Cartas de Saudade de um Amigo
A POTÊNCIA, O ATO, O MOVIMENTO
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Peço por um momento, que você venha debruçar atenção no texto, pare tudo por um instante e reflita com Nilo Deyson.
Desde o seu começo, no século VI a.C, a especulação filosófica grega ocupou-se do problema do movimento.
Enquanto Heráclito de Éfeso afirmava a mudança permanente de todas as coisas, Parmênides apontava a contradição que existiria entre a noção de ser e a noção de movimento.
Essa contradição Aristóteles pretende evitar através da interpretação analógica da noção de ser, que lhe permite fazer uma distinção fundamental: ser não é apenas o que já existe, em ato; ser é também o que pode ser, a virtualidade, a potência. Assim, sem contrariar nenhum princípio lógico, poder-se-ia compreender que uma substância apresentasse, num dado momento, certas características, e noutra ocasião manifestasse características diferentes: se uma folha verde torna-se amarela é porque verde e amarelo são acidentes da substância folha (que é sempre folha, independente de sua colocação).
A qualidade "amarela " é uma virtualidade da folha, que um certo momento se atualiza.
E essa passagem da potência ao ato é que constitui, segundo a teoria de Aristóteles, o movimento.
Mas Aristóteles não aceita a doutrina do transformismo universal que, em pensadores pré-socráticos como Anaximandro de Mileto ou Empédocles de Agrigento, apresentava todo o universo como animado por uma transformação contínua, por um único fluxo que interligava as várias espécies num mesmo processo evolutivo. Para Aristóteles o movimento existe circunscrito à substância que, cada qual, atualiza suas respectivas e limitadas potências: o movimento dura enquanto dura a virtualidade do ser, de cada ser, de cada natureza, cessando quando o ser expande suas potencialidades e se atualiza plenamente. Em nome da noção de espécies fixas, Aristóteles se apresenta como adversário do evolucionismo.
Dentro da metafísica aristotélica, a doutrina do ato-potência acha-se estreitamente vinculada a determinada concepção de causalidade.
Para Aristóteles, causa é tudo o que contribui para a realidade de um ser : é tanto a causa material (aquilo de que uma coisa é feita: o mármore de que é feita a estátua) quanto a causa formal ( que define o objeto, distinguindo-o dos demais: estátua de homem, não de cavalo), como também a causa final ( a idéia da estátua, existente como projeto na mente do escultor, e que o levou a talhar o bloco de mármore para dele fazer uma estátua de homem), como ainda a causa eficiente ( o agente, no caso o escultor, aquele que faz o objeto, atualizando potencialidades de determinada matéria). A causa formal está intimamente ligada à final, pois seria sempre em vista de um fim que os seres ( naturais ou artefeitos) são criados e se transformam: a finalidade é que determinaria o que os seres são ou vêm a ser.
Vejam com Nilo Deyson, que no processo do conhecimento, a causa formal é separada, pelo intelecto, das características acidentais do objeto e passa a existir no sujeito, plenamente atualizado e, portanto, universalizada.
Antes existia no objeto concreto, particularizadamente, como uma estrutura que o identificava ( fazendo-o por exemplo, uma ave e não um peixe ), ao mesmo tempo que o assemelhava, apesar das peculiaridades individuais, aos demais seres da mesma espécie ( tornando-o uma das aves existentes); depois de abstraída dos aspectos materiais e individualizantes ( cor branca, bico fino, pescoço longo, etc.), a forma passa a existir na mente do sujeito, como um conceito universal ( não mais ave de determinada família, mas simplesmente "ave").
Quer na natureza, quer na arte, todo movimento ( tanto deslocamento quanto mudança qualitativa) constitui, para Aristóteles, a atualização da potência de um ser que somente ocorre devido à atuação de um ser já em ato: o mármore transforma-se na estátua que ele pode ser graças à interferência do escultor, que já possuía a idéia da estátua.
