Coleção pessoal de DavidFrancisco

421 - 440 do total de 1462 pensamentos na coleção de DavidFrancisco

O homem justo paga a culpa do injusto.

Nada é mais fugaz do que a forma exterior, sua aparência muda como as flores do campo.

Para Deus não existe passado ou futuro, mas um constante presente e um conhecimento completo de tudo que aconteceu ou pode acontecer.

Se Deus tem um destino para os seres humanos esse destino destrói a liberdade de sermos quem quisermos ser e fazermos o que quisermos fazer.

Todas as coisas são feitas para atingir o bem, e não o mal. O mal é um erro de análise feito por pessoas de pouco conhecimento. Elas buscam o bem, mas por um cálculo falho, por um exame imperfeito causado pela falta de conhecimento, elas fazem o mal.

Sendo a filosofia o amor à sabedoria e causa suficiente de si mesma, ela é também a busca pelo conhecimento de Deus, pois ele é a sabedoria absoluta. E é nessa sabedoria absoluta que devemos buscar a felicidade e não nas coisas terrenas. Deus é a felicidade e o máximo bem.

No interior de todo homem existe Deus.

Os ociosos caminham lentamente e por isso os vícios os alcançam.

"A ignorância é a mãe da admiração".
(Agostinho de Hipona)

Errar é humano, continuar no erro é diabólico.

Com caridade o pobre é rico, sem caridade o rico é pobre.

Quem canta reza duas vezes.

O mundo é um livro e quem não viaja lê somente uma página.

Quem se casa está bem, quem não se casa está melhor". (Agostinho de Hipona)

A suspeita é o veneno da amizade.
(Agostinho de Hipona)

Se não existir caridade não existe justiça.

Ame e faça o que quiser.

LIberdade, escolha, pecado e virtude

Mas o homem foi criado livre e o que lhe confere a liberdade é a razão, pois através da razão é que os seres humanos vão poder diferenciar o bem do mal e fazer as suas escolhas. Se não existisse liberdade não existiria também pecado e a virtude, pois para que ambos existam é necessário que exista a capacidade e a liberdade de fazer as escolhas certas.

A Apocatástase

Mesmo o homem sendo pecador, ele vai voltar a viver um dia no seio de Deus. Como todas as coisas vieram de Deus, um dia também elas voltarão a Deus. O homem um dia vai voltar às suas origens, ou seja, vai voltar a Deus. Mesmo os pecadores e maus, após padecerem sacrifícios para expiar seus pecados, retornarão a Deus. A essa teoria Gregório chama de apocatástase, segundo ela as purgações e sofrimentos no inferno não podem ser eternos e o objetivo é tão somente a expiação dos pecados. Quando os tempos tiverem fim Deus vai restabelecer e tirar do pecado todos os homens e esse vai ser o término da história da salvação.

Gregório acredita ainda que o homem é um microcosmo do universo, nele encontramos correspondência entre o corpo humano e o universo. Mas o homem não é a imagem do universo, mas a representação de Deus e como tal está situado acima de todas as outras criaturas do mundo.