Carta para o Futuro Papai
De uma maneira humanamente inexplicável, mas de um jeito planejado divinamente, transitamos pelos domínios do tempo, participando de fatos durante anos, meses, dias, minutos, segundos, breves momentos, outros mais demorados, lugares físicos, lúdicos, dentro de abraços e de sentimentos, vários mundos temporários, pacíficos ou adversos.
A partir deste prisma, podemos pensar que talvez as quatro estações sejam as emoções e ânimos temporais, tendo em vista que cada uma delas possui uma sentimentalidade mais característica como se fosse uma alusão à temporalidade de cada emoção e sua periodicidade.
No verão, uma sensação de grande entusiasmo, uma porção de vitalidade, a primavera traz um florescer de felicidade, de dever cumprido mostrando graças a Deus o que se tem de melhor, que valeu a pena não ter desistido, já com a chegada do outono, vem desprendimento do que não tem mais tanta relevância como teve outrora e, por fim, durante o inverno, os trato sinceros e calorosos são mais necessários e valiosos.
E neste mundo temporal, o passado, o presente e o futuro estão juntos num fluxo contínuo, onde no momento certo, um assume o lugar do outro, o futuro vira presente, este passa a ser passado e logo trocarão de postos novamente e continuarão coexistindo pois cada um carrega pelo menos um pouco do outro consigo.
Graças ao Senhor, mesmo quando tudo parecer sombrio, a vida pode ser encontrada, ainda que como uma pequena fagulha de esperança, neste momento, o vazio será dissipado e florescerá a perseverança com o espírito mais forte após ser renovado.
Durante a escuridão das incertezas, do futuro misterioso, a fé pode ser acesa e ter um destaque radiante, majestoso, semelhante ao do Sol que permanece a brilhar num dia acinzentado com muitas nuvens, um resplendor grandioso e incansável.
Com isto, se a percepção estiver atenta e bem intencionada e se o coração estiver grato, é possível enxergar as cores e a beleza de um dia cinza, de um tempo fechado, os ricos detalhes que vivificam, então, o escuro não será tão desagradável.
Por ser bela e ter um charme tão evidente, muitas vezes é subestimada como se não soubesse o que quer da vida, desconectada da realidade, o que claramente é uma percepção equivocada, bem distante da sua verdade.
Inteligente, muito destemida, que busca respeitar seus instintos, aquilo que acredita, mesmo correndo alguns ricos, guiada por uma fé que a motiva, um compromisso com Deus e consigo, uma postura que inspira.
Evita agir por impulso, um bom planejamento é indispensável para conquistar seus objetivos, ainda que ciente de que tudo pode acontecer diferente do que foi planejado, pois sem planejar aumenta a chance de dar errado.
Parte dela é meio atrapalhada, mas mantém o bom humor com sorrisos bobos, momentos engraçados pra que sua vida não seja levada tão a sério, apesar dos seus medos e pequenos surtos como desabafo.
E sendo assim, graças ao Senhor, consegue ser amável, esperta, fiel com sua essência, com aqueles com quem se importa, abrilhantando com sua presença, um amor que transborda, uma benção verdadeira.
O futuro é inceto, desconhecido, até lá, há mistérios a serem desvendados vivendo o agora em cada fase com direito a algumas gratas surpresas e conhecê-la e tê-la por perto, de fato, é uma destas.
Como sempre, o Tempo segue determinado, nunca se cansa e ainda parece estar cada vez rápido, passando por dias, meses e anos em segundos, minutos, e horas por uma constância de futuro, presente e passado, o que pra ele não importa, já que tudo isso está conectado.
Nós por outro lado, sentimos muito o impacto inevitável da temporalidade, gradativamente envelhecemos, saboreamos o cansaço, seguimos num ritmo lento, desacelerado, se compararmos com velocidade incansável do Tempo.
Muito diferente do Tempo, não somos eternos, entretanto, podemos usufruir intensamente alguns pontos da sua passagem, desperdiçando a nossa brevidade o mínimo possível, mantendo o máximo da nossa jovialidade, guiados por Deus, nutrindo amor, veemência e simplicidade.
Presente - fonte de tranquilidade.
O agora é tudo o que você tem
o aqui é tudo onde você está.
