Cartas de Amizade Recente
Amizade é um laço forte de grande significado que nem sempre é de sangue e muitas vezes, pouco importa, tem até mais consistência graças a uma consideração mútua notável que é sem cobranças, afugenta tristezas,aumenta felicidades, onde olhares que, às vezes se entendem tanto que palavras chegam a ser dispensáveis, abraços viram abrigos, possui um valor incalculável, fruto de muitos amores fraternos, raros amores entre casais e de amores de poucos familiares, portanto, é evidente a tamanha preciosidade dos amigos de verdade.
Um post então sobre amizade: quisera ser seu homem. Todavia, ainda que irracional, a paixão aconteceu. É, diferenças de idade. Alguém já disse que a paixão é ciumenta e exigente; digo mais, ela é também egoísta, assimiladora de decepções e cheia de altos e baixos. Na oportunidade de um arrefecimento, te dominaria conseguindo transformá-la em amor constante. Depois, graças ao bom senso que recupero a cada ano de vida, sublimei esse amor, agora ternura, bem-querer e admiração profunda. Sofrido de um amor já ido, por paradoxo, vivificou na saudade, oco revoltado e de mal com o mundo, faltando a crença em alguma coisa para justificar e alentar a vida tediosa. Foi então, que a expressão do seu rosto, da meiguice do seu sorriso, a inteligência e mais a atração do seu olhar falante, converteram-me. Passei, por isso, a praticar uma espécie de culto, surgindo, então, a fé inabalável que nela deposito. Hoje, no claustro das dúvidas, passei a venerar sua imagem distante, vivo a orar pelo seu contínuo sucesso e recebo a graça de continuar nossa amizade.
Moisés encontrou amizade em seu sogro nos momentos de adversidade; Davi experimentou a amizade leal de Jonatas; Daniel contava com a confiança de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Poucos falam da solidão de José nos tempos difíceis, onde aqueles que o cercavam estavam mais interessados no que ele carregava: Potifar admirava seu talento como administrador, a esposa de Potifar se atraía por sua beleza, o carcereiro valorizava sua integridade, e o copeiro e o padeiro viam apenas seu dom espiritual.
É incrível como uma amizade, criada à base de uma simples pergunta, pode desencadear laços de confiança, respeito, afetividade e empatia, cuja liberdade de comunicação e de informações entre uma ou mais pessoas, identificam suas necessidades, fortalecem sentimentos do coração, compartilham interesses sadios e amigáveis, valorizam as opiniões, modificam comportamentos, formam bons relacionamentos e ainda abrem inúmeras oportunidades para expressarem as melhores intençoes pessoais, profissionais, sociais e espirituais.
Quando vejo em um evento publico uma furtiva mal-intencionada relação artificial de pseudo amizade e cortesia entre um profissional da arte e da cultura com um ou uma política pouco ética devoradora de votos, passo a crer que até na arte, na educação e na cultura já encontramos equivocados propositais de fazem do entretenimento uma plataforma injusta para concorrer ao grave erro social e a confusão cidadã.
“É para o nosso benefício mútuo que a lei da amizade nos une, para que os nossos amigos possam ajudar-nos a crescer em virtude, e para que nós possamos, reciprocamente, ajudá-los em seu progresso nesse sentido. Porque, como companheiros de viagem no caminho que leva a uma vida melhor, nós deveríamos, para nosso proveito comum, transmitir a eles as coisas boas que possamos descobrir, talvez com mais clareza que eles. Há apenas uma coisa que não devemos aceitar em um amigo, que é que ele caia em um comportamento corrupto”. Nesse ponto, como sempre, valem mais os atos que as palavras. Mas. não devemos vê-lo como inimigo, porque já foi nosso amigo, nem devemos vê-lo como nosso amigo, por causa do seu comportamento decadente”.
Algumas coisas têm significado e valor intrínseco: experiências como o amor, a amizade e a beleza, não têm preço e seu significado profundo trazem felicidade e satisfação, e nos deixam realizados, no fim não haverá medo da morte, pois o significado foi alcançado, e a felicidade não se foi, porque valeu a pena ter um dia nascido.
Não persigo mais ninguém, pois compreendi que não é proveitoso. Seja em amizade ou amor, se alguém é genuinamente valioso para você, essa pessoa estará ao seu lado, não à frente nem atrás. Se você precisa correr atrás, significa que a pessoa está se distanciando. Sinceramente, não vale a pena desejar quem não demonstra interesse. O mundo gira, tudo se transforma, e as pessoas em nossa vida também se renovam. Basta aguardar o melhor e reconhecê-lo quando estiver ao seu lado.
Devemos ter muito cuidado com a amizade entre pastores e ovelhas, quando o assunto é vocação. O pastor não tem obrigação de nomear uma ovelha para um cargo por causa da amizade, e nem a ovelha pode cobrar o pastor uma nomeação para algum cargo. Lázaro era amigo íntimo de Jesus, mas nem por isso Jesus o escolheu para ser apóstolo, e nem vemos Lázaro cobrando Jesus para nomeá-lo a alguma coisa.
