Coleção pessoal de DavidFrancisco

381 - 400 do total de 1462 pensamentos na coleção de DavidFrancisco

A alma se conhece pelos seus atos.

Deus é um ato puro e não em potência, ele tem em si um poder ativo infinito sobre todas as outras coisas.

Humildade é a virtude que freia no homem o desejo de se elevar além do que merece.

Eu não sou a minha alma.

Os princípios inatos na razão se demonstram verdadeiros ao ponto de não ser possível pensar que eles sejam falsos.

Você não possui a verdade, mas é a verdade que te possui.

A liberdade faz parte da natureza humana, mas não é um instinto, ela está ligada à vontade.

O homem para merecer as bem-aventuranças deve ser livre, pois não existe merecimento sem liberdade.

O homem é livre e deve ser recompensado pelo que fizer com sua liberdade.

O mundo foi criado a partir do nada, o mundo era um não ser e voltará a ser um não ser.

A filosofia deve apresentar de maneira clara a presença de Deus no mundo. Uma filosofia construtiva e edificante é uma filosofia que possibilita descobrir a nossa origem divina.

Deus quando criou o mundo sabia e desejava que o mundo fosse como é. Deus é um artífice talentoso e engenhoso do mundo que planejou. Dessa forma de criação decorre que o mundo está cheio de vestígios das coisas divinas e cabe aos homens compreender e desvendar estes vestígios.

Na matéria começam todas as limitações.

Não basta a leitura sem a devoção, a especulação sem o sentimento religioso, a pesquisa sem o maravilhar-se; a seriedade sem o entusiasmo, o trabalho sem a piedade, a ciência sem a caridade, a inteligência sem a humildade e o estudo sem a bênção divina.

Vou morrer com a ajuda de muitos médicos.

Ache a verdade, porque a verdade liberta.

Deus se revela ao homem de duas maneiras. A primeira é de forma geral e é essa revelação que recebem os filósofos. A segunda maneira é uma revelação superior que nos leva à intuição do sobrenatural. A Teologia tem por base a segunda revelação. Na primeira revelação aparecem as verdades da razão, na segunda revelação aparecem as verdades da fé.

AS CINCO DIFERENÇAS ENTRE A TEOLOGIA E A FILOSOFIA
A primeira diferença é que a filosofia utiliza somente a razão para conhecer Deus, e a teologia usa também a fé, ultrapassando a razão.
A segunda diferença é que a filosofia parte de idéias iniciais que devem ser conhecidas como evidentes e a teologia parte de uma iluminação que age sobre a razão, dando a essa novas dimensões.
A terceira distinção entre filosofa e teologia é que a filosofia nasce da experiência e a teologia nasce da revelação de Deus.
A quarta é que a razão não pode dizer quem é Deus, mas a fé, mesmo de modo insuficiente, pode.
E a quinta distinção é que a filosofia é uma ação teórica e a fé é uma ação que envolve teoria e afetividade. A teologia tem por base a revelação e a inspiração e a filosofia tem por base a razão.

Para Maimônides a alma é essencialmente única, mas tem em si cinco faculdades: A força vital; os sentidos; a imaginação; as paixões e vontades; e a razão que nos dá liberdade de compreensão. A razão é a faculdade que diferencia o homem e o faz ser o que é, as outras são compartilhadas também pelos animais.

O homem é livre tanto para conhecer o que quiser como para agir da forma que quiser, mas Deus através da sua providência conhece também o futuro das ações humanas. Essas duas ideias parecem contraditórias, mas para Maimônides elas são conciliáveis, como essa conciliação acontece é que nós não sabemos.

(Página 2).