Também na geração natural, a forma preexistente ao ser que é gerado: o ser atualizado ( O homem adulto, por exemplo) tornar-se capaz de gerar um ser semelhante a ele. Assim, as formas, entendidas como tipos de organização biológica, seriam imutáveis e incriadas, embora sempre inerentes aos indivíduos.
Repare com Nilo Deyson, como a intenção do escultor é que comanda a transformação do mármore em estátua, analogicamente é sempre a causa final que rege os movimentos do universo.
Cada ser atualizaria suas virtualidades devido à ação de outro ser que, possuindo-as em ato, funciona como motor daquela transformação. Contrário à visão evolucionista, frequente nos pré-socráticos, Aristóteles não admite que o mais possa vir do menos, que o superior provenha do inferior, que a potência por si só conduza ao ato.
Concebe, então, todo o universo como regido pela finalidade e torna os vários movimentos ( atualizações das virtualidades de diferentes naturezas) interdependentes, sem fundi-los, todavia, na continuidade de um único fluxo universal. Haveria uma ação encadeada e hierarquizada dos vários motores, o mais atualizado movimentando o menos atualizado.
Enfim, a potência, o ato e o movimento, pode ser interpretado segundo cada indivíduo enxergar, contudo, é interessante você analisar e levar em consideração o ponto de vista de Aristóteles.
A filosofia lhe faz refletir assuntosaos quais, a maioria da humanidade sequer cogita debater ou buscar conhecimento das verdades que lhes foi impostas goela abaixo desde que ela se entende por gente.
Com isso, o propósito é que você possa buscar o conhecimento, afim de viver uma vida de leveza e de paz interna, com uma visão ampla do mundo, de perceber cada universo e apender a observar em silêncio, e com posse do conhecimento, corar suas próprias palavras, usando-as de modo construtivo em momentos oportunos, afim de transmitir essa paz e sabedoria adquirida através do saber direito quem é você e o que é de verdade a vida.
Sigam nossa linha do tempo - (Nilo Deyson Monteiro Pessanha).
Educação, cultura e outros.
NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA
Rotina - setembro 12
... mais que do enfermo é a dor do outro... daquele parente-amigo na incerteza da cura... na ânsia pela alta do retorno a casa... mas em badim no rio foram as chamas seletas que vidas queimaram... mais que a dor é o desespero daquele parente-amigo em busca de notícia... mais que desespero é o luto pela morte não enferma... mas pela fatalidade de uma queima.... (márcio adriano moraes)
COMO QUE FICAMOS PRESOS NO ÚNICO LUGAR ONDE ÉRAMOS PARA SERMOS LIVRES?
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Todos nós, desde criança, aprendemos o máximo possível sobre como funciona o mundo e seus mecanismos, e tudo através de informações e ensinamentos.
Na escola se aprende, em casa se aprende, com os amigos se aprende, e por aí vai...
Entretanto, quando na idade adulta, ou até mesmo já na adolescência, a maioria esmagadora da humanidade, se torna refém da sua própria emoção !
Vítimas da própria mente, presas da própria existência.
O resultado de toda essa desordem emocional é visível quando paramos por um momento para dialogar, então logo persebe-se a prisão na qual a pessoa inconscientemente se encontra.
Pois bem, o propósito desse texto de Nilo Deyson, é fazer com que você crie uma curiosidade para se libertar das angústias da mente, aprendendo à gerenciar sua própria emoção, dominando seus próprios pensamentos de forma imparcial e desapegado à qualquer eventualidade em trânsito.
Todos nós somos limitados, e precisamos de ajuda, de orientação e por vezes, de um choque de realidade.
A prisão da mente é a pior de todas as prisões, porquanto o sofrimento domina a pessoa, trazendo angústia, ansiedade e medo do futuro.
O único lugar de liberdade é dentro de nós; contudo, muitos vivem com a mente tumultuada, cheia de inutilidades.
É preciso jogar no lixo todos esses anos de desgaste emocional, deletar todos os maus pensamentos, e começar à criar sua melhor versão.
Como ficamos presos no único lugar onde éramos para sermos livres?
