Carta de São Paulo a Coríntios
Rudeza em ascensão
Ame . . . não se comporta de maneira grosseira. - 1 Coríntios 13: 4-5
O diretor da Comissão Nacional de Renovação Cívica disse: "Existe um consenso esmagador entre o povo americano de que as normas básicas de boa conduta se deterioraram neste país". Alguns observadores concluíram que o desrespeito se tornou uma epidemia.
Você já reparou onde mora? Na estrada? Em eventos esportivos? Durante apresentações públicas? Esquecemos como andar no lugar dos outros, considerando seus direitos e necessidades? Nós nos tornamos descaradamente "na sua cara" às custas de estarmos com compaixão "no seu lugar"?
Primeiro Coríntios 13 inclui uma qualidade de amor bíblico que geralmente é esquecido. “Não se comporta de maneira grosseira” (v.5). Este versículo expande a idéia e diz que o amor "não busca o seu próprio, não é provocado, não pensa no mal". Como uma paráfrase coloca: "O amor não se impõe aos outros, nem sempre é 'eu primeiro, 'não sai do controle, não registra os pecados dos outros. ”
Muitas vezes pensamos nas elevadas qualidades espirituais, eternas e espirituais do amor, e esquecemos que o amor que Deus deposita profundamente em nós mostra cortesia e consideração em relação a todos que encontramos.
Numa época em que a grosseria está aumentando, precisamos iniciar uma epidemia de amor.
O amor de Cristo não é inflado, cruel;
De bom grado o laço quebrado;
Não inveja, ainda é paciente,
Delícias de fazer a vontade do Pai. - Stahl
O óleo da cortesia tira o atrito da vida. David C. McCasland
Visão Espiritual
O homem natural não recebe as coisas do Espírito de Deus. - 1 Coríntios 2:14
O grande pregador do século XIX, Charles Haddon Spurgeon, contou a história de uma mulher que disse a Joseph Turner enquanto ele pintava: “Por que você coloca cores tão extravagantes em suas fotos? Eu nunca vejo nada parecido com eles na natureza.
- Você não gostaria, madame? - ele disse. Foi uma resposta suficiente. Ele os viu, mesmo que ela não o visse.
De maneira semelhante, os crentes em Cristo podem ver muitas verdades espirituais que os incrédulos simplesmente não conseguem reconhecer. Quando nascemos de novo, o Espírito Santo que habita em nós nos dá entendimento das “coisas profundas de Deus” (1 Cor. 2:10). Com a ajuda do Espírito, podemos apreender as verdades da Palavra de Deus e apreciar sua beleza e significado. Podemos ver coisas maravilhosas nas Escrituras que são completamente despercebidas por aqueles que são espiritualmente cegos.
Ao ler e estudar fielmente a Bíblia, ao ouvir professores confiáveis da Bíblia e, acima de tudo, ao confiar no Espírito Santo, seja grato por entender a mensagem de Deus. Como o salmista, devemos orar: "Abra meus olhos, para que eu veja coisas maravilhosas da tua lei" (Sl 119: 18). O insight bíblico está disponível apenas para pessoas com visão espiritual.
Silenciosamente agora espero por ti,
pronto, meu Deus, a tua vontade de ver;
Abra meus olhos - ilumine-me,
Espírito divino! - Scott
O Espírito de Deus capacita o povo de Deus a entender a Palavra de Deus. Richard DeHaan
Algo mais para servir
Meu amado, fuja da idolatria. - 1 Coríntios 10:14
Se você passasse 26 horas por semana olhando para o mesmo objeto, como chamaria isso? Se você estivesse tão hipnotizado com o que viu que não conseguiria se afastar dele, o que seria para você? Se você deixasse mudar a maneira de pensar e agir, seria muito poderoso? Se você deixasse esse objeto mostrar e lhe dissesse coisas que sabia que estavam erradas e que Deus não queria que você se envolvesse, seria substituí-lo? Isso não seria chamado de ídolo?