Viva o presente
um presente pra você jamais se incomodar.
O passado lá atrás ficou...
você pode até tentar
até o agora o arrastar
mas tudo o que ele vai fazer é lhe incomodar.
O futuro lá na frente está
você pode pra perto querer trazer,
mas tudo o que você pode fazer
é torcer pra (não) acontecer.
Viva o presente
aqui, agora
contente...
deixe o passado no seu lugar...
e o futuro...
viva quando ele aqui chegar.
Certe cose sarebbe meglio non saperle, forse....
Sabe o que eu queria? Eu queria mesmo é poder subir lá no alto, no ápice de minha vida para ver se de lá eu conseguiria ver o fim... queria isso sim.
Eu queria desvendar o futuro, saber o desfecho do meu caminhar... eu queria era saber se depois de eu lutar, e lutar, e lutar... eu vou chegar a um bom lugar...
Eu queria era ficar na ponta dos pés e todo o meu futuro com meus olhos enxergar... queria ler as linhas da minha mão e corrigir tudo o que não me leva à perfeição.
Eu queria poder revelar, desvendar, descobrir tudo o que pela frente ainda vai surgir... e tudo velar.
A cigana leu a minha mão...
e, advinha!? que confusão...
Certe cose sarebbe meglio non saperle.... è vero!!!
O abraço que tanto quero
Falta que faz o abraço
Acho que sei o que quer saber.
Sei também de tantas coisas que ainda irão acontecer...
E não tenho nenhuma ideia do que o futuro irá trazer.
Ouço lá fora pedidos de socorro.
Aperto meus ouvidos...
Quero ser zero sentidos.
Quero não me dar conta
Que o mundo sofre demais da conta.
Quero não ver a tristeza dos teus olhos.
Quero não conhecer os abismos.
Quero fugir dos sismos.
Quero a segurança da estrada florida...
Das árvores ladeando...
Do perfume da vida.
Chega de manhãs desalinhadas...
De dias que parecem que não vão dar em nada.
Chega de chuva demais.
Chega de falta de chuva que seca os cafezais.
Quero tomar meu café.
Quero de novo o teu cafuné...
Teu abraço... sem medo... cheio de fé.
Quando ao normal vamos voltar?
Quando de novo o abraço vai ser a coisa mais fácil de se encontrar?
Estarei aqui
Siga, meu amor, siga teu destino.
Vai, meu amor, vai em busca dos teus sonhos...
Estarei aqui à tua espera
Se não acontecer nada do que esperas.
Meu amor, não permita que o primeiro obstáculo te impeça de teus planos seguir.
Nem que outros te digam que não vais conseguir.
Estarei aqui sempre torcendo por ti.
Estarei aqui.
Se um dia perceberes que teu destino sou eu... estarei aqui.
Pronta, como sempre, pra ti.
Cheia de medos...
Cheia de medos...
Sigo?
Vazia de todo o resto...
será que consigo?
Pode o medo me atrapalhar?
Pode o medo meus olhos vendar?
Pode o medo me paralisar?
Pode o medo me sufocar...
e de medo me matar?
Decidiste partir.
Eu quis te seguir.
Me impediste - "Não, comigo tu não podes ir".
"Sem mim, a partir de agora, pelo teu caminho deves seguir."
Sem ti não vou conseguir!
"Ah! Sim.... consegues sim..."
Disseste pra mim.
"O caminho é seguro.
Não tenhas medo do escuro.
Alguém vais encontrar...
bem aí na frente... no teu futuro."
Tristemente sorri.
Não era do meu caminho o medo...
Não era de mim que eu estava falando...
Meu medo: é tu... sem mim pelo mundo andando.
Porque você só tem o hoje...
"Você aprende a construir seu caminho no hoje" (Shakespeare).
Porque você só tem o hoje... o ontem está muito distante, foi seu por um instante e se apagou bem diante de seus olhos.
e o amanhã é invisível.
Você trilha no hoje, que é concreto, que é o certo, que é o que está realmente perto... que não trai você, está sempre aí... com você, pra você.
Um dia você aprende a deixar o passado no lugar em que ele tem de ficar, você deixa de tal peso carregar... e vai leve, pelo caminho do hoje.
