Chico Xavier - sobre Disciplina
Há poetas que dizem escrever poemas psicografados.
E quais poemas não o são?!
... Quando não descrevemos nosso próprio inconsciente
descrevemos o inconsciente do outro que ousamos
fingir que conhecemos
Poesia e psicanálise.
Bela parceria!
EXCETO POESIA
Compara a poesia à tudo!
À filosofia
À psicologia
À teologia
À metafisica
E até à ginecologia
( leio muito disso por aqui)
Só não a compara à razão.
Poesia foge à qualquer tipo de razão
Tira os passarinhos dos versos
As borboletas dos jardins
O sol ou a ausência dele na janela da moçoila
e logo não haverá nada.
Não poderá haver nada
Ou melhor,
poderá haver tudo,
exceto
poesia.
Gotas de Felicidade.
Que coisa mais linda é a vida, o estar em família, a conversa com os amigos, ao saborear uma fruta, a sensação de liberdade ao comtemplar tão vasta natureza!
São gotas de felicidade.. Cotidiano, "acaso", passado, presente...
Literalmente um grande presente!
Ao invés de ver defeitos , tente ver as qualidades , ao inves de ver os gastos tente agora ver os lucros , ao invés de esperar , começe então a fazer algo , ao inves de corrigir, tente agora corrigir-se , ao inves de ficar sonhando , vá em busca e obtenha .
Não force a poesia
... A poesia não pode ser forçada.
Ou há poesia em ti ou não há!
Já o poema,
ah,
esse sim pode ser escrito há hora que quiseres.
Precisa apenas trabalhar nele como em tua cozinha
ou na casa em que pintas as paredes.
... A poesia nem sempre vem acompanhada de quimeras, falsas doçuras ou utopias
Poesia também é dor e espinho no roseiral.
RARIDADE
Tem dias
que a gente acorda alçapão,
um medo danado da vida...
Uma saudade misturada
com uma baita solidão!
...Mas tem dias que a gente acorda
levinho, levinho
tal qual passarinho longe do ninho.
Hoje despertei assim,
ternura sem fim.
Invocando sonhos distantes...
Raridade no corpo
na alma e
no coração.
Não me pergunte sobre as veredas pelas quais passei, pois, elas retratam tudo aquilo que um dia pensei em não fazer e fiz!
Quem planta amor colhe amor...
... Se plantarmos flores não colheremos urtigas!
Simples assim.
Pensemos bem em quais as sementes que vamos atirar
ao longo da nossa caminhada.
A arte ds olhos não é simplesmente enxergar!
Os olhas vão alem do que podemos ver.
Olhos vão além de fogo, gelo, frio, calor, ar, água, plantas, animais etc.
Olhos são detalhes alguns marcantes com felicidades já outros se tem tristeza alguns ah que são misteriosos não importa olhos são detalhes perfeitos mas algumas pessoas nascem sem o dom de enxergar talvez seja por que o Criador não o quis assim... Mas vamos enfrente pois A arte dos olhos inspirados vai além do amor, paixão, odio, raiva, olhos vão além da física, ciências, numeros, gramaticas, idiomas, gírias e palavras não tem como explicar o que olhos são mas sei que sempre os amarei pois são simplesmente detalhes inexplicáveis como o Criador é!
Despertar...
Curioso...
Nunca notara o arvoredo
imponente, à beira do atalho
por onde passo todos os dias.
Será que foi porque
ando alienada da beleza
que a vida ainda irradia?
Será que hoje o sol
brilha mais intenso e alaranjado
nesse findar de tarde?
...Ou será que foi o beijo
que ganhei de ti hoje,
que pôs sonhos nos meus acasos?
Não sei.
Talvez jamais saiba.
Mas como é lindo o arvoredo
à beira do caminho!
Tão bonita...
Uma folha seca caiu
do pé de romã
do jardim
Ela partiu
Sua alma voou
transladou infinitos...
Tão bonito...
A folha secou
misturou-se ao húmus
do solo, deu brilhos às
pétalas de rosa do jardim,
brilho de carmim
Ela virou estrela.
Foi iluminar a constelação
de pégaso.
É o astro de maior grandeza.
...Tão bonita.
"Felicidade é algo que se deve ter a oferecer em qualquer lugar ou em momentos oportunos, sem esperar que receba algo em troca."
Notas sobre mim.