A família americana média passa 26 horas por semana assistindo televisão. Certamente não é o único ídolo que temos em nossa sociedade, mas é um dos mais poderosos. Outras coisas que podem estar substituindo nossa devoção a Deus são esportes, dinheiro, trabalho, hobbies ou mesmo outras pessoas. Talvez a música, o cinema ou a Internet tenham capturado nossa devoção.
Os ídolos vêm de várias formas e podem controlar nossas vidas. Quando o fazem, precisamos olhar novamente a ira de Deus com os israelitas para ver o que Ele pensa dos ídolos. Eles serviram a Baals e Asherahs (Jud. 3: 7), e "a ira do Senhor foi quente" contra eles (v.8).
Vamos verificar a nossa devoção. Demos nossa lealdade a outra coisa senão o Deus Todo-Poderoso que nos criou? Não devemos servir nada além dele.
Os deuses deste mundo são vazios e vaidosos,
não podem dar paz ao nosso coração;
O vivo e verdadeiro merece todo o nosso amor -
Dele nunca devemos partir. —DJD
Um ídolo é qualquer coisa que substitua Deus. Dave Branon
Cabe a Deus
Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o aumento. - 1 Coríntios 3: 6
Tom Vreman, da Missão da Sociedade Dorcas, estava falando à nossa igreja sobre a paciência necessária para trabalhar em um campo missionário. Ele contou sobre um amigo e sua família que viajaram para a região da Mongólia Interior da China para proclamar o evangelho.
Nos primeiros anos, tudo o que eles fizeram foi se estabelecer e aprender os costumes do povo. Depois de quase quatro anos, seu amigo relatou com grande entusiasmo que ele estava discipulando seus três primeiros conversos. Isso é um progresso lento.
Porém, depois de mais quatro anos, o missionário deu este relatório surpreendente: A vila inteira se voltou com fé para Cristo. Os novos cristãos começaram a orar pelas pessoas em uma cidade vizinha. Eles enviaram testemunhas e logo toda a vila recebeu Cristo. Agora toda a região está ouvindo o evangelho - tudo porque um homem e sua família estavam dispostos a plantar a semente e confiar em Deus para os resultados.
O apóstolo Paulo deu sua vida para fazer a obra de Deus. Mas ele sabia quem era o responsável pelo sucesso desse trabalho. “Nem quem planta é nada”, escreveu ele, “nem quem rega, mas Deus que dá o crescimento” (1 Cor. 3: 7).
Evangelismo exige paciência. Podemos plantar a semente, como Paulo fez, ou podemos regar, como Apolo (v.6). A chave é fazer nossa parte e deixar os resultados para Deus.
Você pescou pela alma dos homens por anos, mas
pouco sucesso pode reivindicar;
Continue lançando a rede onde Deus o leva - Sua fidelidade honra Seu Nome. - DCE
Fidelidade é a exigência de Deus; fecundidade é a sua recompensa. David C. Egner
Em sintonia com Cristo
De fato, existem muitos membros, mas um corpo. - 1 Coríntios 12:20
Em seu livro The Pursuit of God , AW Tozer escreveu: “Já lhe ocorreu que cem pianos todos afinados no mesmo garfo são automaticamente sintonizados entre si? Eles são unânimes em sintonizar não um ao outro, mas a outro padrão ao qual cada um deve se curvar individualmente. Assim, cem adoradores [reunidos] juntos, cada um olhando para Cristo, estão mais próximos um do outro do que eles poderiam estar, caso se tornassem conscientes da unidade e desviassem os olhos de Deus para buscar uma comunhão mais próxima. ”
Embora os comentários de Tozer tenham sido escritos com o culto em mente, eles revelam o segredo da unidade cristã. Quanto mais centramos nossos pensamentos em Cristo, mais seremos atraídos um pelo outro como Seus seguidores e mais nossas diferenças se tornarão insignificantes.
Podemos ter discordâncias honestas e ainda ter unidade, principalmente se fizermos nossa prioridade estar em comunhão com Cristo. O apóstolo João escreveu: “O que temos visto e ouvido, declaramos a você, para que você também tenha comunhão conosco; e verdadeiramente a nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo ”(1 João 1: 3).
