Cartas de Tristeza
a tristeza é como uma casa
onde nos levantamos no escuro e procuramos acender a luz
e descobrimos que não há luz procuramos a porta para sair ou para que a luz lá de fora entre
mas descobrimos que não há porta na casa
então tateamos as as paredes no escuro tentando encontrar uma janela mas também não a janela na casa então nos sentamos no chão frio gelado no escuro da casa
e descobrimos que não a casa
é só nossa tristeza criando ilusões para nos enganar
Transitamos entre extremos emocionais, da alegria à tristeza, do negativo ao positivo.
Ao despertar, enfrentamos o esgotamento energético, mas a rotina diária - com seu café matinal, banho revigorante e execução de atividades - nos revitaliza gradualmente.
No entanto, nossa capacidade de manter a positividade é frágil, sujeita a interações sociais. Uma simples crítica pode nos mergulhar na tristeza, enquanto um elogio pode trazer mais alegria.
TAPERA ESQUECIDA
De passagem no Sertão,
Eu parei pra contemplar
A tristeza de um lugar
Esquecido num grotão.
A palavra solidão
Não descreve uma tapera
Tão deserta que coopera
Com o vil termo ruína...
A Caatinga Nordestina
Dizimada não prospera!
Na tapera eu vi sentido
D’um celeiro de lembrança
E lembrei que fui criança
Num lugar bem parecido.
Senti-me desprotegido,
Órfão de identidade
Tomado pela saudade
Do meu tempo pueril...
Retomei o meu perfil
Com certa dificuldade!
No terreiro desolado,
Um grande mandacaru,
Ao longe pés de umbu,
Pinhão na cerca trançado
Que apesar de estar florado
Parecia mais alerta
Naquela cena deserta
Como um aflito recado
De um chão desertificado
Em decadência, na certa.
Apenas um solitário
Concriz catando no mato
Na calha de um regado
Seco compondo o cenário,
O pássaro qual relicário
Trouxe-me sinal de vida.
Apressei minha partida
Um tanto impressionado
Por ali ter contemplado
A tal tapera esquecida.
Chicotadas.
Chicotadas...?
Foram muitas...
Magoado...
Vai corroendo na tristeza...
O que resta agora é me curar....
Revidar o que me fizeram...?
Eu não posso....
Magoar muito menos....
Só acho que sou humano....
E um pedacinho do céu eu mereço....
Até onde irei aguentar...?
Eu não sei...
Mas vou caminhando...
Fazendo Bonito ou feio....
Vou tentando apenas...
Não errar....
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
“Ao Seu Lado”
Tristeza e solidão
Magoavam a mim e o meu coração
Quando o mundo de paz Tornou-se de escuridão
E Quando Conheci Você
A essência falou mais alto que o nosso amor
Você mostrou pra mim
Que o início de tantas mogoas podia tornar-se o fim
Com Você Morei na fantasia
Um lugar que todo tempo era dia
A luz brilhava toda vez que você sorria
Felicidade e tristeza em congestionamento
Ao seu lado
Foi onde aprendi o significado do amor
Um filme tão belo que você me tornou actor
"Aquela porta”
Últimopensador
Mais um triste domingo!
A tristeza nasce da ausências do abraço, da distância da família, da falta do bate papo com os amigos, da não saída para o futebol, da impossibilidade de estarmos com as pessoas que amamos, do confinamento em nossas próprias casas. A aflição que sentimos é oriunda da incerteza e da sensação de impotência que emana do ser humano diante de um ser tão minúsculo, invisível ao olho humano, poderíamos dizer insignificante diante das grandiosidades conquistas do homem. De uma forma Infeliz ele tem nos mostrado que somos frágeis e isso serve para que possamos retirar dessa experiência que não somos deuses, que a arrogância nada significa na presença da insignificância do que podemos ser diante do desconhecido que ainda pode vir. Um ser diminuto fez com que todos - pretos ou brancos, ricos ou pobres, tornassem iguais, na impotência, diante dele.Talvez único momento na história da humanidade em que a igualdade entre os diferentes esteja acontecendo. Diante desse momento é importante refletirmos que a ideia do poder do capital é errônea, que o homem perfeito é uma ilusão, que a mulher impecável é uma fantasia, que os desejos podem e devem ser moderados, que o orgulho é uma tolice, que o dinheiro não compra tudo e que as nossas arrogâncias são meras irracionalidades. A evolução do ser quanto humano é oriunda da aprendizagem que ele faz de suas experiencias vividas, mas que tipo humano somos nós que não conseguimos abstrair desses momentos atuais, tão difíceis para todos, ensinamentos que nos transforme???