Esse que você vai ler sou eu. Um homem, muitas vezes menino. Daqueles moleques faceiros que caem, sacodem a poeira e levantam sorrindo. Muitas vezes quis ser tudo. Outras, espaço vazio. Mas sou mesmo, um infinito a ser descoberto. Liberdade. Serei futuro, sou presente, fui saudade. O que vê é o que tenho, é que sou. Não muito, mas dono de tudo. Simples assim. Gosto do roçar das pernas no mato serenado, do amanhecer ensolarado, do café na soleira da porta, do cheiro da relva e do mugir do gado.
Sou muito mais que essa embalagem física, mais que esse olhar que imprime esperança colorida e empatia em preto e branco. Sou chuva quente. Agua fria. Sou fechado, mas sou franco. Por trás desse meu rosto e em frente meu coração, encontrarás meia dúzia de cicatrizes bem fundas, que talvez você possa não ver, mas te digo que elas me definem bem. Elas traçam meus caminhos, sem seguir planos iniciais, nem cartilhas ou calendários. O que planejo e desenho, vai além do programado, no perfeito não me encaixo. Dessas listas e metas, me esqueço. Mas não esmoreço e não me afasto dos desejos, por mais ilusórios que venham ser. Minha visão é limitada, enxergo pouco com os olhos, mas muito pela alma. Careço de desafios e, por sorte ou destino, tive os melhores que poderia ter. Me engrandeceram. Fui pequeno, me tornei gigante, na essência do viver. Disfarço e dissimulo meu cansaço, vou seguindo passo a passo, devagar quase sem pressa. Pra se tentar vencer uma corrida, a gente só precisa estar nela.
Passeio com o peso da honra de alguns merecidos troféus, que balanceiam essa vida e não me deixam tombar. Nem pra lá, nem pra cá. Não me julgue apenas pelo que vê, nem pense que me conhece apenas por ouvir, apenas por mergulhar nesse meu raso mar que mostro. Sou formado por meus muros, glaciado por meus tombos, liquefeito por meus sonhos, adocicado pela vida. Não se deixe levar pela aparência. Minha essência vale mais. É a imagem do espelho, as mal traçadas linhas que escrevo, meus versos, desejos, abraços, beijos, poesias e devaneios. Os avessos, uso para esconder a tristeza. Prefiro escancarar alegrias e explicitar meu acreditar. Pecador como todos. Servo como poucos. Sou da reza, sou do orar.
O que demostro é um punhado de sentimentos delirantes, que pego em fuga e os prendo coarando sob o sol. Quando vê esse meu meio sorriso, quase que imperceptível, é que fases duras já passei, algumas lágrimas enxuguei, muitos tombos já tomei, mas aqui estou porque venci. Sigo sorrindo para a vida. Inveterado sonhador. Imparável vitorioso. Incansável. Nem melhor, nem pior. Quero ser diferente. Poucas vezes vazio. Muitas vezes, infinito. Ganhador de mim. Retroceder nunca, render-se jamais é o meu lema. Sempre em frente, até o fim. Sou Inquebrável!
Amo as crianças, em especial TODAS!
Uma por uma e toda sua diversidade...
Trabalhar com crianças é um privilégio..
Inclusão, é respeitar a individualidade...
Somos todos diferentes e isso é normal...
Muito temos á aprender com eles, de verdade.
O amor é uma linguagem universal e essa eles falam e entendem com propriedade... 💙
Pedir por Respeito, Compreensão, Tolerância, Igualdade e Inclusão, foge à minha compreensão.
Ter que pedir por isso é o maior indício de que vivemos em uma sociedade doente. Amor não se pede, se sente.
Sobre felicidade, pouco se pode dizer,
e mesmo que felizmente sobre felicidade,
é preciso sabe-la viver, com felicidade...
Osculos e amplexos,
Marcial
SOBRE FELICIDADE É BOM QUE SOBRE FELICIDADE
Marcial Salaverry
A grande verdade é que durante toda nossa vida sempre estamos querendo que nos sobre felicidade, e esse é um assunto sobre o qual sempre é bom falar, embora sobre felicidade, pouco há que se dizer, mesmo que sobre felicidade...
A felicidade certamente é um tema já foi cantado em música, em prosa ou em verso. Todos conhecem e sabem dizer como ser felizes, mas poucos conseguem sê-lo, pois na prática a teoria é outra.