Você sente união com outros crentes? Você está "em sintonia" com Cristo?
Bendito seja o laço que une
nossos corações no amor cristão!
A comunhão das mentes afins
é semelhante à acima. - Fawcett
Para ter harmonia com outros crentes, precisamos estar em sintonia com Cristo. Richard DeHaan
Sua dor pelo nosso ganho
Ele fez Aquele que não conhecia pecado ser pecado por nós. - 2 Coríntios 5:21
Todo ano ouço falar de pessoas que têm as mãos e os pés pregados na cruz por um breve período para imitar a crucificação de Cristo. Essas almas mal orientadas podem significar bem, mas sua autotortura fútil é apenas uma pequena fração da dor física do Senhor - e nada de Sua profunda agonia espiritual.
Depois de uma noite de abusos humilhantes e flagelos cruéis, o que foi suficiente para matar algumas pessoas, Jesus foi atormentado por uma dor horrenda durante Suas 6 horas na cruz. Mas muito pior foi a agonia em Sua alma. Durante as três horas de trevas, Ele suportou o abandono de Deus no inferno.
O profeta Isaías declarou que o Servo sofredor era absolutamente sem culpa, mas disse: “Agradou ao Senhor feri-Lo” e “fez de Sua alma uma oferta pelo pecado” (Isaías 53:10). O apóstolo Paulo disse que Deus fez o sem pecado "ser pecado por nós" (2 Cor. 5:21). Até Jesus saber que havia suportado toda a medida do julgamento de Deus contra nossos pecados, ele disse: “Está consumado!” (Mt 27:50; João 19:30).
Só podemos compreender um pouco o mistério do que nosso Salvador suportou. Mas confiamos nEle e nos alegramos com a certeza de que Ele pagou a penalidade total por todos os nossos pecados. A dor mais profunda de Cristo abriu a porta para nossa maior alegria.
O Senhor foi crucificado por nós;
Ele deu a vida para ganharmos a
vida eterna e a alegria sem fim
No céu onde não há dor. —Sper
Cristo suportou a agonia da cruz para que pudéssemos desfrutar da glória do céu. Herbert Vander Lugt
A imagem da Páscoa
Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós. - 1 Coríntios 5: 7
O dia da primeira Páscoa de Israel foi cheio de emoção e mistério para os meninos e meninas hebreus. Eles viram seus pais assando cordeiros em fogo aberto. Eles os assistiram espargir sangue dos cordeiros nas laterais e no topo dos batentes das portas de suas casas. Eles ouviram com admiração os olhos arregalados, enquanto seus pais lhes diziam que um anjo da morte mataria o primogênito em todas as casas que não fossem marcadas pelo sangue.
À noite, vestindo sandálias e vestidos para a partida imediata, os membros da família se reuniram em grupos grandes o suficiente para consumir um cordeiro inteiro. Eles comeram a refeição da Páscoa, que incluía ervas amargas e pão feito sem fermento. Depois da meia-noite, reuniram suas posses e deixaram o Egito para começar um novo modo de vida como povo livre.
A escravidão de Israel no Egito retrata para nós, como crentes em Cristo, a escravidão ao pecado do qual fomos libertos. O cordeiro abatido aponta para Jesus Cristo, "nossa Páscoa, [que] foi sacrificada por nós" (1 Cor. 5: 7). A aspersão do sangue fala do ato de fé pelo qual recebemos a salvação.
Você já experimentou a alegria da salvação que chega àqueles que confiam no Cordeiro de Deus?
