Coleção pessoal de AntonioMatienzo

81 - 100 do total de 221 pensamentos na coleção de AntonioMatienzo

Schopenhauer, morfina.
Nietzsche, anfetamina.

É mais seguro se reaproximar de uma pessoa que já te prejudicou do que de uma já prejudicada por você.

As leis do lugar onde você vive são as únicas coisas que você tem o dever de saber. As coisas que lhe interessam pessoalmente, você só tem o dever de procurar saber.

Quem vira o rosto para as próprias fraquezas ata uma bola de ferro ao pé.

Escolher os amigos de acordo com seus princípios só não é mais tolo do que escolher seus princípios de acordo com seus amigos. Só posso formar princípios de acordo com o que sinto e raciocino. E só posso formar amigos entre os que discutem cordialmente qualquer princípio.

Saber dizer “não” para si mesmo é dever de todos. Saber acatá-lo é privilégio dos grandes.

Posturas menos eficientes podem ser as únicas eficazes: a vida também também pode pedir engrenagem menor.

Seria mais produtivo tratar o egoísmo como deficiência intelectual, não moral. Se uma questão tem várias faces, a ampliação da que toca a si é um limitador para a compreensão e uma raiz para a estupidez

Lidar com o desconhecido é sempre lento e penoso. Mas o que é a sabedoria além de aceitar tais penúrias de bom grado, por entender seu belo fim chamado “novo conhecimento”?

Antipatias recíprocas são perigosas. Amores unilaterais são mais.

A perfeição é algo do qual já abdiquei faz tempo. O razoável dá trabalho o suficiente e vinha se mostrando incomparavelmente mais produtivo.

A estabilidade de uma estratégia de grupo não acontece prioritariamente pelo quanto é boa para o grupo, mas pelo quanto ela é imune a traições internas.

O equilíbrio de forças que inocentemente chamamos de “Bem e Mal” é algo notório na natureza e detectável tanto nas ciências exatas quanto nas biológicas. Todos buscam o bom e o belo... quando lhes é possível (sendo que naturalmente nem sempre é possível). As ações colaborativas ganham em número, mas as ações predatórias ganham em força: 1000 ações corretas podem não ter a eficácia colaborativa que repare uma única ação predatória. O esgotamento das possibilidades colaborativas levará a estratégias predatórias, e vice-versa, numa eterna busca pelo equilíbrio que nunca chegará ao fim. Porque é desta forma que se constitui o Universo que conhecemos.

A fé e a ciência ocidentais me ensinaram que minha mente administra meu corpo. Os anos por sua vez me mostraram equivalente necessidade do corpo comandar a mente, epecialmente na letargia ou na hiperatividade desta.

Mártires e heróis impressionam, mas cumprir o dever todos os dias é coisa muito maior.

O caminho do mistério aponta para dentro.

Se nossa mente fosse simples o suficiente para ser compreendida, não poderia compreender a si mesma devido a essa mesma simplicidade.

A Filosofia é o oposto da magia.

País desenvolvido não é aquele onde os pobres têm carro, mas aquele
onde os ricos usam transporte público.

Guarde seus medos para si mesmo; com os outros, compartilhe a coragem.