Pensa.....
A vida está passando a cada piscar de olhos, e talvez você vive planejando o futuro que se quer pode dominar.
Que tal gerenciar sua própria mente?
Coloque sua atenção no silêncio, na paz por trás de todo tumulto da sua mente tagarela.
Evite dar atenção aos infortúnios que passam à sua frente, em forma de pensamentos.
São apenas ruídos e nada de verdade importa, senão a felicidade existente no silêncio que observa tudo sem julgamento.
Nada de julgar seus pensamentos.
Nada de apontar para emoção.
Tudo está passando na sua frente, faça silêncio, relaxe e respire fundo.
Nada agora importa, na hora certa tudo se coloca no devido lugar.
Existe uma paz, um silêncio fora das paixões, fora do estresse e fora do calor do momento condicionado.
Ser livre é ser capaz de não se prender à nada,
Ser livre é ter experiência zero,
Ser livre é ter a capacidade de entrar e sair sem traumas.
Enfim, domine suas emoções, faça silêncio quando estiver com raiva, e respire fundo.
Medite dentro de você e descubra que existe uma imensa paz que quando despertada para a real natureza que é a consciência, nunca se abala com nada, nunca se surpreende e jamais pode ser tocada por nada, porquanto tudo é condicionamento da linguagem, e para a mente desapegada, fora da linguagem TUDO é silêncio.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
A felicidade interna
Vou tentar um poema engraçado
Para dar de presente a um amigo
Que põe o humor no seu calçado
Ou tenta fazer da lua seu abrigo!
Contudo, tudo o quanto consegue,
É ir ali onde a horta faz convite
Daí colhe repolho, batata e segue,
Come tudo e se farta com apetite!
Depois disso a felicidade aperece
No bom senso ele tenta o drible,
Porém, o inevitável acontece:
- A felicidade interna sai no puum...
A alegria é pra ele algo incomum
E a sequência prossegue: pum, pum!
Saibam ser pais e ser filhos de verdade
Se um pai sabe ser verdadeiro,
Ser amigo e ser conselheiro!
Não importa como o filho veio
Se da geração ou do coração!
Uma vez por Deus escolhidos
Os filhos serão sempre filhos
Obstantemente, pai sempre pai
Ambos na sua missão apraz,
Para ambos a responsabilidade
Mas, há pais que só os filhos fazem
Para abandonarem sem moralidade
E filhos que não cumprem sua parte
Desonra o pai e vivem na vadiagem,
Estes não são filhos nem pais de verdade!
Cuidado ao chamar alguém de amigo!
Amigo vai muito além...Amigo é aquele que fala a verdade, torce por você, é aquele que você pode contar, está com você nos dias maus e se alegra ao seu lado, e você pode ser você mesmo perto dele, pensa duas vezes antes de fazer algo que vai te ferir, te respeita e te enxerga com bons olhos, se não for assim, não passa de colega.
Uma verdade dolorosa na Alma
Ninguém é amigo da angustias. Mas às vezes somos reféns do medo. Nãoo somos Amigos do mundo, mas amamos os prazeres. Não gostamos das mentiras, mas detestamos ser contrariados. Não queremos amar com medo da decepção, mas amamos sofrer por amor não correspondido. Criamos casa, mas não edificamos sentimentos. Somos pensadores(as) de ideias, mas não produzimos nada de ideial. Queremos, mas não lutamos, amamos, mas não queremos ser amados(as). Uma verdade é: precisamos correr o risco de errado, para podemos entender que o certo sempre fica na curva perigosa da vida.
Eu e você somos a motivação da alma quando sabendo administrar nossas emoções...
Pare! Reflita! Pense! Arrisque! Lute!
Fica especialmente para você que não tem medo de sonhar acordada.
a amizade verdadeira
O amigo verdadeiro não deixa o outro sempre apoiando e sorrindo
Na tristeza e na dor o amigo não ressiste chora junto com o amigo
quando os amigos andam em frente passa a estrela cadente realizando os pedidos do amigos.