Acredito eu que não existe AMOR sem amizade. Primeiro você tem que ter no seu amado um grande amigo, saber que pode contar com ele, saber que são cúmplices e que vão caminhar sempre juntos, um cuidando do outro, querendo o bem do outro, levando a verdade e o amor consigo sempre! Porque o amor muitas vezes te cega, mas a amizade presente em um relacionamento faz com que abram os olhos e olhem juntos para a mesma direção!
É pena que a amizade seja condicional para certas pessoas e elas só se aproximam se você estiver na situação que diz respeito a elas, de preferência estando “Numa boa”, na condição de oferecer sempre alguma coisa, então, sempre “bem intencionados”, te jogam iscas, vez ou outra, para que sirva de vez em quando a eles, então no final depois de conseguirem o que querem, te ignoram e até mesmo te abandonam.
"O melhor jeito de conhecer seus verdadeiros amigos, continua sendo quando você está muito bem, principalmente "bem financeiramente", e quando você não está tão bem, ou nada bem, também principalmente financeiramente falando...
Se quando "não" estamos "bem financeiramente" e não temos nada para oferecer, e os amigos continuam vindo, visitando, e sempre preocupado em ver o amigo bem, estes sim, são os verdadeiros amigos.
Preciso de um amigo
Que se sente ao meu lado e me sinta calado
Que possa descobrir coisas juntos
Preciso de um amigo
Que me veja e viaje comigo
Olhando junto uma estrela brilhando
A lua brincando de esconde-esconde
As nuvens desenhando o céu
Preciso de um amigo
Para juntos descobrirmos o mundo
Alguém que saiba dos meus medos
Que ria comigo
Que fale bobagens e coisas sérias
Que me respeite
Que me dê seus ouvidos
E mereça ficar com os meus
Sem exigir o resto do meu corpo
Preciso de um amigo
Que aos poucos ultrapasse
As fronteiras da amizade
Pra me amar de verdade.
Ah, como eu desejo voltar ao tempo e não ter te conhecido
Tivemos bons e ruins momentos
Mas onde estava você quando mais precisei?
Desculpe, não guardo mais rancores
Estou bem e sei que isso te mata.
Não fique magoada
eu sempre te levantei quando caiu
Lembre-se de quê seu maior erro fora ter me perdido
Adeus.
Onde você estava esse tempo todo?
Eu estava procurando você, por onde quer que eu estivesse. Eu sempre te procurava,seja num olhar de alguem, numa música, num verso,num poema, num riso de outra pessoa . Mas eu não te encontrei ,porque você não estava perdido nisso . Eu quem era que estava perdida dentro de mim mesma,até que um dia dei um voto de fé para o Amor, e aí me encontrei no afago do teu abraço,porque você me ajudou a encontrar a minha verdadeira identidade.
Hoje me falaram você está frio.
É, eu não sei exatamente o que está acontecendo.
Ao mesmo tempo que sinto minha mente em plena expansão, meu corpo para.
É inacreditável, porque não existe bem palavras. Não existe sono, nem vontade de fica parado.
Penso no isolamento como solução, no entanto estou errado. E nem quero,
porque suas necessidades mudam com o tempo. Se antes gostava de ficar imerso no silêncio, hoje é desgastante. Porém, pode ser que tenha criando um laço de dependência emocional com pessoas. Preciso romper com isso, mas apenas tenho vaga noção de como fazer.
E assim foi a despedida.
Enquanto ele falava, ela segurava a emoção.
calada, pensava no quanto foi intenso e verdadeiro. Naquele momento o mundo parou. A ficha caiu! O que ela ainda não havia dado conta é que tudo o que tens vivido nunca foi de verdade, foi só um sonho de princesa que encontra um principe encantado. Mas ali, naquele carro ouvindo seu amor destruir tudo o que sonhou sem ao menos se deu conta de que eu só queria estar ali, em situações diferentes, como da ultima vez, em que eles se amavam e esquecia de todo o universo.
Mas veja: um casal de amigo se apaixonam, em momentos errado, cujo teria mais pessoas envolvidas. Acontece que foi inevitável o reencontro depois de anos, reascendeu uma chama do passado na qual ela havia desperdiçado. Ali, ela o desejava mais que tudo. E ele só falava no fim.
Não era o que ela queria. Ela não queria se da conta de que viveu mais uma ilusão na sua vida. Ilusão de que jamais seria como o sonho que ela criou.
Por não ser como frases e textos que ela escreviam sobre eles. Ali, ela se deu conta de que seu sentimento foi o mais egoísta que ela poderia ter se permitido.
Ele era proibido! Como pôde pensar somente nela e no que ela sentia? E nesse instante ela se deu conta que estava em um furacão de sentimentos, dor, tristeza, amor, mágoa, os piores sentimentos haviam tomado conta dela.
Ela foi forte a todo momento sem deixar que rolasse uma sequer lágrima.
Ela percebeu que o mndo fantasioso cheio de ilusões havia desabado sobre ela naquele instante.
Ela o ama, mais vai se distanciar, mesmo que isso a sufoca de tal forma que ela não consiga respirar.
