Charles Chaplin Amor Proprio
Eu estava errado!
Hipócrita! Primeiro remova a prancha do seu próprio olho. - Lucas 6:42
Alguns de nós são rápidos em encontrar falhas em nossos irmãos. Em nome de “encorajamento” ou “exortação”, apontamos os pecados e deficiências de nossos irmãos e irmãs em Cristo sem ver nossas próprias falhas ou culpas (Lc. 6: 37-42).
Lembrei-me disso quando ouvi o que aconteceu com Denise McKinney. Ela estava dirigindo pelas ruas de Broken Arrow, Oklahoma, tarde da noite, quando um carro se virou à esquerda na frente dela. Ela tocou a buzina para deixar a pessoa saber que ele quase causou um acidente por seu descuido.
Quando ela estacionou o carro alguns minutos depois, o mesmo carro parou ao lado dela e o motorista saiu. “Na próxima vez que você tocar sua buzina em alguém”, ele disse, “talvez você deva se certificar de que seus faróis estejam acesos.” Com certeza, na pressa dela, ela se esqueceu de acender as luzes. Ela estava tão convencida de que ele estava errado que ela nunca viu seu próprio erro. Foi ela quem quase causou um acidente.
Muitas vezes agimos de maneira semelhante. Somos rápidos em julgar o comportamento dos outros e apontar o erro deles. Jesus prefere que examinemos nossas próprias vidas e seja rápido em dizer: “Eu estava errado. Por favor me perdoe."
É preciso muita graça para julgar a nós mesmos,
pois o orgulho permanece tão forte;
Mas Deus abençoará a alma que clama:
"Senhor, perdoa! Estou errado!" - Bosch
Seja rápido em julgar a si mesmo e lento em julgar os outros. David C. Egner
Eles não o deixaram entrar
Ele veio para o seu próprio, e o seu próprio não o recebeu. - João 1:11
Faz mais de 60 anos desde que li o poema A morte do contratado. Ainda me lembro das seguintes frases: "Lar é o lugar onde, quando você precisa ir para lá, eles precisam levá-lo".
Essas palavras estão profundamente gravadas em minha memória, acredito, porque meus pais e irmãos expressaram esse tipo de amor por mim. Eu sabia que minha própria família me receberia calorosamente sempre que chegasse em casa.
Em nítido contraste com a minha experiência, Jesus "veio para o que era seu, e os seus não o receberam" (João 1:11). Ele foi rejeitado pelos que deveriam tê-lo aceito.
Ele foi quem os criou (João 1: 3), mas desistiu da glória do céu para nascer como ser humano. Ele veio ao Seu próprio povo para ser seu Salvador e Rei. Ele estendeu a mão para eles e deu-lhes todas as razões para amá-Lo. Mas eles O rejeitaram e O crucificaram.
Esse não foi o fim, no entanto. Até a morte de Jesus na cruz era uma expressão de Seu amor. Ele morreu para pagar a penalidade por nossos pecados, e Sua ressurreição garante que todos os que nEle crêem serão vitoriosos sobre a morte e gozarão a eternidade em Sua presença.
Jesus ainda está alcançando e buscando aqueles que O aceitarão em seus corações. Você o deixou entrar?
Oh, receba hoje quem o amou tanto
que ele morreu na cruz por seu pecado;
Oh, creia nEle e abra a porta do seu coração,
deixe entrar o Salvador que te ama. - Anon.
Jesus deu a vida por nós para que pudéssemos ter a vida em nós. Herbert Vander Lugt
O amigo em comum
O próprio Pai te ama, porque você me amou e acreditou que eu saí de Deus. - João 16:27
Eu conheci minha esposa através de um conhecimento mútuo. Eu provavelmente não teria tido a coragem de me aproximar dela sozinha. Mas uma pessoa que nós dois conhecíamos facilitou a apresentação nos apresentando. Como resultado, nosso primeiro encontro foi quase combinado. Quando a convidei para sair, eu já sabia que ela aceitaria porque nosso amigo em comum havia servido como intermediário.
Cristo cumpre esse tipo de papel entre pecadores e um Deus santo. Através de Sua obra redentora na cruz, Jesus removeu a barreira que nos impediria de ser introduzidos ou aceitos pelo Pai (Hb 7: 25-27). Foi Cristo quem nos mostrou que qualquer amigo Dele também é amigo do Pai.
Jesus assegurou a seus discípulos essa verdade consoladora quando lhes disse que logo os abandonaria. Ele queria que eles, e todos os que nEle cressem, soubessem que, por causa de seu relacionamento com Ele, poderiam, em Seu nome, ir a Deus com seus pedidos (Jo 16: 23-24). Nosso Senhor também deixou claro que qualquer pedido que seja consistente com Seu caráter será respondido pelo Pai, porque Ele ama todos os que amam o Filho (vv.26-27).