No por do sol os amigos fazem um pequenique a rizada fica como o moar e amizade então valorize os seus amigos
Eu não pedi à Deus um homem perfeito, mas ele deu-me algo melhor, um companheiro, um amigo, um esposo, um namorado, um bom amante e um bom pai.
Dizem que a melhor salada é aquela mais recheada, mas eu posso dizer que a melhor salada, é aquela com melhor tempero... É como o relacionamento, para que haja um bom tempero, não é necessário muito, mas o essencial: Amor, carinho, reciprocidade, meticulosidade e inteligência.
Vamos pedir muita benevolência em nós, para que possamos desenvolver em conjunto os pontos que transcendem um amor vivo, saudável e cheio de prosperidade.
Sempre farei questão de pedir discernimento e sabedoria à Deus, para que juntos possamos progredir.
A FUNÇÃO DO FILÓSOFO em você
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Vou usar propositalmente minha imagem de quando eu era bebezinho, porém, venha para o conteúdo e leia até o fim o texto abaixo, é para você.
Venha refletir com Nilo Deyson.
É bem interessante ver pessoas perguntando
" qual é a função do filósofo ?".
Não é de hoje que ouvimos essa pergunta.
Por conta do condicionamento da maioria das pessoas, na qual o sistema convencional afasta o povo da filosofia, logo é complicado para uma sociedade petrificada nas verdades sistêmicas, entender a função do filósofo.
O filósofo é a provocação de toda "verdade ", com base em muitos anos de estudos filosóficos.
A função básica seria ampliar os horizontes da visão de mundo da sociedade, para que essa mesma sociedade, cogite possibilidades para mudar talvez ou não, seus conceitos sobre o tudo, sobre a natureza, a ciência, a religião e tudo quanto ela acha saber a "verdade ".
Não sejam pragmáticos, leia com calma.
A filosofia não faz questão de ser nada, quiçá de ter razão alguma sobre algo, no entanto, o filósofo é um ser intelectual, de envergadura, que estuda muito sobre filosofia, escreve muito e provoca para o despertar.
ATENÇÃO!!!
Certa vez, salientei com alguns amigos que gostaria de fazer um café filosófico fora do local onde sempre fazíamos quando dava, e uma pessoa da área da saúde que estava com um de meus colegas me falou : " é perca de tempo, não leva à nada ".
Respondi então: "Como adoro cereja de bolo"! Continuei então :
" não existe mentes impenetráveis, o que existe na verdade, são chaves erradas ".
Perda de tempo? Será?
Que coisa formidável, a filosofia não presta para nada, a não ser para filosofar...
Podemos discutir filosoficamente sobre a existência humana, ciências, religião, política e outros, porém, a linguagem da filosofia é de pertencimento para quem pertence ao mundo intelectual da filosofia, os demais ficarão a ver navios.
A filosofia só surte efeito quando o efeito da filosofia se torna à chave para liberdade do indivíduo que se cansou de buscar sua indentidade em outros, e por conta disso, eu, Nilo Deyson, sempre digo : "Libertei mil escravos, e teria libertado outros mil, se esses soubessem que eram escravos" ,
Deixe que venham, uma flechada sobre tudo que estiver sobre a mesa, e pronto, bem vindos à vida plena...
A vida plena é o desapego do condicionamento, é o fim da busca por meio do despertar da consciência, isto é, a sua real natureza ligada na essência de quem você de verdade é.
Quando por exemplo, usamos uma linguagem não convencional, isto é, usamos linguagem acadêmica, nos fechamos ao mundo acadêmico para um grupo de acadêmicos e intelectuais.
A filosofia é algo estranho para sociedade comum, por seu afastamento, porém penso que a culpa é do sistema e não da sociedade propriamente dita.
Sabemos que cada indivíduo pode buscar pelo conhecimento na filosofia e se achar, ou talvez se perder, dependendo de algumas circunstâncias da vida passada, isto é, da experiência como vida e da saúde mental da mesma.
