Coleção pessoal de diedukaoficial

201 - 220 do total de 493 pensamentos na coleção de diedukaoficial

⁠Triste ironia. Grande parte das pessoas não costuma investir muito tempo em refletir e buscar autoconhecimento. Apesar disso, essas mesmas pessoas ficam de prontidão para julgar a vida alheia.

Tenha consciência disso. Preocupar-se com o que os outros pensam significa, quase sempre, colocar o valor da sua vida nas mãos de cérebros inaptos.

Qual é o sentido de ser julgado por alguém que mal consegue compreender a si mesmo? Que valor tem esse julgamento?

⁠Se você está vivendo uma situação difícil, persistir é um ato de coragem — mas desistir também pode ser. Como saber, então, qual é o melhor caminho?

Não há fórmula mágica ou resposta pronta. É preciso inteligência e maturidade emocional para saber qual desses dois caminhos é o mais adequado para a situação que você está vivendo agora. Se a situação mudar, a resposta também mudará.

Cuidado para não insistir naquilo que já não faz mais sentido. Mas lembre-se: é igualmente perigoso desistir daquilo que engrandece a sua existência e merece a sua energia

⁠Há tempo de perturbação e há tempo de aceitação. Um ciclo natural dos sentimentos que são mais professores do que punitivos. Aprender é a lição básica para um coração sábio.

⁠Sobrecarga de opções: por que é difícil fazer escolhas, decidir?

A dificuldade de decidir pode ser tanta que alguém pode concluir: "não consigo tomar decisões!"

Indecisão é uma dificuldade de reduzir incertezas e escolher um caminho.

O mundo nos dá muitos possíveis caminhos para escolher. Esse grande número de opções aumenta significamente o grau de incertezas das indecisões, tornando-as muito mais difíceis.

Isso, no que lhe concerne, eleva o stress e produz ansiedade. Stress e ansiedade exacerbam as incertezas, em um ciclo vicioso.

Essa é a principal razão, atualmente, para Indecisão.

⁠As próximas palavras podem ser duras, para quem não acredita na imortalidade.

Você não é vítima. Todas as situações dolorosas, fazem parte da construção de quem você deseja ser.

Todos que nos fizeram mal vão arcar com as consequências, mas quem sofreu passará por uma transformação interior.

Viver dói. Não há dúvida. Mas a dor é a maior prova de que estamos vivos e nos curando.

⁠Pedras parecem leves quando estamos atirando em outras pessoas. Mas aqueles que habituam jogar pedras certificam facilmente o doloroso impacto quando são atingidos por elas.

É a hipocrisia dos que odeiam ser julgados, mas atiram pedras sempre que surge uma oportunidade.

Julgar menos e entender mais. Falar menos e ouvir mais. Culpar menos e olhar mais para dentro de nós mesmos. Esses são importantes exercícios de empatia e autoconhecimento.

⁠Quando devemos ouvir nossas emoções?

A resposta é: sempre! No entanto...

O que muda é a maneira como ouvimos:

Ao tomar grandes decisões, cujos impactos ressoarão no teu futuro, ouça com cautela. Questione aquilo que sentir.

Nessas horas, decisões carregadas de emoção podem causar arrependimento.

Não esqueça de haver momentos para descansar, relaxar, cultivar e saborear o lazer.

Nessas horas, cabe ouvir as emoções com carinho, permitindo que elas fluam com maior liberdade. Sem isso, não há saúde mental.

⁠Navegar é preciso... Mudar também!

"Quando não se sabe para qual porto navegar, nenhum vento é favorável", disse Sêneca.

É um fato inescapável. Sem direção, sem saber para aonde ir, jamais conseguiremos mudar nossas vidas.

Desenvolver o autoconhecimento leva tempo, esforço e prática. Requer que você preste atenção à sua própria personalidade e comportamento. Ainda o prepara para a transformação que precisa fazer na sua própria vida e na sua história.

A comparação da evolução e sucesso deve ser sempre medida consigo mesmo e em direção a sua rota, pois somos indivíduos com histórias, realidades e vidas diferentes.