Porque Jesus é nosso amigo, também podemos ser amigos de Deus.
Deus poderoso, nós te chamamos Pai,
enquanto nos ajoelhamos diante do teu trono;
Cristo, teu filho, nosso amigo e irmão,
nos reivindica como seus. —DJD
Cristo preenche a lacuna entre o Deus infinito e o homem finito. Mart DeHaan
Encontre o seu próprio Calcutá
Vá para casa com seus amigos e diga a eles que grandes coisas o Senhor fez por você. - Marcos 5:19
“Encontre seu próprio Calcutá.” Essa foi a resposta que Madre Teresa enviou a uma mulher que queria se juntar a ela para ministrar em uma das cidades mais movimentadas da Índia.
Havia um toque de romantismo no desejo da mulher de deixar todo o seu passado para trás e servir em uma terra distante e exótica? Quaisquer que sejam seus motivos, o conselho conciso que recebeu é uma palavra exigente que todos devemos prestar atenção. Ele captura a essência da mensagem de Paulo para a igreja em Corinto: sirva ao Senhor em qualquer situação em que ele tiver colocado você (1 Cor. 7: 17-24).
Lembro-me do desafio que John Alexander, ex-presidente da InterVarsity, deu a um grupo de estudantes: “O que você fez no ano passado para fazer uma diferença útil a uma milha da sua casa?” Os famintos, os que sofrem , os não evangelizados à nossa porta carecem da aura mais atraente das almas necessitadas em outras partes do planeta. Mas os mais próximos de nós são aqueles cujas necessidades estamos melhor equipadas para atender.
Vamos levar pessoalmente o que Jesus disse a um homem que libertara dos demônios: “Volte para seus amigos e diga a eles que grandes coisas o Senhor fez por você” (Marcos 5:19).
Se olharmos ao nosso redor através dos olhos de Jesus, certamente encontraremos um Calcutá por perto.
O campo missionário está mais perto de casa do que você imagina. Vernon Grounds
O homem se afoga no seu próprio desespero, quando age sem pensar; no momento em que só a calma e o tempo podem o ajudar...
Quem não se planeja para vencer, sem saber já planejou o seu próprio fracasso, nunca despreze um bom planejamento.
Mas no entanto (consegues acreditar?) eu tenho visto o próprio homem que se gaba da sua ternura, a devorar de uma só vez a carne de seis animais diferentes atirados para uma fricassé. Estranha contradição de conduta! Têm piedade, e comem os objectos da sua compaixão!
Aquele que afirma ser humanista, e não ama o seu povo, é mentiroso. Pois quem não ama o seu próprio povo, ao qual vê, como pode amar a Humanidade, a qual não vê?
Quando a ideologia coletiva se dissolve em ideologia particular, em face de benefício próprio, o poder da democracia fica frágil e a cidade fica vulnerável a todos os males sociais.
Eu não consigo entender, como pode um povo remar contra si próprio, abrindo mãos de seus direitos e dos direitos de seus familiares, por simples fanatismo abstrato...para então alimentar pessoas que pouco se importam com seus sentimentos, com suas necessidades; pessoas que pensam somente na lucratividade de desgraças alheias!!! Pobre gente sem dignidade e sem compaixão de si mesmo, ego tolo que alimenta famigerados algozes e famintos lacaios...
nenepolicia
Não podemos indicar algo que seja comum a todos, cada indivíduo tem que elaborar seu próprio conhecimento, sua sabedoria particular, que vai ser a sua medida para conhecer a si mesmo.
Perdi o rumo da vida,Por enquanto não perdi o meu próprio,Rimo com pouca elegância,Do que adianta tudo vira uma fonte de ganância,Ainda tenho contato com a alma,As vezes me sinto vivo,Mas na verdade sinto que,Já vivi tudo isso,Me recordo de lugares que nunca fui,Me recordo de pessoas que nunca conheci,Esse paralelo da alma me deixa confuso,O paradoxo entre eu me perder de mim mesmo,Me compromete com a minha caminhada,Tento fazer o oposto da maldade,Mas infelizmente a vida não é um filme e muitas vezes,Viramos fregueses da maldade.
Para o nosso próprio bem!
Benção meu pai e Deus, dai-nos a tua paz, a nós os filhos seus
Que esperam em ti e nas tuas promessas,
Que seja feita ó pai, pra todo sempre a sua vontade em nós
Que seja assim na terra como nos céus,
Faça-nos vê oque precisamos concertar senhor para poder chegar mas junto a tí,
nos orienta a praticar a santidade para poder participar da tua gloria,
e para o nosso próprio bem segura-nos e livra-nos do mal Jesus amem.