A filosofia pode deixar uma pessoa meia ou completamente doída, basta ver os frutos ao longo da vida, porém, isso só acontece se ela não tiver uma base sólida e firme, no sentido de espiritualidade e imparcialidade com as verdades defendidas pelo mundo.
Claro que nos últimos 20 anos, a filosofia ressurgiu com muita força, assim como os filósofos, logo muitas dessas falácias de que todo filósofo é maluco ou que todo filósofo não gosta de trabalhar...(mentira).
Quando por exemplo, eu falo de jurisprudência, interstícios, amicus curiae, embargos declaratórios, e outras ferramentas do turno jurídico, é óbvio que muitos não me entenderão, por conta da linguagem jurídica.
Porém, o filósofo não se fecha, ao contrário, ele declama seus pensamentos por maio da escrita ou por outros meios.
Quando se usa uma linguagem técnica ou de modo coloquial de pertencimento de quem escreve, é óbvio que nem todos irão compreender.
Contudo, defendo que todas as pessoas devem buscar o conhecimento por meio da literatura, e sei que isso é fantasia, pois fomos formados para trabalhar como máquinas e esperar o sábado chegar para dizer " chegou final de semana ".
Isso é ser mediano, raso e vazio.
A felicidade está também na segunda, terça e etc... O filósofo é instrutor.
O filósofo é um educador que edifica o homem no conhecer a si mesmo, assim liberta ele dos vícios e do fanatismo de quaisquer ordem.
Liberdade é definição alguma...
Para que serve o filósofo senão para fazer o que o sistema não faz, isto é, educar e dar qualidade de vida.
Claro, eu, Nilo Deyson, creio que DEUS na pessoa do ESPÍRITO SANTO, é majoritário em toda sabedoria e poder; e creio que pela fé se vence os problemas impossíveis através de JESUS CRISTO.
Digo isto, por conta de que, muitas pessoas confundem conhecimento filosófico com afastamento do Divino.
DEUS não pode ser afastado!!!
A filosofia não afasta o homem de DEUS, o homem só se afasta de DEUS uma vez que ele não for um homem de DEUS, e sim senhor de si mesmo.
Quanto à isso, seria para muitos, o mesmo que se prender em pertencimento, logo não haverá liberdade por conta de que sua indentidade está ligada à uma definição de devoção.
A liberdade não quer dizer nenhuma crença,
Ao contrário, liberdade para a filosofia do estoicismo por exemplo, significa ter a capacidade de entrar e sair sem traumas de qualquer coisa, sem julgamento nem apontamento.
Liberdade emocional, intelectual e paz interior.
O filósofo é definido como provocação, como o divisor de águas, como o martelo, como foi o filósofo Nietzsche.
Veja por exemplo, o que o filósofo Renê Descartes, salientou em uma das suas frases mais profundas e conhecidas. " Cogito ergo sun " isto é, "penso, logo existo".
Frase curta, porém de extrema profundidade para ser refletida.
Essa frase já foi discutida milhares de vezes.
Ela pode ser analisada por vários ângulos, e eu gosto muito da visão do "penso por que existo, logo não preciso que ninguém pense por mim por não existir um eu fora de mim".
Enfim, Nilo Deyson quer fazer você raciocinar e buscar uma vida de qualidade.
A filosofia pode lhe auxiliar.
Para finalizar, o filósofo pode ser definido por várias linhas de pensamento, o que pode gerar livros, artigos e etc., Entretanto, vou ficando por aqui, e deixo a seguinte mensagem:
" Um filósofo não precisa ser compreendido,
basta ser questionado, basta ser provocado, eis aí então, a cereja do meu bolo ( Nilo Deyson)".
