Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
Ao meu pai.
Tu és a grande razão
não sei como agradecer
pela minha educação
pela formação do ser
e não existe dimensão
do amor no coração
que eu sinto por você.
A VIDA É ARTE DE APRENDER
Posso não ter chegado
onde quis, almejei
mas tenho a convicção
que não foi por falta de luta
nem mesmo de dedicação
A vida é arte de aprender
e quanto mais aprendemos
descobrimos que tudo
é passageiro, mera ilusão.
Quanto mais simples formos
mais felizes seremos!
Pra que soberba, ostentação?
E depois que passar esse tempo
voar veloz como o vento,
o que realmente ficará
como aprendizado, como lição?
A tristeza de termos vivido
presos, acorrentados
como bois à espera do ferrão?
O que faremos sem paz,
sem felicidade, sem prazer
sem a simplicidade da satisfação?
“Nenhum educador,
por mais que tenha habilidades para gerenciar conflitos;
competências para superar transtornos; eficiência na aplicação de conteúdos; habilidades para promover o crescimento humano do seu aluno;
dificilmente alcançará o alvo “formação integral”.
No entanto, pode fazer a diferença na vida desse sonhador aluno que necessita de respeito, orientação e liberdade para descobrir que aprender é um prazer tão indescritível quanto a alegria de ensinar”.
“O crime contra a vida vem tirando da família a autoridade de educar com princípios,
pois o alvo não é mais o “ser correto”, e sim o “ser destaque”,
imperando a consangüinidade.
O individualismo delimita territórios, direitos, deveres, transformando o casamento numa união de interesses que dispensa a burocracia jurídica, os protocolos religiosos, a base maior do matrimônio — o amor —, pois o sonho de esposo e esposa como uma só carne se torna apenas a satisfação dos prazeres da carne,
para não terem comprometimento e poderem negociar deveres, compromissos, obrigações... E “valore$”.
“Educar é como a arte de cultivar a terra: estabelece habilidades, competências, atenções especiais, sensibilidade para aprender com o tempo, tirar lições da semente que busca germinar num meio infestado e aprender como preparar o terreno, o momento de semear, de regar... A hora de colher... Se não ficar atento às mudanças, ao tempo da semente, pode perder tudo.”
“A passividade da escola é de uma dimensão espantosa diante dos problemas sociais, comportamentais e éticos, pois a escola dos meus sonhos se prende a um discurso pedagogicamente correto e pratica ações grosseiramente incorretas, a ponto de ser injusta: não cumpre metas, não busca alternativas e, como na política, nela imperam as falácias, pois há um medo de tomar resoluções drásticas e provocar mudanças”.
“O mundo evoluiu numa velocidade tão alarmante que a escola se distancia da sociedade e se perde pelos caminhos que antes acreditava serem trilhas seguras; a escola de paredes e grades está perdendo terreno para a “escola da vida”. Seus atrativos são fantásticos: portões amplos, corredores iluminados e mestres com “habilidades e competências” para transformar seus alunos em doutores na arte de ser delinqüentes, pois a tradicional continua estagnada no tempo, com técnicas e princípios que não educam, e, mesmo com os avanços da ciência, que buscam caminhos alternativos para sanar problemas emergentes, estamos distantes de termos uma educação que cumpra metas para que a escola atinja as suas funções sociais.”
“O sistema se preocupa em edificar escolas modernas, com aparências futuristas, mas não vislumbra que escola contemporânea é aquela que, de olho no amanhã, ajusta as falhas do ontem sem perder o contato com o hoje e que esse espaço é ministrado pelo humano cognominado professor, que necessita de capacitação, motivação, respeito, equilíbrio, autonomia e suportes técnico e pedagógico para aplicar uma boa aula.”
“É preciso edificarmos a escola, para desmoronar um sistema falido, ignorar as utopias para suprir a carência de profissionais responsáveis, éticos, educados e atrair para a sala de aula ferramentas que eduquem por meio de métodos que não excluam; com educadores conscientes do seu papel transformador de pessoas, não de mundo, pois o mundo está em constante processo de transformação, e seu aluno é mais um com trajetória traçada. E, para que essa trajetória seja direcionada para um caminho de vitórias, é preciso que a Educação prepare humanos para acompanharem essa metamorfose; de gestores que façam da escola “tecnológica” um local de acesso desejado e de administradores que não usem a escola como cabide de emprego para cumprir promessas políticas”.
“Com o olhar no futuro e os pés no passado, a escola dos sonhos não tem ritmo para acompanhar os passos de uma sociedade capitalista que tem ambição de sair do lugar-comum para não ser espezinhada pela globalização. A obsessão de atingir esse objetivo a impede de formar cidadãos autônomos, conscientes das suas responsabilidades na sociedade, preparados para arrostar os desafios do mundo, e isso exige uma escola que eduque para a vida, e a que temos impele seus alunos para a escola da vida”.
Assim como a borboleta aprende a voar,
Mas precisa encontrar uma flor para pousar.
Você também pode aprender a voar;
Mas não se esqueça...
De garantir um cantinho de paz
para também repousar.
Devia existir uma lei que obrigasse político e família de político a só estudar em escola pública e só se tratar em hospital público. Eu não dava um ano pra estar tudo uma maravilha.
Sabe o que essa criança aqui aprendeu? Aprendeu, que a vida passa das nossas concepções. Que o que parece ser o fim, pra muitos trata de um recomeço. Que contos de fadas existe sim, basta acreditar. Que amor verdadeiro às vezes te fará sofrer. E que os sonhos nunca acabam, se renovam, adaptam a cada nova fase da vida. Chega um dia, uma hora, que dará vontade de sumir, explodir, e é nessa hora que conhecemos quem verdadeiramente nos quer bem e por perto. Descobri também, que quem te ama, nem sempre te dirá apenas o que quer ouvir, mas sim o necessário. Levantar a cabeça e prosseguir a cada queda é o essencial pra se manter firme nas reviravoltas da vida. O tempo pode não estar a seu favor, no entanto, encare-o pois é mais um de muitos obstáculos que enfrentará. Se deixar abater nunca é a solução, só fica no chão quem quer. O mundo, as dificuldades não passam de uma falta de interpretação. Lute, caia, lute, corra, lute, morra, mas lute, lute por você, lute por lutar apenas, mas lute. O ciclo da vida é apenas um teste de sobrevivência, onde só ganha quem for mais sábio, seja forte ou apenas finja ser forte, mas a sabedoria vai reinar numa constante infinita. Nem todo mundo precisa saber de suas fraquezas. Ao menos, isso é o que eu entendo de mundo, de vida até então, mas tudo é variável, só tenha uma certeza: Estamos aqui pra tudo. Viva!
Quando causamos problemas à nossa família, amigos, companheiros, professores, na empresa que trabalhamos, colhemos apenas ventos. O ar é bom para respirar e nos manter vivos. Esforcemo-nos para não sermos peso e sim bênção para todos. Não podemos viver de vento no nosso dia a dia, porque a vida passa muito rápido, se assim for não construímos nada.
Temos de ter ânimo para as mudanças, às vezes nos machucam mas são essenciais em nossa vida. Deixemos de ser insensatos, se não mudarmos podemos ser escravos da pessoa prudente que faz o possível para viver bem em grupo e sempre está buscando a sabedoria. Elias Torres
- Relacionados
- 57 frases sobre escola que destacam o valor da educação
- 47 mensagens de boas-vindas para alunos começarem bem o período letivo
- Frases sobre planejamento pedagógico e escolar para motivar o corpo docente
- 47 frases sobre Educação Infantil para educar com empatia
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