Não esqueçam que uma de nossas características é adaptar-se para transformar e foi assim que evoluímos diante das mais adversas situações ao longo da nossa história.
O amanhã é a solução de todos os problemas, mas é importante sabermos que é imprescindível aprender com o dia que passou.
No que estou pensando?
Que essa tal solidão realmente não conheço.....
Mas a tristeza..........essa não me larga.
Vai pra lá de tantos e tantos "metros"
Penso às vezes que resolveu fazer morada dentro de mim.
E olha que foram várias e várias paradas
Constantes tentativas de mudanças
Foram várias idas e voltas
Tudo em vão......
Basta fechar os olhos
Que escorrem lágrimas mornas
Um leve recuo no tempo
Me dilacera a alma
Chega a arder esse já velho
e cansado coração .
A procura.
À noite, sozinho...
Invade-me uma tristeza profunda,
Quero estar ao seu lado,
Contemplar, em paz, o caminho percorrido.
Porém, você já não está mais aqui
Então, sigo calado, o peito congelado
O coração perdido.
Procuro, em uma perspectiva lógica
Algum motivo, mera explicação...
Compreendo, entrementes, não haver
A não ser simplesmente o dito não.
Sentimentos que subvertem a razão,
Me provocam arrependimentos angustiantes,
Tento entender o que não é possível
Um exercício de melancolia,
Uma vez que há muito já havia partido,
E eu disto, tristemente, sabia.
Ser triste ou ser alegre
Nada pode tirar a alegria da gente, nem mesmo a tristeza. Se ela quiser entrar, fechar bem a porta e chamar a polícia. O que vem de fora só poderá entrar se permitirmos. Ser triste ou ser alegre depende da gente mesmo.
A gente escolhe, ninguém mais...
Élcio José Martins
SINOS DA VIDA
Parece Domingo, mas é só tristeza...
Um mergulho no café,
ordens do dia se esvaindo
Notícias na mesa, censura na minha fé
Deixo a moça do telejornal sorrindo
Os primeiros passos...
Nas ruas o vento inimigo,
soberano nos terraços
Por instantes um canário desliga os pensamentos
Me vi vivo sem abraços,
pensei que poderia voar
Um aceno, um bom dia...
Certamente não importa,
é vaga a inútil poesia,
pois o medo vigia atrás das portas
Enquanto isso, alguém lá de cima dos palácios pede minha cabeça em troca da solidão,
mas nem que apodreça me estende a mão
Na brevidade do tempo me lanço pelo pão
Por vezes caio
Por vezes o horizonte sorri, nunca a razão
Os pedaços escondidos atraem, os detalhes, os vãos
Encontro a esperança, as feridas, as dúvidas, a culpa
E na coragem para não fugir
da ânsia de ser livre, descubro os sinos divinos da vida
(Edmari Avelino/Escritor e Poeta)
Meu quarto soneto
A tristeza
Substantivo abstrato;
Depende de alguém para existir;
É a marca da infelicidade;
É a companheira da saudade;
Ás vezes é motivo para sorrir;
Para disfarçar aquilo que qualquer pessoa ver;
Mas quando não tem jeito;
Não dá para esconder;
É a impotência de não poder ajudar;
É querer dizer e não falar;
É o sabor amargo da derrota;
É a consequência da desilusão;
É filha da traição e irmã do desamor;
É a distância entre a felicidade e a dor.
poeta Adailton
ÂNGULOS DO AMOR
Hoje foi um dia ruim para mim, minha cabeça criando tristeza sem sentido, me fazendo sentir dor.
Mas foi um dia em que pude sentir muito amor.
E de alguma forma, no meio da tristeza me senti também feliz, abraçada, amada.
E a vida não é tão ruim assim, Só depende do nosso ponto de vista. O amor pode nos mostrar ângulos incríveis
Quando falo com vc,
Qualquer tristeza vai ao fim...
A sua presença é como uma chama de fogo;
"Ardendo dentro de mim."
Cada palavra que vc fala,
Cada brincadeira que vc faz.