Todo louvor ao Cordeiro, aceito eu sou,
Pela fé no adorável nome do Salvador;
Nele eu confio, Seu sangue é aplicado;
Para mim Ele sofreu, para mim Ele morreu. —Wesley
O Cordeiro que morreu para nos salvar é o Pastor que vive para nos liderar. Herbert Vander Lugt
Passeio da Fé
Andamos pela fé, não pela vista. - 2 Coríntios 5: 7
Construído para dar às pessoas a ilusão de andar no ar, "The Walk of Faith" é uma plataforma de vidro laminado no topo de uma torre de 385 pés em Blackpool, Inglaterra. Uma foto da Associated Press mostrou uma mulher na beira da passarela invisível, punhos cerrados contra o rosto, tentando reunir coragem para dar um passo. Disseram que a plataforma era segura, mas ainda estava com medo.
Às vezes nos sentimos assim sobre nossas circunstâncias. Talvez um sério problema de saúde tenha nos levado a questionar o poder e a presença de Deus.
É encorajador notar que as palavras familiares de Paulo “Andamos pela fé, não pela vista” (2 Cor. 5: 7) ocorrem em sua discussão sobre estar “ausente do corpo e. . . presente com o Senhor ”(v.8). Ele usou uma metáfora poderosa, chamando nosso corpo de uma casa terrena que está sendo destruída, mas ele disse que temos um edifício celestial feito por Deus. Ele falou de gemer em nossa fragilidade terrena e desejar nosso lar celestial. Ele concluiu que, independentemente das circunstâncias que enfrentamos, devemos ter como objetivo agradar ao Senhor (v.9).
Nossa caminhada de fé pode ser desafiadora e às vezes assustadora. Mas, como Deus é poderoso e presente, podemos sair com confiança hoje.
O Senhor quer que andemos pela fé,
porque nossos olhos podem ser enganados;
E mesmo que nosso caminho desapareça,
a Palavra de Deus sempre pode ser crida. —Sper
É melhor andar com Deus pela fé do que andar sozinho pela vista. David C. McCasland
Hora de mudar
Se alguém está em Cristo, ele é uma nova criação. - 2 Coríntios 5:17
Quanto mais tempo estou envolvido em ministrar a viciados em drogas, mais descubro que Deus está no negócio da reabilitação - trazendo mudanças pessoais. A reabilitação cristã é única, pois depende do poder de Cristo para mudar as pessoas de dentro para fora.
Mas viciados em drogas não são as únicas pessoas que precisam ser mudadas. Todos nós, sem exceção, ficamos aquém dos padrões de Deus. Podemos não ser escravos do álcool ou das drogas, mas somos viciados em pecado e em nós mesmos. Toda pessoa precisa ser resgatada das garras do pecado e se tornar uma nova criatura em Cristo (2 Cor. 5:17).
Entramos no programa único de mudança de vida do Senhor no dia em que recebemos a Cristo, e esse programa continua por toda a vida - não apenas por alguns meses. O apóstolo Paulo colocou assim: “Quem iniciou uma boa obra em você, a completará até o dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1: 6).
Quaisquer que sejam os nossos hábitos de pecado, todos precisamos do mesmo Salvador. E todo mundo que vem a Ele ecoa o mesmo testemunho: "Graça incrível, quão doce é o som, que salvou um miserável como eu".
Você está deixando Jesus Cristo mudar você de dentro para fora?
O poder de Deus pode transformar um coração
Do mal e o poder do pecado;
O amor de Deus pode mudar uma vida
E torná-la nova e purificada por dentro. - Rápido
Uma mudança de comportamento começa com uma mudança no coração. Joanie Yoder
O coração de dar
Eles primeiro se entregaram ao Senhor e depois a nós. - 2 Coríntios 8: 5
Quando visitei a Faith Academy nas Filipinas, fiquei impressionada com a hospitalidade da equipe. Meus anfitriões fizeram o possível para garantir que eu estivesse confortável e tivesse tudo o que precisava.
Um dia, eles me levaram para comprar presentes e lembranças e depois percorreram muitos quilômetros para que eu pudesse desfrutar da paisagem das Filipinas. Em outra ocasião, um membro da equipe me levou até o “Ninho da Águia”, um morro do qual eu podia ver toda Manila, uma cidade de 15 milhões de pessoas. Foi uma visão inesquecível! No final de semana, ele desistiu de um dia inteiro para me levar para a ilha de Corregidor.
