mais. Falar menos e ouvir mais. Culpar menos e olhar mais para dentro de nós mesmos. Esses são importantes exercícios de empatia e autoconhecimento.

⁠Quando devemos ouvir nossas emoções?

A resposta é: sempre! No entanto...

O que muda é a maneira como ouvimos:

Ao tomar grandes decisões, cujos impactos ressoarão no teu futuro, ouça com cautela. Questione aquilo que sentir.

Nessas horas, decisões carregadas de emoção podem causar arrependimento.

Não esqueça de haver momentos para descansar, relaxar, cultivar e saborear o lazer.

Nessas horas, cabe ouvir as emoções com carinho, permitindo que elas fluam com maior liberdade. Sem isso, não há saúde mental.

⁠Navegar é preciso... Mudar também!

"Quando não se sabe para qual porto navegar, nenhum vento é favorável", disse Sêneca.

É um fato inescapável. Sem direção, sem saber para aonde ir, jamais conseguiremos mudar nossas vidas.

Desenvolver o autoconhecimento leva tempo, esforço e prática. Requer que você preste atenção à sua própria personalidade e comportamento. Ainda o prepara para a transformação que precisa fazer na sua própria vida e na sua história.

A comparação da evolução e sucesso deve ser sempre medida consigo mesmo e em direção a sua rota, pois somos indivíduos com histórias, realidades e vidas diferentes.

Não deixe que o bombardeio de informações e requisitos sem filtro se torne seu maior inimigo, abale seu desenvolvimento e principalmente sua saúde mental.