Um dia você aprende a não antecipar o amanhã, porque ele não se deixa antecipar, não da forma como você o quer... ele virá, mas será do jeito que ele quiser... e você a ele terá de se conformar.
Um dia você aprende a amar o hoje porque é no hoje que você está, no hoje que você conseguiu chegar, no hoje é que você é quem você é...
no ontem você foi...
no amanhã você será...
no hoje você É!
Não se preocupe
'Por isso não fique preocupado com o dia de amanhã'... sábias palavras.
Preocupar = pré-ocupar... ocupar-se antes... que tolice.
Pois é, cada dia virá com o que tem de vir. Já não está escrito? Cada dia de sua vida está lá no livro da vida. Engana-se quem pensa que o livro da vida é feito de páginas em branco que se vão preenchendo conforme o tempo passa. O tempo não passa... é sempre presente. Você não se deu conta disso, ainda?
Oras, você fica esperando o futuro... e o futuro nunca chega... ou você já ouviu falar de alguém que conseguiu não estar no presente... estar sim no futuro? Isso não existe. Todo mundo tem única e exclusivamente o presente, e mais nada.
Então, viva o presente com sua gama de acontecimentos, de alegrias e de sofrimento. E só... porque é só o que você tem.
O amanhã... bem, o amanhã você viverá do jeito que se apresentar no seu presente - rirá... se alegrará ou chorará - porque é assim que funciona ;)
O passado... ah! o passado... não está passado, pronto e acabado?
Claro, definitivamente morto... foi o que tinha de ser... foi e fim. Morto e enterrado.
But...
O passado nos tortura (e o futuro também... mas não é ele o objeto deste post... fica pro futuro falar do futuro, blz!?). O passado é um lugar que deveria aprender a ficar no seu lugar... não ficar nos seguindo, desesperadamente querendo virar presente... agarrado aos nossos pés como bola de ferro... acorrentando-nos... impedindo-nos de correr levemente... ou andar lentamente... desfrutando o presente.
Caríssim@ amiguinh@... não preciso lhe dizer o óbvio, não é!? But... vou dizer: o que existe é só o presente.... o passado é um lugar ausente - tá bom... algumas coisinhas você pode rememorar... mas só as que lhe fazem bem... coisinhas que lhe dão esperança... coisinhas que lhe façam feliz... tá bem!? O resto deixa pra lá - eu sei, eu sei... é fácil falar... O passado é forte demais e não há como contra ele lutar..
Tudo bem... se você quer pensar e continuar assim... continue... vá olhando sua vida pelo retrovisor, banhando-se em autocomiseração... curtindo sua dor... blz... a vida é sua... se perder algumas coisinhas boas, paciência... são suas mesmo... e eu não tenho nada com isso.
Sabe o que Goethe escreveu em seu livro Os sofrimentos do jovem Werther? Escreveu isto: '[...] nesse mundo haveria menos sofrimento, se os homens [...] não se ocupassem, com tanta imaginação, em fazer voltar a lembrança das dores passadas, em vez de suportar um presente tolerável'.
Imaginação... isso mesmo... i-ma-gi-na-ção. E você fica trazendo pro seu presente coisas ausentes, remoendo seus males, lamentando o leite derramado... chorando por tudo ter dado errado - do seu ponto de vista, claro. Criando imagens bem presentes de um tempo ausente... e você também já sabe que a mente mente... sabe... né!?
Você sabe um monte de coisas... sabe que o lugar do passado deve ficar no lugar que lhe é de direito... que ele não tem o direito de lhe tirar energia e não lhe deixar viver bem seu dia - o dia é seu, não do seu passado... não o deixe, portanto, ficar ao seu lado.
Faça, sim, o passado ficar do seu lado!
Poetar
Um pensamento contínuo...
Sensações que de longe vêm...
Ideias bem definidas
que aos poucos vão criando vida.
Partículas de emoções.
Deslizam leves por mim.
Virando palavras...
Poesia concreta enfim!
Reminiscência do vivido.
Lembranças do já esquecido.
Rotina que se repete...
Esperanças de um futuro incerto...
Presente, passado, futuro.
Tudo embaralhado... indefinido.
Poeta e seu poetar...
Vivendo a imaginar!