Continue visitando nossa linha do tempo aqui no Facebook, assim como nossas outras plataformas de mídias sociais , sempre como finalidade de fazer você consumir coisas construtivas para sua vida.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha ⬇️⬇️⬇️
" Eu bebezinho "
De amor
Eu não tinha nada, ao vir para este mundo
Busquei em cada olhar um abrigo, um amigo
E nesta leitura me fiz mais profundo
No meu eu. Me vi rico, me vi mendigo
Cada tempo, cada minuto, cada segundo
Caminhei junto ou separado, calei e pude falar
Assim o corpo se tornou fecundo
E aprendi como é bom amar
Que na alma só ele vai fundo
E ao partir, nada terei, só o amor pra levar...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
fevereiro de 2016 – Cerrado goiano
TENTÁCULOS, CURRÍCULOS, ARMÁRIOS E A EQUAÇÃO MAIS SIMPLES
Por Nilo Deyson
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Uma reflexão sobre a mente condicionada.
A consciência é a essência da real natureza.
A mente necessita de adições, apêndices, tentáculos, armários, currículos, coisas.
Ela tem que carregar coisas. Mas a Consciência que você é não precisa de nada disso, não leva nada consigo, está acessível na medida exata da sua vivência.
Maturidade é necessária para ver algo: quem seria você sem tudo o que você tem ao seu redor, sem tudo o que você carrega na sua mente? Pensamentos, problemas, mente. Esse falso-eu, criado pela sua mente, vive em busca de um lugar para cometer um acidente, está sempre em busca de um probleminha qualquer. Isso é o que lhe dá tônus.
Já o seu ser, aquilo que você é, é totalmente vazio de necessidades – tanto de conflitos quanto de bajulação. Aqui, eu, Nilo Deyson não vou chamar de "amor" porque é grande a chance de equívoco. Ademais, o amor não precisa de amor. Se você precisa de amor é porque ainda não descobriu que você é amor – essa equação é bem simples.
Você precisa ir mais fundo na questão "quem sou eu?". Enquanto houver separação entre você e o que quer que seja, você está imaginando a si mesmo, a Verdade ainda não foi vista.
Sei que seria sensato empreender qualquer tipo de mecanismo para que este que está separado aceite aquilo que está fora dele. Mas aquilo que você é não tem nada fora dele, tudo está dentro dele.
Aqui, inclusive, entra um paradoxo gritante, veja: em mente não há consciência, em consciência não há mente. Seu ser não sabe nada da existência da mente tanto quanto a luz não conhece a escuridão – uma coisa é a ausência da outra.
Na presença a ausência desaparece, ela não tem como permanecer.
Logo, na presença da luz que você é, a mente subjetiva, a mente des-funcional, desaparece. Sem acúmulos, direta e funcionalmente, aquilo que é.
Quem é você?
Conheça a ti mesmo.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Outro dia, um amigo mencionou que, a diferença entre as crianças daqui e as crianças de lá, é que as daqui abraçam... fiquei pensando no quanto é importante este contato, o quanto estimula os dois lados e faz bem!
.
Trabalhar com crianças modifica a vida de qualquer profissional, e somos privilegiados por termos tantas crianças em nosso círculo de amizade.
Chegar a um evento e ver os olhinhos brilhando, sermos recebidos pelo nome... Tiaaaaaa... Tioooooo... é gostoso demais. Nesse momento nossos problemas deixam de existir e somos apenas, os tios. Ser um " Tio" é como ser um super herói, vc adquire super poderes que nem sabia que tinha, forças aparecem do nada e problemas pessoais deixam de ter importância!
.
Ser um "Tio" é transformar o mundo. As pessoas sentadas te olhando também sorriem, mesmo que involuntariamente e assim criamos uma corrente de sorrisos infinita, que se estende para além dos espaços de festas... vão até as casas, chegam ao dia-a-dia das pessoas que vão repassando as histórias e momentos vividos naquele evento onde o Super Tio esteve!
Que lindo isso!
Somos parte de uma máquina maior do que pensamos. Somos responsáveis por dar corda nesta máquina e nunca, jamais deixar que o tic- tac se acabe!