Eram pessoas ocupadas, mas me deram seu tempo livremente. Eles são exemplos do que Paulo estava falando em 2 Coríntios 8: 5. Os crentes de Corinto apoiaram generosamente o ministério de Paulo porque eles já haviam se entregado ao Senhor.
Um coração que foi dado a Deus transbordará de bondade altruísta para os outros. Assim como Jesus se entregou por nós - ficando pobre para que possamos ficar ricos (2 Cor. 8: 9) -, Seus discípulos devem seguir Seu exemplo e dar-se livremente para servir aos outros.
Vamos nos comprometer a ser tão generosos com nosso tempo e recursos quanto o Senhor esteve conosco.
Toma a minha vida e deixa que seja
consagrada, Senhor, a Ti;
Pegue minhas mãos e deixe-as se mover
No impulso de Teu amor. —Havergal
O tipo mais alto de doação vem das profundezas do coração. David C. Egner
Nascer do sol no céu
Agora é o tempo aceito; eis que agora é o dia da salvação. - 2 Coríntios 6: 2
"É inafundável!" Esse foi o orgulho orgulhoso dos construtores do Titanic, o magnífico transatlântico que em 14 de abril de 1912 caiu durante sua viagem inaugural. A maioria dos 2.100 passageiros foi enviada para a morte.
Em um artigo para a revista dinamarquesa Evangelisten , Ingvald Andersen falou sobre um dos passageiros, John Harper, que foi uma testemunha fervorosa de Cristo. De acordo com um sobrevivente, na noite do desastre, John levou um jovem inglês a acreditar no Salvador.
Logo depois, John foi passear no convés com a filha e a sobrinha. Enquanto admiravam o espetacular pôr do sol, Harper disse: "Vai ser lindo pela manhã".
Para ele e qualquer outro cristão que morreu naquela noite, a manhã seguinte foi linda. O sol nascera no primeiro dia no céu. Andersen, como relatou tudo isso, pediu aos leitores que tivessem certeza de seu próprio relacionamento com Jesus.
Não importa quão segura e serena sua vida possa ser, ela pode terminar em naufrágio a qualquer momento. Portanto, se você nunca fez isso, precisa fazer o que o jovem inglês fez - aceitar a Cristo como seu Salvador agora. Então, independentemente de quando ou como você morrer, o seu será o nascer do sol no céu.
A salvação adiada por muito tempo se torna a tragédia de tarde demais. Vernon Grounds
" A morte é passagem para a vida definitiva "
( 2 Coríntios, 4,16-18 e 5,1-10 )
Recebemos a vida de presente e com ela a alegria em compartilhar o melhor de nós com aqueles que nos cercam.
Somos pássaros livres, fazemos escolhas no decorrer de nossa vida, mas chega o momento em que somos chamados a retornar ao convívio daquele que um dia nos enviou para este mundo. Para este retorno, é necessário que haja a separação daqueles que conosco convivem. Fica a saudade, lembranças de um tempo, mas também a certeza de que a criação está junto do seu Criador na morada eterna.
O tempo não perdoa, mas a intensidade de tudo o que foi vivido ao longo do nosso caminhar faz toda a diferença.
A dor uma hora cessa no coração daqueles que ainda tem sua estrada pela frente,a saudade permanece, mas o consolo é certo na vida de todo aquele que confia em um Deus maior !
.
Com pesar em nossos corações seguimos
Que Deus console os corações dos familiares
e amigos...
Poetisa
Islene Souza Leite , obrigada meu amigo Gilberto Brito pela parceria, a quatro mãos.
O amor nunca falha.
(1° Coríntios 13.8)
O problema é que as pessoas estão confundindo paixão com amor.
Paixão é egoísta, amor é perfeito.
Paixão almeja seus próprios interesses. Incluindo satisfação pessoal, sem ao menos preocupar-se com o bem estar do outro.
Amor não busca seus próprios interesses, mas o de outrem...
O amor não é um sentimento onde a pessoa pensa única e exclusivamente na sua auto realização, em todos os sentidos.
Não! O amor é um ato racional, onde o objetivo principal é: "os dois serão uma só carne". Ou seja, não é simplesmente pensar em ser feliz, mas fazer o companheiro (a) feliz...
Onde há paixão, não há compreensão, tolerância, ou perdão.
Onde existe esse "tal" de amor, cumpre o que o Senhor falou, através do apóstolo Paulo: O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha. Outras traduções diz: o amor nunca acaba.
(1° Coríntios 13.8)
O QUE É PÁSCOA?
1ª Coríntios 11
23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
25 Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
26 Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.
O QUE QUER DIZER PÁSCOA?
PASSAGEM
OU
PASSAR POR CIMA.
ORIGEM:
RITUAL MANDADO POR DEUS PARA POUPAR O POVO HEBREU DA MORTE DOS SEUS PRIMOGÊNITOS.
PROCEDIMENTO:
CADA FAMÍLIA OFERECERIA UM CORDEIRO OU BODE DE UM ANO, SEM DEFEITO, SEM MANCHA EM SACRIFÍCIO. COM O SANGUE PINTARIA OS UMBRAIS DA PORTA DA SUA CASA PARA QUANDO O ANJO DA MORTE PASSAR, NÃO ENTRAR NAQUELA CASA. A CARNE SERIA ASSADA, NÃO PODENDO SER COSIDA. SE A FAMÍLIA FOSSE PEQUENA DIVIDIRIA O SACRIFÍCIO COM O VISINHO MAIS PRÓXIMO. O QUE SOBRASSE SERIA ICINERADO, NÃO PODENDO SER JOGADO FORA.
SIGNIFICADO:
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; (Romanos 5:1)
MESMO SENDO NO VELHO TESTAMENTO, O FUNDAMENTO É: CRÊR E OBEDECER.
NÃO HAVIA PORQUE NÃO CRÊR, POIS AS NOVE PRAGAS ANTERIORES CONFIRMAVAM QUE A PRESENÇA DE DEUS ESTAVA NO QUE MOISÉS FALAVA. O CORDEIRO SIGNIFICAVA JESUS CRISTO, O CODEIRO DE DEUS, QUE SERIA, E FOI, MALTRATADO E MORTO.
O SEU SANGUE, DERRAMADO NA TERRA: TENDO A TERRA O SIGNIFICADO DE UM PORTAL, A VOLTA DO SER VIVENTE A SUA ORÍGEM; O PÓ. E A VOLTA DO ESPÍRITO PARA A ETERNIDADE;
O ENTENDIMENTO:
Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, (Hebreus 10:16)
PINTAR OS UMBRAIS DAS PORTAS SIGNIFICAVA ACREDITAR, CONFIAR. DEPENDÊNCIA ABSOLUTA DE DEUS. UM ATO DE FÉ.
A NOSSA PÁSCOA:
Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. (Gálatas 4:4,5)
JESUS CRISTO É A NOSSA PÁSCOA.
Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. (João 6:55)
JESUS, COMO O CORDEIRO DE DEUS OFERECIDO EM SACRIFÍCIO PELA REMISSÃO DOS NOSSOS PECADOS, NOS RESGATANDO DA SITUAÇÃO DE ESCRAVOS DO PECADO.
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. (Colossense 1:13,14)
Lucas 22
14 Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos.
15 E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.
16 Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus.
17 E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós;
18 pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.
19 E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
20 Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.
FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM, EM UMA VIDA DE COMUNHÃO. REUNIDOS EM NOME DE JESUS O CRISTO, RELEMBRAMOS A SUA MORTE, COMEMORAMOS A SUA RESSURREIÇÃO E AGUARDAMOS A SUA VOLTA, QUANDO RESGATARÁ A SUA IGREJA, QUE COM ELE SUBIRÁ GLORIOSA.
Edson Miranda dos Santos
Recife, quarta feira 12 de abril de 2017
Como disse Apóstolo Paulo em I Coríntios, x, v:23:
“Sim, tudo é permitido, mas nem tudo me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.”