Seja grato
Olhar para o passado com gratidão é uma das formas mais bonitas de viver a vida.
Se você foi feliz, amou, ganhou, se perdeu ou sofreu… tudo isso lhe ensinou algo valioso.
Seu passado pode não ter sido como você almejava, mas ele não define quem você se tornou.
Sim, às vezes a saudade ou a tristeza vão aparecer, tudo bem, isso é natural.
Mas lembre-se: o passado não lhe pertence mais… e você também não pertence mais a ele.
Seu encontro com o que passou foi necessário para ensiná-lo a valorizar o presente e a desejar um futuro melhor.
Se você ainda está preso ao que já foi, não está vivendo com todo o seu potencial.
Portanto, seja grato, repare e desfrute da beleza do agora.
Eu não perco a esperança nunca, pois sei que ela é a força que me sustenta nos momentos de fraqueza. Ela me mantém firme, mesmo quando tudo parece estar desmoronando ao meu redor. Eu acredito na capacidade que ela tem, de transformar minha realidade e moldar meu futuro...
- Edna Andrade
Às vezes vejo tudo no mesmíssimo lugar.
Às vezes imagino um mundo sem solidão.
Às vezes percebo que nada foi em vão.
Às vezes vejo uma luz se perdendo na escuridão.
Embora seja às vezes, sinto que tudo aconteceu ou irá acontecer.
Momentos incertos falam por si só, e, lá no fundo, querem nos dizer algo.
Fixo meu pensamento, compreendo o futuro e busco ser verdadeiro.
Às vezes...
A meta é clara: liberta-se seja livre, ama-se, ame o próximo, conhecesse e conheça novas tribos.
Reivindique o seu direito de esculpir o seu próprio caminho, aprendendo a explorar o mundo ao seu redor.
O trajeto pode trazer uma sensação de novo e de enriquecimento para a sua vida, e quem sabe o que pode descobrir pelo caminho.
**Mensagem do Ancião:**
"Ó, servos de minha casa, ouçam as palavras do velho que viu o tempo passar! A vida não é um campo de flores, mas um campo de batalha! Não se deixem seduzir pela ilusão da comodidade, pois a verdade é que cada dia perdido é uma oportunidade que se esvai nas brumas do tempo.
Levantem-se, pois o sol não espera por aqueles que dormem! O mundo é vasto e cheio de desafios, mas dentro de cada um de vocês reside a força para conquistá-lo. Lembrem-se: a vitória sorri para aqueles que se atrevem a lutar! Acordem para a vida, enfrentem seus medos e abracem a luta!
Não se deixem abater pelos fracassos, pois cada queda é uma lição que molda os vencedores! A jornada é longa e árdua, mas a recompensa é gloriosa. Sigam em frente, com coragem e determinação, e façam de cada dia uma nova chance de triunfar. O futuro pertence àqueles que se levantam e lutam por ele!"
O Passado
O passado pode até não existir mais,
mas ele nos fez ser quem somos
ele nos fez ser mais fortes
ele nos trouxe fraqueza
ele nos deixou suas feridas
e nos trancou numa fortaleza
ele nos ensinou a vida
e a resistir contra a correnteza
O passado pode até não existir mais,
mas ele nos fez ser quem somos
o passado não existe mais
ele não nos fará ser quem seremos
pois é o agora quem na verdade decide
qual caminho por onde pisaremos
podemos mudar o que o passado nos tornou
e talvez o que ele não nos mostrou..
é o que viveremos
Algo a mais
Quanto mais as previsões acertam
Portas de singularidade se fecham
Quem conhece antes o outro lado
Vê o de cá com menos desagrado
Se as nossas andadas são triviais
Talvez precisemos de algo a mais
Para eliminarmos os prognósticos
De convívios um tanto distópicos
A mão que inventa também ataca
O licor empolgante causa ressaca
Perdão pela carência de otimismo
Dispenso autoajuda e esoterismo
Procuro razão para ter esperança
Poder então desfrutar da bonança
Desconfiando até mesmo do ouro
Grana vira pó, o moreno fica louro
Muito difícil satisfazer o indivíduo
Extirpando qualquer mau resíduo
Porque o desejo empurra à frente
Assim como ele dá o nó na gente.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp