Citações sobre Psicologia
Teorias progressistas da psicologia e da pedagogia propuseram limitar a voz dos pais e ampliar a dos filhos. Agora, diante dos vendavais contemporâneos que assolam a nova geração, a culpa é só dos pais?
O TORNAR-SE TU MESMO - JUNG
Hoje me deparei com a psicologia analítica de Jung, parece que vem traduzindo o processo que estou vivendo, o encontro do eu, mas do verdadeiro eu e o quanto, chegar neste nível é difícil com tantas amarras que vamos construindo ao longo da vida. Jung fala de uma psicologia transpessoal, aquela que tem por objeto de estudo, alcançar o potencial máximo do ser humano, aquela que define o ser humano, como um ser, físico, psíquico, social e espiritual. Percebo que eu tenho algumas limitações, enxergo o meu eu, como algo que transcende o interno, mas como é difícil manter essa espiritualidade conectada com o meu ser, continuamente. Parece que é preciso escolher entre o real e o que ultrapassa esta materialidade, é como se fosse dependente deste mundo físico somente. E Jung trás, que o mundo nem o ser humano se reduz somente ao material. Jung nos ajuda com o seu conhecimento, a não trilhar um caminho mas questionar-se profundamente e que, para nos desenvolver é preciso se ligar ao nosso interno. Sem separar um tempo para si, não conseguiremos evoluir. Para evoluir é preciso além de se conectar consigo mesmo, nas suas raízes, que muitas vezes parecem inacessíveis, é preciso abdicar de um espaço seguro e escondido, ou seja, Jung ressalta a importância de mostrar-se a vida, abandonar nossas coberturas e seguranças. Trata-se de chegar à realidade, por trás da realidade. Busco sim, incessamente por esta realidade, pelo meu eu real, meu eu inteiro, não meu eu fragmentado, com amarras do mundo alheio, apesar de saber que sou constituída pelo outro, eu quero sim, mesmo que em doses pequenas, saber dar voz ao meu desejo e as minhas escolhas.
2024
O maior risco da Inteligência Artificial na Psicologia não é substituir o psicólogo. É deixar que ela fale pelos psicólogos errados.
Segundo ela [psicologia adleriana], na criação dos filhos e em todas as formas de comunicação com outras pessoas, não devemos elogiar.
Uma questão importante para a Psicologia, Neurociência e as crenças humanas.
Os sentimentos de cada adepto de uma religião para com os valores religiosos e o seu próprio ente divino, ou entes no caso da religião ser politeísta, são sérios, reais.
Então cairíamos em um suposto absurdo de existir vários entes divinos ao mesmo tempo ou as crenças seriam apenas frutos da imaginação de cada adepto dessas religiões?
Evitar aborrecimentos, constrangimentos e sofrimentos por meio da psicologia, sabedoria e empatia é próprio dos cristãos que fazem o bem, confiando nos conselhos da paz, da harmonia e cidadania.
Psicologia
Dobrar os joelhos e falar com Deus.
Os seus joelhos dobrados em oração te levam onde os seus pés não chegam.
A ressignificação na psicologia junguiana refere-se ao processo de dar um novo significado ou valor a experiências, emoções, pensamentos ou comportamentos que antes eram vistos como negativos, inúteis ou problemáticos.Segundo a teoria de Carl Jung, a ressignificação é um aspecto importante do processo de individuação, sendo o processo de se tornar uma pessoa completa e integrada. Durante esse processo, uma pessoa aprende a integrar os aspectos sombrios de si mesma (aquilo que Jung chamou de "sombra") em sua personalidade consciente. Isso envolve a ressignificação de experiências negativas, como traumas ou dificuldades emocionais, de modo que possam ser compreendidas e integradas de forma mais saudável.A ressignificação na psicologia junguiana também pode envolver a reinterpretação de símbolos, mitos ou arquétipos em um contexto pessoal, permitindo que a pessoa crie um significado pessoal e mais profundo em relação a esses elementos. Por meio da ressignificação, a pessoa pode se tornar mais consciente de si mesma, mais autoconsciente e mais capaz de lidar com desafios emocionais e psicológicos de maneira construtiva.
Entre treinos duríssimos, sparring, brigas, aulas de psicologia, artigos científicos e livros. Entendi que a luta em si, é pura Arte da Guerra. Além do fator físico e técnico, existe também um jogo mental - fator psicológico que envolve estratégias de combate.