Devemos vigiar nossas atitudes para que não caiamos em erros, que nos criem problemas de consciência depois.
Esse é um dos venenos para saúde, seja física ou mental.
E vivamos com a certeza de fazermos aquilo que nos é agradável sem nos preocuparmos com a opinião alheia.
As Escrituras nos dizem que somos um só corpo em Cristo (1 Coríntios 12). E se somos um corpo, todos nós somos importantes, porque todos os membros são importantes. Entretanto, existem pessoas que não prezam pela comunhão.
Jesus está voltando e, nessa volta, Ele virá buscar a noiva dEle. Noiva essa que, renúncia todos os dias, ama o seu irmão, serve o seu irmão e não mede esforços para agradar a Deus, amando o seu próximo.
Se você e seu irmão não estão bem, conversem e resolvam-se. Não dê brechas ao diabo, pelo contrário, dê espaço a Deus e ao Seu amor.
A essência da comunhão é o amor e a empatia. Portanto, ame mais, sempre mais.
Espelho Embaçado | Pr. Olavo Feijó
1 Coríntios 13:12 - Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
A maioria das desavenças entre cristãos tem início em nossas limitações. Geralmente, o pouquinho de conhecimento que temos de Deus parece-nos como um conhecimento total. Paulo, por causa disto, nos alerta: “O que agora vemos é como uma imagem imperfeita, num espelho embaçado; mas, veremos face a face” (I Coríntios 13:12).
Há cristãos que passam a noite toda de joelhos, orando. De madrugada, sentem uma profunda experiência espiritual e crescem espiritualmente. Até aí, tudo bem. O problema é quando decidem generalizar sua experiência individual, insistindo com seus irmãos na fé que, para serem abençoados devem, como ela/ele fez, passar horas orando de joelhos.
A teologia bíblica ignora a doutrina da exclusividade dos joelhos dobrados. “Sem oração de joelhos, esquece a bênção”, dizem os cristãos que de joelhos experimentavam experiências espirituais. Tais irmãos, muito honestos na experiência que tiveram ignoram, sem nenhuma intenção negativa, que há irmãos que sofrem de artrose nos joelhos. E daí? Eles serão punidos por não “se humilharem, de joelhos”? O conselho de Paulo nunca deve ser ignorado: por mais profunda que seja nossa abençoada experiência, ela não deixa de ser “uma imagem imperfeita, num espelho embaçado”. Graças a Deus, o Senhor não permite que nós blindemos Sua soberania.
Como podemos amar?
Amor nunca falha. - 1 Coríntios 13: 8
Escritura de hoje : 1 Coríntios 13: 1-13
Primeiro Coríntios 13 é frequentemente lido em casamentos. No entanto, mesmo os noivos otimistas acabam deixando de amar. O único indivíduo que cumpre perfeitamente esse "capítulo do amor" é Jesus Cristo.
O pastor FB Meyer (1847-1929) escreveu: “Jesus senta-se para o seu retrato nessas frases brilhantes, e toda cláusula é verdadeira para ele. Substitua Seu nome por 'amor' ao longo do capítulo e veja se não é uma semelhança exata. ”
Vamos tentar isso. “[Jesus] sofre muito e é bondoso; [Jesus] não inveja; [Jesus] . . . não se comporta de maneira grosseira, não busca os seus. . . não se alegra com a iniqüidade, mas se alegra com a verdade; suporta todas as coisas, acredita em todas as coisas, espera todas as coisas, suporta todas as coisas. [Jesus] nunca falha ”(1 Coríntios 13: 4-8).