Não deixe que o bombardeio de informações e requisitos sem filtro se torne seu maior inimigo, abale seu desenvolvimento e principalmente sua saúde mental.

⁠Em busca de aplausos, vestimos máscaras. Em vez de agir como gostaríamos, vivemos conforme o que imaginamos que os outros esperam de nós.

Sobrevém que o peso de máscaras só aumenta com o tempo. Sustentá-las, cedo ou tarde, se torna insuportável.

É o preço que se paga por viver sob um véu artificial, destinado exclusivamente a agradar os olhares alheios.

É preciso coragem para abandonar essa cortina de aparências sob a qual vivemos. Mas só quando tiramdieos as máscaras, descobrimos o peso que carregávamos.

Só assim encontramos a leveza do mais importante conforto: a consciência de que, agora, somos verdadeiramente nós mesmos. Eis, talvez, uma boa definição de maturidade.

⁠As redes sociais não param por um segundo sequer. Isso cria uma pressão para que as pessoas estejam sempre falando alguma coisa.

Em meio a esse caos de multidões que não param de falar, o silêncio e a escuta nunca foram tão necessários.

Lembre-se da lição de Sócrates: calar e ouvir são a base da sabedoria

Frio na barriga te paralisa?

A pergunta assusta, porém, é mais uma reflexão que uma autocobrança o que realmente construir.

Não deixe esse frio na barriga te paralisar. Defina suas metas e tenha disciplina.

Todo dia é um importante ponto de recomeço, de realinhar passos com objetivos, desejos...
Com o tempo interior e exterior de conquistas.

⁠Tenho medo de ficar sozinho.
Você tem que ser imenso para saber ser sozinho.

Antes de buscar a luz no outro, devemos encontrá-la em nós mesmos.Do contrário, depositamos no outro o dever de preencher o vazio que nos habita.

O problema é que nada vindo de fora preencherá esse vazio. Saber ser sozinho não siga viver solitário. Significa, apenas, que ninguém viverá por você.
Ninguém decidirá por você. Ninguém amará por você.

Saber ser sozinho é aceitar ser protagonista da própria existência. Essa postura nos ensina, inclusive, a valorizar verdadeiramente aqueles que nos fazem companhia nesta nossa breve existência.

⁠Comecei a cuidar de mim, e tem gente me chamando de egoista...
Não se sinta culpado por lutar pelo que é melhor para você.
Se você não está fazendo nada de errado, não permita que te façam acreditar que você está sendo egoísta.
Antes de se dedicar a outras pessoas, você precisa estar seguro e firme ao lado de si mesmo.

⁠Fugir de problemas, medos e angústias é hipotecar a nossa paz. É comprar uma dívida emocional, cujos juros se acumulam a cada dia em que fingimos estar tudo bem.
Décadas de ciência psicológica nos ensinam que a melhor maneira de enfrentar emoções negativas é aprendendo a lidar com elas. Fugas só agravam a situação.

⁠Nos cabe além de sobreviver, existir na sutileza do imaterial: quando o espírito alcança sensações do divino que habita em nós exercendo a generosidade do ser.

⁠Quando o barulho do mundo exterior estiver insuportável, volte-se para o seu silêncio interior. Em um mundo que não quer parar de falar, esse silêncio é fonte de sabedoria e serenidade.

⁠A mente humana gosta de caminhar por memórias de relações do remoto, principalmente em momentos de carência. Mas tome cuidado. Carência cria afetos imaginários.

⁠O labirinto existencial é uma excursão para os pacientes, perseverantes e sonhadores. Que sabem que cortar caminhos é anular a própria essência da alma.

⁠A missão interior é clara. Ela sopra todas as manhãs em nosso coração aflito. Não precisa ser dita por ninguém. Nosso coração consegue compreende-la na sua própria razão existencial.

⁠O tempo de amar não escolhe por continuidades e interrupções. É ato contínuo quando esse sentimento é vivido em sua essência, independente da trilha dos acontecimentos.