Aí é que entra a ciência do esporte!
Na depressão ?Qual e a melhor cura, por meio da psicológia, ou cura por um coach?
Não é apropriado comparar a psicologia e o coaching como formas de cura, pois cada um tem uma abordagem e objetivos diferentes.
A psicologia é uma profissão regulamentada que se concentra no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais e emocionais. Os psicólogos usam métodos clínicos e científicos para ajudar as pessoas a lidar com problemas emocionais e comportamentais, incluindo ansiedade, depressão, traumas, vícios, entre outros.
Por outro lado, o coaching é uma prática que se concentra no desenvolvimento pessoal e profissional, ajudando as pessoas a alcançar metas específicas e a maximizar seu potencial. Os coaches usam uma abordagem orientada para o objetivo, trabalhando com indivíduos ou equipes para identificar objetivos, desenvolver um plano de ação e monitorar o progresso.
Embora a psicologia possa ajudar as pessoas a superar problemas emocionais e comportamentais mais graves, o coaching pode ser benéfico para aqueles que desejam desenvolver habilidades pessoais ou profissionais específicas. Ambos podem ser úteis para melhorar a qualidade de vida de uma pessoa, mas a escolha de um ou outro depende dos objetivos e das necessidades individuais de cada um. É importante lembrar que a busca por ajuda profissional deve ser feita sempre com profissionais capacitados e qualificados.
A psicologia diz, se você quiser machucar uma pessoa Não bata nela, Só Rejeite, é a forma mais dura de machucar alguém, é Rejeitar; só sabe quem já passou como eu.
Porque se calam
Na escola não se comenta.
Psiquiatra nem esquenta.
Psicologia nada orienta.
Questões triviais.
Desde a segunda guerra.
Atuando fortemente nos dias atuais.
Turbulências sobre questões mental.
A emoção.
O sentimento, o pensamento.
Artificialidade que desafia.
Poderia tal, esquadrinhar o coração.
Gang stalking ou melhor teatro de rua.
Uma combinada perseguição.
Origem do pânico e do processo de depressão.
Aprisionam se a mente.
Refém.
Esquizofrenia aparente.
Border, bipolar.
Mais uma porção de manobras.
Ninguém fala, porque será.
Medo, receio, pertencentes a esse bloco vulgar.
Quantos vendem a alma.
Quantos vão morrer, quantos vão matar.
Não é fácil eu sei.
Melhor desprezar, caluniar, afastar.
Bem, meu anseio vivo.
A verdade, a justiça triunfar.
Doa quem doer, quem faz parte desse jogo milenar.
Açoite, pressão, dia, noite, sei bem, o que é o tronco, as feridas, das chibatadas, do pranto e do sangrar, por isso grito, o homem tapa o ouvido, que Deus possa escutar.
Giovane Silva Santos
A psicologia acontece no encontro.
O paciente traz o que tem de mais profundo e me deixa algo que me sinto maior do que quando o encontrei.
Quando o psicólogo se conecta com algo maior que ele mesmo, fala muitas vezes coisas que nem sabia que sabia.
E o paciente muitas vezes sem falar nada, comunica mil coisas.
Saímos da consulta maiores do que estávamos antes de nos encontrarmos.
Crescemos com este contato.
Somos um fator de soma na vida do outro.
Aprendemos um com o outro.
A psicologia é o caminho da verdade, a busca pela essência, o encontro com o sagrado que há dentro de cada um de nós.
É transpiração, transformação e transmutação.
Cada encontro é uma dádiva e uma benção para o psicólogo e para o paciente.
Até o silêncio é revelador e mesmo a essência do que foi dito será guardada para sempre. Nunca mais voltamos a ser quem éramos antes desse encontro.
Quem se submete à crença religiosa ou psicologia alheia será sempre escravo da crença e da psicologia dos outros. Acredite em sua própria religião, em sua própria psicologia, liberte sua mente!
Psicologia nunca será religião, não se pode misturar. Devemos separar esses materiais e termos a ética necessária, a responsabilidade e o conhecimento para diferenciarmos esses elementos. A ciência pode trabalhar com a fé, mas ambas jamais deixarão de ser "autônomas"...
A psicologia me chamava atenção. Cada movimento tem seu devido significado. Cada mente tem seus pensamentos psicóticos. Cada olhar tem palavras não ditas. E eu tinha uma monstruosa vontade de entender a vida.
