Ciências Sociais
Não sou de humanas e nem de exatas, navego entre essas duas áreas das ciências , pois toda ciência foi desenvolvida por humanos que nem sempre são exatos e muitas vezes não demonstram humanidade!
não e por nada não mas Nem um professores de ciências consegue explicar a química que existe entre nos
A física e a química, a matemática e as letras, a história e a geografia, nenhuma dessas ciências até o momento, possui a verdade completa, elas revelam somente onde a luz humana chegou até certo conhecimento. Todos nós somos capazes de iluminar um pouco mais além e acrescentar algo novo nesse caminho.
“Aqui, como nas ciências naturais, confirma-se a lei constatada por Hegel, lei segundo a qual simples mudança na quantidade, depois de certo grau, acarretam diferenças na qualidade” (História da Burguesia Brasileira)
"'Ciência' é um ideal de conhecimento. Cada praticante de uma das ciências tem de provar que aquilo que ele faz está à altura desse ideal, em vez de utilizar o prestígio do ideal como manto embelezador daquilo que ele faz."
As incertezas são compartilhadas, pra que as dúvidas sejam restruturadas, nas bases das ciências exatas, quando o tiver e, humanas, quando vir há ser.
A POESIA
Dentre todas as artes
Ciências e tecnologia
Aprecio a Matemática
Gosto muito da Filosofia
Valorizo a Medicina
E a beleza da Biologia
Mas elevo a Literatura
E dentro dela a Poesia.
Poesias sobre o amor
Paixões, ódio e avareza
Não importa o tema
A rima traz a beleza
Amo muito as que falam
Da felicidade e tristeza.
E dessa linda ciência
Surgiram grandes cientistas
Poetas do mundo inteiro
Verdadeiros artistas
Doutores do verso e da rima
Célebres repentistas.
E foi na Literatura
Que Deus nos presenteou
Com o grande Quintana
Que a poesia amou
Escreveu muitas coisas lindas
Que o tempo nunca levou
E encheu de alegria
A terra que ele morou.
E teve muitos e muitos outros
Poetas e escritores
Que merecem destaque
Por falar dos amores
Mestres da Literatura
Na rima foram doutores.
Mas para encerrar os versos
Eis que surge a verdade
Se querem entender o amor
A tristeza e a felicidade
Façam como eu
Lhes conto com humildade
Recorro a poesia
Aprendo com a saudade.
Jeremy Bentham dividiu as ciências em 'cenoscópicas' e 'ideoscópicas'. Ajustando um pouco as definições, digo que as primeiras estudam a realidade tal como ela se apresenta à experiência comum da espécie humana, as segundas a realidade tal como aparece segundo os recortes especializados que a tornam acessível aos métodos das várias ciências.
Os que estudam a ciência política ou, em geral, as ciências sociais só pelo ângulo ideoscópico cometem erro após erro, e nunca se emendam.
Mas a preparação do intelecto para as ciências cenoscópicas nada tem a ver com a educação científica habitual e especializada. Ela passa pela impregnação imaginativa do estudioso no 'senso comum', no modo como as pessoas de carne e osso vêem as coisas na sua experiência concreta.
É toda uma disciplina da percepção, do sentimento, da imaginação, em suma: da alma.
Essa é uma das normas básicas que orientam o COF. Tê-la aprendido faz com que os meus alunos acertem em suas análises políticas cem vezes mais que os opinadores jornalísticos e acadêmicos usuais.
Na mesma velocidade que vejo surgir novas leis, novos códigos, novas ciências e até novas crenças morais, que a grande maioria chama de "soluções" para a humanidade, vejo a sociedade se perdendo em seus valores e caminhando pra autodestruição. Enquanto isso a política moderna, que pra mim (e obviamente só pra mim) mais parece com um adolescente mimado que bate na mãe velha e a chama de ultrapassada, intitulam essa sociedade como "Evoluída".
Os Dez Mandamentos durante uma feira de ciências/biologia
· Não ler e sim explicar;
· Não ficar comendo;
· Não conversar ao telefone;
· Não obstruir a visão das pessoas;
· Não deixar questões por resolver;
· Não conversar com os amigos em pequenos grupos.
· Não deixar de conhecer os trabalhos dos colegas;
. Animar o estande;
· Fotografar o estande;
· Manter o estande limpo e arrumado.
A feira de ciências torna o aluno o protagonista de um evento de interação social, as engenhocas criadas por eles podem incentivar a curiosidade, e é essa a oportunidade ideal para aprender de uma forma diferente. A magia acontece quando o professor acredita no potencial do seu aluno.
Um conceito coerente em biologia ou ciências quando bem exposto, pode se tornar um trabalho marcante que será lembrado mais que o tempo normal. Ser curioso faz com que a motivação em aprender apareça naturalmente, divirta-se!
Os árabes antes do islamismo eram um povo nômade e que nas ciências eram pouco notados, mas com Maomé os árabes criaram uma civilização gloriosa.
é mais fácil fazer uma criança entender a ciências quânticas que fazer o tolo mudar o seu caminho e uma pessoa teimosa mudar de ideia ou reconhecer seu erro
As ciências não são espaços nos quais os objetos se encontram, mas sim as janelas pelas quais olhamos para dentro da sala em que eles estão.
"Uma criança pequena pode aprender matemática, gramática, ciências naturais, desenho, música, dança e esportes sem grande dificuldade. Mas a História e sobretudo a filosofia dependem de uma compreensão mais madura da vida."
E se os seres humanos de todas as ciências, dominassem a ciência do "diálogo", ao estabelecer laços, talvez o mundo não estivesse assim.
Na sala de Coordenação da Licenciatura em Ciências Biológicas da UEPG, terça-feira passada, um dos Coordenadores do DCE-UEPG discute com a Coordenadora um projeto de Curso pré-vestibular popular para estudantes carentes. É de se emocionar. A iniciativa é das mais significativas. Os estudantes assim, respondem ao povo brasileiro o investimento público em educação. Uma boa universidade se faz no encontro com as necessidades da população brasileira, especialmente aquela esquecida pela escola elitista. A atitude daquele Coordenador do DCE contrasta com as notas absurdas e desconcertadas da ACIPG, as cervejadas de outros e o conteúdismo alienante do ensino brasileiro. 14.10.2017.
A nanotecnologia carrega em seu bojo toda uma possibilidade de arranjo de todas as ciências, técnicas, tecnologias e criatividade ao qual se esteja disposto a investir tempo, estudo e dinheiro.