(Carla Simões-Mundo Karambola)
Hoje faz 1 mês que te conheci. Há 1 mês tudo era diferente até você aparecer. Um amigo que sempre que estou triste faz de tudo para me animar. Que mesmo nos conhecendo tão pouco, parece que já te conheço há anos. Ei, saiba que eu sempre vou estar aqui para o que precisar. Eu gosto muito dessa nossa amizade colorida! Obrigada por entrar na minha vida tão de repente e se tornar uma pessoa muito especial para mim.❤
Deus me deu um grande amigo colorido ❤ Te gosto muito ❤🙏
Eu agradeço a Deus por colocar pessoas especiais como você na minha vida. Obrigada por me aturar. E obrigada pelos melhores conselhos que me dá e pelas melhores risadas que tira de mim.
Para um amigo Ele é um menino/homem que com seu jeito meigo e vergonhoso conquista e inspira muita gente.🥰 Ele tem sua beleza natural e um sorriso lindo de se v... Frase de Maria Vitória Romana.
Para um amigo
Ele é um menino/homem que com seu jeito meigo e vergonhoso conquista e inspira muita gente.🥰
Ele tem sua beleza natural e um sorriso lindo de se ver. Pena que pra ele nada disso é verdade.😊
Eu ah admiro pela força e garra que ele tem. E creio que ele deveria se inspirar e acreditar mas no seu próprio eu.🙏🏻
Ele é um menino/homem de apenas 21 aninhos, mas com seus pensamentos e objetivos mas maduros.🤔
Ele se torna mas lindo e inspirar quando acredita em si mesmo.❤😊
Ele se chama Erick👏🏻
POESIA CEGA
(O Ledor)
Não entendeu? -Sim, compreendi, amigo!
Sei o que sublimas tua mente desponjosa,
Pois que mais ousados que uma rosa
São os teus ouvidos aos meus sentidos.
Hipócritas palavras, cabeça maldosa
Habitas em seu corpo como um perigo
Daquele que ouvir asnos, mas bem contigo
Está tão brilhante alma, e magestosa.
Que nesta sagrada vida, da literatura,
Há quem não entende sabendo ler
Tantas coisas mais complexas e conjuras,
Que, quem não lê, sabe entender
O que vós digo, palavras vis, palavras puras
Sem que haja sentimentos a lhes dizer...
Meu Deus, meu amigo!
Como é maravilhoso ser amigo de um Deus que não pesa.
Como é bom ter um Deus que não preciso carregar, que anda de mãos dadas comigo.
Como é bom ter um Deus que deseja e tem prazer em me fazer companhia.
Que paz é ter um Deus pacificador que me encaminha na estrada com paz e sabedoria.
Hoje creio que Deus, fez vários roteiros pra minha vida e por isso não me preocupo com quem, pra onde o Eterno quer me levar.
Sigo minha estrada sem medo, seu amor me trouxe até aqui.
Faço meus planos e com Ele aprendi, que só o melhor pra mim vai prevalecer.
Deus teve e tem planos pra minha vida e esses planos, sei que houve e há vários roteiros.
O mais lindo é que, em todos Ele esteve comigo e sempre estará.
Nós somos unidos, não há segredos com Ele, Nele sou segura.
Como é maravilhoso ter um Deus resolvido que não me complica e descomplica o que em mim for preciso.
Ele jamais me julga, só me ajuda superar minhas fraquezas.
A Ele somente meu Louvor e Adoração.
Com Ele aprendo a ser Grata.
Seu Amor me sustenta!
Dos meus lábios a Glórias somente a Ele!
Autora:Simone Lelis
O PLANO SER HUMANO FALHOU
Por Nilo Deyson
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Muitas de nossas crianças um dia dirão: por qual real motivo os homens estão em guerra?
A medida que avançamos em tecnologia e na investigação da ciência, o homem se perde sem entender como isso acontece.
A filosofia poderia debater a felicidade e a vida, no entanto, ainda que exista o debate a respeito da felicidade e da vida na linha do pensamento filosófico, não mudaria muita coisa, senão para uns e outros que absorvem o conhecimento e vivem a partir dele !
O homem falhou e falhou muito desde sempre.