É algo que mexe comigo por dentro
"E me transmite muita paz"
Vc mesmo estando ocupada,
Encontra um tempinho pra mim.
Quando falo contigo, não sinto falta de nada.
Me sinto completo do começo ao fim.
Quando vc apareceu,
Eu tive milhares de motivos pra sorrir.
Agora que vc permaneceu...;
"Eu descobri um motivo pra ser feliz."
Flores, a mais bela alegria e a extrema tristeza.
Em uma data especial estão sempre presentes,
Na formatura tão esperada e celebrada,
Decoram o ambiente,
Para a esposa amada,
O mais lindo e puro presente.
A decoração mais usada na janela,
Que nos prédios opacos,
Formam uma aquarela,
Com diversas flores nos marcos.
Porém,
Crisântemos mesmo ainda sendo flores,
Significam a perda de alguém,
Algo tão lindo no meio de tantas dores,
Sentimentos depositados em pétalas que vão muito além.
A rosa na mão e a viúva chorando,
Tão leve empunhando,
E quando cai no caixão,
Uma tonelada está pesando,
É difícil imaginar,
Que mesmo com tanta beleza,
Uma flor tão bela,
Lembre uma extrema tristeza.
Solidão....
Algo que machuca tanto
Que em algumas vezes.
O coração sente.....
Tristeza...
Sentimento tão
Melancólico que atinge
Profundamente nossa
Alma...
Decepção....
Sentimento de traição..
Sensação que você se
Sente enganado...
Muitas vezes fica
Um bom tempo atônito.
Como podem ver todas as sensações tristeza e negativismo passam a fazer parte do nosso coração.
Portanto cabe a nós liberar esse órgão que já sofreu
Tanto.. não é???
PERDOE....!!!
Não consigo impedir as lágrimas de caírem dos meus olhos...
Não consigo impedir a tristeza de tomar conta
do meu coração
Não consigo negar que
te amo
Não consigo esquecer a mulher que você é
Não consigo entender porque tenho que estar longe de você.
Não consigo entender
Porque não posso te
Amar..
Que pena!!!
Uma tristeza
Eu era tão feliz.
Você a razão da minha felicidade.
O dia amanheceu.
Tudo tão triste.
Nublado.
Não há sol.
Só nuvens escuras a cobrir o céu como um véu.
Véu negro que tudo esconde... que não dilui a dor... que faz desaparecer toda forma de amor.
Com você foram-se as cores do dia.
Foi-se pra bem longe toda a alegria.
Tudo virou nostalgia.
O tempo, em protesto, não se fez de rogado.
Parou e ficou do meu lado.
Olha pra mim com olhos de terror... me diz:
“Não se machuque... não se afogue nesse copo de culpa... estou com você... serei um momento em que te farei feliz.”
Esforço-me, então, pra sobreviver.
Quero essa felicidade prometida viver.
PERCALÇOS
Infelizmente a vida não tem sido bela
Tem doído um bocado
A tristeza machuca sem perceber
Te ver chorando é um pecado
Rodeada de pessoas
Mas sem nenhum amigo ao lado
Muitas coisas aconteceram
E possivelmente as tenham machucado...
Mas continuo mantendo a minha promessa
De sempre estar ao seu lado
E apesar dos entrepostos
No meu coração te tenho guardado.
(Pedreiras, 27 de Novembro de 2020)
Tristeza que insiste em entra
em meu coração , porque queres
me vê triste sem o amor que eu escolhi,Até parece que está solidão
vai ser única coisa que me resta .
Mais não posso desistir de amar
sem limites a pessoa que eu escolhi pra ser o único amor no meu peito.
Enquanto me resta forças para se Levanta eu vou lutar por esse amor
Mesmo que meu corpo estiver todo machucado.....
Leoa
Oh, bela Leoa!
Tão bela e amável que a coragem não perdoa, Tão sutil semblante de tristeza,
Que mais um dia espera o raiar do Sol,
Para que ele reflita na sua face,
Revelando um magnífico sorriso,
Oh, bela Leoa!
Tão bela e amável que a coragem não perdoa, Quando poderei sentir as manobras,
Que somente a Lua Cheia proporciona as marés??
Quando poderei sentir o perfume dos campos de lavandas??
Que só nós conhecemos,
Quando poderei ver a beleza de um parto e me emocionar ao saber que nasceu um pedaço de nossas danças quase intermináveis??
Oh, bela Leoa!...