Ao chegar em casa, ela sorrir para sua menina, com o coração despedaçado, mas sem transparecer a tristeza que havia tomado conta dela. pega sua roupa, toalha, vai para o banho...e ali, debaixo do chuveiro ela pode desabar, sem que alguem notasse o quão acabada ela estava.
E seu banho durou horas. No espelho sua face tristonha, e seus olhos vermelhos, ela disfarçava ter sido o sabão a causa de tudo.
Foi o fim de um amor passageiro que ela desejou , que arrancou diversos suspiros e o fim de um amor que tomou as redias da direção de sua vida, e depois saltou a deixando desgovernada.
Foi uma despedida quando ela achou que seria o inicio.
Há dias conversava com um amigo, aqui preciso fazer um parênteses: Não chamo qualquer um de amigo. Sou arisca como o Diabo quando o assunto é confiança e acredito que amigos são almas afins e, como já dizia um filósofo, cujo nome não me lembro, eles “são, apesar de nada”.
Bem, falávamos sobre a dor que é a traição de um amigo. Ele, num desabafo, me contou o caso de um sujeito, que considerava praticamente um irmão, decorridos mais de 10 anos de convivência diária.
Enquanto descrevia o que posso classificar de “a sacanagem do século”, percebi que o seu rosto ia mudando de expressão, caindo, se aprofundando, envelhecendo, bem ali, diante de mim. Os olhos adquiriram uma coloração cinzenta. Sabem de uma coisa? Eu já nem prestava tanta atenção à história e sim ao estrago que ela havia feito no coração daquele homem tão otimista, bom caráter, valente, preparado.
Uma garra de aço apertou o meu coração e lembrei de outras tantas ocasiões em que fui traído de forma tão maldosa, por gente que também se intitulava amigo, amiga, irmão, e outros epítetos que hoje, para mim, frequentam um solo sagrado e quase inacessível.
De que adianta ficar lembrando o que fulano ou beltrano nos fizeram? Reclamar de coisas tão cotidianas e frequentes nesse mundo de Maya – a senhora da ilusão? Amigo querido, rasgue os e-mails trocados, apague os arquivos da decepção no computador e na alma. A sua saúde, agradece.
Há sim é que se refletir nos estragos maiores que são causados por atitudes levianas das quais somos vítimas e em outras vezes autores – que Deus me livre das duas situações.
Ser traído por um amigo é muito pior do que amargar a infidelidade de uma relação amorosa, afinal, trair é da natureza humana
Quando um amigo nos trai, ele leva consigo uma parte da nossa esperança na humanidade, provoca uma tristeza que envelhece, amargura, rouba a nossa inocência e, talvez o pior de tudo, diminui o espaço em nosso coração para a entrada do amor e da fraternidade de que tanto precisamos. A prova disso, é o crescimento desmesurado de criaturas frágeis, emocionalmente carentes porém medrosas. Em compensação, a turma que “não prega prego sem estopa”, floresce alegremente.
Eu não sei porque sinto sua falta, se você me odeia.
Eu não sei porque guardo nossas fotos se você já apagou e nem pensou duas vezes que isso iria me magoar.
Sua amizade para mim era tão doce, bem mais doce que o mel. Sei que errei, mas lembre-se de quantos vezes eu acertei.
Sei que o perdão que eu te peço não é suficiente, mas quando começar a me entender, verá que também fui vítima.
Eu te amo. Começo dessa maneira por não conseguir dizer algo que descreva mais puramente o que sinto por você. E assim, dessa forma bem nervosa e direta, quero dizer que tudo bem não estarmos juntos. Tudo bem não sairmos sábado à noite como sempre sonhei. Tudo bem não te dizer os clichés do meu coração e não rir da maneira que você sorri. Tudo bem não fazer planos contigo sobre o nome dos nossos filhos ou do nosso casamento sem luxo, mas emocionante.
Eu te amo. Não importa quantas vezes eu escute (e até acredite) que essa coisa tão linda que sinto quando você e o tempo passam é obra de quem imagina de mais e age de menos. Também não importa se você casar com aquele seu antigo amor de juventude. Eu ainda respeitarei o olhar que trocamos um dia. Não importa quantas vezes eu seja para você apenas o invisível esquecimento ou a lembrança rápida. Não importa.
Eu te amo. Muito. De uma maneira tão bonita que sorrio só de dizer. De uma maneira tão intensa que nem os anos passados, os desprazeres e desafetos que mancharam meu coração fizeram com que sua cor se apagasse em mim. De uma maneira tão íntegra e honesta que não garanto sentir isso por outra pessoa. De uma maneira tão delicada que te mantenho seguro aqui dentro.
Eu te amo. E não se preocupa, pois está tudo bem. Te amo tanto assim de longe, porque algo me diz que é mais conveniente amar sozinha e por mim, do que estar contigo e amar por dois.
Eu te amo.
- Relacionados
- Amizade recente: frases curtas para celebrar quem chegou para ficar
- 57 frases para amiga especial que traduzem essa ligação única
- Frases de amizade nova para cultivar laços de afeto
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