Sim, Jesus é o exemplo perfeito de amor. No entanto, Paulo escreveu para descrever como devemos amar os outros. Ele sabia, porém, que precisamos mais do que ler sobre o exemplo de amor de Cristo; precisamos experimentar Seu amor recebendo-O em nossas vidas como Senhor e Salvador. Se fizemos isso, Paulo declarou: "O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo" (Romanos 5: 5). Somente então seremos capazes de amar os outros como Jesus, permitindo que Ele os ame através de nós. —JEY
Refletir e orar
Mais como o Mestre,
eu viveria e cresceria,
Mais do Seu amor
Aos outros, eu mostraria. Gabriel
Para conhecer o amor, abra seu coração para Jesus. Para mostrar amor, abra seu coração para os outros. Joanie Yoder
Amor convincente
O amor de Cristo nos compele. - 2 Coríntios 5:14
Escritura de hoje : 2 Coríntios 5: 9-15
Li uma história há algum tempo sobre um jovem aspirante a jogador de golfe que passava horas em seu quintal praticando seu taco de golfe. Ele não tinha permissão para usar uma bola de golfe real perto da casa, apenas uma bola de plástico para prática.
Um dia, quando ele pensou que seus pais haviam sumido, ele desejava ouvir o doce clique de um chefe de clube encontrando uma bola de golfe real. Então ele saiu, pegou um, deu um forte golpe e acidentalmente chutou a bola pela janela do quarto dos pais.
Vou deixá-lo contar o resto da história: “Ouvi o vidro quebrar e depois ouvi minha mãe gritar. Corri para dentro da casa e subi as escadas para o quarto dela. Ela estava parada em frente à janela quebrada e estava sangrando. Comecei a chorar e não conseguia parar. Tudo o que eu podia dizer era 'mãe, o que eu fiz! O que eu fiz! Eu sinto muito! Eu sinto muito!' Sua resposta foi me abraçar e dizer: 'Está tudo bem; tudo vai ficar bem. Depois disso, nunca mais quis levar uma bola de golfe para o quintal. ”
Quando pensamos em nosso Senhor sofrendo por nós na cruz, queremos viver "por aquele que morreu por [nós] e ressuscitou" (2 Coríntios 5:15). Depois de ouvirmos Suas palavras de perdão, há coisas que nunca mais queremos fazer de novo - no quintal ou em qualquer outro lugar. —DHR
Refletir e orar
Quando ponderarmos o amor de Cristo por nós, quereremos viver por Ele. David H. Roper
Nosso trabalho é importante
Nós somos companheiros de trabalho de Deus. - 1 Coríntios 3: 9
Escritura de hoje : 1 Coríntios 3: 7-15
Um dos maiores arquitetos do mundo, Sir Christopher Wren, assumiu a tarefa de ajudar a reconstruir Londres depois de ter sido quase destruída pelo fogo em 1666. Um dia, ele visitou o local onde estava em construção um grande edifício da igreja. Ele chamou um trabalhador empoleirado no cadafalso: "O que você está fazendo aí em cima?" Com orgulho, o homem respondeu: "Estou ajudando Sir Christopher Wren a construir uma catedral!"
Isso não era um orgulho vazio, pois sem a ajuda de trabalhadores sem nome, Wren não poderia ter construído nenhuma de suas impressionantes estruturas. As belas igrejas são tanto um memorial para os obreiros quanto para Wren.
Você já sentiu que o que está fazendo na vida é monótono e sem importância? A maioria de nós provavelmente sente que está nesse tipo de esteira. E às vezes é difícil ter em mente que, quando servimos a Cristo, "somos cooperadores de Deus" (1 Coríntios 3: 9), ajudando-O na construção de Sua igreja (vv.10-11; Mateus 16:18) . Mas não importa qual seja nosso trabalho ou tarefa na vida, pois somos fiéis ao Senhor no uso de nosso tempo, talentos e dons, estamos ajudando-O a construir.
Louve a Deus pelo privilégio de trabalhar ao lado dele. Pois com o Senhor, nosso trabalho importa! —VCG
Refletir e orar
Precisamos um do outro ao servir ao Senhor,
com todos os obreiros iguais às suas tarefas;
Não importa se os trabalhos são grandes ou pequenos -
Nossa fidelidade é tudo que o Salvador pede. —Hess
Na sinfonia de serviço de Deus, todas as partes são importantes. Vernon Grounds
