Ciências Sociais
O egoismo e o individualismo são as maiores chagas sociais de nosso tempo tão deserto de esperança e humanidade.
A boa arte enquanto manifesto deve conter reflexões sociais, filosofias livres, o direito dos esquecidos e a defesa de causas que a sociedade por medo emudece. A boa arte de bons artistas nunca devem se subjugar a interesses políticos de partidos políticos quaisquer pois quando assim acontece deixa de ser arte e passa uma ser uma mera propaganda partidária encomendada espúria no objetivo torpe de popularizar em linguagem artística uma meta para receber em troca posteriormente colocações e pessoais privilégios.
É incrível como as redes sociais tornam eloquentes até os cães aparentemente mais dóceis e obedientes.
O verdadeiro perigo não são as redes sociais, mas sim a tentativa desesperada de silenciar o povo para manter-se no poder sem enfrentar críticas.
As minorias sociais - aí incluída as sexuais, quando caem no ressentimento, tendem a agir como os seus 'supostos" opressores.
Somos seres sociais. Ninguém nasceu para viver sozinho. Ensinar que a felicidade não se constrói na vida com o outro é o mesmo que afirmar que viver é uma ação solitária. Essa afirmação serve ao capital na medida em que torna a vida egoísta e autocentrada.
De dentro para fora é possível viver mais feliz. Quando se busca realização pelos valores sociais nascem confusões mentais sobre a existência.
PAIÓIS SOCIAIS
Relações de cristal, de melindres e manhas;
de verdades veladas, envoltas em véus;
laços tenros e tensos, fitas de crepom
que desbotam; que rasgam sem grandes razões...
Gente "fina" demais, uns gravetos de afetos
quebradiços e secos; de fácil fogueira;
um verniz, entretanto, forjando a fachada
de pessoas "aí pro que der e vier"...
A palavra sincera estilhaça o cristal;
a franqueza é uma força que rasga o papel;
retalhar esses véus é pra qualquer navalha...
Confrarias doentes, irmandades pardas,
mas cobertas de fardas, fardões e glamur;
de penachos, pendões e narinas pro céu...
Termos nossas maiores frustrações sociais, quando acordamos da crença de que os ratos de câmaras, palácios e coretos são grandes homens e mulheres.
TODOS OS ÂNGULOS SOCIAIS
Demétrio Sena - Magé
Em tempos de radicalismo, supostos ex-viciados convalescentes tentam determinar que a maior virtude do ser humano é o suposto "não ligar para redes sociais" (ou tê-las apenas para vigiar secretamente quem as usa). E o pior defeito é simplesmente o hábito de usá-las. Ninguém fala sobre como, com que frequência, quando, para quê, sob quais finalidades. E ninguém ousa lembrar que também existem livros perniciosos. Existem músicas, peças teatrais, obras de arte, filmes, noticiários, palestras boas e ruins. Tentamos ignorar que o ser humano é o que é, desde que se percebeu como ser humano, com as tecnologias, culturas, inovações e hábitos de cada tempo. Sabedoria não é ter, deixar de ter, usar ou não usar... sabedoria é saber. O resto é posarmos do que não somos, em todos os ângulos da nossa hipocrisia e do nosso complexo de superioridade.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
MENTIRAS SOCIAIS
Demétrio Sena - Magé
Há um eu pequenino no meu eu,
que se cala; que apenas observa;
sou a erva serena sobre o chão
do qual vejo florestas de vazios...
O meu eu pequenino pra minh'alma
vê desfiles de músculos, motores,
vê o trauma da própria humanidade
se vestir de mentiras sociais...
Meu silêncio pro mundo tem a vida
numa bolha da qual consigo ver
a ferida que vai em cada peito...
Tem um eu pequenino em cada eu;
sei do eu do meu eu acomodado
onde sempre doeu estar no mundo...
... ... ...
Respeite autorias. É lei
O vazio, a indecisão e a pouca estima contemporânea fortalece entre os abismos sociais o erro como parte de resgate pessoal, na compensação pelo egoísmo e na frieza da mecanicidade do movimento sem qualquer direção.
CARACTERÍSTICAS SOCIAIS:
SOCIEDADE MILITAR: Procedimento disciplinar rígido, ríspido e padronizado.
SOCIEDADE CIVIL: "Procedimento?", "Disciplina?", "Padronização"? Isso é de comer ou de beber?
Os melhores na sociedade civil, são apenas bons na sociedade militar.
Prefiro interações sociais que sejam genuínas e significativas, em vez de me envolver em eventos sociais lotados e superficiais.
Não é porque está na Internet é permitido sair printando e espalhando em todas as redes sociais, e falando da vida alheia para todo mundo.
Não é adequado divulgar segredos de terceiros mesmo que você tenha protagonizado o fato.
Nos dias de hoje é perigoso até espalhar uma notícia mesmo que a fonte seja segura, porque a parte interessada pode entrar com um belo processo mesmo que ela seja uma pessoa pública ou o fato seja notoriamente público.
Em tempos de redes sociais e de comunicação de massa hiperdimensionada fique atento em narrativas construídas a partir de fotos isoladas, de vídeos recortados e repetição de certos assuntos de alta repercussão porque na maioria das vezes levam algum tipo de mentira implícita.
Comunicadores e marqueteiros abusam da leitura hipertextual que é um tipo de leitura onde a imagem ou recorte de vídeo se coordenam com o texto para comover multidões.
Geralmente, este tipo de narrativa não vem acompanhada de muitas fotos ou vídeos recortados, e independentemente da quantidade carecem de nitidez, de verificação crível e de clareza que de fato possa ser usada como prova.