Na realidade, o que falta para saber ser feliz, é ter consciência de que a conditio sine qua non para conseguir esse objetivo, é estar em paz consigo mesmo, uma vez que ninguém que se sinta atormentado por algum problema, poderá sentir-se realmente feliz, razão pela qual pode-se argumentar então, que ninguém poderá ser feliz, pois não existe pessoa no mundo que não tenha algum problema, por menor que seja.
Realmente problemas todos tem contudo, o que difere de pessoa para pessoa, é a maneira de encarar esses problemas, pois temos que os procurar resolver, tendo a cabeça fria, mantendo tudo sob controle, sem nos atormentar sobre como obter essa solução, mesmo que a coisa aparente estar feia demais, pois assim, além de facilitar uma possível solução, não estragará nosso dia, mantendo nosso ânimo sob controle.
Não podemos permitir que o problema fique maior do que realmente é, para que não fuja de nossa perspectiva.
Claro que não é fácil chegar a esse ponto de equilíbrio, pois se o fosse, a vida não teria graça, já que todos seriamos felizes, e a busca estaria encerrada, e além disso, nossa vida não teria muita finalidade, pois todos estando felizes e satisfeitos, ninguém precisaria lutar por nada na vida. Daí, pode-se deduzir que a vida no tão decantado Shangri-lá, seria um porre total...
Na realidade, o verdadeiro prazer na vida é essa eterna busca pela felicidade, com cada qual a buscando por seus próprios meios, cada qual seguindo um ideal de vida, cada qual procurando a melhor maneira de viver, ou como se diz no interior, "cada quar com seu saraquar..", e para tanto, o Amigão nos dotou do livre arbítrio.
Alguns mais ambiciosos, tem mais dificuldade em chegar em seus reais objetivos, pois sempre estarão procurando chegar mais alto. Jamais estarão satisfeitos, não se permitindo chegar a essa felicidade, por não conseguirem atingir sua paz interior, sempre atrapalhados pela ambição pessoal, enquanto que outros, desprovidos de ambição, igualmente não se sentem felizes com o que tem, pois em seu íntimo querem mais, apenas lhes falta o espírito de luta, a vontade de partir em busca de seus objetivos. Acomodam-se, mas ficam invejando aqueles que subiram. Também não conseguem sua paz interior, pois se sentem frustrados com o que conseguiram da vida. Esquecem de que não tiveram foi decisão para tentar algo mais.
É preciso entender que o meio termo ideal, é o ponto de equilíbrio entre ambos. É saber dosar suas ambições dentro de suas possibilidades, ou dentro de suas reais necessidades. É traçar objetivos coerentes, e saber desfrutar a vida quando tal objetivo for alcançado, sem aquele desejo de ter sempre mais, a cada degrau subido. É saber aproveitar a vida, procurando então realizar algum sonho que estava lá no fundinho do baú, atingindo assim o ponto de felicidade que lhe permita olhar no espelho, e dizer que ama profundamente quem está diante de si, porque é uma pessoa que conseguiu superar os maiores obstáculos que teve na vida, sem jamais perder o ânimo, que soube passar pela vida sempre tratando as pessoas com consideração e amizade, sem olhar para posição social de quem quer que fosse.
Enfim, alguém que soube viver e que não foi apenas mais um que passou pela vida, mas que saberá deixar marcas de amizade em sua trajetória.
Pode não ser fácil ser feliz, mas fácil será sentir-se feliz, basta que saiba amar-se, que saiba amar a outrem, e, principalmente, que saiba ser amado. Que saiba respeitar e fazer-se respeitar. Que saiba ser amigo, que saiba ter amigos, que mereça receber amizade de alguém. Que não deseje o mal de ninguém, e que não faça ninguém lhe desejar mal. Saber respeitar quem dele não gostar, bem como saber respeitar a quem não gostar. Não se pode querer unanimidade. Saber entender que ninguém é dono da verdade. Na verdade, cada qual tem a sua verdade. São pontos de vista que devemos observar, se quisermos que os nossos também o sejam.
Na verdade, não é fácil, nem é difícil... Basta querer realmente... E um bom início, sempre será tendo UM LINDO DIA, desejando que todos o tenham, e procurar repeti-lo a cada dia que vier...
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de Chico Xavier
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Frases sobre idiotas que mostram seu talento para a estupidez