As guerras no mundo por exemplo, acontecem por causa da ganância pelo poder, por inconsciência e falta de inteligência emocional.
O homem aprendeu um pouco de tudo, aprendeu a desenvolver tecnologia, avançou e continua avançando nas ciências, porém, no campo das emoções o homem falhou.
Desde a vida nas escolas, o homem é formado como um robô profissional para o mercado de trabalho, porém, não aprendeu a dominar suas emoções e seus impulsos.
Nós falhamos como seres humanos, em toda terra se vê homens fanáticos e pragmáticos, onde o diálogo é moeda de interesses nas camadas elevadas das Nações.
A filosofia pode entrar com uma flechada sobre tudo que estiver sobre a mesa, no entanto, poucos serão libertados da inconsciência.
As paixões aprisionam os homens, e a cada novo tempo é raro encontrar homens livres e em perfeita paz, na imparcialidade, na neutralidade e no amor pela vida, que respeite seu próximo independente de quaisquer pensamento contrário.
Estamos longe de sermos civilizados, ainda que se diga que não se deve generalizar, ainda assim, somos seres humanos, e falhamos no campo da vida.
Nossos olhos como vêem o mundo?
Nossos conceitos ferem alguém?
Nossas verdades são absolutas?
Nossos pensamentos são bons?
Reflita e repare os males que um dia talvez causamos na vida de alguém, uma palavra, uma atitude, e tudo encima da emoção.
Enfim, para finalizar, penso que é preciso construir uma nova sociedade a partir do treinamento do desenvolvimento da inteligência emocional, aquela que faz com que o ser humano use a consciência em momentos de conflitos e medos ao invés de usar o ódio e a inconsciência nas tomadas de decisão.
É preciso dialogar, buscar conhecimento de si mesmo, aprender como fazer para todos nós sermos seres humanos melhores e com amor pelo próximo, independente do pensamento político, religioso e por aí vai...
Viver a vida como um espetáculo que acontece uma vez a cada segundo, e a cada segundo tudo termina no agora.
Se hoje Nietzsche, Sêneca, Schopensrauer, Epicuro, Marco Aurélio, Descartes, Voltaire, Marx, Freud entre outros filósofos estivessem vivos debatendo o tema, teríamos várias teorias filosóficas para resolver a questão do ser humano, porém, enquanto não houver o despertar da consciência da real natureza, o homem está perpetuado a fazer o mau, isso de tempo em tempo.
É importante o debate, a discussão filosófica, pois a filosofia é a única fonte de conhecimento preparada para os conflitos da humanidade no sentido educativo e provocativo.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
CONSELHO DE AMIGO
VOCÊ NÃO PRECISA
Trair o seu amor
Ser egoísta demais,
Fazer o que você faz
Causar tamanha dor.
PORQUE SE VOCÊ
Trai quem lhe ama
Magoa quem lhe quer,
E grita que é mulher
Joga o outro na lama.
VOCÊ TERMINA
Seu sonho de princesa
Por outro amor traída,
E reclamando da vida
Mergulhada na tristeza.
O valor de um amigo
Como é bom ter um amigo
Que nos faça lembrar como somos queridos.
Como é bom ter um amigo
Que mesmo distante, sempre estão presentes em nossas vidas.
Como é bom ter um amigo
Que mesmo que não conversemos frequentemente sempre haverá um carinho pelo outro.
Como é bom ter um amigo
Que nos dê conselhos para o nosso bem.
Como é bom ter um amigo
Que nos mande uma carta escrita com todo o amor.
Como é bom ter um amigo
Que mesmo que nunca tenhamos abraçado sentimos o calor deste abraço em suas palavras.
Como é bom ter um amigo
Que nos acorde com um bom dia todo especial
Como é bom ter um amigo
Que nos aceita como somos, mesmo com nossos inúmeros defeitos.
Como é bom ter um amigo
Que sempre estão conosco em todos os momentos.
Como é bom ser esse amigo
Que semeia a bondade e o amor no coração das pessoas sem esperar nada em troca.
